Roteiros de 2 e 5 dias no Porto: o que fazer na cidade Invicta

Visitar Porto  / 

Certo dia, uma amiga muito querida que mora em São Paulo me pediu algumas dicas de roteiros de 2 e 5 dias no Porto. Ela estava vindo com o marido conhecer Portugal e queria aproveitar ao máximo o passeio pela cidade. Prontamente eu criei um roteiro com os lugares que eu mais gosto e que acredito que todo mundo que vem para o Porto deveria conhecer.

Anote essas dicas e conheça uma das cidades mais encantadoras de toda Europa!

Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil.


Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem. Faça uma cotação online sem compromissos e confira as várias opções de seguro para a sua viagem.

FAZER COTAÇÃO »

Turismo em Portugal: roteiros de 2 e 5 dias no Porto

A cidade do Porto respira o turismo e aqui você encontra diversas opções de lazer. Eu não sou uma viajante que fico presa só a pontos turísticos, por isso nesse roteiro também sugiro passeios alternativos juntamente com os principais pontos e monumentos históricos, para que também conheçam a história dessa linda cidade.

Neste artigo, vou dividir com você alguns roteiros de 2 e 5 dias no Porto para curtir a cidade.

Hospedagem

Para fazer os roteiros de 2 e 5 dias no Porto eu sugiro a hospedagem na Rua Santa Catarina, que é uma artéria no centro do Porto, avenida extensa onde encontram-se diversas lojas, cafés e mercearias, muita vida do Porto.

De lá você consegue fazer tudinho a pé (eu sou dessas de colocar uma bota rasteira, um bom casaco, uma mochila, garrafa de água e sair explorando a cidade), mas se você cansar não faltarão opções de transporte público também – do bondinho ao metrô!

Deixo aqui algumas sugestões de hospedagens na região central do Porto:

Se não encontrar hospedagem por ali não tem problema, pois a cidade se conecta com os transportes e por ser pequena é uma delícia para explorar a pé.

Roteiro de 2 e 5 dias no Porto: dia 1

Torre dos Clérigos

Comecem seus roteiros de 2 ou 5 dias no Porto pela Torre dos Clérigos. Este é um dos pontos mais altos da cidade do Porto, uma obra barroca construída na metade do século XVIII que vale conhecer. Serão entorno de 240 degraus até o topo, mas há uma vista panorâmica linda e de lá vocês veem toda cidade.

Há quem diga que deve ser sempre o primeiro programa do dia, pois cansa e se deixar para o final da tarde pode perder a coragem. Para subir paga-se o valor de 5€ com direito a visita ao museu dos Clérigos também. Pode comprar o ticket com antecedência na plataforma Get Your Guide.

torre dos clerigos igrejas mais bonitas do porto

Ao sair de lá, atravessando a rua, estarão na Galeria Paris, uma ruela famosa por ter muitos bares e pubs (fervilha à noite e vale voltar pra conhecer).

Por lá também está a Livraria Lello, considerada uma das mais belas do mundo e onde a autora de Harry Potter se inspirou para as escadas do filme. É super bonita, mas é pequena e não consegui circular por lá tranquilamente. Tente escolher dias de menos movimento para aproveitar melhor. A entrada custa 3€, que vale como desconto de mesmo valor na compra de um livro.

livraria lello

Subindo mais um pouco em direção a Praça Gomes de Teixeira, você encontrará um prédio lindo cheio de porcelana portuguesa! É a Igreja das Carmelitas, próxima da Reitoria da Universidade do Porto. Não deixe de encostar ali para tirar aquela foto linda! Você também pode sentar na pracinha para admirar as gigantescas árvores e descansar.

Avenida dos Aliados

Hora de conhecer a Avenida dos Aliados, chamada de “sala de visitas” do Porto. Ela reúne diversas construções maravilhosas e imponentes, além de ser o ponto de encontro dos portugueses nos grandes momentos da cidade (festas de Natal e Ano Novo, por exemplo). É bem bonito! Tirar foto, passear e admirar a arquitetura.

