O que levar na mala de viagem? Veja algumas dicas

Dicas e Planejamento  / 

A preparação da bagagem, normalmente, é a última coisa antes de entrar no avião e partir. Passagens compradas, hospedagens reservadas. E aí, o que levar na mala de viagem? Separamos algumas dicas para te ajudar na hora de montar a sua parceira de férias.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

O que levar na mala de viagem?

Para responder essa pergunta, a primeira resposta é: depende. Sim, pois depende de para onde você vai, se é viagem de aventura ou férias mais tranquilas. Se vai andar muito, ou se vai ficar mais tempo dentro de um navio, por exemplo.

Porém, a primeira coisa que você deve saber antes de se perguntar o que levar na mala de viagem é saber o clima e a temperatura do seu lugar de destino. Essa informação vale ouro e ajuda um bocado na hora de montar a bagagem.

Além disso, separamos aqui outros itens necessários que, mesmo não sendo só roupa e sapato, devem ir com você neste percurso.

Veja um checklist de viagem que você deve fazer quando for separar o que levar na mala de viagem:

1. Mas, qual mala levar? Escolha a mala certa

Se você comprou uma passagem que dá direito a uma mala de 23kg, o usual atualmente, sugerimos que leve uma mala de tamanho médio.

Se seu ticket foi mais econômico, uma boa bagagem de mão, com o tamanho ideal para ir na cabine do avião, pode ser uma opção.

Porém, o tamanho da mala depende de quanto tempo vai durar a sua viagem e se você está disposto a lavar roupas durante sua estadia fora.

Se ainda não tiver uma, sugerimos que você confira os descontos da loja Portal das Malas. Além de uma variedade grande de opções, algumas estão com até 47% de desconto.

Você também pode optar por uma mochila de viagem, veja no nosso artigo quais as melhores, onde comprar e como escolher.

2. Documentos: guarde todos em um só lugar

A primeira coisa que devemos separar ao montar os itens que devem estar na sua lista de o que levar na mala de viagem são os documentos. A nossa principal sugestão é: guarde todos em um só lugar.

Pode ser uma pasta, por exemplo. Nela, deixe sempre à mão: passaporte, seguro viagem, passagens aéreas, a carteira internacional de vacinação, caso seja exigido pelo destino e a reserva dos hotéis.

Se tiver outros itens comprados, como passeios, tours, o ideal é que os imprima, caso não tenha internet no celular a todo momento. Nossa recomendação é que a pasta dos seus documentos esteja na bagagem de mão, pelo menos no início da viagem.

Veja como funciona o seguro viagem Europa.

3. Roupas: escolha as mais leves

Aqui é a hora que vai valer a temperatura que estiver no seu destino, e se você se dispõe a usar lavanderias. Se for uma viagem longa, sugerimos que sim. Além de ser fácil encontrar na rua, normalmente tem nos hotéis ou prédios com apartamentos de Airbnb.

Se for uma viagem curta, fica mais fácil. Porém, mesmo viagens médias ou curtas, leve peças coringas, que podem ser usadas mais de uma vez, em conjunto com outras diferentes.

A quantidade de lingeries e roupas de baixo pode variar. Todavia, pense em um número para 2 semanas, que pode ser o suficiente caso opte pela lavanderia no meio da sua viagem.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

Dê preferência para peças práticas e confortáveis, principalmente de tecidos que não amassem com facilidade. Se for a um lugar frio, leve echarpes, cachecóis e casacos. Dois ou três casacos pode ser um bom número para alternar ao longo dos dias. Um deles, você até pode levar na mão, para não ocupar tanto espaço.

Roupas térmicas para destinos de inverno são sempre boas soluções. O material é de fácil lavagem e você não precisará usar muitas camadas de roupa. Menos é mais.

4. Sapatos: leve sempre os mais confortáveis

Sapato é sempre um item que ocupa bastante espaço na mala. Por isso, escolha aqueles mais confortáveis, que você utilizará com mais frequência e por mais tempo. Tênis é sempre uma boa possibilidade.

Se for a locais muito frios, inclua uma bota, ou um sapato fechado mais quentinho para usar à noite. Se for para um destino com neve, prefira as antiderrapantes e mais quentinhas.

Não esqueça de chinelos. Sim, os pés vão pedir um descanso no final dos passeios, principalmente se sua viagem de longa temporada for de férias ou aquele mochilão pela Europa.

