Estádio do Feyenoord: conheça um dos estádios mais visitados da Europa

Visitar Holanda  / 

A história do Estádio do Feyenoord é tão incrível como a história do clube que o fundou. A equipe do Feyenoord foi criada em 1908, ao sul da cidade de Rotterdam.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Inicialmente, o clube foi chamado de Wilhelmina, em homenagem à rainha holandesa de mesmo nome. Depois disso, chegou a chamar-se RVV Celeritas, para só então adotar o nome atual: Feyenoord. Coincidentemente, foi com o novo e atual nome que o clube conquistou o seu primeiro título: a Copa Concordiaan, em 1912.

Recentemente, foi publicado o anúncio de que o novo projeto para o Estádio do Feyenoord havia sido aprovado. Ele ficará às margens do rio Mass e contará com museu, novo clube esportivo para sócios e moradores de Rotterdam, e a sua estrutura será composta por uma série de anéis sobrepostos que chegarão muito perto do gramado, proporcionando uma nova experiência tanto para os torcedores, quanto para os visitantes.

Estádio do Feyenoord: veja como programar a sua visita

O nome oficial do Estádio é De Kuip, mas como ele também é a casa do Feyenoord, é muito mais comum ser chamado assim: Estádio do Feyenoord. E o Estádio, por sua vez, abriga também uma das torcidas mais apaixonadas, e violentas, do futebol europeu.

Se de um lado existe o Ajax, na capital Amsterdam, campeão nacional nos últimos anos, do outro lado está o Feyenoord, na não menos conhecida Rotterdam, com a sua torcida orgulhosa.

Dona do maior porto marítimo da Europa, se a cidade de Rotterdam pudesse ser descrita em apenas uma palavra, essa seria: trabalho. Deixada em ruínas após um bombardeio da Alemanha nazista, foi reconstruída do zero pela população local e este fato ainda é motivo de muito orgulho.

Esse clima familiar está presente em toda a cidade e nos jogos do Estádio do Feyenoord. Seja dos funcionários do clube, dos dirigentes técnicos da equipe, dos moradores, a verdade é Rotterdam tem a estrutura de uma grande cidade, mas conserva o clima de vilarejo, com o orgulho bem afiado.

Onde fica o Estádio do Feyenoord

O Estádio do Feyenoord está localizado na cidade de Rotterdam, a segunda maior cidade da Holanda, moderna e acolhedora. É possível chegar de avião, trem, navio e carro, tudo depende do seu ponto de partida.

Se ficar só um dia na cidade, aproveite para fazer uma visita às mais de 20 atrações existentes, entre museus, parques, a baía e monumentos. O Get Your Guide tem várias opções de atrações combinadas e tours guiados.

Para visitas mais rápidas, é recomendado arrumar o roteiro de acordo com os bilhetes para a visita ao estádio, que possui hora marcada e deve ser adquirido com máxima antecedência.

Descubra os principais pontos turísticos da Holanda e planeje sua viagem.

Como chegar

Os transportes públicos da cidade têm mais de um acesso até o estádio, por isso, é possível chegar lá de trem, com a linha 23, de ônibus, com a linha 49, ou de metrô, com destino a Zuidplein.

Quem estiver próximo da Estação Central da cidade também consegue chegar ao Estádio após uma caminhada de 20 minutos.

Como visitar

Para visitar o Estádio do Feyenoord é necessário adquirir o ticket para o tour guiado. A visita passa pelo museu e por pontos de interesse dos visitantes, como os assentos especiais, o gramado, o vestiário e o banco da equipe.

visitar o estádio do feyenoord

As visitas são em inglês, com hora marcada e possuem número limitado de visitantes. Os bilhetes esgotam rapidamente e é quase impossível conseguir comprar de um dia para o outro, por isso convém comprar com antecedência.

É importante lembrar que sem os tickets, não é possível ver muita coisa. O ingresso pode ser comprado online, na página do próprio Feyenoord e custa 13,50€ para adultos e 9,00€ para crianças até 12 anos.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

Para quem curte a experiência completa, no site também é possível comprar ingressos para os jogos que acontecem no Estádio, tanto do Feyenoord, quanto da seleção holandesa.

Saiba quais são os melhores estádios da Europa para visitar.

O que tem para ver no Estádio do Feyenoord

A visita guiada tem duração de 1h30 e dá acesso aos bastidores do Estádio do Feyenoord. Além do museu, é possível conhecer e tirar fotos na cadeira do presidente, atravessar o túnel até o gramado, conhecer o vestiário, aprender mais sobre a história e a paixão do clube, ver relíquias como a documentação dos espetáculos que o Estádio já recebeu, como shows de Bob Dylan.

A tour é um deleite para os fãs de futebol e pode ser muito divertido até para quem não curte tanto assim. A história do time e do Estádio estão interligadas e ver de perto o resultado desta paixão é uma oportunidade a não perder.

Um aviso importante para quem não gosta de perder nada: um dia antes e um dia depois dos jogos os vestiários ficam fechados e não são abertos para os visitantes.

Curiosidades

A rivalidade com o Ajax é tão grande que algumas superstições se fazem valer no Estádio do Feyenoord. É bem provável que os visitantes escutem do guia qualquer coisa sobre a “arrogância” do time rival.

O guia, assim como os funcionários, não pronunciam ou sequer escrevem o nome do Ajax. Nos quadros de classificação, o espaço do time rival é deixado em branco, e a ele se referem como “o outro time”. Caso seja extremamente necessário falar sobre, é utilizado o CEP da cidade como referência.

O confronto entre as duas equipes é lendária e conhecida como “O Confronto” (De Klassieker, em holandês). Em 2009, a federação holandesa proibiu que a torcida visitante fosse ao estádio, por conta da violência propagada. Para além disto, ainda existem os casos registrados de xenofobia por conta da origem judia do Ajax.

Dica: se está planejando viajar para a Holanda, faça uma cotação do seguro viagem no nosso comparador. Aproveite o cupom de desconto EURODICASTURISMO para ganhar 5% de desconto no seu seguro viagem.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Tatiana é brasileira e vive em Portugal desde 2013. Mestre em Estudos Culturais e Interartes pela Universidade do Porto, atualmente cursa o mestrado em Estudos Editoriais na Universidade de Aveiro. Copywriter e revisora, brinca que a sua principal especialidade é atender as dúvidas e ajudar aqueles que desejam conhecer Portugal e a Europa.