Em busca da parceira inseparável para suas aventuras? Saiba que a mochila de viagem pode ser a companhia perfeita. Essa heroína dos tempos modernos é prática, versátil e indispensável na hora de guardar seus pertences mais preciosos, enquanto você desbrava novos horizontes. Mas, ela precisa estar de acordo com o seu perfil de viajante.

Descubra neste artigo como escolher a mochila ideal para atender suas necessidades, de acordo com seu estilo de viagem.

Como escolher a mochila de viagem?

Na hora de escolher a mochila de viagem certa é fundamental garantir conforto e praticidade tanto para uma viagem longa quanto para um bate e volta.

Além de uma mochila bem selecionada, pense também na praticidade e leveza dos itens que pretende carregar! Por isso, saber como organizar sua bagagem de mão vai facilitar muito na hora de escolher o que levar.

E para te ajudar, separamos algumas dicas para considerar antes de comprar a sua:

  • Os modelos possuem variação em litros, que é a forma de medir o tamanho da mochila. É comum encontrar formatos que vão de 35 a 80 litros. No entanto, não siga a regra de “quanto maior, melhor”. Escolha um tamanho que atenda às suas necessidades sem ser excessivamente grande;
  • Opte por uma mochila impermeável ou semi-impermeável para proteger seus pertences. Verifique se ela possui fechos bloqueáveis e alças acolchoadas para maior conforto. E tenha atenção às costuras e acabamento, isso pode fazer diferença tanto para mais segurança como para impedir a entrada de água;
  • Considere características como peso da mochila, barrigueira, regulagem de altura, fita peitoral e contorno lombar acolchoado. Esses detalhes são bem importantes para a distribuição do peso da sua bagagem e conforto durante o uso;
  • Um bônus importante na hora da compra, verifique se há ganchos, cordas e capa de chuva, por exemplo, diferenciais que ajudam a organizar a bagagem e deixá-la mais segura.

Outra excelente dica é a boa e velha pesquisa na internet. Desde marcas, avaliações de usuários, vídeos e fóruns de viajantes experientes e sites especializados. Mas cuidado para não cair em armadilhas!

Um site confiável que é a nossa sugestão é a Allbags, onde você encontra todo tipo de mochilas tanto para viagens quanto para o dia a dia. A Allbags tem opções que incluem a marca própria e também marcas renomadas e populares como a JanSport, Kipling, The North Face, Herschel e Fjallraven.

Mochilão nem sempre é uma boa opção

Quando imaginamos cruzar o continente com apenas uma mochila é comum idealizar um mochilão pela Europa. Logo pensamos em todos os lugares que vamos descobrir e também na praticidade de transportar nossos itens bem pertinho da gente.

Porém, nem sempre uma mochila imensa é a melhor opção. Em primeiro lugar, o conforto deve ser crucial. Por essa razão, mochilas muito grandes podem causar incômodo nos ombros e costas durante longas caminhadas.

De certa forma, é preciso um preparo físico para esse tipo de escolha, além de que mochilas com litragens maiores são mais indicadas para uma grande viagem de volta ao mundo. Do contrário, o que era para ser uma boa experiência, pode ser se tornar um pesadelo na hora de carregar tudo nos ombros. Por isso, a recomendação é que a mochila seja escolhida conforme seu estilo de viagem, considerando também seu peso e sua altura.

Mochilas em expositor de loja
Uma mochila leve ajuda a reduzir o peso total da carga, mas não negligencie a resistência, qualidade e durabilidade do produto. Foto: Ane Pacola

É importante observar ainda que as políticas sobre bagagem de mão e despachada variam conforme a companhia aérea que realiza o voo. No geral, as empresas tradicionais permitem bagagens na cabine entre 8kg a 10kg, desde que as dimensões não ultrapassem 115 cm no total. Já as empresas low cost têm políticas bem mais rígidas sobre bagagens de mão.