5. Use e abuse de sacos a vácuo e frascos pequenos

Se sua mala não for tão grande, ou se for passar muito tempo fora, uma das principais dicas é utilizar sacos a vácuo quando for separar o que levar na mala de viagem.

Caso a viagem seja de longa duração, imagine que você poderá passar por mais de uma estação e terá que levar uma maior variedade de roupas. É fácil encontrar sacos a vácuo de diversos tamanhos e modelos. Ainda garante uma mala bem arrumada.

Para os produtos de higiene pessoal, a dica é utilizar pequenos frascos. Assim, além de acumular menos espaço, evita peso na mala. Se preciso, vá repondo durante a viagem.

6. Carregadores: leve todos juntos

Sim, os carregadores viraram itens importantes que devem constar na sua lista de o que levar na mala de viagem. Celulares, computadores, máquinas fotográficas, tablets, todos utilizam os carregadores.

A dica é: separe todos em um único lugar, de fácil acesso. Pode ser uma sacola pequena, ou um estojo. E não esqueça de um item essencial para eles: adaptadores universais. Assim, você poderá utilizá-los em qualquer tomada.

7. Leve um kit de primeiros socorros ou remédios de primeira necessidade

Viajando com crianças ou não, um kit de primeiros socorros é sempre uma boa sugestão para levar na mala de viagem. Nele, coloque os remédios de uso contínuo e outros para necessidades como, por exemplo: dor de cabeça, febre, resfriado, e problemas intestinais.

Dependendo do seu local de destino, pode ser difícil adquiri-los nas farmácias. Junte à eles a receita médica, caso seja necessário. Separe uma pequena bolsa, ou necessaire, com os remédios básicos e produtos que já você já esteja acostumado a usar.

o que levar na mala de viagem arrumando

Confira nosso artigo com dicas de como evitar erros em viagens com criança.

Como arrumar o que levar na mala de viagem?

Tudo separado, veja uma pequena lista de dicas de como arrumar o que levar na mala de viagem:

1. Planeje o que levar antes de colocar na mala: siga nossas instruções e separe as peças;

2. Separe tudo em cima da cama antes de arrumar a mala. Assim, você percebe se tem coisa demais, ou algo faltando;

3. Sapatos: evite os excessos; além de ocuparem espaço, calçados são pesados. Separe os essenciais;

4. Escolha roupas leves, de cores neutras e de tecidos que não amassem;

5. O que der para ser enrolado, enrole! Isso mesmo: fazer pequenos rolinhos nas roupas, ocupa menos espaço interno na mala. Além disso, lembre da nossa dica acima: use e abuse dos sacos a vácuo. Principalmente se tiver roupas que ocupem mais espaço, como casacos e malhas de frio;

6. Otimize os espaços. Coloque meias ou frascos dentro dos sapatos, por exemplo;

7. Leve uma mala dobrável dentro da bagagem maior. Dica especialmente para quem for fazer compras durante a viagem;

8. E, finalmente, deixe um espacinho sobrando na mala. Sempre trazemos lembrancinhas dos lugares por onde passamos, e esse espaço de sobra pode ser valioso na hora de arrumar a mala para retornar.

Saiba o que não pode levar no avião: no bagageiro e na bagagem de mão.

O que levar na mala de viagem: não esqueça o seguro viagem

Tudo pronto para a viagem, porém não esqueça de um item: o seguro viagem. Indo para a Europa, a maioria dos países do continente exigem um seguro com cobertura mínima de 30 mil euros.

Recomendamos conferir os diversos tipos de planos e custos benefícios do comparador de seguro viagem do Euro Dicas Turismo. E ainda ganhe desconto. Para pagar menos 10% do valor do seu seguro viagem, insira o nosso cupom de desconto EURODICASTURISMO (para ganhar 5% de desconto) na hora do pagamento e pague por boleto bancário (para ganhar mais 5%).

Finalmente, confira 10 dicas de viagem que deve mesmo ler. E boa viagem!

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Denise Mustafa é jornalista, fotógrafa e especializada em conteúdo e gerenciamento de marcas. Já passou uma temporada em Portugal, viajou bastante por aí e, agora vivendo no Brasil, escreve para grandes sites brasileiros de viagem, sempre à frente da sua Travessia Conteúdo & Branding, atravessando oceanos e contando suas experiências para outros viajantes.