Livraria Lello: uma das livrarias mais bonitas do mundo está no Porto

Visitar Porto  / 

A Livraria Lello, também conhecida como Lello & Irmão é um dos espaços mais emblemáticos e mais visitados na cidade do Porto, em Portugal.

Vai viajar para a Europa? Saiba todos documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.


Aproveite o melhor da Europa sem qualquer preocupação.

RECEBER GRÁTIS »

A atração turística é uma livraria ainda em funcionamento e que é considerada uma das mais bonitas do mundo pela imprensa internacional.

Se você está com uma viagem para Europa marcada, confira tudo que precisa saber para visitar a Livraria Lello.

O que é a Livraria Lello?

A Livraria Lello é um importante local artístico e cultural da cidade do Porto. Com mais de 100 anos de história, o espaço possui uma arquitetura exuberante com um estilo neogótico.

A atração turística é parada obrigatória para quem visita a Cidade Invicta. A cada ano mais de 1 milhão de visitantes chegam até a Lello para conhecer seus lindos vitrais e a tão famosa escada vermelha em espiral que inspirou a autora de Harry Potter para seus livros.

J.K Rowling morou na cidade do Porto entre os anos de 1991 e 1992. Foi na cidade que começou a escrever o manuscrito de “Harry Potter e a Pedra Filosofal”. A autora não comenta sobre esse período da sua vida, por ter um casamento que não deu certo e por ter perdido sua mãe alguns meses antes de se mudar para Portugal.

Onde fica?

A Livraria Lello está localizada no centro histórico da cidade do Porto, na Rua das Carmelitas, 144. Ela fica entre a Torre dos Clérigos e da reitoria da Universidade do Porto.

É possível chegar a pé na livraria, mas a subida é bem íngreme a partir da Avenida dos Aliados. Outra opção é chegar na atração de ônibus, táxi ou Uber. Se estiver de carro alugado, existem alguns estacionamentos pagos, próximos.

Chegando de ônibus ou bonde

Se estiver de ônibus ou bonde elétrico você pode descer no ponto da rua Guilherme Gomes Fernandes. O número do bonde é o 22 e ônibus (autocarros) são os números: 300, 304, 305 ou 703. A livraria estará abaixo dessa rua, portanto só é preciso descer 120 metros.

Nessa região também existem diversas opções de restaurantes e cafés para almoço, café da tarde ou jantar.

História da Livraria

Interior da Livraria Lello
A história da Livraria Lello remete ao ano de 1881. Quando os irmãos José e António Lello abriram no Porto um espaço para a edição e o comércio de livros.

Já no ano de 1906 a Livraria Lello foi inaugurada no espaço em que conhecemos até os dias de hoje. O espaço cultural já foi cenário de encontro de importantes escritores portugueses, de espetáculos de música e também tertúlias.

Conheça também outros pontos turísticos do Porto.

Como visitar a Lello?

A Livraria Lello pode ser visitada todos os dias da semana, de segunda a segunda. A atração fecha apenas nos dias 25 de dezembro, 01 de janeiro, domingo de Páscoa, 01 de maio e 24 de junho.

Horário de visitação

Confira o horário de Verão da Livraria Lello, entre os dias 01 de julho a 30 de setembro:

  • Segunda-feira das 9h30 às 19h30;
  • Terça-feira das 9h30 às 19h30;
  • Quarta-feira das 9h30 às 19h30;
  • Quinta-feira das 9h30 às 19h30;
  • Sexta-feira das 9h30 às 19h30;
  • Sábado das 9h30 às 19h00;
  • Domingo das 9h30 às 19h00.

A entrada no Verão começa a ser feita a partir das 9h.

Já o horário de inverno vai de 01 de outubro a 30 de junho:

  • Segunda-feira das 10h00 às 19h30;
  • Terça-feira das 10h00 às 19h30;
  • Quarta-feira das 10h00 às 19h30;
  • Quinta-feira das 10h00 às 19h30;
  • Sexta-feira das 10h00 às 19h30;
  • Sábado das 10h00 às 19h00;
  • Domingo das 10h00 às 19h00.

O horário de check-in inicia às 9h30 durante o inverno.

livraria lello

Conheça o Porto Card e descubra se vale a pena adquirir.

Quanto custam os ingressos?

Os ingressos para visitação à Livraria Lello custam € 5,00 para adultos e são gratuitos para crianças até 3 anos acompanhadas de um adulto. O valor é dedutível na compra de um livro na livraria. Portanto, a entrada é como se fosse um vale-livro de € 5,00.

Onde comprar o ingresso?

É possível comprar o ingresso para entrada na Livraria Lello pelo site oficial, escolhendo uma data para a visita. Ou então, também é possível comprar no local, em uma porta poucos metros acima do local.

Em alguns horários de pico existem filas, por isso, opte por visitar a Lello logo no início da manhã, ou então no horário do almoço. Normalmente os fins de tarde são os mais cheios. Quanto mais vazio o espaço, melhor para você pode admirar cada detalhe, cada vitral e cada trabalho na madeira.

Saiba mais sobre o turismo em Portugal e planeje sua visita.

Número de visitantes

O estabelecimento recebe em média 3 mil visitantes por dia, ultrapassando 1 milhão de turistas por ano. As nacionalidades que mais visitam a livraria são: espanhóis, franceses, portugueses, brasileiros, alemães e norte-americanos.

Duração da visita

A Livraria é pequena e bem fácil de visitar. Ela possui um piso térreo e um primeiro piso (com escadas). Em cerca de 30 minutos a 45 minutos você poderá ter visto todos os detalhes da livraria.

Logo de seguida você poderá fazer um passeio pela zona histórica da cidade. Veja como comprar um passeio com guia turístico pelo site Get Your Guide.

Vale a pena?

Com certeza. Visitar a Livraria Lello é uma atração imperdível na cidade do Porto. Eu mesmo já entrei na livraria mais de 10 vezes e amo cada vez que entro. Todas as vezes que recebo alguma visita, levo-os para conhecer esse espaço cultural tão importante de Portugal.

Além de uma arquitetura incrível, o espaço é mágico e os apaixonados por livros e cultura ficarão encantados com tantos títulos e obras da literatura portuguesa e também mundial. Se você estiver visitando o Porto, não deixe de colocar a Lello no seu roteiro!

Veja também o roteiro Portugal e Espanha, que preparei para os brasileiros que visitam a Europa.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
COMPARTILHE
Autor

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.