Melhores Estádios da Europa: 10 que vai querer visitar

Viajar pela Europa  / 

Para os amantes de futebol, viajar pela Europa e não conhecer os maiores e mais famosos estádios da Europa é impossível. Até porque, eles estarão sempre marcados como ponto turístico em qualquer mapa que você comprar na cidade. Então, veja quais são os estádios na Europa que valem mesmo a pena visitar.

10 maiores estádios da Europa

  1. Camp Nou – Barcelona, Espanha (capacidade de 99.354 pessoas);
  2. Wembley – Londres, Inglaterra (capacidade de 90.000 pessoas);
  3. Signal Iduna Park – Dortmund, Alemanha (capacidade de 81.359 pessoas);
  4. Stade de France – Paris, França (capacidade 81.338 pessoas);
  5. Santiago Bernabéu – Madrid, Espanha (capacidade 81.044 pessoas);
  6. Giuseppe Meazza – Milão, Itália (capacidade 80.018 pessoas);
  7. Olímpico Atatürk – Istambul, Turquia (capacidade 76.092 pessoas);
  8. Old Trafford – Manchester, Inglaterra (capacidade 75.643 pessoas);
  9. Allianz ArenaMunique, Alemanha (capacidade 75.021 pessoas);
  10. Millennium Stadium – Cardiff, País de Gales (capacidade 74.500 pessoas).

Apesar desses serem os maiores estádios da Europa, nem todos eles são os mais famosos e mais procurados pelos turistas.

Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil.


Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem. Faça uma cotação online sem compromissos e confira as várias opções de seguro para a sua viagem.

FAZER COTAÇÃO »

Estádios da Europa mais famosos

Existem alguns estádios da Europa que, para quem é fã de futebol (e para quem não é também), se tornaram atração turística, e são muito famosos, ou por sua história, pelos jogadores de seus times ou pela sua arquitetura.

Vamos citar alguns em ordem completamente aleatória, mas existem ainda mais estádios da Europa famosos, por visitar.

Estádio El Camp Nou

Estádio Camp Nou
Situado em Barcelona, na Espanha, é estádio oficial do FC Barcelona e não precisa de muito para dizer o motivo de ser um dos mais famosos da Europa.

O estádio foi inaugurado em 1957, com uma capacidade para aproximadamente 93 mil torcedores. Com o tempo o estádio foi sofrendo renovações e melhorias, como por exemplo melhor iluminação em 1959, placar eletrônico em 1976 e a construção de camarotes e salas VIP e de imprensa entre os anos de 81/82.

Ampliação da capacidade

Em 1982, ampliaram a capacidade do terceiro andar, e o estádio ficou com uma capacidade total de aproximadamente 115 mil lugares. E nesse mesmo ano, esse estádio foi uma das sedes dos jogos Copa do Mundo. Depois de novas renovações, atualmente o estádio conta com uma capacidade de 99.354 torcedores, sendo o maior dos estádios da Europa.

Inauguração do museu

Em 1984 foi inaugurado, no segundo andar do estádio, o Museu do Clube, que é hoje muito famoso e um dos mais visitados da Europa. Quem vai a Barcelona, não perde a chance de visitar o museu e fazer um tour pelo estádio. O preço da visita ao estádio e ao museu são 25 euros para adulto e 20 euros para crianças menores de 6 anos, o ingresso pode ser comprado online.

Quanto custa assistir um jogo do Barça e onde comprar o ingresso

O valor do ingresso vai depender do campeonato e do adversário, mas você pode conferir o calendário dos jogos e comprar diretamente no site. Dependendo do jogo, você encontra ingressos a 29 euros.

Estádio Allianz Arena

Estádio Allianz Arena
Esse estádio se encontra em Munique na Alemanha e é a casa do famoso Bayern Munich. Começou a ser construído em outubro de 2002 e foi inaugurado em maio de 2005. O estádio custou 340 milhões de euros para ser construído e tem capacidade de aproximadamente 75 mil torcedores.

Arquitetura impressionante

Possui uma arquitetura de tirar o fôlego, e os turistas gostam de ir tirar fotos durante o dia e à noite, quando esta aceso.

Na Alemanha você vai encontrar algumas das melhores cervejas do mundo. Confira a lista com os melhores locais da Europa para degustar para cerveja na Europa.

Infraestrutura

Conta com bares e restaurantes, uma loja gigante com coisas do FC Bayern, salas VIP, área de imprensa, espaço para crianças, e mais de 200 lugares para pessoas com necessidades especiais.

Visitas ao estádio

O estádio conta com diversos tipos de visitas. Para grupos, para crianças, visitas combinadas com museus, ou seja, você pode escolher aquela que lhe agradar mais. Você também pode comprar online os ingressos para o tour na Allianz Arena. Todas as informações sobre as visitas estão no site.

Como comprar um ingresso para assistir a um jogo e quanto custa

Como em todos os outros times, para poder assistir o Bayern jogar em casa, os valores vão depender do adversário e do campeonato. Os ingressos podem ser comprados online, diretamente no site do Bayern, mas deverá criar um login antes. Os preços variam de 15 a 100 euros mais ou menos.

Santiago Bernabéu

Estádio Santiago Bernabéu
É o estádio do Real Madrid, e ganhou esse nome somente em sua segunda fase de construção, em 1955. Está localizado em Madrid, na Espanha, e é um ponto turístico muito procurado devido ao passeio que é oferecido por dentro do estádio e em seu museu. Dos estádios da Europa, foi o único que eu já visitei.

