Essa não é uma pergunta simples. É preciso ter equilíbrio e informação para focar no que de fato é necessário, sem que haja exageros e excessos. Independente do seu estilo, alguns itens serão básicos e estarão presentes em todas as viagens que você fizer. Mas então, o que levar na mala de viagem?

Preparamos algumas dicas que vão te ajudar, sem permitir que a animação da sua viagem te faça esquecer dos itens mais importantes.

O que levar na mala de viagem para a Europa?

Primeiramente, deve-se pensar nos documentos em geral, aqueles que não podem ser esquecidos de jeito nenhum. Considere: passaporte, vistos, comprovante de vacinas, bilhetes aéreos, reservas que estejam impressas, etc e também objetos pessoais como cartões de banco, dinheiro, etc.

Depois vem o que vestir e demais elementos do dia a dia que devem ser levados na sua mala de viagem. O continente europeu tem predominância de clima temperado; isso quer dizer que, na maior parte de seu território, as estações do ano são muito bem definidas, com temperaturas amenas e chuvas intercaladas com precipitação de neve nas épocas frias.

Atenção para o fato de que isso ocorre na maior parte da Europa, mas não é uma regra para todos os países. Antes de organizar sua mala, consulte a característica específica do local a ser visitado. Em países mais ao norte, por exemplo, o inverno tende a ser mais severo e nos países mais ao sul, o verão pode ter ondas de calor, elevando a temperatura em níveis altíssimos.

Confira o que levar na mala em cada estação do ano:

Mala de verão

O verão na Europa vai de 21 de junho a 22 de setembro, mas tem auge no mês de agosto, quando as temperaturas podem ultrapassar 30°C. Nessa época, o pôr do sol é perto das 22h e dá para aproveitar bastante. Considere roupas leves, óculos de sol, sandalinhas confortáveis e sem dúvida, o protetor solar!

Se planeja visitar igrejas e instituições religiosas, leve uma jaquetinha ou lenço para cobrir o corpo, caso o local não permita a entrada com qualquer vestimenta. A jaquetinha inclusive poderá servir para as noites mais frescas.

Mala de primavera e outono

A primavera na Europa tem temperaturas entre 15 e 27°C e é propícia para atividades ao ar livre, com visitas a parques e palácios, cheios de flores e verde. Apostaria em vestidos, bermudas e um bom tênis para caminhadas nas regiões mais ao sul e blusas de manga curta ou comprida e calças para os países mais ao norte.

E não esqueça de levar um casaco mediano na mala, pois as temperaturas caem a noite.

Já o outono é uma estação de transição com temperaturas frescas durante o dia e noites relativamente frias. Leve na mala calças, tênis ou bota confortável e um bom casaco.

Para ambas as estações, não deixe de separar o bom e velho guarda-chuva pois podem ocorrer chuvas nos dois períodos.

Mala de inverno

Os dias nessa época são mais curtos com chuva/neve e vento, podendo atingir temperaturas negativas. Esteja preparado!

A vestimenta envolverá algumas camadas de forma a proteger contra o frio e de fácil retirada nos locais aquecidos. A primeira camada deverá ser de um conjunto (calça e blusa) térmico bem justinho para manter a temperatura do corpo, acompanhado (segunda camada) de um suéter de lã ou casaco fleece, que tem tecido respirável e mantém o calor. Preferência para os de gola alta para cobrir o pescoço.

A calça jeans ou uma calça impermeável por cima do conjunto térmico, normalmente são suficientes para as pernas.

Pessoa, mala, cidade
A mala deve permitir um deslocamento confortável

Na terceira camada, invista em um casaco apropriado para inverno. Os de estilo corta vento são ideais, pois são preenchidos com pluma ou poliéster que além de esquentar, tem parcial ou total resistência a água.

Para os pés, considere meias grossas ou térmicas e botas impermeáveis para que não fique sem sentir a ponta dos dedos. É doloroso, acredite!

Abuse dos acessórios como gorros, luvas e cachecol. Além de aquecer, dão um charme na composição dos looks para variar nas fotos.

Como organizar a mala de viagem?

