Ao longo de uma estrada vertiginosa de 60km de extensão está a Costa Amalfitana, uma das regiões litorâneas mais bonitas de toda a península. Mas, planejar um roteiro para visitar esse destino cada vez mais popular entre os turistas pode não ser uma tarefa simples, já que a costiera é formada por 13 cidades mais a ilha de Capri.
Para te ajudar a aproveitar a sua estadia na região, separamos sugestões de roteiros de 3 a 7 dias na Costa Amalfitana, além de dicas sobre o que visitar e como se locomover entre as cidades. Confira!
Índice do artigo
Como fazer o roteiro para a Costa Amalfitana?
A Costa Amalfitana é uma faixa litorânea que atravessa vilarejos e cidades da região da Campânia, no sul da Itália. Com a sua beleza paradisíaca, o local foi reconhecido como patrimônio da humanidade pela Unesco.
O primeiro passo para fazer um roteiro pela Costa Amalfitana é definir dois pontos muito importantes: quantos dias você vai ficar na região e qual será o meio de transporte usado na sua viagem.
Decidir a duração da sua estadia é crucial, pois, como mencionamos, a Costa Amalfitana é composta por diversos povoados diferentes, cada qual com a sua atração. Assim, você eve decidir quantos dias ficará no local para definir o que poderá visitar.
Caso a sua estadia seja inferior a 5 dias, sugiro que você concentre o passeio nas cidades mais turísticas. Porém, com um roteiro de 7 dias, é possível incluir outros povoados e conhecer a autenticidade do sul da Itália ou, até mesmo, separar um dia inteiro para curtir a sua praia favorita.
A escolha do transporte também é fundamental para definir o seu roteiro e eu explico o porquê: por mais que a Costa Amalfitana possua uma rede extensa de transporte público, viajar de carro pela região pode ser mais fácil e rápido. Assim, o tempo gasto em viagens com o transporte escolhido deverá ser considerado.
Neste guia, vamos te mostrar o que você poderá conhecer na Costa Amalfitana em roteiros de 3, 5 e 7 dias. Veja, no mapa a seguir, as nossas sugestões de passeios pela região:
Quantos dias são suficientes para a Costa Amalfitana?
Um roteiro completo para visitar as principais atrações da Costa Amalfitana exige, ao menos, 5 dias de viagem.
É claro que você também pode conhecer a Costa Amalfitana em menos tempo, como veremos no roteiro de 3 dias, a seguir. Mas, nesse caso, você precisará deixar algumas atrações interessantes de fora do seu roteiro.
Além disso, se você estiver viajando no verão, recomendo que você também considere a possibilidade de passar um dia inteiro aproveitando as praias da costiera, que estão entre as mais bonitas da Itália.
Roteiro de 3 dias na Costa Amalfitana
Três dias são suficientes para conhecer as principais atrações da Costa Amalfitana e ter uma experiência inesquecível na região.
Para otimizar o tempo disponível, recomendo que você divida a sua estadia da seguinte forma:
- 1º dia: Sorrento;
- 2º dia: Capri;
- 3º dia: Positano.
Lembre-se de que você não precisa seguir a ordem que propomos à risca: ela foi pensada para otimizar o tempo do seu passeio, mas pode ser alterada, caso necessário.
Dia 1: Sorrento
Dedique, ao menos, um dia inteiro para conhecer Sorrento, a capital do famoso licor limoncello. A cidade está localizada à beira da Baía de Nápoles e é um destino que não pode ficar de fora do seu roteiro pela Itália.
Em Sorrento, comece o passeio caminhando pelas ruas do Corso Italia, a principal rua do centro antigo da cidade. Além da beleza dos edifícios históricos, aproveite para apreciar também as paisagens locais, que unem a beleza do litoral com aquela das montanhas.
Além disso, você não pode deixar de incluir as seguintes atividades no seu roteiro:
- Visite o Duomo de Sorrento, a catedral da cidade que foi construída no século X e abriga obras de arte históricas;
- Conheça a Marina de Sorrento, dividida em Marina Grande e Marina Piccola;
- Faça um passeio pelas principais igrejas da cidade. As minhas favoritas são a Igreja de San Francesco d’Assisi e a Igreja de Santa Maria del Carmine;
- Conheça a Piazza Tasso, a principal praça da cidade;
- Assista ao pôr-do-sol na Villa Comunale, um parque situado à beira no topo de um despenhadeiro sobre o mar.