Chegando já perto da Estação São Bento, você encontrará um restaurante do McDonald’s considerado um dos mais bonitos do mundo! Inaugurado em 1995 e reaberto em 2008 – com uma nova imagem e um espaço McCafé.

Com uma decoração contemporânea e ao mesmo tempo histórica, foi preservado todo o patrimônio histórico do edifício dos anos 30, onde funcionava o emblemático Café Imperial. Vale visitar para ler um jornal e tomar um café ou simplesmente devorar seu sanduíche preferido.

Saiba quais são os documentos obrigatórios para viajar para a Europa

Receba grátis nosso CHECKLISTcom todos os documentos obrigatórios e outras dicas para viajar para a Europa com toda segurança e conforto.

RECEBER GRÁTIS »

Veja o que fazer no Porto.

Estação São Bento

De lá é só descer em direção a Estação São Bento, principal estação de trem da cidade, porém um dos mais fortes pontos turísticos. Portanto não é à toa que é considerada uma das estações de trem mais bonitas da Europa.

Ela tem cobertura de vidro e o átrio é revestido com mais de vinte mil azulejos portugueses. É muito lindo e rende lindas fotos!

estacao sao bento, roteiros de 2 e 5 dias no Porto

Catedral da Sé

Não deixe se inserir em seus roteiros de 2 e 5 dias no Porto a linda Catedral da Sé. Basta olhar para frente que você já vai vê-la.  Seu estilo arquitetônico é uma mistura de românico, gótico e barroco, que eu adoro, e tem uma linda vista da cidade! Reza a lenda que toda vez que você entra em uma igreja pela primeira vez pode fazer um pedido. Não custa experimentar!

Sugiro que depois se perca pelas ruelas, são tantas coisas lindas pelas ruas e os cheiros que saem dos bares são convidativos para sentarem com uma taça de vinho, experimentar a famosa francesinha ou um pastel de bacalhau.

O melhor lugar para esse programa de sentar e curtir a vista e a gastronomia é a Ribeira do Porto, que fica na Baixa do Porto, pertinho do rio Douro.

quanto custa viajar para o porto hospedagem

Qualquer cantinho na esplanada está valendo. Explore bem esse momento, curta os artistas de rua – sempre com uma boa música – tire fotos e faça planos. Esse é o momento!

Recarregue as energias e admire a Ponte Luís I, que liga o Porto a Vila Nova de Gaia. A ponte é uma autêntica obra de arte, portanto não é a toa que é considerada uma das pontes mais bonitas da Europa.

Roteiros de 2 dias e 5 dias no Porto: dia 2

Palácio de Cristal

Comece o seu dia visitando o Palácio de Cristal, que abre às 8h. Os jardins são em estilo romântico e foram projetados em 1860.

Além da vegetação, a vista do Douro e do mar também são atrativos, pois a gente vê lá do alto, rende belas fotos, a natureza em alta, vários bichinhos e uma paz gigante. Dá para sentar em uma toalhinha e preparar um picnic também à tarde.

palacio cristal

Minha sugestão é que você de lá conheça o Mercado Bom Sucesso, que abre às 10h. É um lugar bacanérrimo de conhecer. Você pode tomar café da manhã por lá, só petiscar, ou fazer uma refeição completa. É tipo um mercadão de São Paulo: encontra-se de tudo e tem eventos dentro também.

Rua Santa Catarina

Depois, o destino é a Rua Santa Catarina! Explore cada cantinho e suas lojinhas. Se quiser conhecer a famosa Fábrica de Natas, com o melhor pastel de natas do Porto, fica lá também. De fato, foi o lugar onde eu comi o melhor pastel de Natas daqui.

Na Santa Catarina também está o famoso Café Majestic, um café luxuoso que reúne turistas do mundo inteiro e você pode adicionar aos roteiros de 2 e 5 dias no Porto.

O café é de fato lindíssimo e o atendimento é incrivelmente bom, além de internamente contar com uma decoração da arte nova, espelhos, molduras em madeiras e lustres de cristal. Tem um cara tocando piano e eu juro que dá para se sentir uma em um filme de época luxuoso, ou no navio do Titanic!

