Mochila de viagem: quais as melhores, onde comprar e como escolher

Dicas e Planejamento  / 

Seja para fazer um mochilão, conhecer diferentes cidades da Europa ou fazer uma trilha, a mochila de viagem será sua companheira fiel por vários dias e deve ser escolhida a dedo para que essa parceria seja confortável e sem estresse.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Veja quais são os tipos de mochila, preços, marcas e dicas de como escolher a melhor opção para carregar com você.

Vai viajar sozinho? Confira nossas dicas para curtir com segurança.

Quais os tipos de mochila de viagem?

Quem está acostumado a arrumar malas de rodinhas ou de mão para viajar pode sofrer um pouquinho na hora de escolher uma mochila. Afinal, na maioria das vezes ela carregará boa parte da sua casa nas costas; desde roupas até itens de higiene, barraca e equipamentos.

Fica claro, portanto, que você não vai levar aquela mochilinha básica dos tempos da escola ou que usava para carregar alguns itens para o trabalho e sim uma boa mochila de viagem. Hoje existem no mercado mochilas de todos os tipos e para os mais variados fins, sendo as mais comuns as mochilas de ataque, de trekking/cargueira e de viagem.

Confira aplicativos de viagem gratuitos.

Mochila de ataque

São mochilas para trilhas e passeios mais curtos, com capacidade de até 40 litros, que podem ser usadas tanto como mochila principal quanto como apoio para levar itens básicos e adicionais – como câmera, lanches, água e mapas.

São leves e versáteis, mas não se engane: elas possuem diversas regulagens, divisões e suportes, e são bastante seguras. Podem ser compradas separadas ou junto de um mochilão.

Muito prática, é usada também por quem passa um longo tempo caminhando pela cidade e desbravando os pontos turísticos. É ideal para viagens de bicicleta, a pé ou de transporte público.

Não deixe de ler nossas dicas de como organizar mala para Europa.

Mochila de trekking

Também chamada de mochila cargueira, esse mochilão serve para viagens longas, camping, travessias, escaladas e caminhos exigentes em geral, no qual você precisa carregar muita carga de forma confortável.

Esse tipo de mochila distribui o peso de maneira uniforme graças a uma série de detalhes para melhorar o desempenho e a experiência do viajante.

Cargueiras de 35 a 50 litros são recomendadas para longas caminhadas, enquanto as de 40 litros são perfeitas para trilhas, passeios ou até viagens de avião para não despachar bagagem.

As mochilas de viagem com mais de 60 litros são recomendadas para quem pratica esportes de aventura, escaladas e viagens nas mais variadas condições.

Querendo viajar com economia? Veja dicas para viajar pela Europa gastando pouco.

Mochila de viagem

As mochilas de viagem atendem a demanda de quem não quer levar uma mala, pois prefere a praticidade de colocar a bagagem nas costas.

São mais simples, não possuem tantos detalhes e compartimentos, muito menos o compromisso de serem confortáveis e de alta performance, servindo para passeios e viagens em locais com infraestrutura, onde você não precisará levar barracas, saco de dormir, equipamentos e outros itens.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

Como escolher a melhor, mochila de viagem impermeável

Descubra dicas para viajar de mochilão pela Europa.

Como escolher a melhor?

Não compre pensando na melhor marca ou no modelo com mais itens. Você deve avaliar quais são suas necessidades de acordo com o tipo de viagem ou passeio que fará, e assim poderá escolher um modelo que atenda sua demanda.

Por exemplo, se for passar alguns dias viajando pela Europa de carro e se hospedando em hostels, uma mochila de viagem é mais do que suficiente; por outro lado, se essa viagem for um mochilão feito com caronas, transporte público, passeios a pé e hospedagem indefinida, a cargueira é a melhor opção.

Antes de fazer a compra avalie se a mochila possui os seguintes itens:

  • Barrigueira: reparte o peso da carga pelo corpo;
  • Regulagem de altura: adapta a mochila ao corpo;
  • Fita peitoral: ajusta a mochila no peito e a deixa mais próxima;
  • Armação: deixa a postura ereta;
  • Bolsos: para guardar itens de fácil acesso;
  • Compartimento para bolsa de hidratação: facilita a ingestão de água durante passeios cansativos.
  • Capa de chuva e material impermeável: imagine molhar tudo que você carrega dentro da mochila?
  • Alças, presilhas e zíperes: para ajustar a mochila e manter seus itens seguros;
  • Compartimentos e divisões: separa itens, como roupas sujas, material de higiene e toalhas molhadas;
  • Segurança: se a mochila puder ser fechada com cadeado ganha pontos extras.