Outra atividade interessante para adicionar ao seu roteiro é o tour do limão, em que você poderá conhecer mais sobre a fruta típica e provar o delicioso limoncello.
Caso prefira, você também pode conhecer as principais atrações do centro de Sorrento que mencionamos em uma excursão a pé guiada.
Dia 2: Capri
É muito simples chegar até Capri saindo de Sorrento: basta pegar o ferry que sai a cada 15 minutos da Marina Grande. O trajeto dura cerca de 30 minutos e é belíssimo: aproveite para tirar várias fotos!
Ao chegar em Capri, aprecie a Marina Grande e as suas paisagens. De lá, você também pode fazer um passeio de barco até as maravilhosas rochas dos Faraglioni e a Grotta Azzurra, uma caverna marinha conhecida pelo tom único das suas águas, que deixa qualquer um de boca aberta.
Além desses passeios, que são o ponto alto da visita à Capri, sugiro também que você visite a Piazzetta de Capri, principal praça da cidade, e a Igreja de Santo Stefano, que está no local.
Por fim, faça uma caminhada até o Arco Naturale, o principal mirante de Capri, e aprecie as vistas mais bonitas de todo o litoral.
Dia 3: Positano
O nosso roteiro de 3 dias termina em Positano, que é, na minha opinião, a cidade mais bonita de toda a Costa Amalfitana.
A paisagem natural é a principal atração da cidade, uma vez que Positano é conhecida pelas suas inúmeras casas coloridas que se estendem ao longo da encosta até o litoral. A praia da Marina Grande é o melhor local para apreciar toda a vista panorâmica.
Você também não pode deixar de visitar a Igreja de Santa Maria Assunta, um dos pontos turísticos imperdíveis da Itália.
Além da sua extensa coleção de objetivos sagrados, essa igreja do século X também chama a atenção dos turistas pela sua cúpula, construída com cerâmica colorida. Essa característica arquitetônica peculiar é uma das marcas da cidade, pois se destaca na paisagem de Positano.
Roteiro de 5 dias na Costa Amalfitana
Pretende separar mais tempo para a sua viagem? Excelente! Com um roteiro de 5 dias pela Costa Amalfitana, você poderá conhecer outras cidades. Além dos vilarejos que já mencionamos, sugiro que você inclua os seguintes lugares no seu roteiro:
- 4º dia: Praiano, Furore e Conca dei Marini;
- 5º dia: Amalfi e Atrani.
Veja, a seguir, o que você poderá conhecer em cada uma dessas cidades.
Dia 4: Praiano, Furore e Conca dei Marini
Comece o quarto dia de passeio na Costa Amalfitana em Priano, um vilarejo que se estende ao longo de um penhasco e deságua no mar, muito parecido com Positano.
Em Praiano, recomendo que você aproveite as praias da Marina di Praia, que são muito menos movimentadas do que aquelas de outras cidades da Costa Amalfitana. Além disso, não deixe de visitar também:
- A Igreja de San Gennaro, construída no século XIV;
- A Igreja de San Luca Evangelista, que possui uma belíssima decoração barroca;
- A Torre a Mare e as suas ruínas medievais.
Depois, siga o passeio em direção à Furore, uma pequena cidade de 800 habitantes localizada na encosta das falésias à beira-mar.
A principal atração do local é o Fiorde di Furore, uma formação rochosa entre uma montanha que foi esculpida ao longo dos séculos pelo rio Schiato. O local é mundialmente conhecido por abrigar uma praia que, mesmo possuindo pouco mais de 25 metros de comprimento, é uma das joias da Costa Amalfitana.
Lá, você poderá apreciar as águas azul-turquesa com uma ponte em forma de arco como pano de fundo. Arrisco dizer que é um dos locais mais “instagramáveis” do sul da Itália.
Por fim, finalize o dia em Conca dei Marini, uma antiga vila de pescadores que se tornou uma das atrações da Costa Amalfitana. Além do formato em concha, que deu origem ao seu nome, a cidade é conhecida também pelas suas pequenas casas brancas construídas à beira da baía.