A Ryanair, por exemplo, conhecida pelos preços baixos em voos domésticos na Europa, estipula que cada passageiro tem direito a levar gratuitamente uma pequena mala de até 85 cm de dimensão a bordo da cabine. E ela precisa caber na parte debaixo do assento à sua frente. Caso ultrapasse o limite permitido, a bagagem corre o risco de ser despachada após o pagamento de uma taxa que pode chegar a 70€.

Ou seja, é preciso ficar atento sobre o peso e a dimensão da sua mochila para evitar inconvenientes. Além de despachar, o valor das taxas de bagagens podem ficar mais altos do que o próprio valor da passagem.

Mala ou mochila de viagem, qual o melhor?

Depende do seu estilo de viagem. Isso porque mochilas e malas têm suas vantagens e desvantagens, e a escolha varia conforme suas necessidades específicas, como duração da viagem, destino ou se será uma viagem de negócios, compras, lazer, por exemplo.

Para visualizar melhor, colocamos na tabela algumas considerações que podem ajudar na escolha da bagagem:

Fatores a considerar Mochila Mala
Mobilidade Oferecem maior mobilidade, liberdade e versatilidade. Ideais para viagens com vários deslocamentos, uso de transporte público e caminhadas. A mala pode ser mais pesada e menos prática para locomoção em terrenos irregulares e escadas.
Organização Por serem mais maleáveis, podem ser mais difíceis de organizar. Facilitam na organização, pois têm compartimentos específicos para roupas, incluindo um guarda-roupa mais formal.
Proteção de itens frágeis Mochilas não oferecem a mesma proteção para itens frágeis. Malas rígidas protegem melhor objetos delicados e frágeis, como eletrônicos e vidros.
Espaço Têm espaço limitado e podem não ser suficientes para viagens mais longas ou para viagens de compras. Malas expansíveis são ideais para compras, principalmente se você pretende despachá-las. Dessa forma, há mais espaço disponível para produtos que ultrapassam o limite de 100ml das companhias aéreas para bagagem de mão.
Segurança contra furtos Mochilas, por ficarem junto ao corpo, são menos suscetíveis a furtos, portanto, mais seguras. Malas são mais visadas para furtos, especialmente em aeroportos e estações de trem.

Ressaltamos que o tipo de bagagem deve se alinhar ao seu estilo de viagem e preferências pessoais. No entanto, conhecer algumas das melhores marcas de malas e mochilas pode facilitar na hora da compra.

Seja qual for sua opção, planeje com cuidado e aproveite suas aventuras!

Tipos de mochila de viagem

Cada tipo de mochila de viagem tem suas particularidades como tamanho, material e capacidade de organização. Tudo isso deve ser levado em consideração dentre as opções que o mercado oferece. E são muitas!

Você sabia que existem mochilas específicas para o público feminino, por exemplo? E não, não pense que é pela estética, mas sim pela ergonomia e conforto. Essas mochilas são projetadas considerando a anatomia da mulher, incluindo a região dos seios. Alças inadequadas, por exemplo, podem causar desconforto nessa área. Além disso, as mochilas femininas geralmente têm tamanhos específicos e regulagens levando em consideração seu peso e tamanho.

Seja qual for a sua necessidade, para uma boa experiência, pense de forma prática e na facilidade de transporte desejada durante seus trajetos.

Conheça, a seguir, os modelos mais procurados e escolha a que mais te atende.

Bolsas de mão

As bolsas de mão são menores e práticas. Ideais para viagens curtas ou para carregar itens essenciais durante o voo. Elas geralmente têm alças curtas e também podem ser usadas como bagagem de item pessoal em aviões. Mas lembre-se de conferir as medidas permitidas que variam de acordo com a companhia aérea.

Além disso, muitas marcas oferecem modelos elegantes e funcionais, com compartimentos para documentos, aparelhos eletrônicos e outros objetos importantes.

Características das bolsas de mão

  • Compactas e leves;
  • Vários compartimentos pequenos;
  • Feitas de materiais como couro, lona ou tecidos sintéticos;
  • Estilo variado, desde casual até mais sofisticado.