Faça um checklist de viagem! Infelizmente não conseguimos levar tudo o que gostaríamos na mala e as anotações ajudam a minimizar o risco de esquecer algo importante e a lembrar, principalmente, daqueles itens que só podem ser inseridos na mala na véspera da viagem. Em paralelo, veja a previsão do tempo para direcionar as suas escolhas.

Checklist pronto, é hora de pensar em como dobrar ou enrolar e ajeitar certinho para que caiba tudo, sem ultrapassar o peso permitido. Separe os trajes de acordo com sua programação diária, juntando as partes como kits; calça ou saia com a blusa, por exemplo.

A ordem no interior deverá ser do último para o primeiro dia, facilitando na hora da utilização.

Como otimizar o espaço da mala?

Utilize sacos de embalagem a vácuo, que comprimem e ampliam o espaço interno. Existem vários modelos que requerem aspirador, secador de cabelo, bombinhas ou absolutamente nada; basta enrolar para ficar compacto. Considere o tamanho das roupas para escolher a dimensão do saco mais apropriado.

Quando consideramos viagens de 30 ou mais dias e na época de inverno, a otimização do espaço na mala é essencial. O volume das roupas é enorme e é preciso repetir algumas peças. Por isso, foque em peças coringas, que você pode compor com várias cores e estampas.

Objetos menores como: perfumes, cremes, acessórios em geral, adaptadores de tomada, remédios em geral, etc, devem ser colocados em necessaires para melhor centralização. Existem opções de vários tamanhos e divisões em compartimentos que tornam a arrumação super prática.

Conheça as melhores formas para levar dinheiro para Europa.

É possível viajar só com mala de mão?

A resposta é: sim! E é cada vez mais comum nos aeroportos. Bagagem despachada significa onerar o custo de sua viagem, mesmo quando a franquia faz parte da sua tarifa. Se organizar direitinho, certamente vai até agradecer estar levando apenas uma mala de mão.

O transporte público nas capitais europeias é bastante eficiente e conectado a diferentes modais e nesse ponto, a mala menor e consequentemente mais leve, facilita o deslocamento.

Se mesmo assim ainda precisar de mais um espacinho, pode complementar com uma mochila, que é configurada como objeto pessoal, desde que encaixe na parte de baixo do assento a sua frente durante o voo.

O que levar na mala de mão?

Considere sempre os itens que você vai precisar durante o seu deslocamento e principalmente aqueles que poderiam te causar algum prejuízo com um possível extravio. Desta forma, é ideal que você leve na mala de mão todos os objetos de valor e de higiene pessoal. Veja alguns exemplos:

• Notebook, tablets, câmera fotográfica, celular, carteira com dinheiro e cartões, joias jamais deverão ser despachados;
• Carregadores em geral, mesmo que não pretenda utilizar durante o voo;
• Remédios que faz uso diariamente;
• Passaporte, carteira de habilitação, comprovante de vacina, seguro viagem, reservas de hotel e bilhetes aéreos;
• Escova, pasta de dente e pente para o cabelo;
• Muda de roupa adicional para o caso de despacho da mala principal;
• Casaco, caso o ar condicionado do avião não esteja dos mais confortáveis e para redução do volume na mala;

O que não pode levar na mala de mão?

Por questões de segurança, alguns itens são terminantemente proibidos de serem levados na mala de mão. São eles:

Objetos cortantes ou perfurantes como: tesoura, alicate, faca, estiletes;
• Armas e isqueiros;
Líquidos e géis com mais de 100ml ou em embalagem não transparente.

Saiba como escolher as melhores malas de viagem

Qual o tamanho ideal de mala para viajar para a Europa?

A resposta é: depende! Analise a duração da sua viagem, o seu perfil viajante e as regras da companhia aérea que você escolheu. Ela deve ter o tamanho que seja prática para carregar, porém organizada com todas as peças e dentro do seu orçamento.

As políticas de bagagem para os voos internacionais mudam de empresa para empresa, da classe e tarifa escolhida e até mesmo do destino. Normalmente, quando inclusas na tarifa, a classe econômica considera 1 volume de 23 Kg com soma de medidas de 158 cm. Na classe executiva, o peso poderá ser de 32 Kg.

