Já se imaginou aproveitando as férias numa costa paradisíaca da Europa, com encostas íngremes, estradas estreitas e cheias de curvas, além de uma surpreendente vista para o mar? Se sua resposta foi “sim”, a Costa Amalfitana pode ser uma ótima dica para a sua próxima viagem!

Onde fica a Costa Amalfitana

A Costa Amalfitana é um trecho com 60 km de beleza natural, localizada no litoral da Campania, na Itália, entre Sorrento e Salerno.

Como chegar?

É possível chegar à costa de carro, de trem ou de barco.

Carro

Se preferir fazer o percurso de carro, Sorrento, que fica no início da costeira, está localizado a 53 km do aeroporto de Nápoles e a 290 km do aeroporto de Roma.

Como alugar carro na Europa, veja as nossas dicas.

Trem

Se sua opção for o trem, a viagem de Roma a Nápoles leva entre 1h20min e 2h40min. Da estação central de Nápoles, você deve ir até a plataforma da ferrovia regional Circumvesuviana, que leva até a Pompeia (36 minutos, estação Pompei Scavi Villa Misteri) e Sorrento (1h07min).

Melhor alternativa

O barco, apesar de ser mais caro (custa cerca de €20,00), também é uma alternativa para ir à costa. O trajeto dura cerca de 1 hora.

Ao chegar a Sorrento, você pode alugar um carro ou seguir a costeira nos ônibus da SITABUS.

Principais cidades para visitar na Costa Amalfitana

A Costa Amalfitana é composta por quase 20 vilas, uma próxima da outra. As mais conhecidas são Sorrento, Positano, Amalfi (que dá nome à Costa) e Ravello.

Pode ser interessante conferir os principais pontos turísticos da Itália.

Cidade de Sorrento

Cidade de Sorrento na Itália
A cidade é um balneário significativo, bastante estruturado. É de lá que saem os passeios para a Ilha de Capri e para Nápoles. O turismo na região é intenso.

Você não pode deixar de ver a vista da Marina Grande, de onde partem vários passeios para a Ilha de Capri, fazer um tour pela Villa Comunale, para tirar fotos incríveis, e ir às praias de Sorrento!

Pontos turísticos

A caminhada pela Piazza Tasso, principal praça da vila, é um dos passeios mais feitos pelas pessoas que visitam o local. Lá, encontra-se um centro comercial, cultural e histórico.

Andando pelas ruas, vemos restaurantes, cafeterias, lojas e galerias. O restaurante Museo Caruso tem boa comida e bela arquitetura.

Vila Positano

Vila Positano
É uma vila suspensa nas encostas e na beira do mar. Um dos principais mirantes está na entrada de Positano. A vista da cidade é magnífica do topo desse mirante! Da Spiaggia Grande se vê a pirâmide de coloridas construções sobre as escarpas até o topo da colina.

Pontos turísticos

E, ao descermos as ladeiras, chegamos à praia! Essa é a cidade certa para quem adora água! Aqui, não há museus nem restaurantes renomados. Os charmosos restaurantes estão situados em frente ao mar e há um centrinho, para fazer compras, andar e tomar limoncello, bebida típica da região.

O restaurante Terrazza Celè é ideal para um jantar romântico.

Custo de hotéis

Os hotéis em Positano custam caro, por ser uma zona que recebe muitos artistas e turistas, mas há opções para todos os bolsos, desde que as reservas sejam feitas com antecedência. Você também pode ficar em vilas próximas. Veja, mais adiante deste texto, sugestões de hotéis onde se hospedar.

Cidade de Amalfi

Cidade de Amalfi
Maior cidade da Costa Amalfitana, Amalfi era uma zona portuária entre os séculos 9 e 12 a.C. Em poucas horas, é possível conhecer a cidade costeira a pé ou de bicicleta (comum no local).

Amalfi foi erguida em uma parede de rochas. Sua estrutura é composta por pequenas e estreitas ruas, comuns no sul da Itália, com comércio intenso na bela praça, galerias, bares e restaurantes com mesas ao ar livre, lojas de artesanato e, o principal: lindíssimas praias!