Mochila de viagem para itens pessoais

Essas mochilas são maiores do que as bolsas de mão e oferecem mais espaço para roupas, calçados, notebook, eletrônicos e outros itens essenciais.

Além disso, muitas possuem compartimentos que facilitam a organização e o acesso aos seus pertences durante uma viagem curta ou como bagagem adicional. Uma ótima sugestão, já que muitas companhias aéreas permitem, na tarifa básica, a entrada de um item pessoal mais uma bagagem de mão por passageiro. No entanto, confira as condições de cada empresa.

Características da mochila para itens pessoais

  • Compartimentos múltiplos para organização;
  • Compartimento acolchoado para eletrônicos como laptop ou tablet;
  • Bolsos externos para itens de fácil acesso;
  • Material leve, maleável e alças acolchoadas para conforto;
  • Tamanho pequeno a médio.

Mochila estilo sacola de mão

Essa categoria combina a praticidade de uma mochila com o design de uma sacola, pois pode ser carregada tanto nas costas quanto na mão. São versáteis e adequadas para viagens urbanas, passeios curtos ou como bagagem de mão.

Geralmente, possuem alças ajustáveis e bolsos externos para guardar itens menores. São ótimas para quem busca conforto e estilo ao mesmo tempo.

Características da mochila estilo sacola

  • Design versátil com alças para as costas e alças curtas para as mãos;
  • Fechamento com zíper ou cordão;
  • Materiais variados, desde tecidos resistentes à água até couro;
  • Ideal para viagens curtas ou uso diário;
  • Capacidade média a grande.

Mochila de viagem para cabine

As mochilas de viagem para cabine são projetadas para atender aos regulamentos de tamanho das companhias aéreas. Elas são compactas o suficiente para serem levadas a bordo como bagagem de mão. Ao mesmo tempo, oferecem espaço adequado para viagens curtas ou para viajantes minimalistas e práticos, mesmo que em uma viagem de férias.

Além disso, muitos modelos possuem compartimentos específicos para notebooks, tablets e outros dispositivos eletrônicos.

E principalmente, são ideais para quem deseja evitar despachar bagagem.

Características da mochila de viagem para cabine

  • Tamanho compatível com as dimensões de bagagem de mão das companhias aéreas (geralmente até 45 litros);
  • Compartimentos organizadores para facilitar o acesso a documentos e itens essenciais;
  • Compartimento principal espaçoso para roupas e outros itens;
  • Fechamento seguro com zíperes e, às vezes, travas e cadeados;
  • Confeccionada com materiais duráveis e resistentes;
  • Alças acolchoadas e, às vezes, cinto de peito ou de cintura para melhor distribuição do peso.

Quanto custa uma mochila de viagem?

Depende. Os preços variam conforme modelo, material, tamanho, marca, entre outros detalhes do produto.

Depois de te mostrar os tipos de mochilas de viagem mais buscadas, separamos alguns modelos mencionados para se ter ideia de valores. Confira na tabela algumas opções no site da Allbags:

Modelo de mochila Tamanho Preço
Mochila Allbags de Couro Prancha Preto Pequeno R$ 299
Mochila JanSport Hatchet Black Médio R$ 729,90
Mochila Kipling New Zea com rodinhas Médio R$ 1.799
Bolsa The North Face Base Camp Voyager Duffel Grande (42 litros) R$ 1.390
Mochila The North Face Borealis Médio (28 litros) R$ 1.090
Mochila Altmont Active L.W. Expandable Médio / Grande (32 litros) R$ 1.145

Onde comprar a mochila de viagem?

Desde lojas físicas até sites especializados. Existem muitas opções de lugares para comprar uma mochila de viagem que atenda suas necessidades. Ainda mais porque a variedade de itens é igualmente grande e o mercado tem pensado em muitos detalhes para atender todo tipo de consumidor.

