E se os momentos enfadonhos vividos em aeroportos se tornassem apenas lembranças de um passado distante? O Priority Pass é um programa que oferece acesso às famosas e confortáveis salas vips para que você aguarde seu voo tranquilamente, coma e beba à vontade e carregue seus aparelhos em poltronas que em nada se assemelham aos bancos duros dos terminais.

Nesse artigo, vamos conhecer os detalhes do programa, valores para associação e se vale a pena pagar por essas comodidades. Senhores passageiros, aconcheguem-se e aproveitem a leitura!

O que é o Priority Pass?

O Priority Pass (PP) é um programa que oferece acesso a diversas salas vips em aeroportos ao redor do mundo.

Fundado em 1992 e gerido pelo Collinson Group, o PP é comercializado em três níveis de assinatura: Standard, Standard Plus e Prestige. Alternativamente, está disponível gratuitamente em cartões de crédito selecionados.

Como funciona o Priority Pass?

O funcionamento do Priority Pass se dá por meio da associação individual aos planos disponíveis, ou utilizando cartões de crédito que concedem acessos às salas do PP como benefício para conquistar clientes.

Com uma assinatura ativa é possível acessar salas vips no Brasil e no exterior mediante apresentação do cartão de embarque e do documento que comprova sua adesão ao PP (cartão de crédito, cartão de membro Priority Pass ou aplicativo).

Cumpridos os requisitos, é possível acessar os lounges e relaxar antes do voo em salas que oferecem comidas, bebidas diversas, espaços para relaxar com poltronas confortáveis e, em alguns casos, salas de reunião e até mesmo spa.

Salas Vip Priority Pass no Brasil

O Brasil está bem servido de salas vips parceiras do Priority Pass. Confira na tabela a lista atualizada em abril de 2024:

Cidade Aeroporto Sala(s)
Belém Aeroporto Internacional de Belém – Val de Cans Amazon VIP Lounge e W Lounge Belém
Belo Horizonte Aeroporto Internacional de Belo Horizonte Tancredo Neves Ambaar Lounge (voos domésticos) e Ambaar Lounge (voos internacionais)
Brasília Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek VIP Club (voos internacionais), VIP Club (voos domésticos), VIP Express Club Pier Sul e VIP Express Club Pier Norte
Campinas Aeroporto Internacional de Viracopos Ambaar (voos domésticos) e Lounge Azul (voos internacionais)
Campo Grande Aeroporto Internacional de Campo Grande Advantage VIP Lounge
Cuiabá Aeroporto Internacional de Cuiabá Marechal Rondon W Lounge
Curitiba Aeroporto Internacional Afonso Pena Advantage VIP Lounge (voos domésticos) e Advantage VIP Lounge (voos internacionais)
Florianópolis Aeroporto Internacional Hercílio Luz The Lounge
Fortaleza Aeroporto Internacional de Pinto Martins Ambaar (voos domésticos e internacionais)
Foz do Iguaçu Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu Cataratas Advantage VIP Lounge e The Lounge Cataratas
Goiânia Aeroporto Internacional de Goiânia Santa Genoveva W Lounge
Joinville Aeroporto Internacional de Joinville Lauro Carneiro De Loyola Advantage VIP Lounge
Londrina Aeroporto Internacional de Londrina José Richa W Lounge
Manaus Aeroporto Internacional Eduardo Gomes Harmony Lounge
Navegantes Aeroporto Internacional de Navegantes Victor Konder W Lounge
Porto Alegre Aeroporto Internacional Salgado Filho Ambaar Club (voos domésticos e internacionais)
Porto Seguro Aeroporto Porto Seguro Isla Lounge
Recife Aeroporto Internacional de Guararapes W Premium Lounge
Rio de Janeiro Santos Dumont (SDU) e Galeão (GIG) Advantage VIP (SDU) e GOL Smiles (voos domésticos internacionais) (GIG)
Salvador Aeroporto Internacional de Salvador Ambaar Club (área externa e de embarque)
São Paulo Congonhas (CGH)
Guarulhos (GRU)
Advantage VIP Lounge (CGH) e W Lounge, Advantage VIP Lounge, The Lounge São Paulo (voos domésticos e internacionais), Urban Cowork Airport Lounge, W Premium Lounge – The West, W Premium Lounge The Pier, Premium Lounge 5th Avenue e Espaço Banco Safra (GRU).
Vitória Aeroporto Internacional Eurico de Aguiar Salles The Lounge

Salas Vip Priority Pass ao redor do mundo

O Priority Pass conta com mais de 1500 salas vips espalhadas ao redor do mundo. Para ter uma dimensão, a divisão se dá mais ou menos desta forma:

  • América do Norte e Canadá: mais de 150 salas;
  • América Latina: mais de 150 salas;
  • Continente europeu: mais de 370 salas;
  • Continente africano: mais de 90 salas;
  • Oriente médio: mais de 70 salas
  • Ásia: mais de 440 salas.

