Se você está com viagem marcada para a capital da Ilha Esmeralda, não deixe de reservar um dinheiro extra para fazer comprinhas por lá. Quer saber o que comprar em Dublin? A seguir, você encontrará um guia dos produtos que valem a pena serem adquiridos, onde os encontrar, a melhor forma de pagar pelas suas compras, e também dicas e cuidados que devem ser tomados ao comprar em Dublin. Confira!

O que comprar em Dublin?

Agora que você está com o seu roteiro de viagem pronto, e já sabe quanto custa viajar para Dublin, chegou a hora de pensar sobre o que comprar enquanto estiver visitando a capital irlandesa. Sugerimos que você inclua um valor no seu orçamento da viagem para fazer compras, pois sabemos que ao viajar, todo mundo quer trazer alguma lembrança do lugar visitado.

Para te ajudar, criamos uma lista com itens variados que podem ser encontrados em Dublin, e que valem a pena serem adquiridos. Está pronto para começar a planejar a sua lista de compras? Já deixa um espaço reservado na mala, e vamos lá!

Cerveja

Se você curte uma boa cerveja, Dublin é o lugar perfeito para experimentar e comprar essa bebida! A cidade é conhecida pela variedade de estilos e pela qualidade das suas cervejas.

Uma vez em Dublin, você não pode deixar de aproveitar a vida noturna, visitar os tradicionais pubs irlandeses e degustar as cervejas produzidas no país, tais como a Guinness, Smithwick’s e Kilkenny.

A Guinness, especialmente, é conhecida e famosa mundialmente, e é motivo de muito orgulho para os irlandeses. Você pode inclusive visitar a fábrica da cervejaria, a Guinness Storehouse. Lá, os visitantes podem aprender sobre a história da cerveja, e o seu processo de produção. E sabe o que é melhor? Você pode ter a experiência de servir a sua própria “pint” (copo de cerveja) diretamente da torneira, e ainda por cima desfrutar da bebida enquanto aprecia a vista de Dublin lá do alto.

Muitos visitantes gostam de levar cervejas locais como lembrança da sua estadia em Dublin, pois assim você pode levar consigo um pedacinho da Irlanda para brindar em momentos especiais. Cheers!

Onde vale a pena comprar cerveja em Dublin?

Você pode encontrar e comprar cerveja em qualquer supermercado, como o Tesco ou a Dunnes, além das lojas Off License, que são lojas exclusivas à venda de bebidas alcoólicas. Você encontrará essas lojas e/ou mercados espalhados por toda a cidade.

Pessoa servindo Guinness
Além de aprender a servir a sua própria Guinness, na fábrica da cerveja você encontra versões em lata para levar para casa

É importante estar ciente e ficar atento ao comprar bebida alcoólica na Irlanda, pois existem restrições de horário para venda de bebidas no país. Tanto os supermercados quanto as lojas off-license só podem vendê-las entre 10h30 e 22h, de segunda a sábado. E aos domingos, a venda é permitida somente a partir das 12h30, encerrando às 22h.

Se preferir, você pode optar também por comprar cerveja diretamente no Duty Free do aeroporto de Dublin, enquanto espera o seu vôo para o próximo destino. Lá, não há restrições de horário para a venda de bebidas alcoólicas.

Whiskey

O Whiskey irlandês é uma das bebidas mais icônicas do país, e é mundialmente famoso e conhecido por sua qualidade e sabor. E essa fama não é à toa! A produção desse líquido dourado tem uma longa história cheia de tradição na Irlanda.

Dublin, em especial, é reconhecida por ser lar de algumas destilarias de renome, como a Jameson1111, por exemplo, onde os visitantes têm a chance de aprender sobre o processo de fabricação do whiskey e degustar a bebida.

Enquanto estiver visitando Dublin, não deixe passar a oportunidade de comprar uma garrafa de whiskey irlandês. É como trazer um pedacinho da alma da Irlanda junto com você.

Onde vale a pena comprar whiskey em Dublin?

Se você ainda não fez o seu roteiro em Dublin, seria uma ótima ideia incluir uma visita à destilaria da Jameson, o whiskey irlandês mais renomado. Lá, você terá a oportunidade de degustar a bebida e adquiri-la diretamente da fonte, possivelmente a preços mais acessíveis do que em outros locais de venda.

É possível também encontrar a bebida nos mercados da cidade, e em lojas especializadas na venda de bebidas alcoólicas. Ao visitar esses estabelecimentos, você encontrará uma ampla variedade de marcas, desde as mais famosas até rótulos menos conhecidos, permitindo que você escolha a opção que melhor se adequa ao seu gosto e orçamento.

