O que fazer em Roma: confira o que não pode perder na cidade

Visitar Roma  / 

Com movimento de turistas o ano todo, Roma está entre as cidades mais visitadas da Europa. E se você tem o sonho de viajar para a capital da Itália, uma dica é planejar com antecedência o seu roteiro para não perder os principais pontos turísticos da cidade. E, para te ajudar nessa tarefa, elencamos aqui o que fazer em Roma.

Apresentamos neste artigo as atrações que você não pode perder nesta que é uma das mais belas cidades europeias.

Vai viajar para a Europa? Saiba todos documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.


Aproveite o melhor da Europa sem qualquer preocupação.

RECEBER GRÁTIS »

O que fazer em Roma: principais pontos turísticos

Coisas para fazer na cidade não faltam. Por isso, organize seu tempo, escolha o que fazer em Roma e o que quer visitar antes da viagem.

Confira uma seleção dos principais pontos turísticos, e escolha o que visitar na sua viagem à Itália.

1. Coliseu

Considerado uma das sete maravilhas do mundo, o Coliseu de Roma ou “Anfiteatro Flaviano” precisa estar no seu roteiro de viagem. Ele é o principal símbolo de Roma, juntamente com o Vaticano.

roma coliseu

O maior e o mais famoso anfiteatro romano foi construído no ano de 72 d.C e foi palco de importantes acontecimentos, combates de gladiadores e espetáculos públicos.

2. Fórum Romano e Monte Palatino

O Fórum Romano é outra prova da grandiosidade do Império Romano. É um importante espaço com ruínas de construções públicas da Itália. Era o principal centro comercial da Roma Imperial e é preservado até os dias de hoje.

Já o Monte Palatino é um verdadeiro museu a céu aberto do lado do Fórum Romano. É uma das sete colinas de Roma e suas ruínas podem ter sido o início da cidade.

Para evitar filas, você pode adquirir seu ingresso para o Coliseu, Fórum Romano e Monte Palatino pelo Get Your Guide, atrações que podem ser visitadas no mesmo dia, pois estão próximas.

3. Museus do Vaticano

Nos Museus do Vaticano você vai encontrar relíquias e valiosas coleções de obra de arte. Não deixe de visitar a Capela Sistina e as Salas de Rafael. Reserve algumas horas do seu dia para conhecer tudo com calma.

melhores tours em Roma vaticano

Eles ficam perto da Basílica de São Pedro e, como são pequenos e interligados, dá para conhecer todo o complexo no mesmo dia. São Museus do Vaticano:

  • Museu Pio-Clementino;
  • Museu Etrusco;
  • Museu Gregoriano Egípcio;
  • Museu Chiaramonti;
  • Museu Missionário Etnológico;
  • Museu Gregoriano Profano;
  • Museu Pio-Cristão.

Se for de metrô desça na estação Ottaviano.

4. Capela Sistina

Se você procura informações sobre o que fazer em Roma, deve colocar a Capela Sistina no seu roteiro. Localizada no Vaticano, é onde são escolhidos e coroados os Papas. Famosa por sua decoração, pinturas ilustrando as cenas do Gênese, a capela é uma obra-prima de Michelangelo, além de ser um dos acervos mais valiosos do mundo!

Você pode comprar seu ingresso para visitar a Basílica de São Pedro e a Capela Sistina pela internet, no site Get Your Guide.

5. Basílica de São Pedro

No Vaticano, visite a Basílica de São Pedro. Fundada em 324, é o grande centro religioso mundial da igreja católica e conta com tesouros muito valiosos. Lembre-se de ir de calça e com os ombros cobertos, para poder entrar.

arquitetura da basílica de são pedro

A cúpula de Michelangelo proporciona uma vista incrível da cidade. Você pode apreciá-la do alto ou simplesmente admirar os detalhes e ornamentos da basílica.

6. Praça São Pedro

A Praça São Pedro, construída no século XVII, fica embaixo da Basílica de São Pedro e conta com 140 estátuas de santos.

Com capacidade para mais de 300 mil pessoas, é uma das mais bonitas e conhecidas e praças do mundo todo.

7. Panteão

panteao roma

Situado na Piazza della Rotonda, bem no centro da cidade, o Panteão (ou Pantheon) é o templo dos deuses romanos. É uma das estruturas mais bem preservadas da Roma Antiga. Quase todo o piso original no seu interior está intacto. Seu ano de construção é 118.

8. Fontana di Trevi

A Fontana di Trevi é uma das fontes mais lindas do mundo e você precisa visitá-la quando estiver em Roma. Faça fotos e jogue uma moeda na água da fonte, como manda a tradição. A lenda diz que se o visitante fizer isso, retorna à cidade.

Para chegar até a Fontana di Trevi, você deve pegar o metrô e descer na estação Barbieri, linha A (vermelha).

9. Galleria Borghese

Galleria Borghese é um dos principais museus de Roma. Lá, você pode admirar obras barrocas e renascentistas de Leonardo da Vinci, Raffaello e outros artistas.

villa borghese

O museu fica na Villa Borghese Pinciana, um palácio construído entre 1613 e 1616 para Scipione Borghese.

No Get Your Guide você pode comprar ingresso para uma visita guiada para a Galleria Borghese.

10. Praças de Roma

Não deixe de conhecer algumas das principais praças de Roma, como a Praça Veneza e a Praça da Espanha.

A Praça Veneza contém um monumento de Vittorio Emanuele II, primeiro rei da Itália e unificador da Itália. Além disso, nela está um dos maiores museus do mundo em homenagem a ele.