Pessoas, malas, aeroporto
A mala deve atender sempre as suas necessidades

É possível que você não tenha todos os tamanhos de mala adequados para sua viagem. No Portal das Malas você encontra uma boa diversidade de malas de todos os tamanhos.

E o tamanho ideal para a mala de mão?

Precisamos considerar se os voos são internacionais ou internos dentro da Europa na hora de escolher a melhor mala de viagem.

Voos com origem do Brasil tem o padrão de 55cm (altura) x 35 cm (largura) x 25 cm (profundidade), incluindo alças, rodinhas e bolsos, caso haja. O peso deve ser de até 10Kg. As bagagens fora do padrão deverão ser despachadas e se paga uma tarifa extra por isso.

Na Europa é muito comum a circulação entre países pelas chamadas low cost, que são atrativas pelo baixo custo operacional. É uma alegria adquirir passagens por 12, 15, 20 euros o trecho. Contudo, é preciso analisar muito bem as regras implicadas nesses valores. As bagagens são cobradas a parte e muitas vezes, com dimensões e pesos diferentes das demais companhias. Veja dois exemplos:

Ryanair: mala de mão com dimensões de 55cm x 40 cm x 20 cm e peso de 10Kg e 1 objeto pessoal para ser colocado no assento a frente com 40cm x 20cm x 25 cm;
Easyjet: mala de mão com dimensões de 56cm x 45cm x 25cm e peso de 15Kg. Para o objeto pessoal considere 46cm x 36cm x 20cm.

Antes de comprar, faça uma comparação dos custos totais e não somente do preço do bilhete aéreo.

Erros mais comuns na hora de escolher o que levar na mala de viagem?

A viagem pode se tornar um verdadeiro pesadelo se você não se informar corretamente sobre o local que vai visitar e até mesmo sobre a sua programação. Veja os erros abaixo para tentar evitá-los:

• Guardar os itens pesados e mais volumosos na mala ao invés de vesti-los para o voo; É bom viajar tendo uma ideia do espaço que ainda resta, caso queira comprar lembrancinhas e não correr risco de pagar excesso;
• Arrumar a mala sem verificar a previsão do tempo; a umidade relativa do ar também faz diferença na sensação térmica, então independente da época do ano, leve um casaco para o caso de mudanças repentinas na temperatura;
• Levar roupas e acessórios desnecessários; lembre-se que você está restrito as dimensões e peso da companhia aérea.
• Não montar os kits das peças de roupa e na hora de usar, nada vai combinar;
• Esquecer o cadeado. Leve na mala de mão ou bolsa, pois podem solicitar o despacho no portão durante o embarque;

Dicas para escolher o que levar na mala para Europa

Listei alguns pontos para melhor planejamento:

  1. Pense nos documentos em geral (passaporte, carteira de habilitação, cartões de banco, dinheiro, etc) e inclua o seguro viagem que é obrigatório para os países que fazem parte do Tratado de Schengen. A apólice deve cobrir no mínimo, 30 mil euros de despesas médicas. Você pode consultar pela Seguros Promo, que faz um comparativo e te dá várias opções de planos de diferentes seguradoras;
  2. Para ficar conectado, vale saber como comprar chip para usar na Europa. A America Chip oferece planos a partir de 38 euros, com internet 4G ilimitada e ainda enviam o chip para sua casa;
  3. Peça um cartão da Wise. Ele funciona como uma conta digital multimoeda e cartão internacional, gratuito.Você lança em Real e ele converte para várias outras moedas. Costuma ser bem atrativo e o IOF é menor quando comparado a dos demais cartões dos bancos tradicionais. Esta é uma forma de evitar circular com grande quantidade de dinheiro vivo;
  4. E reforçando, não esqueça de levar na mala de mão, os itens de higiene pessoal que você vai utilizar no voo (escova e pasta de dentes, fio dental e pente de cabelo);
  5. Priorize sempre as peças coringas, dobradas ou enroladinhas em kit para uso dia a dia no seu roteiro.

Boa Sorte!