Assim como à cerveja, a restrição de venda de bebidas alcoólicas também se aplica ao Whiskey.

Gin

O gin irlandês tem ganhado destaque nos últimos anos, com várias destilarias locais produzindo gins de alta qualidade. Assim como o whiskey irlandês, o gin também reflete a tradição e a excelência na produção de destilados na Irlanda.

Se você é um apreciador dessa bebida e deseja experimentar uma variedade de gins artesanais e exclusivos, Dublin é o lugar certo. Muitas destilarias oferecem tours e degustações, proporcionando uma experiência enriquecedora para os entusiastas do gin.

Então, se você tem interesse em experimentar novos sabores de gin, e ainda por cima apoiar a produção local, vale a pena considerar a compra de uma garrafa de gin durante sua visita a Dublin.

Onde vale a pena comprar gin em Dublin?

Em Dublin você encontrará muitas lojas especializadas em bebidas alcoólicas espalhadas pela cidade. É só dar uma olhadinha nelas que você encontrará uma variedade de gins irlandeses. Essas lojas geralmente têm uns produtos exclusivos, como gins artesanais e edições limitadas que você não encontrará em qualquer lugar.

Além disso, os supermercados como Tesco, Dunnes e SuperValu também contam com uma seleção da bebida. Embora não tão extensa quanto em lojas especializadas, mas ainda assim você ainda poderá encontrar as marcas mais populares.

Ao visitar esses locais, você terá opções de gins nacionais para comprar. É só escolher o que mais combina com o seu gosto e mandar ver nos drinks.

Chá

O chá irlandês, embora não seja tão famoso quanto a cerveja e o whiskey, ocupa um lugar especial no coração dos irlandeses, e é uma parte importante da cultura do país. Eles amam beber chá, toda hora é hora para tomar uma xícara de chá.

Se você está interessado em experimentar o chá irlandês, definitivamente vale a pena comprar a bebida em Dublin. Há uma variedade de lojas de chá na cidade, onde você pode encontrar desde os mais tradicionais, até “blends” exclusivos. Saiba que qualquer bar, café ou restaurante serve a bebida, que é uma ótima pedida para se esquentar nos dias frios.

A bebida pode ser uma ótima lembrança da sua viagem, afinal, em Dublin você tem a chance de provar sabores de chás únicos que você não encontra em qualquer lugar. Marcas como Barry’s Tea e Lyons Tea são as queridinhas dos locais, então já sabe que são boas pedidas!

Não se esqueça de experimentar o chá à moda irlandesa, servido com um toque de leite, para ter a experiência completa.

Onde vale a pena comprar chá em Dublin?

Existem várias lojas especializadas em chás em Dublin, onde você pode encontrar uma ampla seleção de chás irlandeses, além de sabores exclusivos.

Os supermercados geralmente têm uma seção dedicada a chás, onde você pode encontrar marcas populares de chá irlandês, como Barry’s Tea e a Lyons Tea, além de outras opções.

Em alguns mercados de rua você pode encontrar barracas ou lojas que vendem produtos locais, incluindo chás irlandeses. Vale a pena explorar esses locais para encontrar “blends” únicos e artesanais.

Joias celtas de prata

A Irlanda tem uma longa tradição na fabricação de joias de prata, com muitos artesãos locais produzindo peças únicas. Geralmente as peças são trabalhadas à mão e apresentam designs inspirados na rica história e cultura irlandesas.

Vale a pena comprar e investir em joias de prata na Irlanda, especialmente se você curte e tem interesse na cultura celta. Essas joias além de lindas, são cheias de significado.

A Grafton Street é um bom lugar para encontrar o que comprar em Dublin
A Grafton Street é uma das ruas mais populares para fazer compras na capital irlandesa

As joias celtas têm uma longa história na Irlanda. Elas foram criadas para serem utilizadas como símbolo de status, proteção e identidade cultural.

Hoje em dia, essas joias ainda fazem o maior sucesso tanto aqui quanto pelo mundo todo. Existem vários modelos e estilos diferentes de anéis, colares, pulseiras e pingentes. Entre os modelos mais famosos está o Anel de Claddagh e a cruz celta.

Onde vale a pena comprar joias Celtas em Dublin?

Você pode encontrar joias celtas em uma variedade de locais, incluindo lojas especializadas em joias de prata, feiras de artesanato e até mesmo em lojas de souvenirs, como a Carrolls. É possível encontrar estabelecimentos que vendam as joias próximo a locais turísticos em Dublin.