Se você estiver planejando férias pela Europa, por exemplo, é garantido que terá salas do Priority Pass na maior parte dos melhores aeroportos europeus.

Planos para assinatura do Priority Pass

Você pode escolher entre três planos disponíveis para adesão pelo site do programa. Vejamos o que está incluso em cada um deles:

Plano O que está incluso
Standard Apenas o direito a acessar as salas mediante pagamento; é o plano menos interessante entre todos os disponíveis. Cada acesso (titular e convidado) sai a USD 35
Standard Plus Oferece 10 visitas gratuitas para o titular e permite levar convidados mediante pagamento de USD 35 por acompanhante
Prestige Assinantes Prestige tem acessos ilimitados e sem custo, mas acompanhantes estão sujeitos a pagamento de taxa de USD 35

Quanto custa a assinatura do Priority Pass?

Os planos Priority Pass tem valores que vão de USD 99 a USD 469, além da taxa de USD 10 para a emissão do cartão. Veja os preços para adesão individual:

Plano Valor anual
Standard USD 99
Standard Plus USD 329
Prestige USD 469
Taxa de emissão (para qualquer plano) USD 10

Cartões de crédito oferecem a assinatura?

Sim, cartões de crédito selecionados oferecem acesso ao Priority Pass. Confira alguns dos cartões com uma determinada quantidade de acessos ao programa:

  • BRB: cartão Dux;
  • Bradesco: cartões American Express Centurion, Elo Diners Club, Elo Nanquim e outros;
  • Santander: cartões American Express Centurion e American Express The Platinum Card;
  • Caixa: Elo Nanquim e Elo Diners Club;
  • Banco do Brasil: Ourocard Elo Diners Club e Elo Nanquim Estilo;
  • Porto Seguro: Porto Visa Infinite.

Além de acessos às salas vips via Priority Pass, alguns dos cartões selecionados também incluem acessos aos lounges operados pela LoungeKey (Mastercard) e Dragon Pass (Visa).

Os portadores desses cartões podem escolher entre diversas salas e não apenas restritas ao PP. Isso é útil dado que não raramente as salas vips ficam abarrotadas e é ótimo poder ter acesso a outros programas e optar por lounges de outras companhias.

Benefícios oferecidos aos associados Priority Pass

Ao se associar à Priority Pass, é possível obter uma série de vantagens para tornar sua viagem mais relaxante.

Por meio do aplicativo, disponível para Android e iOS, é possível fazer reserva antecipada de acesso (não obrigatório), solicitar ajuda por e-mail ou telefone, pesquisar salas ao redor do mundo e consultar detalhes sobre sua assinatura – como o número de acessos disponíveis, quantos já foram utilizados e onde e muito mais.

Atendimento e suporte

A Priority Pass dispõe de uma página com perguntas frequentes e oferece, ainda, atendimento via telefone e e-mail:

Aplicativo facilita a pesquisa pela sala vip disponível

Você pode buscar pela sala vip mais perto de você utilizando o app Priority Pass. Basta digitar o nome do aeroporto onde você está (ou pretende passar em função de escalas) e conferir os lounges disponíveis no terminal de onde partirá seu voo.

Spa em algumas salas vips

Quando dizemos algumas, é porque a oferta é realmente limitada.

Há cartões com salas ultra exclusivas com espaços vips “dentro de outros espaços vips” que não são acessíveis via Priority Pass (essas são restritas a portadores de apenas alguns cartões de crédito de altíssima renda) e há opções de parceiros que ofertam o serviço em salas do Priority Pass.

Na data desta publicação não encontramos nenhuma sala no Brasil oferecendo spa como vantagem. No exterior, há salas em aeroportos de Los Angeles, San Diego e no aeroporto de Heathrow, em Londres. Uma massagem vai bem antes de encarar um voo continental, não?

Sem reserva antecipada

Ao ser associado ao Priority Pass, não é necessário fazer reserva antecipada para acessar as salas.

No entanto, a PP oferece a possibilidade de você reservar lugares em salas que você aprecia e que deseja visitar na sua próxima viagem. Este agendamento é pago, e a taxa fica abaixo de USD 10.

Acesso para acompanhante

O acesso para acompanhante é uma vantagem interessante, mas não é um benefício gratuito. Mediante assinatura de um dos três planos é possível levar convidados para as salas vips, desde que pagos USD 35 por cada acesso.