Um dos pontos turísticos de Conca dei Marini é o Convento di Santa Rosa, construído no século XIV. Além da sua beleza arquitetônica, o local é conhecido como o berço da sfogliatella, uma das principais sobremesas da gastronomia da Campânia.
No vilarejo, não deixe de visitar também a Grotta dello Smeraldo, uma caverna marítima de mais de 30 metros de altura. A principal atração da gruta é a cor espetacular das suas águas que, iluminadas pela luz do sol, se tornam verde-esmeralda.
Dia 5: Amalfi e Atrani
Uma das mais importantes repúblicas marítimas italianas no passado, Amalfi é a maior cidade da Costa Amalfitana e não pode ficar de fora do seu roteiro.
O principal cartão postal de Amalfi é a Catedral de Sant’Andrea, que, com a sua longa escadaria e rica decoração externa e interna, é a igreja mais bonita de toda a Costa Amalfitana.
A igreja também possui uma extensa escadaria em sua fachada, além de um belíssimo campanário decorado com elementos de diferentes tradições artísticas. Também vale a pena visitar o Chiostro del Paradiso, residência das antigas famílias ilustres da cidade, que faz parte do complexo da Catedral.
Não deixe de caminhar pelas ruelas do centro histórico de Amalfi, que são uma verdadeira atração à parte, até chegar na Marina, onde estão as praias.
No período da tarde, você poderá caminhar até Atrani, um pequeno vilarejo a 1 km de Amalfi. Além das ruas do centro histórico, as principais atrações da cidade são a Igreja de San Salvatore di Birecto, de estilo barroco, e a Torre de Ziro, além das paisagens incríveis.
Caso ainda tenha energia, faça um mergulho nas águas de Atrani para finalizar o passeio em grande estilo.
Roteiro de 7 dias na Costa Amalfitana
Com mais dois dias de estadia na Costa Amalfitana, você poderá incluir outros vilarejos no seu roteiro que normalmente não são tão explorados pelos turistas que possuem menos tempo disponível no local, mas que são igualmente maravilhosas.
Além das cidades que já mencionamos, sugiro que você separe os dois dias adicionais de passeio da seguinte maneira:
- 6º dia: Ravello, Minori e Maiori;
- 7º dia: Scala, Vietri sul Mare e Cetara.
Confira quais são os principais pontos turísticos de cada cidade que você poderá incluir no seu roteiro.
Dia 6: Ravello, Minori e Maiori
No sexto dia de passeio, você irá explorar três cidades muito próximas. Por uma questão logística, sugiro que você comece o passeio por Ravello, uma cidade montanhosa conhecida pelas suas vistas panorâmicas de toda a Costa Amalfitana.
A principal atração turística da cidade é a Villa Ciambrone, construída no século XI. Além dos belíssimos jardins, o local é conhecido pela sua rica decoração ornamental do seu claustro, a sua críptica em estilo gótico e as dezenas de estátuas de personagens mitológicos que compõem a decoração da vila.
Mas, o ponto alto da visita à Villa Ciambrone é o Terraço do Infinito, um terraço suspenso a 400 metros de altura. Eu já estive no local e posso confirmar: é o mirante mais bonito de toda a Costa Amalfitana!
As atividades não param por aí: sendo uma cidade de enorme relevância histórica, Ravello possui muitos outros monumentos e pontos turísticos que merecem uma visita. Conheça alguns deles:
- A Catedral de Ravello, na Piazza Duomo, com a sua famosa porta de bronze e um extenso acervo de artigos religiosos;
- Os lindos jardins com vistas para o mar da Villa Rufolo;
- A Igreja de San Giovanni del Toro;
- O Museu do Coral, com uma coleção de peças de coral.
Depois de visitar Ravello, siga para Minori e Maiori, duas cidades muito próximas. Comece o passeio por Minori, cuja principal atração de Minori é a Villa Romana, um exemplo raro de vila marítima de época romana. Tendo sido construída no século I, o local possui um excelente estado de conservação.