Algumas mochilas de trekking têm, entre seus itens adicionais, a mochila de ataque. Dependendo do tipo de viagem que for fazer ou dos seus planos futuros vale a pena investir nas duas pelo preço de uma.

Alguns modelos de trekking também possuem expansão, como 50 litros + 10 litros extras para usar apenas se for necessário. Essas são úteis para viagens de 15 a 25 dias, principalmente se passar por lugares frios e com neve.

Para material de acampamento, escalada e outros, o ideal são os modelos maiores, com pelo menos 70 litros. Se o material for a prova d’água melhor ainda, pois você não sabe o que vai enfrentar pelo caminho.

Mochila feminina

Existem no mercado opções voltadas para o público feminino, e o motivo não é puramente estético, mas sim as diferenças anatômicas entre homens e mulheres – como a dificuldade para carregar muito peso e a região dos seios, que pode tornar o uso de algumas mochilas mais desconfortável.

mochila de viagem feminina

Vale a pena experimentar e ver se você se adapta a essa mochila de viagem. Afinal, deve-se priorizar o conforto e a praticidade, e se for para sentir dor e exaustão o passeio não será aproveitado.

Em dúvida se pode levar remédio ou não? Confira nosso artigo que explica como levar remédios em viagens internacionais.

Litragem e regra do peso

Um ponto essencial na escolha é o tamanho e o quanto ela carrega, que deve ser proporcional ao seu corpo.
Não adianta comprar uma mochila de 70 litros se você não aguenta carregar, muito menos levar uma mochila de ataque de 40 litros se for escalar uma montanha – vai passar necessidade!

O ideal é que a carga carregada não ultrapasse 1/3 do seu peso e sempre sobre um pouquinho de espaço na bagagem; afinal, você pode comprar alguma coisa ou levar um lanchinho.

É difícil precisar o quanto cada litro representa em quilos, mas algumas fabricantes se baseiam em a cada cinco litros = um quilo. Uma mochila de 35 litros, portanto, suportaria sete quilos.

Quanto dinheiro devo levar para a Europa? Saiba tudo.

Quanto custa uma mochila de viagem?

Os valores variam de acordo com o tipo de mochila, litragem, itens adicionais, marca e outros pontos, mas não espere encontrar um modelo por menos de R$ 300.

Investir em uma mochila de viagem é algo de longo prazo, pois elas duram muito e o material deve ser seguro e de qualidade para aguentar o tranco dos passeios. Por isso, o custo médio fica entre R$ 300 e mil reais, dependendo do que você busca.

Melhores marcas no Brasil

Entre as marcas mais acessíveis e encontradas no Brasil estão a Quechua, Trilhas e Rumos, Nautika, Conquista, Guepardo e Kailash. Já as mais caras e de alta qualidade são Deuter, Thule, The North Face, Osprey e Curtlo.

Uma boa opção é comprar sua mala de viagem online. No Portal das Malas, você encontra conjuntos de malas, mochilas, pastas, sacolas e acessórios de viagem de marcas renomadas, com bom preço. A compra online é segura, a entrega rápida e conta com condições especiais de pagamento.

Vale a pena investir em uma mochila cara?

Com certeza, afinal, os modelos mais caros são, em princípio, os melhores, que oferecem mais conforto, mais segurança e duram mais tempo.

Porém, quem está dando os primeiros passos no mochilão pode ficar despreocupado e investir em um modelo mais acessível. As marcas citadas entre as melhores são excelentes e renomadas, e também não adianta investir em uma mochila de viagem cara se você ainda não sabe como vai se adaptar a ela.

Antes de comprar, seja na internet ou pessoalmente, peça opiniões para quem já fez esse tipo de viagem, converse com vendedores especializados, veja reviews dos produtos e pesquise muito. Nada de comprar por impulso!

Checklist de viagem: veja o que não pode faltar na sua mala ou mochila de viagem.

E comprar fora?

Boas marcas, como Lowe Alpine, Gregory, Arc’teryx, Kelty, Millet e High Sierra, só são vendidas nos EUA e Europa. Se estiver de passagem por esses lugares vale a pena avaliar os modelos pessoalmente e até levar um pra casa, mas caso contrário as marcas vendidas no Brasil quebram bem o galho.

Antes de viajar, confira nosso guia completo do que comprar na Europa.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Clara é natural do interior de São Paulo e tem muito orgulho do sotaque caipira. Jornalista que adora gatos, tatuagens e livros, vê o mundo de cabeça para baixo e tem como vícios memes da internet e soltar piadas inesperadas no meio de uma conversa.