O que fazer em Lisboa: confira o que não pode perder na cidade

Visitar Lisboa  / 

Atualmente, Portugal é um dos principais destinos europeus de férias. Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), o número de turistas estrangeiros no país cresceu 12%. E, de acordo com o Instituto do Planejamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT), Lisboa é a cidade portuguesa que atrai mais turistas, 9 a cada residente, que se encantam pela sua história, cultura e infraestrutura. Por isso, hoje vamos contar para você o que fazer em Lisboa.

Vai viajar para a Europa? Saiba todos documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.


Aproveite o melhor da Europa sem qualquer preocupação.

RECEBER GRÁTIS »

Não faltam atrações e coisas para fazer na capital portuguesa. Você pode ir para a parte histórica, ou então fazer atividades e roteiros mais modernos. Tudo vai depender do seu estilo.

O que fazer em Lisboa: pontos turísticos imperdíveis

Se é a primeira vez que visita Lisboa, você precisa conhecer os pontos tradicionais e mais importantes da cidade, que são atrações imperdíveis. Confira-as a seguir.

1. Avenida da Liberdade, Praça do Rossio e Praça do Comércio

A região da Praça do Rossio, Praça do Comércio e Avenida da Liberdade são centrais e possuem diversas atrações nos seus arredores, além de muito comércio e bons restaurantes e cafés.

lisboa praca comercio

O local é ideal para tirar lindas fotos dos bondes e do Arco Triunfal da Rua Augusta, e fica ainda mais bonito ao pôr-do-sol no Rio Tejo. No Get Your Guide você pode comprar seu ingresso para um lindo cruzeiro pelo Rio Tejo ao pôr-do-sol.

Logo ao lado, também estão o Elevador Santa Justa e o tradicional Café A Brasileira, de 1905, que era frequentado pelo poeta Fernando Pessoa, e onde hoje existe uma estátua em sua homenagem.

2. Torre de Belém

A Torre de Belém é outra atração que você não pode deixar de conhecer, quando o assunto é o que fazer em Lisboa. Essa imponente construção do ano de 1515, que fica às margens do Rio Tejo, é Patrimônio Mundial da UNESCO e uma das 7 Maravilhas de Portugal.

3. Pastéis de Belém

Bem próximo da Torre de Belém está o monumento do Padrão dos Descobrimentos e, bem pertinho (ao lado do Mosteiro dos Jerónimos) estão os famosos e tradicionais Pastéis de Belém, que você não pode deixar de experimentar.

Os primeiros pastéis de nata têm uma receita secreta, foram criados em 1837, e até os dias de hoje são os únicos considerados os verdadeiros pastéis de Belém.

Conhece o Lisboa Card? Confira informações sobre essa opção para visitar museus e monumentos históricos. O passe da capital portuguesa é comercializado pelo site Get Your Guide.

4. Alfama e Castelo de São Jorge

O bairro de Alfama oferece uma das vistas mais incríveis da capital portuguesa. Considerado o bairro do fado, Alfama possui diversos mirantes (miradouros em Portugal), restaurantes, casas de fado e a colina do Castelo de São Jorge, visitas obrigatórias em Lisboa.

onde ficar em lisboa alfama

Localizado no topo de uma das colinas da cidade, o Castelo de São Jorge é um dos monumentos mais emblemáticos de Lisboa. O monumento foi construído pelos muçulmanos no século XI e no século seguinte passou por reformulação. Ele possui pátios, guaritas, fosso e torres. É possível admirar a linda Lisboa, do local onde se encontram os famosos canhões de ferro.

Compre aqui sua entrada sem fila para o Castelo de São Jorge. E, se você gosta de visitar belos monumentos, não deixe de conhecer os castelos em Portugal.

5. Miradouros

Lisboa é a cidade das colinas e possui mais de 18 miradouros. Os miradouros são mirantes e muitos deles possuem vista do alto para o Rio Tejo e para a Ponte 25 de Abril, uma das pontes mais bonitas da Europa.