No vilarejo vale a pena visitar a majestosa Basílica de Santa Trofimea, a principal igreja de Minori, que abriga as relíquias da santa protetora da cidade. Por fim, não saia da cidade sem experimentar um dos doces saborosos da Pasticceria Sal de Riso, famosa em toda a Itália.
Termine o passeio em Maiori, em que está localizada a maior praia de areia da Costa Amalfitana. Além do litoral, outra atração local é a Igreja Collegiata di Santa Maria a Mare, localizada no topo de uma extensa escadaria, principal mirante do vilarejo.
Conheça também o complexo de Santa Maria Olearia, composto por três pequenas igrejas escavadas nas pedras, e o Castelo de San Nicola de Thoro-Plano, construído no século IX e considerado patrimônio da humanidade.
Dia 7: Scala, Vietri sul Mare e Cetara
O último dia do nosso roteiro começa em Scala, a cidade mais antiga de toda a região. Localizada a 450 metros do nível do mar, o vilarejo se destaca pelo seu rico patrimônio história e pelas suas maravilhosas paisagens naturais.
No local, percorra as ruas íngremes de Scala para conhecer as suas seis praças e a Igreja de São Lourenço, a catedral da cidade, que chama a atenção pela sua decoração com elementos dos estilos românico e gótico e por abrigar algumas das principais relíquias medievais do sul da Itália.
Prossiga o passeio em direção à Vietri sul Mare, cidade cuja principal atração é o artesanato de cerâmica e as suas casas decoradas com azulejos, além da fotogênica Villa Comunale. Caso queira saber mais sobre os produtos, inclua o Museu da Cerâmica e a Fábrica de Cerâmica Solimene no roteiro.
Finalize o passeio pela Costa Amalfitana em Cetara, um pequeno vilarejo em que é possível vivenciar ao máximo a autenticidade da Costa Amalfitana.
Passeie pela marinha de Cetara e veja os barcos de pesca coloridos, típicos da cidade. Não perca a oportunidade de conhecer Torre de Cetara e o seu museu, que conta a história do local e a sua função crucial como ponto de defesa no período medieval.
Aproveite também para percorrer as ruas estreitas e históricas da cidade e visitar as Igrejas de San Pietro Apostolo e San Francesco d’Assisi. Caso esteja com fome, faça uma pequena pausa em um restaurante local para apreciar o melhor peixe da Campânia.
Se preferir, também poderá optar por uma excursão a Cetara e Vietri sul Mare para conhecer as duas cidades com um guia turístico.
Qual a melhor época para conhecer a Costa Amalfitana?
Considerando que o litoral é uma das principais atrações da Costa Amalfitana, eu diria que a melhor época para visitar a região é durante o verão europeu, entre os meses de junho e agosto.
Além das temperaturas quentes, ideias para aproveitar as praias, a maior vantagem de viajar durante essa época é a oportunidade de aproveitar os dias ao máximo, pois o pôr do sol acontece só às 21h.
Mas, não demos deixar de alertar que milhares de turistas visitam a Costa Amalfitana no verão e que, dessa forma, é possível que muitos lugares estejam lotas nessa época.
Caso queira aproveitar o passeio com mais tranquilidade, sugiro conhecer a Costa Amalfitana nos meses de junho ou setembro. Evite, porém, a baixa temporada (de janeiro a março): além das temperaturas baixas, a maioria dos monumentos e hotéis fecha, devido ao baixo movimento.
Os meses ideais para turismo na região são junho e setembro, pois em julho e em agosto tudo fica lotado, devido às férias europeias. Já na baixa temporada, muita coisa fecha, inclusive hotéis, e o clima não está tão adequado para curtir as praias.
Planejando a viagem para a Costa Amalfitana
Agora que você já sabe os destinos que poderá incluir no roteiro pela Costa Amalfitana e está pronto para viajar pela belíssima região, confira as recomendações que separamos para facilitar o seu planejamento.
Escolha da hospedagem
A escolha da hospedagem para a sua viagem pela Costa Amalfitana deve ser feita com muita cautela: mesmo que existam centenas de opções na região, saiba que reservar uma acomodação para cada cidade que pretende visitar não é a melhor opção.
A melhor maneira de passear pela Costa Amalfitana é escolher uma ou duas cidades como base e, a partir delas, fazer bate e volta para os outros vilarejos. Eu já visitei a região duas vezes e posso dizer que essa é a melhor estratégia do ponto de vista prático e econômico.
