Programando conhecer Portugal e passar uns dias na capital portuguesa? São tantos locais para visitar, que muitas vezes, preparar o roteiro em Lisboa se torna uma tarefa difícil. Por isso, preparamos um guia especial e dividido para dia para ajudar a planejar a sua viagem. Vamos lá?

Roteiro de 1 dia em Lisboa

São tantos os pontos turísticos em Lisboa que fica impossível visitá-los em um único dia. Mas se você tem 1 dia para o roteiro em Lisboa, aconselho você a priorizar dar uma boa volta a pé pela cidade, concentrando-se nas belezas da sua arquitetura, sobretudo nos bairros Alfama, Chiado e Baixa.

E nesse percurso, você pode aproveitar para conhecer alguns pontos para riscar do seu roteiro, são eles:

Miradouro da Graça e Castelo de São Jorge

Subindo as ladeiras da Alfama, um dos mais bonitos e característicos bairros de Lisboa, você pode fazer uma parada no Miradouro de Santa Luzia para apreciar a linda vista da cidade enquanto recupera o fôlego.

Depois, siga até o Castelo de São Jorge, um dos principais monumentos da cidade e de Portugal. O castelo foi construído em meados do século XI e mais tarde, foi transformado em paço real e serviu como proteção militar.

Fazer walking tour pela Alfama para mergulhar na história do bairro, pode ser bem interessante!

Elevador da Santa Justa

Também nesse percurso a pé no roteiro em Lisboa de 1 dia, você pode incluir o Elevador da Santa Justa construído em 1902 e com 45 metros de altura.

Vista do elevador de Santa Justa com o Castelo de São Jorge ao fundo
Subir o Elevador de Santa Justa é obrigatório em uma visita à Lisboa

Localizado pertinho das estações Chiado e Rossio, o Elevador do Carmo, como também é chamado, é outra atração turística bem característica e badalada da cidade.

Praça do Comércio

Vá descendo, passe pela Rua Augusta e aproveite para comer nos deliciosos restaurantes. Depois, siga para a Praça do Comércio, um dos principais cartões postais da cidade. E se for no final de um dia ensolarado, não deixe de sentar na beira do Rio Tejo e apreciar o belo pôr do sol.

Roteiro de 2 dias em Lisboa

Tem dois dias no roteiro em Lisboa? Então, vale a pena continuar por essa região dos bairros Alfama, Chiado e Baixa, pois ainda tem muito o que fazer em Lisboa para explorá-la e você pode incluir também o Bairro Alto. No segundo dia, você pode incluir:

Elevador da Glória

Um dos pontos mais fotografados em Lisboa e que atende quase 3 milhões de passageiros ao longo do ano ligando a Baixa ao Bairro Alto. Esse elevador tem a aparência de um bondinho (elétrico com se diz em Portugal) e, inclusive, foi utilizado em uma cena da série La Casa de Papel.

Miradouros

Caminhando pela Alfama e Bairro Alto, você vai ver que não faltam mirantes na cidade, que em Portugal são chamados de miradouros. Alguns deles para você incluir no roteiro em Lisboa são:

  • Miradouro de Santa Catarina;
  • Miradouro de São Pedro de Alcântara;
  • Miradouro da Graça.

Mercado da Ribeira e Pink Street

O Mercado da Ribeira, também conhecido como Time Out Market, é um dos mercados de Lisboa e uma ótima opção para você desfrutar da melhor coisa que Portugal tem para oferecer: a gastronomia. Já a Pink Street, um ótimo lugar para curtir um bar e tomar umas cervejas ou taças de vinho, principalmente a parte da noite, onde fica bem badalada.

Se preferir mergulhar na cultura portuguesa, vá assistir um show de Fado no Chiado ou um jantar acompanhado de um show de Fado.

Roteiro de 3 dias em Lisboa

Vai completar 3 dias no roteiro em Lisboa? Então, vamos esticar para conhecer o outro lado da cidade, mais especificamente, o bairro de Belém. Por lá, você vai visitar:

Torre de Belém

A Torre de Belém é outro cartão postal de Lisboa e que merece entrar no roteiro. Localizada na margem do Rio Tejo, ela começou a ser construída em 1514 e foi utilizada para diversos fins como, base militar, cadeia, alfândega e até farol para navegantes.

Torre de Belém é parada que deve entrar no roteiro em Lisboa.
A região de Belém merece um dia no seu roteiro em Lisboa, não deixe comer os pastéis de Belém

Hoje, além de ser um dos monumentos mais visitados em Lisboa, também faz parte da lista de Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Padrão dos Descobrimentos

Bem pertinho da Torre de Belém, está o Padrão dos Descobrimentos, um monumento em formato de caravela com o rosto dos principais navegadores portugueses e que nos mostra muito do nosso passado e da história colonizadora de Portugal.

Mosteiro dos Jerónimos

O Mosteiro dos Jerónimos é uma atração imperdível em Lisboa, principalmente para os amantes de arquitetura, pois são tantos detalhes para serem visualizados e admirados que fica difícil explicar. A sua estrutura “megalomaníaca”, representa os tempos de ouro da monarquia portuguesa no século XVI e demorou quase 100 anos para obra ser finalizada.