Alguns dos miradouros mais bonitos são: o Miradouro de Santa Luzia, o Miradouro da Graça e o Miradouro do Recolhimento.

Viaje sempre com internet no celular

Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia.

O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

VER PLANOS »

Prepare suas pernas, coloque na sua mala tênis ou sapatos confortáveis, ou então opte por subir de carro ou com os tradicionais bondes.

6. Oceanário de Lisboa

Oceanário de Lisboa é mais uma atração imperdível quando falamos sobre o que fazer em Lisboa. É um passeio incrível, tanto para crianças, quanto para adultos.

oceanario vale a pena visitar em lisboa

Trata-se de uma exposição de animais, algas e plantas aquáticas, que estão dentro de cerca de 5 milhões de litros de água salgada. Eles ficam divididos em 4 habitats que, em conjunto, nos fazem sentir que estamos no fundo do mar.

Você pode comprar seu ingresso para esta atração de forma online, pelo Get Your Guide.

7. Padrão dos Descobrimentos

Criado pelo arquiteto Cottinelli Telmo (1897 – 1948) e pelo escultor Leopoldo de Almeida (1898 – 1975), o Padrão dos Descobrimentos foi erguido pela primeira vez em 1940.

O monumento foi criado em homenagem às pessoas que tiveram ligação com as descobertas feitas por Portugal em diversas partes do mundo.

Se você aprecia visitas históricas, talvez seja útil ver uma lista com os melhores museus de Lisboa.

8. Mosteiro dos Jerónimos

Considerado um Patrimônio Mundial pela UNESCO e uma das Sete Maravilhas de Portugal, o Mosteiro dos Jerónimos deve entrar no seu roteiro quando você pesquisar o que fazer em Lisboa. O monumento representa a grandeza e riqueza da monarquia de Portugal no século XVI.

igreja mosteiro dos jeronimos em lisboa

Como o movimento de turistas é bastante intenso nesse ponto turístico, o ideal é você adquirir seu ingresso pela internet, para evitar filas.

9. Sé de Lisboa

Construída no século XXI, a Sé de Lisboa, conhecida também como Igreja de Santa Maria Maior, é a igreja mais antiga de Lisboa. Ela é um símbolo da reconquista cristã portuguesa depois do domínio muçulmano.

10. Lx Factory

O Lx Factory é um complexo de lazer com mais de 50 lojas, restaurantes, cafés, lojas, espaço cultural e diversas atrações na cidade de Lisboa. Além da vista incrível para o Rio Tejo, é possível fazer degustações de vinho em Wine Bars, aproveitar a deliciosa gastronomia lisboeta e comprar obras de arte, decoração, moda e objetos de recordação de Lisboa.

lx factory

O que fazer em Lisboa: sugestão de roteiro

Agora que você já conhece um pouco das programações que você não pode perder e já sabe o que fazer em Lisboa, confira uma sugestão de roteiro com turismo intenso na cidade durante quatro dias.

Nosso objetivo aqui foi dividir as atrações mais próximas para o mesmo dia, para você aproveitar ao máximo a sua viagem! Você pode selecionar as que tiver interesse e inserir no seu roteiro.

O que fazer em Lisboa no primeiro dia

  • Torre de Belém;
  • Padrão dos Descobrimentos;
  • Museu da Marinha;
  • Mosteiro dos Jerónimos;
  • Palácio de Belém;
  • Museu Nacional dos Coches;
  • Central do Tejo;
  • Museu da Eletricidade;
  • Lx Factory.

O que fazer em Lisboa no segundo dia

  • Praça Marquês de Pombal;
  • Avenida da Liberdade;
  • Elevador da Glória;
  • Palácio Foz;
  • Miradouro de São Pedro de Alcântara;
  • Igreja de São Domingos;
  • Igreja de São Roque;
  • Miradouro de Santa Catarina;
  • Praça Luís de Camões;
  • Museu do Carmo;
  • Arco Triunfal da Rua Augusta;
  • Praça do Comércio.