Não existe uma única opção de cidade base. Para escolher a maior alternativa, você deverá considerar o seu roteiro também os seus cálculos de quanto custa viajar pela Itália.
Para quem prefere se hospedar no coração da Costa Amalfitana, sugiro Positano e Amalfi, que estão muito bem localizadas. As opções de acomodação nas duas cidades são abundantes, mas os preços podem ser mais elevados.
Se, por outro lado, você prefere se hospedar em um local mais calmo e sossegado, sugiro Minori ou Maiori. Mas, essa opção pode não ser ideal para quem irá depender do transporte público para se locomover até outros destinos, pois ele pode ser limitado nos vilarejos.
Outra alternativa é se hospedar em uma cidade que não faça parte da Costa Amalfitana, mas que seja bem próxima, como Nápoles e Salerno. Mas, sugiro essa opção somente a sua estadia for curta (até 3 dias), pois pode ser complicado visitar a região por 7 dias tendo uma dessas cidades como base.
Nas minhas duas viagens à Costa Amalfitana, optei por me hospedar em Sorrento e, de lá, visitar as outras cidades da região. No meu caso, foi a alternativa ideal para o meu orçamento, pois as opções de acomodação na cidade possuem um bom custo-benefício e são convenientes.
Escolha do transporte
A Costa Amalfitana possui uma extensa rede de transporte público, como mencionamos. Entre as cidades da região, a melhor forma de se locomover é de ônibus ou de ferry.
Por outro lado, a melhor forma de chegar até a Costa Amalfitana é de trem ou de ônibus. Existem dezenas de trajetos possíveis, mas o mais comum é ir de trem até Nápoles ou Salerno e, de lá, ir de ônibus para o seu destino.
Também é possível chegar até Nápoles e Salerno com os ônibus da Flixbus, que oferece várias opções de viagens com ótimo custo-benefício, principalmente se a compra das passagens for feita com antecedência.
A melhor forma de decidir qual o transporte público mais adequado para a sua viagem é com a Omio. Ao fazer uma busca, a plataforma te mostrará as melhores opções disponíveis para viajar de trem, ferry ou ônibus no trajeto solicitado.
Outra alternativa de transporte é alugar um carro na Itália e se locomover pelas cidades da Costa Amalfitana com praticidade. O aluguel de carro pode ser uma excelente alternativa, pois, como alguns dos vilarejos que mencionamos são muito pequenos, a oferta de transporte pública pode ser limitada.
Na DiscoverCars é possível encontrar várias opções de locadoras e veículos de acordo seu orçamento de viagem.
Programação dos passeios
A Costa Amalfitana é uma das maiores metas turísticas da Itália e, dessa maneira, eu recomendo que você planeje os seus passeios com antecedência para não correr o risco de ficar sem lugar em um passeio ou excursão, principalmente nas cidades mais turísticas, como Amalfi, Positano, Capri e Sorrento.
Você pode reservar os passeios na região em plataformas de ingressos e passeios, como o GetYourGuide e a Civitatis. Nos sites, você encontrará dezenas de opções de passeios e poderá reservar o melhor de acordo com as necessidades do seu roteiro.
Fique conectado durante a viagem
Ficar conectado durante a sua viagem pela Costa Amalfitana é fundamental. Afinal, nunca sabemos quando poderemos precisar procurar uma informação, buscar um local no mapa ou fazer uma ligação, não é?
A melhor forma de garantir conexão para a sua viagem é comprando um chip internacional. Além de as tarifas serem muito mais convenientes do que aquelas de roaming internacional das operadoras brasileiras, é possível adquirir o chip ainda no Brasil, para chegar no seu destino conectado.
Nós do Euro Dicas recomendamos a America Chip, que oferece planos pré-pagos com ligações e dados de internet. Para garantir o seu, basta acessar o site da America Chip e escolher o plano com melhor custo-benefício.
Com as dicas que apresentamos e as nossas sugestões de roteiro para conhecer a Costa Amalfitana, tenho certeza de que você já está preparado para aproveitar o melhor que essa região paradisíaca tem a oferecer. Buon viaggio!