Ao lado do Mosteiro, também está a Igreja Santa Maria de Belém, onde você vai encontrar as sepulturas de Vasco da Gama e Camões. Compre os ingressos para o Mosteiro com antecedência e evite as longas filas.

Pastéis de Belém

Termine o dia comendo o único Patel de Belém! Sabia que apesar de ser conhecido assim, apenas um local pode comercializar a marca? Pois bem, não deixe de passar na Pastéis de Belém e provar a receita original.

Roteiro de 4 dias em Lisboa

Três dias já dá para conhecer bastante a cidade, mas se o roteiro em Lisboa esticar para 4 dias, recomendo mais alguns locais, são eles:

MAAT

O MAAT — Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia de Lisboa fica localizado no caminho para a Torre de Belém e é uma estrutura super moderna localizada na beira do Rio Tejo.

Letreiro do MAAT em Libsoa
O MAAT pode ser incluído no quarto ou no terceiro dia quando for explorar Belém

Ele foi inaugurado em 2016 e sempre há exposições temporárias, assim como um acervo que reúne 250 artistas portugueses do século XX e XXI.

Oceanário de Lisboa

O Oceanário de Lisboa é uma ótima pedida para quem vai passar 4 dias na capital portuguesa. Para quem ama o universo marítimo. Inclusive, ele já foi eleito em 2015 e 2017 como sendo o melhor oceanário do mundo pelo TripAdvisor. Legal, né? Recomendo comprar os ingressos com antecedência para evitar as longas filas.

Inclusive, quem vai visitar Lisboa com crianças, essa é uma parada obrigatória no roteiro.

Casa Fernando Pessoa e Museu Nacional do dos Azulejos

Sendo você um amante ou não da poesia, conhecer a Casa Fernando Pessoa é mergulhar na cultura e na literatura portuguesa. A casa onde o poeta viveu foi transformada em um museu aberto para o público com uma exposição sobre a vida do poeta e uma biblioteca dedicada a poesia mundial.

E para finalizar o quarto dia do roteiro em Lisboa, vá ao Museu Nacional do Azulejo. Afinal, nada mais característico da arquitetura portuguesa do que a utilização deles, seja na parte interior ou exterior das construções, eles estão sempre presentes.

Ficar conectado na Europa nunca foi tão fácil

Com a America Chip você tem internet 4G ilimitada durante toda a viagem. Escolha entre o chip e o eSIM e aproveite a Europa com a melhor conexão a partir de USD 40.

Ver Planos →

Roteiro de 5 dias em Lisboa

Se o roteiro em Lisboa esticar para 5 dias ou mais, recomendo conhecer cidades próximas, seja de trem ou de carro (onde vai gastar no máximo 2 horas). São tantas as possibilidades de bate e volta de Lisboa que fica difícil escolher. Inclusive, é um ótimo momento para alugar um carro.

Sintra e Cascais

Essas duas cidades fazem parte da região metropolitana de Lisboa e você consegue visitá-las de trem.

Em Sintra, inclua no roteiro a Quinta da Regaleira e o Palácio da Pena. Já em Cascais, aproveite as praias e vá até a falésia Boca do Inferno e o Cabo da Roca.

Você pode optar por fazer uma excursão de 1 dia para Sintra, Cascais e Cabo da Roca.

Évora e Mansaraz

Outra opção é conhecer Évora, a cidade é Patrimônio da UNESCO e ainda com forte influência de arquitetura da Era Romana. Já Monsaraz é uma vila medieval.

Ambas são localizadas no Alentejo, uma região de onde saem os melhores (na minha opinião) vinhos portugueses.

Você pode fazer uma excursão de 1 dia de Lisboa para Évora e Monsaraz com degustação de vinhos.

Praias de Setúbal e Golfinhos

A terceira opção para e especialmente se você vai viajar no verão, não deixe de ir para Setúbal para desfrutar das lindas praias da cidade e que estão localizadas dentro do Parque Natural da Arrábida.

E por lá, que tal fazer um passeio de barco para ver golfinhos? Sim, isso é possível!

Planejando seu roteiro em Lisboa

Além do custo de viajar para Lisboa, tem pontos que devem ser considerados na hora de planejar o seu roteiro. Independente de quantos dicas vai ficar na cidade, separei diversas dicas para te ajudar com esse planejamento. Confira!

Escolha a hospedagem com base no tempo que vai ficar na cidade

Saber onde ficar em Lisboa faz toda a diferença para curtir a cidade do jeito que você gosta. Digo isso, pois existem os locais que são muito badalados por jovens e com uma vida noturna bem agitada, outros que são mais tranquilos e próximos de algumas atrações turísticas e outros localizados bem no coração da cidade.