Produtos de lã

Comprar produtos de lã em Dublin é um negócio que vale o investimento, principalmente se você gosta de investir em peças autênticas e de qualidade. A Irlanda tem uma longa tradição na produção de suéteres, cachecóis, cobertores e muito mais.

O país é renomado internacionalmente pela sua excelência na produção de lã. A lã que eles usam vêm direto das ovelhas irlandesas, criadas em pastos verdes e lindos que você pode ver e encontrar facilmente pelas estradas do país.

As peças de lã irlandesas são conhecidas pela qualidade, mas também pela durabilidade, beleza e estilo clássico. E o melhor de tudo é que, ao comprar produtos de lã em Dublin você apoia a indústria local e, ao mesmo tempo, leva para casa uma lembrança da viagem que vai te ajudar a te manter mais quentinho nos dias frios.

Onde vale a pena comprar produtos de lã em Dublin?

Se você ficou interessado em adquirir algum dos produtos de lã irlandesa, não pode deixar de dar uma passada na Avoca, uma loja de departamento que oferece uma ampla variedade de produtos de lã, todas fabricadas na Irlanda. E também na Carrolls, uma loja de presentes irlandeses, que também oferece uma seleção dos produtos.

Cosméticos

Quando o assunto é viajar e fazer compras, os cosméticos costumam estar no topo da lista de prioridades dos compradores viajantes. É sempre bom reservar uma grana extra para investir em cosméticos, maquiagem, perfumes, e afins.

Dublin oferece uma variedade de opções para quem está buscando dar uma turbinada na necessaire, com várias marcas locais e internacionais para você escolher.

Mas fique atento, se você estiver planejando comprar muitos cosméticos, é importante considerar as restrições de bagagem das companhias aéreas. Verifique as políticas de bagagem para garantir que você possa transportar seus produtos de volta para casa sem problemas.

Onde vale a pena comprar cosméticos em Dublin?

A rede de farmácias Boots oferece uma grande variedade de cosméticos, desde produtos mais acessíveis até marcas de luxo.

Agora, se você quer investir mesmo e garantir aquele produto top de linha, a Brown Thomas é o lugar que você está procurando. É uma das principais lojas de departamento de luxo em Dublin, conhecida por oferecer uma ampla gama de marcas de cosméticos premium, incluindo Chanel, Dior, MAC, entre outras.

Roupas e calçados

Comprar roupas e sapatos em Dublin é uma ótima pedida, pois a cidade tem uma variedade de opções que atendem a todos os gostos e bolsos.

A cidade está cheia de opções, desde as grandes redes até butiques locais. Ou seja, tem de tudo um pouco, então, é fácil achar algo que combine com seu estilo.

Como uma cidade cosmopolita, Dublin está sempre atualizada com as últimas tendências da moda. Lá você encontrará uma variedade de opções em lojas de rua e shoppings. Fique atento a vendas sazonais, descontos e ofertas especiais que podem tornar suas compras mais vantajosas.

Onde vale a pena comprar roupas e calçados em Dublin?

As principais lojas de roupas e calçados podem ser encontradas nas ruas Grafton Street, O’Connell Street e Henry Street. Nessas ruas você encontrará lojas como a Penney’s (ou Primark), Zara, H&M, Schuh e muitas outras mais.

Vale a pena comprar nos outlets de Dublin?

Sim!

Se você está atrás de peças de marca com aquele desconto camarada, ou simplesmente quer garimpar algumas ofertas imperdíveis, os outlets são ótimos locais para você encontrar o que está buscando.

Porém, fique ciente que esses lugares costumam ficar meio afastados dos pontos turísticos e do centro da cidade. O outlet mais famoso da Irlanda, o Kildare Village, fica localizado em outra cidade, mas pode ficar tranquilo que tem um ônibus que sai direto do centro de Dublin e te leva até o local.

Os outlets mais conhecidos são:

  • Kildare Village: localizado nos arredores de Dublin, em Kildare, o Kildare Village é um outlet de luxo que oferece uma variedade de marcas de moda de renome. Você encontrará marcas como Coach, Tommy Hilfiger, entre outras;
  • Blanchardstown Centre: este shopping possui uma seção dedicada a outlets, onde você pode encontrar uma variedade de lojas com descontos em uma ampla gama de produtos, incluindo roupas, calçados, artigos esportivos e produtos para casa.

No entanto, é importante estar ciente de que nem sempre há garantia de encontrar exatamente o que você está procurando, e a disponibilidade de tamanhos pode ser limitada. Mesmo assim, muitas pessoas acham que os outlets valem a pena pela possibilidade de fazer achadinhos e economizar dinheiro em suas compras.

E nos brechós de Dublin?