Pontos turísticos

A Grotta dello Smeraldo é uma atração marinha imperdível, onde você passa com o barco dentro de uma caverna. A visão é surpreendente! A Catedral Sant’Andrea, um dos seus pontos turísticos, tem uma extensa escadaria na frente e uma fachada colorida, com influências bizantina, barroca e gótica. Vale a visita!

Para comer, vá ao Restaurante Da Gema. Lá, você encontra pratos italianos variados e frutos do mar.

Uma dica: quando estiver em Amalfi, dê um pulinho em Ravello. As vilas ficam a menos de 20 minutos de distância.

Você também pode conferir uma lista de passeios e atividades para fazer na Costa Amalfitana.

Ravello

Vila Revello na costa Amalfitana
Segundo o escritor francês André Gide, a cidade está “mais perto do céu que do mar”. Ravello é a vila mais alta da costa (está a 350 metros acima da água), de onde é possível ter uma vista panorâmica da cidade!

O que fazer em Ravello

Além da bela vista e da praia, a atração na região é a Villa Rufolo, com lindos jardins com vistas para o mar, festivais de música, mostras de cinema e exposições culturais. Caminhar pelas ruas da vila e fazer passeio de barco também são boas alternativas.

Para quem gosta de história e religião, dentro da igreja de pedra Duomo de Ravello, construída em 1086, com porta de bronze, há um museu com artigos religiosos dedicados a Nossa Senhora.

Você também pode conferir quais são as melhores praias da Itália.

Gastronomia

A gastronomia é um ponto forte na região da Costa Amalfitana. Uma dica de restaurante em Ravello é o Al Ristoro del Moro, onde você come bem e aprecia a vista espetacular da cidade!

Conheça nosso guia com as vilas mais bonitas da Europa.

Onde se hospedar na Costa Amalfitana?

Hotel la Ancora na Costa Amalfitana
Essa região é super-romântica, então, se você puder gastar um pouco mais, vale a pena ir a um dos seus charmosos hotéis. Veja algumas sugestões de hospedagens na Costa Amalfitana.

  • La Ancore Hotel, um luxuoso hotel próximo ao centro e à Marina;
  • Villa Santa Maria – Luxury Villa, um romântico hotel, com uma praia privada, a 6 minutos a pé;
  • Ravello Art Hotel Marmorata, uma antiga fábrica de papel situada de frente para o mar;
  • Hotel Villa Rosa, com mais de 150 anos de história e vistas incríveis para o mar.

Vale lembrar que são apenas algumas ideias de hotéis. Há hospedagens para todos os gostos e bolsos, e é possível se hospedar em uma vila e conhecer as demais.

Se o seu orçamento for apertado, veja como encontrar hotel barato na Europa.

Quando visitar a Costa Amalfitana?

Os meses ideais para turismo na região são junho e setembro, pois em julho e em agosto tudo fica lotado, devido às férias europeias. Já na baixa temporada, muita coisa fecha, inclusive hotéis, e o clima não está tão adequado para curtir as praias.

Quantos dias ficar?

O tempo ideal para conhecer as principais vilas e praias da Costa Amalfitana é de 3 a 7 dias.

Sugestão de roteiro

Pegue um barco até Sorrento e depois alugue um carro. Fique hospedado em Positano ou em Ravello, onde se localizam as mais belas praias. Conheça as principais vilas e seus pontos turísticos. Devolva o carro em Sorrento e volte de trem para Roma, por Nápoles.

Há empresas que oferecem excursão de um bate-volta para Costa Amalfitana, mas o percurso se torna muito cansativo, pois são 6 horas na estrada.

Veja como planejar a sua viagem para Itália.

Quanto custa a viagem?

É difícil dizer quanto você vai gastar em uma viagem, pois tudo depende da programação que fará, de onde for se hospedar, de onde for comer, do transporte que for utilizar, se vai ou não alugar carro, do que for comprar…

Saindo do Brasil, um casal gasta, no mínimo, R$10.000,00 só com as passagens e a hospedagem. Porém, com um bom planejamento, é possível viajar e aproveitar lindos dias de sol nas belas praias da Costa Amalfitana!