Parque Nacional da Peneda Gerês: o que visitar e onde ficar

Visitar Portugal  / 

O Parque Nacional da Peneda Gerês ou, simplesmente, Gerês, é um território protegido no norte de Portugal. O Parque, que faz divisa com a Espanha, é perfeito para quem gosta de fazer trilhas, estar em contato com a natureza, fazer piquenique, ou curtir as praias e cascatas.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Ficou com vontade de conhecer?

Vamos lá.

Onde fica o Parque Nacional da Peneda Gerês?

O Parque Nacional da Peneda Gerês está localizado no norte de Portugal entre os municípios de Terras de Bouro, Montalegre, Ponte da Barca, Arcos de Valdevaz e Melgaço. Nas regiões do Minho e Trás-os-Montes.

Ao todo, o Parque abrange 22 bairros distribuídos por essas cidades portuguesas. Além de formar um conjunto com o parque natural da Baixa Limia (Serra do Xurés), na Espanha.

Veja o mapa interactivo do Gerês:

Distância entre cidades

O Parque está localizado a 37 quilômetros da cidade de Braga, a 54 quilômetros de Viana do Castelo, a 90 quilômetros da cidade do Porto e 414 quilômetros da capital Lisboa.

Já o aeroporto mais próximo do Parque é o Aeroporto de Vigo, na Espanha. São 84 quilômetros até o Gerês pela A3 (autoestrada).

Como chegar

Para chegar até o Parque Nacional da Peneda Gerês o ideal é ir de carro ou moto. O transporte público pode até te deixar em uma das principais cidades, mas para conhecer o Parque a fundo é preciso subir até o seu topo e de carro é muito mais tranquilo. Se optar em conhecer o parque a pé, pesquise bastante sobre os caminhos indicados para não se perder pelas montanhas.

Do acesso da cidade de Braga ao Gerês é possível ir pela estrada Nacional (N103) que não possui pedágios, mas possui muitas curvas. Já da cidade do Porto, o acesso ao Gerês é pela autoestrada A3, com pedágios, e depois pela nacional N103.

Descubra o Parque Nacional da Peneda Gerês

O Parque Nacional da Peneda Gerês possui mais de 70 mil hectares e é a primeira área protegida de Portugal. Criado em 1971, foi classificado como o primeiro (e único) Parque Nacional de Portugal e tem como objetivo preservar sua fauna, flora, água e solos.

Além das atividades turísticas, o parque tem finalidade educativa para escolas de todo o país, bem como para atividades científicas e de pesquisa.

O Parque Nacional da Peneda Gerês também é considerado uma Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO. A altitude máxima é de 1.545 metros, no Pico da Nevosa, e a vista lá de cima é de tirar o fôlego.

O que fazer no parque?

No Parque Nacional da Peneda Gerês é possível entrar em contato com a natureza, fazer caminhadas pelas trilhas indicadas, andar de bicicleta, fazer piqueniques nas mesas distribuídas pelo parque, almoçar em um dos restaurantes e nos dias quentes aproveitar as cachoeiras e pequenas praias fluviais que o parque oferece.

Também pode te interessar quanto custa viajar para Europa.

Pontos turísticos e atividades no parque

Confira os principais pontos turísticos do Parque:

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

Cascata do Arado

A Cascata do Arado é uma beleza que pertence ao concelho de Terras de Bouro. Para chegar é preciso fazer o caminho a pé, a partir da aldeia da Ermida, em uma estrada florestal. Além da Cascata do Arado, o Gerês possui outras 4 cascatas.

Praias fluviais

Praias do Parque do Gerês
O Gerês também conta com 7 pequenas praias fluviais que lotam durante os dias quentes de Verão. É possível fazer atividades na água, andar de jet ski, caiaque, pedalinho. Algumas das praias fluviais do Gerês são:

  • Praia de Alqueirão;
  • Praia Fluvial do Ermal;
  • Praia Fluvial Vilarinho das Furnas;
  • Praia de Ipanema.

Confira quais são as principais praias de Portugal.

Ponte da Misarela

A medieval Ponte da Misarela é mais uma atração no Parque Nacional da Peneda Gerês. Também conhecida como do Ponte do Diabo ela fica no concelho de Vieira do Minho, sobre o Rio Rabagão. A ponte foi construída na Idade Média.

Santuário de Nossa Senhora da Peneda

O Santuário de Nossa Senhora da Peneda está localizado no concelho de Arcos de Valdevez. É um santuário católico em homenagem a Maria, mão de Jesus. A escadaria conta com 300 metros e 20 capelas, com cenas da vida de Cristo.

Santuário de São Bento da Porta Aberta

Santuário São Bento Porta Aberta
O santuário está localizado em Terras de Bouro e tem estilo neoclássico e neobarroco. Em 2015, foi elevado a basílica menor pelo Papa Francisco para comemorar os 400 anos de existência. Recebe mais de 2,5 milhões de peregrinos por ano.

Castelo de Lindoso

Localizado na freguesia de Lindoso, em Ponte da Barca, o castelo medieval é considerado um importante monumento militar de Portugal.

Conheça os melhores destinos de Portugal e programe sua viagem.

Quanto tempo ficar

O Gerês é um lugar calmo e de paz. É ideal para quem gosta de natureza e quer descansar durante as férias. É possível alugar casas ou se hospedar em hotéis das cidades.

Se estiver hospedado em outra cidade de Portugal, é possível passar o dia no Parque e conhecer os pontos principais, que já é suficiente.

Onde se hospedar

É possível se hospedar em um dos 12 hotéis do Gerês (spas, hotéis e hostels), em um dos 4 parques de campismo (camping) de motorhome ou então através do aluguel de casas com vistas para as montanhas ou para o Rio Cávado.

Saiba como encontrar um hotel em Portugal.

Quanto custa?

Entrar no Parque Nacional da Peneda Gerês é gratuito, não há bilheteria.

Entretanto, existem certas atividades que você pode pagar para disfrutar ainda mais dessa aventura pela natureza, como por exemplo contratar um tour guide, ou fazer esportes radicais, alugar um barco, etc.

Vale a pena visitar o Gerês?

Visitar o Gerês
Com certeza. É um passeio incrível para quem gosta de verde, natureza e respirar ar puro.

Dicas para visitar o Gerês

Visitar o Gerês precisa entrar no seu roteiro de viagem pelo norte de Portugal, mas para curtir ao máximo, confira algumas dicas minhas, de quem já percorreu bastante o parque:

  • Vista uma roupa confortável, desportiva (respirável), com um tênis bem confortável;
  • Leve casaco, porque no meio da mata fica bem frio;
  • Nunca faça trilha pelo meio da mata sozinho;
  • Leve protetor solar e chapéu, se visitar durante o Verão;
  • Se for se aventurar pelas trilhas, converse no Posto de Turismo e pesquise os trajetos autorizados pela administração do Parque;
  • Nas trilhas é essencial levar celular, lanterna e isqueiro;
  • Leve comida e água em uma mochila;
  • Carregue sempre o lixo com você e coloque em alguma lixeira na cidade após o passeio;
  • Não fume no Parque, nem jogue bitucas de cigarro no chão;
  • Respeite o Parque, não deixe lixo pelo chão e não danifique a mata.

Acesse o site do Parque Nacional da Peneda Gerês e confira toda sua história. Além disso, saiba o que visitar no país europeu, através das nossas dicas do turismo em Portugal.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.