Também vale a pena!

Muita gente curte ir aos brechós de Dublin por várias razões, como preços acessíveis, sustentabilidade e também porque a maioria dos brechós da cidade ajudam alguma causa social e humanitária. Tem vários desses brechós espalhados pela cidade e que valem a sua visita!

Mas tenha em mente que a qualidade e a condição dos itens podem variar de brechó para brechó, então é uma boa ideia inspecionar cuidadosamente os itens antes de levar para casa.

E claro que uma boa garimpada pode exigir um pouco mais de tempo e paciência para encontrar exatamente o que você está procurando. Mas no fim das contas, sempre acontece uma boa surpresa que faz a visita valer a pena.

O que não vale a pena comprar em Dublin?

Os eletrônicos na Irlanda costumam pesar um pouco mais no bolso do que em outros lugares, principalmente por conta dos impostos e taxas extras. Além disso, as tomadas são bem diferentes das do Brasil, então caso decida comprar algo, não esqueça de garantir um adaptador para não ter problemas.

Bebidas alcoólicas que não são produzidas no país, como vinhos, tendem a ser bem mais caras do que nos seus países de origem, já que o imposto cobrado em cima das bebidas alcoólicas encarece o produto. Então é bom ficar de olho no preço e pesquisar bem antes de comprar.

Ah, e só um lembrete: se você está planejando comprar muitos cosméticos e está viajando de avião, é bom ficar de olho nas regras de bagagem da sua companhia aérea para evitar surpresas desagradáveis na hora de voltar para casa.

No entanto, é importante lembrar que a experiência de compras é muito pessoal e o que pode não valer a pena para uma pessoa pode ser uma ótima compra para outra. É sempre bom fazer uma pesquisa e avaliar suas próprias necessidades e preferências antes de fazer compras em qualquer lugar.

Como pagar as compras em Dublin?

A maneira mais eficiente e segura de pagar pelas suas compras é adquirindo um cartão de crédito internacional, como o cartão Wise. Este cartão é aceito em diversos estabelecimentos, e, além disso, oferece a conveniência de realizar saques em caixas eletrônicos (ATMs).

Pessoas na frente da Penneys
A melhor forma de pagar as suas compras em Dublin é por meio do cartão de débito internacional da Wise.

Uma vantagem do cartão Wise está na transparência de suas taxas, evitando surpresas desagradáveis aplicadas por outros cartões de crédito, como o IOF.

Ao utilizar o Wise, você se beneficia do câmbio comercial em vez do turístico, resultando em economias na conversão de Real para Euro. Com essa opção você reduz a necessidade de carregar grandes quantias em dinheiro, proporcionando mais segurança durante sua viagem.

Cuidados com o que comprar em Dublin e levar para o Brasil

Na hora de fazer compras em Dublin, é bom ficar atento a alguns detalhes para garantir que tudo ocorra bem e que você não tenha surpresas desagradáveis na volta para casa. Agora que você já fez sua listinha e sabe o que quer e onde encontrar, é hora de dar aquela conferida nas regrinhas sobre o que pode trazer do exterior. Leve esses cuidados em consideração durante o seu planejamento.

Regras do Ministério da Agricultura

As regras mais importantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para a entrada de produtos no Brasil trazidos por viajantes incluem:

  • Restrições sobre produtos de origem animal: a carne fresca, produtos lácteos não industrializados, ovos frescos e outros produtos de origem animal estão sujeitos a restrições de importação devido a preocupações com a saúde pública e a transmissão de doenças;
  • Controle de frutas, vegetais e plantas: alguns tipos de frutas, vegetais e plantas podem estar sujeitos a inspeções e restrições para evitar a introdução de pragas e doenças no Brasil;
  • Proibição de sementes e mudas não autorizadas: a importação de sementes e mudas sem autorização prévia pode ser proibida para proteger a agricultura brasileira contra a introdução de pragas e doenças;
  • Regulamentações para produtos de origem vegetal não processados: certos produtos vegetais, como madeira não tratada, estão sujeitos a restrições para prevenir a introdução de insetos e patógenos no Brasil.

É fundamental estar ciente dessas regras e regulamentações do MAPA, e da lista de produtos proibidos ao viajar e trazer produtos do exterior para o Brasil, pois o descumprimento das normas pode resultar em penalidades na chegada ao país.

Regras da Receita Federal

É fundamental estar ciente das regras impostas pela Receita Federal ao retornar ao Brasil após uma viagem internacional, para evitar problemas com as autoridades aduaneiras e garantir uma entrada tranquila no país.

