Mercados em Lisboa: conheça nossa lista dos 7 melhores

Visitar Lisboa  / 

Lisboa, a capital portuguesa, é um destino bastante procurado por turistas do mundo inteiro, principalmente pelos brasileiros. É um destino variado, com opções de turismo para todos os gostos e estilos, sendo os mercados em Lisboa uma das principais atrações. A cidade conta com uma série de museus e atrações históricas, assim como uma arquitetura típica europeia e alguns pontos modernos que contrastam com esse “ar antigo” e tornam o lugar algo único e indispensável na lista de viagens dos sonhos.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Tudo sobre os mercados em Lisboa

Não existe melhor época para conhecer Lisboa. Cada estação do ano possui características próprias que dão um charme diferente para a cidade, e isso confere ainda mais opções de turismo por ali. Então, a melhor época para visitar dependerá do seu perfil, se gosta mais de frio ou calor, por exemplo.

Dentro das inúmeras possibilidades proporcionadas pela cidade, não é possível deixar de citar os mercados em Lisboa, que são uma das atrações gratuitas da cidade. São lugares nos quais é possível ter um contato direto com a cultura e a gastronomia portuguesa, comprando produtos naturais, experimentando doces e comidas típicas ou conferindo artesanatos e antiguidades.

As opções variam desde feiras e mercados mais tradicionais, que acontecem há décadas ou séculos, quanto opções mais atuais que foram modernizadas. Se você está com viagem marcada para a capital lisboeta, confira os 7 melhores mercados em Lisboa.

Os 7 melhores mercados em Lisboa

Os mercados na cidade são uma excelente opção para quem quer ter um contato mais direto com a cultura e a gastronomia de Portugal, conferindo uma grande variedade de produtos e ainda podendo economizar em uma série de aspectos. Existem diversos mercados e feiras que acontecem quase que diariamente em diferentes pontos da cidade, que contam também com os mais variados produtos. Confira os 7 melhores:

Mercado Campo de Ourique

Construído em 1934, é um dos mercados mais tradicionais em Lisboa, sendo inclusive um ponto de encontro na cidade. Lá é possível encontrar desde produtos naturais como legumes, frutas e peixes, como também uma oferta gastronômica bastante variada de vinhos, petiscos portugueses, carnes, mariscos, entre outros.

Mercado Campo de Ourique

Ele está localizado no bairro Campo de Ourique, mais precisamente na Rua Coelho da Rocha. O seu horário de funcionamento varia conforme a época do ano e o dia da semana, mas gira em torno das 10h às 00h.

Mercado Biológico do Príncipe Real

Esse mercado em Lisboa tem esse nome por ser realizado nos jardins da Praça do Príncipe Real e é constituído basicamente de produtos naturais e frescos, como verduras, legumes, frutas, ervas, pão e azeite. É formado principalmente pelos pequenos produtores e artesãos da região.

Ele acontece todos os sábados das 07h às 14h.

Mercado da Ribeira ou Time Out Market

Esse é um dos principais mercados em Lisboa, em funcionamento desde 1882 e revitalizado pela Revista Time Out em 2014, por isso leva hoje esse nome. O Mercado da Ribeira é facilmente reconhecido pela sua cúpula e em seu interior são encontrados produtos frescos, como peixes, legumes e frutas, e também uma variedade de bares, lojas e restaurantes, inclusive estabelecimentos assinados por importantes chefs portugueses.

time out market Lisboa

Algumas lojas que valem a pena conferir são a Conservaria Nacional e a Vida Portuguesa, sendo que essa última conta com uma série de souvenires da cidade. Nesse mercado também acontecem eventos culturais e recreativos, como festivais de música e workshops. O Mercado da Ribeira está localizado na Avenida 24 de julho e funciona de domingo a quarta das 10h às 00h e de quinta a sábado das 10h até às 02h.

Feira do Relógio

Uma das maiores e mais famosas feiras da cidade, oferece uma grande variedade de produtos, que vão desde frutas e vegetais frescos a queijos e mercearias. Na Feira, também podem ser encontrados artigos diversos como vestuário, acessórios, brinquedos e decorações.

Acontece aos domingos, das 07h às 14h, na Avenida Santo Condestável.

LX Market

Localizado no espaço LX Factory é atualmente um dos mercados alternativos mais importantes de Lisboa, mesclando peças de artesanato urbano com vestuário, móveis, decoração, vinis, e produtos gourmet e biológicos.

Está localizado na Rua Rodrigues Faria, número 103, e funciona todos os domingos das 10h às 18h.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

Mercado da Praça da Figueira

Esse é um dos mercados em Lisboa que acontece sempre ao último final de semana de cada mês. É composto pelas mais diversas barraquinhas repletas de produtos típicos portugueses. São artesanatos, queijos, vinhos, licores, doces, mel e outras delícias gastronômicas.

Esse mercado acontece sempre na Praça da Figueira, ao redor da estátua de D. Pedro IV.

Feira da Ladra

Uma das mais famosas e antigas feiras da cidade, que vem desde o século XIII e se fixou no Campo de Santa Clara em 1882. O nome se dá pelo fato de era possível encontrar ali muitos objetos roubados. Hoje, a feira consiste basicamente em artigos de segunda mão, artesanatos e antiguidades em geral.

Feira da Ladra

A Feira funciona às terças e sábados, das 9h às 18h.

Documentos necessários para visitar Portugal

Brasileiros não precisam de visto para entrar em Portugal nem para a maioria dos países europeus. Os únicos requisitos são um passaporte com validade superior a 6 meses e o seguro viagem. Também pode ser interessante ter todos os comprovantes de hospedagem, dinheiro e passagem de volta, pois podem ser solicitados na imigração e comprovam que você estará ali para turismo e pretende retornar ao Brasil.

Não esqueça do Seguro Viagem

O seguro viagem é obrigatório para todas as viagens pela Europa e é imprescindível não apenas por ser fundamental para entrar em Portugal ou outros países próximos, mas também por ser um excelente aliado da sua segurança e bem-estar e também da sua tranquilidade enquanto viaja.

Um seguro viagem não trata apenas de despesas médicas em casos de emergências. Também pode te auxiliar em caso de perda ou extravio de bagagem, atraso ou cancelamento de voos, perda de documentos, assistência médica farmacêutica e odontológica, assistência jurídica e uma série de outras possíveis eventualidades.

Imprevistos acontecem e é importante sempre tomar as precauções necessárias. Lembre-se de que para a Europa é necessário ter uma cobertura mínima de 30 mil euros e os preços variam conforme a seguradora em questão, sendo possível garantir alguns preços melhores com a sua operadora de cartão ou com parceiros de sites, ou da empresa em que contratar a sua viagem. Recomendamos que você utilize o nosso comparador de seguro viagem. Ele apresenta planos das principais seguradoras do mercado e ainda garantimos os melhores preços aos leitores do Euro Dicas Turismo.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Evellyn Lima é brasileira e atualmente não tem endereço fixo. Resolveu viver uma vida de nômade digital. É jornalista, redatora, revisora e compartilha detalhes e surpresas das suas viagens no Instagram @ninguemcontadaviagem.