O que fazer em Lisboa no terceiro dia

  • Teleférico de Lisboa;
  • Parque das Nações;
  • Centro Vasco da Gama;
  • Pavilhão do Conhecimento;
  • Oceanário de Lisboa.

O que fazer em Lisboa no quarto dia

  • Alfama;
  • Miradouro das Portas do Sol;
  • Arco do Castelo;
  • Castelo de São Jorge;
  • Miradouro da Graça;
  • Sé de Lisboa;
  • Igreja de Santo António.

Como é o clima em Lisboa

Lisboa é uma das capitais mais ensolaradas da Europa e possui um clima bem ameno. No inverno, dificilmente as temperaturas caem abaixo de zero grau.

No verão, as temperaturas são altas e podem chegar a casa dos 40ºC. Nas tardes, pode ventar bastante.

Quando visitar Lisboa

Lisboa é maravilhosa em qualquer época do ano. Mas é importante saber que durante o verão a cidade fica lotada de turistas da Europa e de todos os lugares do mundo, as atrações turísticas ficam com mais filas e as passagens e hospedagens ficam mais caras.

No inverno, você pode aproveitar algumas atrações turísticas, mas nem todas porque as programações ao ar livre ficam prejudicadas com o clima mais frio e as chuvas.

onde se hospedar em lisboa

Então, se você puder organizar sua viagem para o outono ou a primavera europeia, conseguirá aproveitar melhor os preços, o clima e otimizar melhor seu tempo, pois a cidade não fica tão lotada.

Nunca é demais lembrar: é obrigatório ter seguro de viagem para visitar Portugal. Sugerimos que faça uma simulação no comparador de seguro viagem do Euro Dicas Turismo para conferir as várias opções de seguro para a sua viagem a Lisboa.

O que fazer em Lisboa: onde se hospedar na cidade

A melhor opção é ficar acomodado em regiões onde você consiga fazer muitas programações a pé. Alfama, Avenida da Liberdade, Bairro Alto, Baixa e Chiado são as melhores alternativas.

Lisboa é um destino muito popular, e nem sempre é fácil arrumar alojamento barato. Por isso, recomendamos que você se programe com antecedência. Para te ajudar, te daremos algumas dicas de hospedagens, de acordo com a pontuação dos usuários do Booking.com.

Observação: as acomodações foram pesquisadas em junho de 2019 para um casal ficar hospedado uma diária de um sábado para um domingo de outubro de 2019.

Veja também que há cada vez mais alojamentos em conta, listados no Airbnb. Confira como funciona a plataforma.

Descubra mais sobre onde ficar em Lisboa.

Onde comer em Lisboa

Lisboa conta com excelentes opções de restaurantes, que vão desde a gastronomia tradicional portuguesa, e passa por diversas opções de cozinhas internacionais. Estão entre os melhores restaurantes de cozinha tradicional portuguesa:

O que fazer em Lisboa à noite: vida noturna na cidade

Se você quer saber o que fazer em Lisboa à noite, deve saber que a vida noturna da cidade normalmente é mais agitada no Bairro Alto, um dos mais animados da capital. Existem diversos bares, restaurantes, baladas e casas de fado, onde os turistas e moradores ficam noite a dentro nas estreitas ruas lisboetas.

Além do Bairro Alto, há opções de baladas para todos os estilos em diversos bairros da cidade, assim como casas com shows de fado em Alfama, o Hard Rock Café, na Avenida da Liberdade, e pubs, como o Delirium Café Lisboa (tradicional bar belga com espaço no bairro Chiado – Endereço: Calçada Nova de São Francisco, 2A).

Você também pode conferir o que fazer em Lisboa de graça e dicas para visitar Sintra em Portugal, um dos destinos mais amados por brasileiros.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
COMPARTILHE
Autores

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.