O desenvolvimento do estádio

Em 1955 ganhou o nome de Santiago Bernabéu e tinha capacidade para 125 mil torcedores. Em 1957 se tornou o estádio mais bem iluminado do mundo. Em 1965 todas as mudanças de seus escritórios, que até então estavam espalhados pela cidade, ficaram completas.

Já compartilhamos uma lista de 6 atrações em Madrid, que você deve visitar.

Nos últimos 3 anos, você teve uma passagem aérea que se atrasou ou foi cancelada?

Se você passou por atraso, cancelamento ou superlotação em um dos seus voos para a Europa, solicite uma compensação de até R$ 2700 por passageiro.

REINVIDICAR »

Copa do mundo 1982

Para poder sediar o Mundial de 1982, o estádio passou por mais algumas melhorias, na verdade não foram algumas, as reformas afetaram praticamente todo o estádio. Reduziram a capacidade para aproximadamente 98 mil lugares, aumentaram a potência da iluminação, e instalaram novos marcadores de vídeo, mais tecnológicos.

Dentre tantas mudanças, a mais marcante foi a construção da cobertura, que ajudou a proteger três quartos das bancadas.

Reconhecido pela UEFA

A partir de 1999/2000, o estádio passou novamente por uma remodelação, para ficar mais moderno. Reduziu a sua capacidade para 75 mil lugares, e aos poucos foi se modernizando. Agora tem 4 restaurantes, um tour muito procurado por turistas e a maior loja de esportes do mundo. Além disso, é o estádio mais aquecido do mundo e também foi o primeiro campo de futebol telegerido. E por tudo isso, em 2007 a UEFA incluiu o Estádio Santiago Bernabéu na categoria de Estádios de Elite.

Você pode ver todas essas informações e muito mais no site oficial.

Quanto custa o ingresso do tour e de um jogo e como comprar

Para comprar o ingresso para fazer um passeio completo pelo estádio e pelo museu, você também pode comprar online no Get Your Guide. O valor do bilhete custa 25 euros, o mesmo preço se comprado no próprio estádio.

E para assistir a um jogo do Real Madrid, no estádio Santiago Bernabéu, você também pode comprar online, onde terá a informação de preço e o calendário de jogos.

Giuseppe Meazza

Estádio San Siro
Também conhecido como San Siro, esse estádio, localizado em Milão, na Itália, é a casa dos mais famosos times da Itália: Milan e o Inter de Milão. Os fanáticos por futebol não deixam de visitar esse estádio.

História

O estádio foi construído para ser sede do Milan, mas em 1947/1948 passou a ser a casa do Inter também. Quando foi construído, tinha capacidade para 35 mil torcedores. Em sua primeira renovação, em 1935, essa capacidade aumentou para 55 mil. A segunda renovação foi mais marcante, elevando a capacidade para 100 mil assentos, mas tendo que ser reduzida mais tarde, por questões de segurança.

Conheça também o Duomo de Milão, uma das catedrais mais bonitas do mundo.

O nome Giuseppe Meazza

Em 1980 o estádio foi nomeado Giuseppe Meazza em honra a um grande jogador italiano que jogou tanto para o Milan quanto para o Inter, e que foi duas vezes campeão do Mundo jogando pela seleção italiana.

Maior renovação

Em 1990, devido à realização da Copa do Mundo, o estádio passou por renovações para melhorar o conforto dos torcedores, a estrutura do estádio, a segurança. O campo permanece descoberto, mas foram instalados novos sistemas de iluminação e aquecimento (também no gramado para evitar o congelamento).

Preço do museu e como comprar ingresso

Para poder visitar o museu, que mostra troféus, chuteiras de jogadores famosos que já passaram pelos times, camisas antigas e muito mais, além de fazer uma visita ao estádio, você pode comprar o ingresso diretamente na bilheteria do estádio ou online.

Como faço para assistir a um jogo nesse estádio

Para assistir jogos do Milan, vá direto ao site e compre online os bilhetes, esteja atento para ver se a partida será no estádio San Siro.

Para assistir a um jogo do Inter, vá também ao site e compre online o bilhete. Os preços vão variar de acordo com o jogo que você quer assistir, mas conte gastar pelo menos 20€ por ingresso.

Vale a pena visitar os estádios da Europa?

Na minha opinião, se você é daquelas pessoas fascinadas por futebol, sim! Não pode perder a oportunidade de visitar, ir aos museus, tirar fotos…. vai ser muito emocionante.

Mas se você não é muito fissurado em futebol, mas gosta de ver um jogo ou outro, na minha opinião também vale a pena, porque é indescritível a emoção de entrar em um estádio (mesmo estando vazio), e ver a história do futebol no museu e todo o seu desenvolvimento, os troféus, as fotos dos jogadores que passaram por ali… mesmo sem ser “o doido do futebol” é emocionante.

Mas se você detesta futebol, passe na frente dos estádios da Europa e tire uma foto, pois não podemos negar que a arquitetura desses estádios é uma coisa de outro mundo né!?

Se você for viajar para a Europa em família, veja o que escrevemos sobre viajar com filhos pra Europa.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai viajar em breve? Tenha sempre internet no celular

    Viajar com internet é fundamental para acessar o Google Maps, para chamar um Uber, para ver o horário do transporte público ou para tirar qualquer dúvida. Nós recomendamos o chip SIMPREMIUM. Basta encomendar e você recebe em sua casa antes de viajar.

    PEDIR CHIP »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
COMPARTILHE
Autor

Julia é brasileira, formada em Turismo e mora em Portugal há 6 anos. Tirou o mestrado em Empreendedorismo na Universidade da Beira Interior e atualmente está terminando o doutorado em Gestão. Apaixonada por viagens, baladas e por fazer novas amizades, gosta de usar o tempo livre para conhecer novos países e culturas.