Mas adianto: os preços são salgados. Se quiser ir apenas para conhecer, peça um expresso ou um fino (nome dado ao chopp aqui) e já tá valendo, mas também se for o momento de luxo, se esbalde, pois ali é o local ideal.

Veja o que vale a pena comprar em Portugal: vinho, roupa e até cosméticos.

Na Rua Santa Catarina tem também a Capela das Almas. Você facilmente vai identificar logo, porque ela é toda revestida de azulejos e dá pra fazer lindas fotos também (eu sou a doida do azulejos portugueses e não perco oportunidade em registrar).

Passeio de elétrico

Terminando a Santa Catarina, sugiro que faça também o tradicional passeio Porto Tram City Tours. Esse passeio não pode ficar de fora dos roteiros de 2 e 5 dias no Porto.

custos com transporte no porto

O elétrico histórico vai do centro histórico à Foz do Douro, onde o rio Douro deságua no oceano. A paisagem é linda e é uma oportunidade de conhecer o Porto para além do centro.  A linha 1 do elétrico vai da igreja de São Francisco até ao Passeio Alegre em 25 minutos. O percurso segue o rio Douro, super vale a pena pela vista!

Se só tem 2 dias para visitar a cidade Invicta, este é o roteiro a seguir. Se pode aproveitar mais uns dias, conheça mais pontos turísticos interessantes e aproveite para conhecer algumas cidades à volta.

Roteiros de 2 dias e 5 dias no Porto: dia 3

Vila Nova de Gaia

No terceiro dia, atravesse a Ponte Luís I para conhecer Vila Nova de Gaia. Percorra o caminho da Ribeira de Gaia, admire a vista e veja o Porto do outro lado de cá. Muitos turistas fazem isso, pois a vista é belíssima. Aqui também há muitos bares e restaurantes deliciosos.

Desse lado da margem pode dar um passeio no Teleférico de Gaia e se encantar com uma visão única da cidade do Porto.

O que há de muito bacana do lado de Gaia são as visitas as Caves de Vinho, que você pode escolher na hora e entrar. A visita geralmente tem degustação do tradicional vinho do Porto. Reserve umas horas para esta atividade, pois vale a pena.

Cruzeiro das Pontes

Uma vez na Ribeira, não deixe de subir a bordo de um barco típico do Douro para conhecer mais do Porto e de Vila Nova de Gaia. A paisagem é linda! Admire as vistas e aproveite para tirar fotos para mais tarde recordar.

Pode comprar os ingressos online, na plataforma Get Your Guide.

Capela do Senhor da Pedra

Para fechar o dia com um lindo pôr do sol, indico a visita à Capela do Senhor da Pedra. Uma arte barroca que foi construída sobre um rochedo dentro do mar em 1686! Lá é um dos meus cantinhos prediletos. Essa praia foi eleita uma das 10 mais belas da Europa.

capela do senhor da pedra

E como estará aqui ao lado de Gaia, indico jantar no restaurante DeCastro do Espaço Porto Cruz, do Chef Miguel Castro Silva. Importante fazer reserva, pois geralmente é bem requisitado. No site Porto Cruz você tem acesso aos horários de funcionamento e ementa da casa.

Roteiros de 2 dias e 5 dias no Porto: dia 4

Matosinhos

Se quiser conhecer Matosinhos, vale a pena! Cidadezinha praiana, ao lado do Porto, cheia de escolas de surf e gastronomia deliciosa, cada cantinho tem um restaurante de tapas, mariscos e delícias portuguesas. Aproveite para passar meio dia (ou todo o dia) na praia a relaxar.

matosinhos roteiro de 2 e 5 dias no porto

Se quiser comprar coisas muito, muito baratas, vale a pena ir conhecer o maior shopping da cidade, onde está a poderosa Primark, marca irlandesa dona de grandes espaços comerciais na Europa – a de Manchester, por exemplo, chega a ocupar um espaço comercial de 14.400 metros quadrados. O Norte Shopping fica próximo a Matosinhos, então não será contramão pra você!