Já a Praça da Espanha possui uma famosa escadaria até a igreja Trinità dei Monti e está localizada em uma das melhores áreas de Roma. Ela tem esse nome porque ali era propriedade da embaixada espanhola.

Conheça os bairros de Roma e confira dicas de viagem e de hospedagem.

Sugestão de roteiro: o que fazer em Roma em 3 dias

Não faltam programações para você aproveitar a capital italiana. Por isso, é importante organizar bem seu tempo, escolher o que fazer em Roma e montar o seu roteiro com antecedência, escolhendo as atrações que deseja visitar.

Em Roma, muitas atrações podem ser feitas a pé. Por isso, coloque na sua mala roupas e calçados bem confortáveis, protetor solar e prepare-se para caminhar muito!

Veja agora uma sugestão de roteiro em Roma de 3 dias.

O que fazer em Roma no primeiro dia

  • Vaticano (Museus do Vaticano, Capela Sistina, Praça e Basílica de São Pedro);
  • Castelo Santo Angelo e Ponte Santo Angelo;
  • Palácio da Justiça;
  • Praça Navona;
  • Campo Di Fiori;
  • Panteão;
  • Fontana Di Trevi;
  • Praça da Espanha;
  • Villa Borghese e Galleria Borghese.

O que fazer em Roma no segundo dia

  • Coliseu;
  • Arco Di Constantino;
  • Fórum Romano e Monte Palatino;
  • Praça Veneza;
  • Museu Capitolini;
  • Circo Massimo.

O que fazer em Roma no terceiro dia

  • Chiesa Di San Carlino Alle Quattro Fontane;
  • Fontana Dell’acqua Felice;
  • Praça da República;
  • Museu Nacional Maxxi;
  • Outros pontos turísticos que você queira incluir.

Como é o clima em Roma

Você que deseja saber o que fazer em Roma, deve se atentar ao clima da capital italiana para escolher a melhor época para visitá-la.

Roma apresenta clima variado, com temperaturas diferentes no decorrer do ano. Veja aqui no Climatempo a temperatura da cidade.

Normalmente, os verões são bem intensos e no inverno a temperatura cai consideravelmente. No verão, a temperatura máxima fica em torno dos 32ºC. No inverno, dificilmente fica negativa, mas pode chegar a 3ºC em dias mais frios. Na primavera e no outono, as temperaturas ficam entre 10º e 25ºC.

E quando visitar a cidade?

Roma pode ser visitada durante o ano todo. Mas é importante destacar que durante o verão europeu as atrações estão lotadas e você demora mais tempo para fazer suas programações. Além de pagar mais caro, principalmente em passagem e hospedagem.

turismo religioso na italia vaticano

Já no inverno, apesar de não ser tão rigoroso quanto algumas outras cidades europeias, o clima frio e a chuva podem atrapalhar alguns passeios. Por isso, se puder escolher visitar Roma no outono ou na primavera, estas são as melhores épocas.

O que fazer em Roma: onde se hospedar na cidade

Como Roma é a capital de um dos países da Europa, o que não faltam são opções de hospedagens para todos os tipos e bolsos. E, considerando que você já saiba o que fazer em Roma, pode escolher seu hotel ou hostel de acordo com o seu roteiro, ficando o mais perto possível dos lugares que pretende visitar.

Seguem algumas sugestões de hospedagem com base no roteiro preparado:

Observação: os valores podem alterar, dependendo da época do ano e da cotação do euro.

O que fazer em Roma e onde comer na cidade

Assim como dito em relação às hospedagens, não faltam bons restaurantes, trattorias e pizzarias para degustar a bela culinária italiana.

Seguem algumas sugestões de lugares que você não vai se arrepender de conhecer:

No TripAdvisor você pode verificar todos os restaurantes de Roma, por especialidades, e ainda ver o que os clientes comentam sobre cada um deles.

O que fazer em Roma à noite: vida noturna na cidade

Se você deseja saber o que fazer em Roma à noite, temos uma boa informação: a cidade não vive só de história; conta com restaurantes e casas noturnas boas para quem quer se divertir!

italia roma

Além disso, há uma variedade de bares, especialmente nas regiões centrais da cidade, como Trastevere e Campo de’ Fiori. As praças da cidade, como a Navona e a Praça da Espanha, são lugares tranquilos e mais sossegados para quem quer curtir a noite com família e amigos.

O que fazer em Roma: dicas muito importantes

Confira algumas dicas para aproveitar melhor tudo o que fazer em Roma.

1. Calcule no seu roteiro o tempo que pretende ficar em cada atração para otimizar melhor seus dias de turismo em Roma;

2. Para economizar, evite os restaurantes em Roma que são mais turísticos. Opte por locais tradicionais e trattorias, onde os moradores frequentam;

3. Não se esqueça de levar sempre um lanche na mochila para comer durante o passeio turístico, além de água. Passe protetor solar e lembre-se de entrar nas igrejas com os trajes adequados;

4. Delicie-se com o melhor da gastronomia italiana: pizzas, massas, vinhos e gelatos;

5. Evite usar táxi. Mas, se for necessário, confira sempre o troco e o trajeto, pois há taxistas que enganam os turistas. Então, fique atento. Opte por agendar um transfer ou pegar transporte público;

6. Os valores das refeições geralmente são mais elevados próximos aos pontos turísticos. Por isso, uma dica é pesquisar bastante ou conferir o cardápio antes de se sentar;

7. Lembre que é importante saber que é obrigatório ter um seguro viagem. Faça uma cotação no nosso comparador de seguro viagem e descubra qual o melhor e mais barato para você.

Aproveite cada minuto da sua viagem!

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
COMPARTILHE
Autores

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.