Ficar no coração da cidade pode ser a melhor opção, pois vai permitir uma locomoção mais rápida entre as atrações turísticas. No entanto, lembre-se que você estará em uma capital e esse deslocamento pode levar um tempo maior, como sair do Castelo de São Jorge para a Torre de Belém, que estão em lados opostos.

Praça do Comércio em Lisboa, Portugal
Faz parte do roteiro em Lisboa, visitar a Praça do Comércio no final da tarde para curtir o pôr do sol na beira do Rio Tejo.

Se tem apenas um dia e fazem parte do seu roteiro em Lisboa (sem abrir mão), a Torre de Belém, Mosteiro dos Jerónimos e experimentar o famoso Pastel de Belém, vale a pena reservar um hotel nessa região, pois ela é mais afastada do centro e das demais atrações turísticas.

A melhor maneira de encontrar hospedagem em Lisboa é através do Booking ou do Airbnb.

Escolha o melhor transporte para o período

O transporte público de Lisboa conta com ônibus, metrô e bondinhos que atendem toda a cidade e existem passes 24 horas para turistas.

Outra boa opção é o ônibus Hop-On Hop-Off, que faz todo o circuito turístico da cidade. Os bilhetes estão disponíveis para 24, 48 ou 72 horas e inclui um guia de áudio. Você pode subir e descer nas paradas de ônibus quantas vezes quiser até esgotar o tempo do bilhete. Para quem vai ficar 1 ou 2 dias na cidade, esse ônibus vale muito a pena para otimizar o seu tempo.

Agora se pretende ficar mais de 3 dias na capital portuguesa, vale a pena pensar no aluguel de carro em Lisboa para conhecer outras cidades e fugir do óbvio. Aqui vão algumas dicas:

  • As lindas praias de Setúbal no Parque Natural da Arrábida (cerca de 50 minutos de carro);
  • Óbidos (cerca de 1 hora e 10 minutos);
  • Santuário de Fátima (cerca de 1 hora 30 minutos);
  • Évora (cerca de 1 hora e 40 minutos).

Você pode realizar uma cotação e reserva do seu carro através do comparador DiscoverCars. Ele reúne diversas locadoras em um só lugar e oferece ótimas opções de veículos e condições de reserva.

Além disso a DiscoverCars é altamente confiável.

Programe os passeios com antecedência

Lisboa é a principal porta de entrada de turistas em Portugal e o fluxo de pessoas nos pontos turísticos é enorme. Para evitar perder tempo com filas, vale a pena adquirir os seus ingressos com antecedência, ao menos os das principais atrações que deseja colocar no seu roteiro em Lisboa.

O Get Your Guide é a maior empresa de vendas de ingressos ao redor do mundo e, muitas vezes, permite o cancelamento da compra em caso de algum imprevisto. Além disso, ela também oferece muitos ingressos para as atrações de Lisboa com indicações “sem fila”, que nada mais é do que uma “porta de entrada especial” que de dará acesso à atração. Ou seja, você evita fila de bilheteria e fila para entrar.

Outra boa opção é adquirir o Lisboa Card, que oferece entrada gratuita ou descontos especiais em várias atrações da cidade, assim como descontos em lojas e restaurantes. Com ele, você também pode utilizar o transporte público da cidade para se locomover. Ele está disponível para 24, 48 ou 72 horas, sendo uma ótima opção de custo-benefício para cumprir com o seu roteiro em Lisboa.

Compre um chip internacional

Existe alguém nesse mundo que não gosta de estar conectado? Para ter acesso à internet e utilizar aplicativos úteis durante toda a viagem, como mapas para seguir o roteiro em Lisboa, WhatsApp, redes sociais, reservas de hotéis, cartão de embarque, entre tantos outros, nada melhor que comprar um chip internacional.

Além de oferecer uma boa conexão sem te deixar dependente de Wi-fi, também permite fazer ligações, caso o plano contratado ofereça o benefício.

Na América Chip, por exemplo, você consegue adquirir planos para 10 dias de viagem a partir de USD 56,00 e o chip é enviado para a sua casa no Brasil em até 10 dias. Ou seja, se planejar certinho, você já viaja com o chip instalado no celular e ao desembarcar em Lisboa, já terá conexão 4G.

Seguro viagem

O seguro viagem Lisboa é obrigatório, pois Portugal faz parte do Espaço Schengen. Isso significa que além das fronteiras livres, os países também compartilham de regras específicas para elas, sendo uma delas, a obrigatoriedade do seguro viagem que tenha cobertura médica e hospitalar de no mínimo 30 mil euros (ou o equivalente em outra moeda).

Você pode fazer uma cotação no comparador Seguros Promo. Ele reúne em um só lugar diversas seguradoras e apresenta diferentes planos entre básicos e completos para escolher a melhor proteção para o seu perfil e estilo de viagem. Você ainda pode utilizar o nosso cupom EUDTURISMO5 para garantir 5% de desconto no seu seguro viagem. E pode ainda dobrar o desconto se optar pelo pagamento por Pix, boleto ou transferência bancária.

Agora que seu roteiro em Lisboa já está pronto, é hora de fazer as malas. Boa viagem!