Há cartões de créditos entre aqueles que listamos anteriormente que oferecem acessos gratuitos e ilimitados para titular e convidados, algo que nenhum plano PP oferece.

Como assinar o Priority Pass?

A assinatura do Priority Pass é realizada exclusivamente online. Veja o passo a passo para se inscrever.

  1. Acesse o site do Priority Pass;
  2. Preencha com seus dados pessoais e digite o nome que deseja que apareça no cartão;
  3. Insira os dados de endereço. Preencha com atenção, pois o cartão será enviado para este local;
  4. Crie sua conta para acesso ao aplicativo. Você usará mais o app do que o cartão físico;
  5. Insira suas informações de pagamento. A cobrança é feita no cartão de crédito, em dólares. Há incidência de IOF e taxas do seu banco;
  6. Concluídas essas etapas, a confirmação será enviada por e-mail e você já poderá começar a utilizar o programa pelo aplicativo.

Como acessar as salas vips dos aeroportos com o Priority Pass?

O acesso às salas vips Priority Pass nos aeroportos é bastante simples.

Na condição de associado, basta se dirigir à recepção do lounge e apresentar seu cartão de crédito que oferece o acesso, ou o aplicativo Priority Pass na tela que mostra a assinatura ativa ou seu cartão físico de membro PP. Será necessário também ter em mãos o cartão de embarque.

Lounge de aeroporto à noite, sem passageiros
Acesso às salas vips associadas ao Priority Pass exigem apresentação da assinatura e do cartão de embarque

Os profissionais da recepção farão as conferências para identificar se você terá de pagar pelo acesso ou se seu plano oferece acessos gratuitos. Caso esteja com acompanhantes, os funcionários informarão as condições de acesso (que pode ser gratuita ou paga, a depender do seu plano).

Como é feito o pagamento das salas nos aeroportos?

Caso sua conta no Priority Pass não ofereça acessos gratuitos às salas vips associadas ao programa, o pagamento deverá ser feito na própria recepção, em dólares, via cartão de crédito. Incidem sobre o pagamento:

  • IOF para compras internacionais;
  • Spread da bandeira do seu cartão de crédito;
  • Taxa de câmbio (que pode ser turismo ou comercial, a depender do emissor do seu cartão).

Cada sala vip tem liberdade para tarifar os valores de acesso que considerar conveniente e esses preços estão dispostos em plaquinhas na recepção, mas normalmente o valor é de USD 35 por acesso. Considere que o valor por cada acesso ao PP ficará, em média, 10% mais caro considerando as taxas aplicáveis e listadas acima.

Vale a pena assinar o Priority Pass?

Se você viaja com frequência, pode valer a pena.

Porém, no concorrido mercado de cartões de crédito brasileiro, há emissores que já oferecem acessos gratuitos ao Priority Pass como parte dos benefícios para conquistar e reter clientes. Se você tem o hábito de voar em primeira classe, muitas companhias também ofertam salas vips como parte dos mimos associados à passagem.

Cartões emitidos por instituições como Bradesco, Porto Seguro, BRB, Santander e tantas outras incluem não apenas uma determinada quantidade de acessos grátis às salas PP, como também a salas de programas como LoungeKey (Mastercard) e Dragon Pass (Visa).

É verdade que alguns desses cartões têm anuidades elevadas, mas que provavelmente podem ser negociadas ou isentadas a depender do seu relacionamento com o banco, do volume de gastos ou de investimentos. A economia que você fará deixando de assinar o Priority Pass pagará várias parcelas ou até mesmo a anuidade completa do cartão.

Mulher aguarda voo em um lounge de aeroporto
Assinatura do Priority Pass não faz sentido financeiramente: melhor ter um cartão de crédito que ofereça acessos grátis

Minha dica é: verifique se a instituição financeira onde você tem conta oferece cartões com acessos ao Priority Pass. Caso não ofereça – e você faça muita questão de ostentar esse benefício – busque estabelecer relacionamento com outros bancos.

Finalmente, vale lembrar que as salas disponíveis no Priority Pass normalmente também são acessíveis pelos outros dois grandes programas parceiros de Visa e Mastercard. Então, em resumo, o custo para acesso ao Priority Pass, a meu ver, não se justifica.

Com a economia feita deixando de assinar o Priority Pass você pode utilizar os recursos para gastar com coisas que importam: um upgrade de cabine nas melhores companhias aéreas da Europa, mimos no duty free ou um bom vinho em algum restaurante estrelado.

Com base nessas informações, agora fica fácil tomar uma decisão consciente e fazer melhor uso do seu dinheiro nas suas próximas férias. Qual será o destino? Boa viagem!