Para um jantar especial, o que não falta é sugestão de ótimos restaurantes. O TripAdvisor será seu melhor amigo!

Roteiros de 2 dias e 5 dias no Porto: dia 5

Cidades perto do Porto

Se ainda tem um dia de sobra no Porto, pode aproveitar para conhecer algumas cidades perto do Porto, como Guimarães ou Braga.

Guimarães fica a apenas 55km do Porto e pode ficar a conhecê-la num bate-volta rapidinho. Conhecida como berço de Portugal, esta é uma cidade medieval com muita história e que merece sua visita.

guimaraes, cidades perto do Porto em Portugal

Também a 55km da Invicta, Braga é uma das maiores cidades de Portugal e tem muito para oferecer aos turistas. Quer procure turismo religioso, admirar obras arquitetónicas ou deliciar-se com a gastronomia do Norte de Portugal, vai gostar de passar um dia na cidade.

Ruas e mercados do Porto

Se prefere ficar pelo Porto, aproveite o último dia para se perder pelas ruas da cidade. Não deixe de conhecer a famosa Rua das Flores, cheia de lojinhas e restaurantes pitorescos. Essa é a hora de comprar o souvenir (ímãs de geladeira, avental, louças portuguesas, camisas, etc.), tudo está nesta rua!

Aproveite também para visitar alguns dos muitos mercados portuenses. Um dos mais famosos é o tradicional Mercado do Bolhão, onde poderá admirar a essência do povo portuense.

Se tiver mais tempo para conhecer a cidade, conheça os 16 pontos turísticos do Porto obrigatórios na sua lista.

Outras cidades a conhecer em Portugal

Geralmente, quem vem procura montar roteiros de 2 e 5 dias no Porto depois de fazer turismo primeiro em Lisboa. Portanto se vier de carro da capital, sugiro parar nessas três cidades pelas quais você passará pelo caminho. Vale escolher uma e parar para conhecer.

Óbidos

Aproveite para montar roteiros de 2 e 5 dias no Porto e dedique um dia, se possível, para conhecer Óbidos, uma vila medieval de contos de fadas, pequenina, conservada e com um acesso super fácil (pois são menos de 90km de distância de Lisboa)! No artigo sobre Óbidos você encontra mais sobre os pontos turísticos da cidade.

Fátima

Para os religiosos é ponto obrigatório. Lá pode rezar, acender uma vela, entrar na igreja e meditar. É isso que tem de fato pra conhecer, o Santuário de Fátima. É um lugar de luz, paz e renovação. Há quem fique o dia todinho lá, só sentado admirando aquela imensidão.

Aveiro

É considerada a Veneza portuguesa. Lugar lindo, onde até de gôndolas pelos rios você anda. Bons lugares para comer e várias ruelas bonitinhas para explorar! Vale experimentar o famoso “ovos moles”, tradicional doce português adorado por muitos.

Espero que tenha conseguido reunir as melhores dicas para tornar sua viagem ao Porto inesquecível. Não esqueça de voltar ao destino com mais tempo, pois sempre há o que fazer nesse lugar encantador!

Gostou dos roteiros de 2 e 5 dias no Porto? Qual outro ponto turístico você indica?

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai viajar em breve? Tenha sempre internet no celular

    Viajar com internet é fundamental para acessar o Google Maps, para chamar um Uber, para ver o horário do transporte público ou para tirar qualquer dúvida. Nós recomendamos o chip SIMPREMIUM. Basta encomendar e você recebe em sua casa antes de viajar.

    PEDIR CHIP »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
COMPARTILHE
Autor

Fernanda já deixou o Brasil por Angola, Espanha e agora é Portugal. Administradora e especialista em Marketing, vive imersa em um estilo de vida que permite estar sempre em contato com diferentes culturas e aprendizados. A brasileira mãe do Leo é inquieta e sonhadora, amante de uma boa gastronomia e um bom jazz. Atualmente presta consultoria de Marketing para empresas Portuguesas, é responsável pelas estratégias de Marketing da Atlantic Bridge e sócia-fundadora do Mães em Conexão.