Nossa recomendação é que você pesquise muito antes de comprar e a Allbags é um lugar interessante para a busca. Ainda mais se está chegando agora no mundo dos viajantes mochileiros!

Além de coleções exclusivas de produtos, você pode encontrar marcas tradicionais que certamente vão atender suas expectativas.

Outra opção para quem prefere visitar uma loja física é procurar por empresas especializadas não só em bagagens, mas em esportes. Lojas como a Decathlon, por exemplo, oferecem uma seleção de produtos para os viajantes mais aventureiros, além de muitos acessórios interessantes para levar na mochila.

Vantagens de desvantagens da mochila de viagem

Confesso que sou uma grande fã das mochilas! Desde muito tempo viajo apenas com esse item que, dentre as muitas vantagens, me dá liberdade e flexibilidade para ir e vir de onde quiser. Além disso, sou do time que não gosta de carregar muita coisa e que detesta despachar bagagem, e nesse quesito as mochilas são nota 10!

No entanto, nem tudo são flores. Mesmo já acostumada a viajar de mochila, na minha primeira viagem para Europa tive dificuldades e passei alguns perrengues por não escolher o modelo certo. E olha que eu super me preparei! Separei o que levar cuidadosamente: roupas coringas, leves, calçados maleáveis, produtos de higiene e maquiagem em formato miniatura. Li dicas de mochileiros e estava toda empolgada.

Porém, na hora de comprar eu caí no conto do “quanto maior a mochila, melhor”. Grande erro. Não calculei na prática o quanto isso poderia tornar minha viagem desconfortável, e essa foi uma baita desvantagem. Aprendi a lição. Então, se puder sugerir algo é: avalie suas condições físicas e se a mochila é projetada para sua anatomia.

Pessoas com mochilas e malas de rodinha atravessando rua.
A mochila é uma ótima opção de complemento de bagagem e permite que você transite com mais liberdade entre os lugares. Foto: Ane Pacola

Parece clichê, mas é importante pensar em tudo. Não só na quantidade de coisas que pretende levar ou trazer da viagem, mas na mochila em si. Por exemplo, quanto ela pesa vazia, qualidade dos acabamentos, se o material é impermeável, se a grade de proteção lombar (se tiver) é muito pesada ou ainda se está adequada ao seu corpo. Esses são detalhes que vão fazer diferença durante a sua jornada!

No fim das contas, a dica valiosa é: distribuir o peso igualmente na mochila e manter itens importantes acessíveis é essencial. É recomendado que a carga da mochila não exceda 1/3 do peso de quem a carrega. Então, organize sua bagagem cuidadosamente e evite excesso de conteúdo para não deixar itens essenciais de fora, como notebooks ou câmeras que no geral têm um peso considerável.

Os viajantes minimalistas geralmente se beneficiam ao escolher sabiamente o que levar.

Vale a pena comprar mochila de viagem?

Sim. E digo isso porque não é preciso viajar exclusivamente com uma mochila, ela pode ser o adicional para completar sua bagagem!

Como você viu durante esse artigo, existem modelos para todos os públicos, desde bolsas de mão até modelos que substituem as malas de cabine. Em resumo, a mochila de viagem pode ser uma excelente opção, especialmente para viajantes que valorizam a versatilidade, leveza e praticidade.

No entanto, avalie suas necessidades pessoais e escolha o tipo de bagagem que melhor se adapte ao seu estilo e principalmente sua saúde. Lembre-se que uma mochila mal escolhida pode causar desconforto, incômodo e isso pode deixar sua viagem muito cansativa.

Para evitar esse tipo de situação, faça uma pesquisa completa! Procure as opções da Allbags que é segura e confiável. Além da variedade e qualidade dos produtos, o site oferece várias opções de pagamentos facilitados, descontos, parcelamentos, garantia e ainda recebe os itens sem precisar sair de casa.

Depois, é preparar a bagagem, colocar a mochila nas costas e partir para próxima aventura com aquele gostinho de liberdade. Boa viagem!