Viajar de campervan na Islândia com filhos rapidamente se tornou um sonho quando virei mãe. A Islândia oferece uma mistura de paisagens surreais que vão de glaciares a vulcões conectados por estradas impecáveis e uma estrutura genial para camping. É claro que eu queria ir.

Campervan e campings

Nunca havíamos viajado de campervan, mas já estávamos muitíssimo acostumados a acampar, especialmente na Alemanha, onde morávamos na época. Isso quer dizer, que já estávamos familiarizados com o tipo de estrutura oferecida pelos campings islandeses.

Há banheiros sempre muito limpos, área comunal com cozinha e eletricidade, além de outras facilidades como máquina de lavar roupa, por exemplo. Porém, não havia nenhum parquinho.

Mãe e filho observam a Kerid Crater na Islândia
A Kerid Crater é uma cratera de fácil acesso e parada obrigatória do Golden Circle. Foto: Roberta Schmoi

Quase todos os hóspedes dos campings pelos quais passamos no roteiro na Islândia estavam em uma campervan. Uma campervan nada mais é que uma van modificada com cozinha, aquecimento e cama, mas sem banheiro.

Há muitas empresas que oferecem campervans e, se você resolver seguir meus passos nesta aventura de viajar de campervan na Islândia com filhos pequenos, não deixe de checar se há cintos de segurança suficientes para prender as cadeirinhas atrás. Além da mobilidade para quem deseja conhecer muitos lugares na Islândia, a campervan também oferece um custo muito mais acessível para transporte e acomodação.

Ajustando expectativas

Quando viajei de campervan pela Islândia com filhos, eles tinham 7 meses e três anos e meio. Sabíamos que nesta viagem não conseguiríamos fazer as maiores trilhas, mas conseguimos fazer várias.

Ficamos na Islândia por dez dias e o plano era fazer o Golden Circle e a Ring Road. O Golden Circle engloba uma série de atrações próximas da capital e a Ring Road é a estrada que contorna o país pela costa. Fizemos o Golden Circle, mas só chegamos até a metade da parte sul da Ring Road. E tudo bem.

Avião caído na Islândia trilha de 4km com crianças
turística alcançada após 4km de caminhada. Foto: Roberta Schmoi

Esse ajuste de expectativas com crianças pequenas é super importante. Não se apegar aos planos e apenas escolher no máximo duas atividades por dia é uma maneira de ajustar expectativas para não se frustrar depois. O que vier além, é lucro.

O dia a dia na campervan

Todos os dias na campervan, nós nos despertávamos, tomávamos café da manhã, levávamos as louças e íamos passear. Sempre buscávamos chegar em outro camping entre 16h e 17h para podermos comer, tomar banho e dar a oportunidade das crianças brincarem sem pressa.

Essa técnica de terminar o dia relativamente cedo e dar espaço para brincadeiras é algo que considero essencial em qualquer viagem com crianças, mas ao viajar de campervan na Islândia com filhos, é imprescindível. São tantos estímulos, e tanto tempo em um sobe e desce de carro eterno, que eles precisam de uma oportunidade de se liberarem.

O que fica depois de viajar de campervan na Islândia com filhos

Há muitos desafios também. Estar em uma van com duas crianças pequenas por 10 dias não é fácil. Há brigas, há choro. Um dorme, outro não. A bebê adormecia do lado de fora no canguru enquanto o mais velho lia livros com o pai lá dentro. Há fraldas, há muita confusão. Só que também tem muito aprendizado que só uma convivência intensa assim oferece, aprendizados sobre limites e entrega que não aconteceriam em férias no resort.

Apesar de ter deixado de fazer muitas atividades, como a caminhada nos glaciares que só era permitida para maiores de 10 anos, nada disso faz falta quando olho para trás. Verdadeiramente não sinto falta nem por um minuto, vivemos muitas outras aventuras. O pacote completo da experiência é o que fica, assim como o deslumbramento com algumas das vistas mais extremas que já presenciamos na vida.

Oxararfoss e família fotografando.
Oxararfoss é uma trilha fácil com crianças para ver a cachoeira e a fenda entre as placas tectônicas que se encontram na Islândia. Foto: Roberta Schmoi

Não deixei de fazer tudo que queria fazer com crianças, sou mergulhadora e quis muito conhecer Silfra, um mergulho incrível entre placas tectônicas. Essa aventura só foi possível por ter outro cuidador com quem negociar. Trago isso porque se há algo que é muito importante para você e ainda não tem mesmo como ir com seus filhos, não quer dizer que esta aventura tenha que ficar de fora.

No nosso primeiro dia na Islândia subimos um vulcão que estava ativo recentemente, mas quando fomos, só vimos a lava quente e já negra. No caminho para o aeroporto, este mesmo vulcão entrou em erupção e vimos aquele show da janela do táxi. Quase três anos depois, meu filho ainda lembra deste dia. Esta foi a viagem mais marcante que já fez, mesmo já tendo indo para diversos lugares.

Viajar de campervan na Islândia com filhos é algo que recomendo sem pensar duas vezes. Compartilhar experiências incríveis com filhos é um dos maiores presentes que podemos proporcionar a eles.