Valor da Cota

O limite de valor para compras no exterior é de USD 1 mil por pessoa. A cota de isenção é uma das mais importantes regras a serem cumpridas, e ela é contabilizada em dólar mesmo. Então, é necessário ter em mente essa diferença de câmbio na hora de somar o valor das suas compras.

Outra coisa importante é que, além desse valor, caso compre algo no free shop do aeroporto, você terá direito a uma cota adicional de mais USD 1 mil.

Mas fique atento, pois esse valor se refere a soma de todos os produtos, não de itens isolados. Não confunda! Esse é um dos grandes motivos para pensar bem na hora de comprar eletrônicos, já que a maioria supera esse valor e pode ser taxado.

Guarde todos os recibos e notas fiscais, porque é isso que vale como comprovação.

O que acontece se comprar além do permitido?

Se a Receita Federal te abordar e notar que você passou da cota permitida, prepare-se: os produtos serão taxados. Isso vale tanto para o valor dos produtos que passaram do limite quanto para a quantidade excedente de itens.

Por isso, é superimportante guardar todas a notas fiscais do que foi comprado. Com as notas, você poderá comprovar o preço certo de quanto foi pago. Assim, na hora de pagar os impostos, será pelo valor real do produto, e não por uma estimativa feita por um agente da Receita Federal.

Se suas compras passarem do valor permitido pela cota de isenção, é importante preencher corretamente a Declaração de Bens do Viajante (e-DBV). Se não fizer isso, pode acabar levando uma multa no valor de 50% do valor excedido. Caso não declare os bens excedentes ou tente ocultá-los, estará sujeito a penalidades e multas, além do possível confisco dos produtos.

Como funciona o Tax Free ao fazer compras em Dublin?

O Tax Free, ou reembolso de impostos, é um sistema que permite aos turistas receberem de volta parte do imposto sobre o valor agregado (IVA) pago em suas compras ao sair do país.

Como você é um turista na Irlanda, ao comprar qualquer produto, você acaba pagando o valor do imposto cobrado aos moradores, que já vem embutido no preço final do produto. Com o Tax Free, esse valor do imposto será estornado para o seu bolso.

Vale lembrar que o valor mínimo da compra para solicitar a devolução do impostoé de 75€.

Como pedir o Tax Free?

Para solicitar o tax free basta seguir esses passos:

  1. Ao fazer suas compras, informe ao atendente que deseja solicitar o reembolso do IVA e peça um formulário de tax free;
  2. No momento da compra, você receberá um formulário de tax free da loja. Preencha todos os detalhes solicitados com precisão, incluindo suas informações pessoais, detalhes do passaporte e detalhes da compra;
  3. Após preencher o formulário, solicite ao atendente da loja que carimbe o formulário. Certifique-se de que todos os carimbos necessários estejam presentes, incluindo o da loja e o da alfândega no momento da partida;
  4. Antes de embarcar em seu vôo, dirija-se ao balcão de devolução de tax free no aeroporto. Apresente seu formulário de tax free, passaporte, recibos e itens adquiridos para inspeção e carimbo final da alfândega;
  5. Depois de receber o carimbo da alfândega é só solicitar o reembolso.

Mas saiba que não são todas as lojas que oferecem o Tax Free, por isso, se informe antes de efetuar a compra.

Onde receber o reembolso?

Você pode receber o reembolso através de estorno no seu cartão de crédito, como o Wise, em espécie, ou transferência bancária.

Se optar por receber em espécie, receberá o valor na hora, mas se preferir transferência bancária, ou o estorno no cartão, terá que aguardar o tempo de processamento do reembolso pare reaver o dinheiro na sua conta.

E quando receber os euros de volta poderá guardá-los para usar numa próxima viagem.

Vale a pena fazer compras em Dublin?

Vale sim!

Fazer compras durante a sua estadia em Dublin pode ser uma experiência divertida. Se você curte explorar lojas, descobrir novos produtos, dar uma força para os negócios locais, e ainda por cima levar uma lembrança da sua viagem, não deixe de reservar um tempo para fazer umas comprinhas enquanto estiver na cidade.

Mas lembre-se de alguns pontos importantes: verifique o valor do câmbio para garantir que o valor do produto está saindo mais barato que no Brasil, e certifique-se que há espaço suficiente na mala de viagem para tudo o que planeja comprar.

Além disso, esteja atento às regras da Receita Federal e do Ministério da Agricultura. Ter um cartão Wise, também é uma ótima ideia, pois garante taxas de câmbio mais baixas na hora de pagar suas compras.

Agora que você já está por dentro de todas as informações importantes, é hora de pegar a sua lista e partir para as compras!