Barcelona é um dos destinos mais procurados por turistas brasileiros, e não à toa: a cidade tem um charme único e faz com quem a visita queira voltar mais e mais vezes. Mas a capital da Catalunha não é o único lugar com paisagens e lugares imperdíveis na região. Listamos dez cidades para fazer um bate e volta de Barcelona e deixar o seu roteiro de viagem ainda mais incrível. Boa leitura!

Melhores cidades próximas a Barcelona para um bate e volta

Não falta o que fazer em Barcelona, mas a região da Catalunha também possui vários destinos imperdíveis. Escolher apenas algumas cidades foi bastante desafiador, já que todas as que foram listadas aqui são incríveis.

A seguir, confira 10 cidades para fazer um bate e volta de Barcelona, com suas principais atrações turísticas, a distância de Barcelona e como chegar ao destino.

1. Sitges

Sitges é uma das cidades próximas de Barcelona que, definitivamente, vale a visita! Particularmente, sou encantada por essa pequena cidade e suas praias paradisíacas.

Para além das praias, Sitges é uma cidade imperdível para os amantes da arquitetura: os detalhes das construções medievais são de deixar qualquer um de boca aberta.

O destino também é uma boa pedida para quem gosta de festas, já que é bastante conhecido por sua agitada vida noturna.

  • Distância de Barcelona: 39 km;
  • Tempo médio de viagem: 41 minutos de carro e 33 minutos de trem.

Principais atrações de Sitges

Primeiramente, a melhor forma de conhecer Sitges é andando a pé, já que é uma cidade pequena e cada detalhe impressiona.

Você pode visitar gratuitamente o cartão postal da cidade, a Igreja de Sant Bartomeu e Santa Tecla, do século XVIII. A poucos passos da igreja, para quem gosta de museus, o Cau Ferrat abriga diversas obras de arte do pintor e escritor Santiago Rusiñol e sua coleção, com nomes como El Greco e Picasso.

E para extrair o melhor da cidade, nada melhor do que um tour pelo centro seguido de uma degustação de comidas locais e vinhos naturais. Você encontra esse passeio no Get Your Guide a partir de 80€ por pessoa.

Como chegar em Sitges?

Se você estiver indo de carro para Sitges, oegue a B-20 via C/ de Sepúlveda e C-31, siga a C-32 até Passeig de la Tramuntana e pegue a saída 30 via C-32. Continue em Passeig de la Tramuntana; pegue a Passeig de Vilafranca e Passeig de Vilanova até Carrer d’Europa em Sitges.

Indo de trem? É mais fácil ainda: basta ir até a Estação de Sants, pegar o trem na direção de Vilanova I La Geltrú e descer na parada de Sitges.

2. Tarragona

Para quem ama história, Tarragona é uma das cidades próximas de Barcelona que definitivamente vale a pena ir conhecer: o destino é uma das cidades mais antigas da Espanha e fez parte do Império Romano.

Turistas sentados em uma rua do centro histórico de Tarragona, ideal para fazer um bate e volta de Barcelona
Tarragona é uma das cidades mais antigas da Espanha e é imperdível para quem gosta de história

A cidade materializa um importante período histórico em suas ruínas com mais de dois mil anos – é tudo muito rico! Para se ter uma ideia da importância, o conjunto arquitetônico de Tarragona é tombado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

As belezas da cidade não se restringem aos monumentos históricos: Tarragona é banhado pelo mar mediterrâneo e oferece praias na Espanha incríveis que valem a parada. Recomendo muito a Savinosa Beach.

  • Distância de Barcelona: 97 km;
  • Tempo médio de viagem: 1h12 de carro e 1h08 de ônibus.

Principais atrações de Tarragona

Se você vai fazer um bate e volta de Barcelona, vale muito a pena ir conhecer o Circo Romano, o Aqueduto Pont de les Ferreres e o Anfiteatro.

Também vale muito a pena garantir um bilhete de entrada para a Catedral de Tarragona e maravilhar-se com uma belíssima estrutura arquitetônica do século XIII.

Outros lugares bacanas de colocar no roteiro são:

  • Plaza de la Font;
  • Muralhas da Cidade Antiga;
  • Balcó del Mediterrani.

Como chegar em Tarragona?

Decidiu fazer o bate e volta de carro? Então pegue a B-20 via C/ de Sepúlveda e C-31; siga a C-32 e AP-7. Pegue a saída 33 de AP-7, depois a N-240 até a Av. de Roma em Tarragona.

Também é possível ir de ônibus. Basta ir até a Estação de Sants, pegar o ônibus 18087 Tortosao e descer em Tarragona.

3. Girona

Girona é, sem dúvidas, um dos destinos mais imperdíveis para quem quer fazer um bate e volta de Barcelona. A cidade é um dos destinos turísticos mais importantes da Catalunha.

Com a sua arquitetura medieval impecável, Girona possui fortalezas e muralhas que estão conservadas até hoje. É realmente uma viagem no tempo!

Um fato curioso é que, nos últimos anos, houve um boom no turismo da cidade, isso porque alguns pontos de Girona foram palco para algumas cenas de Game of Thrones. Então, se você é um fã da série, mais um motivo para ir visitar este destino!

  • Distância de Barcelona: 100 km;
  • Tempo médio de viagem: 1h11 de carro e 1h29 de trem.

Principais atrações de Girona

Existem alguns pontos turísticos que são bem importantes de serem visitados, como o Centro Histórico de Girona – que abriga a Catedral e o Museu de Arte de Girona, bem legais de serem visitados.

Vista aérea dar construções medievais em Girona, Catalunha
A cidade de Girona encanta a todos com sua arquitetura medieval conservada

O Paseo Arqueológico – muralhas que circundavam a cidade – também é imperdível: a vista de dentro das muralhas é incrível e o antigo bairro de Girona pode ser visto com uma vista panorâmica espetacular.

Para os fãs de Game of Thrones, é possível fazer uma excursão em grupo pequeno pelos lugares que serviram de cenário para a série.

Como chegar em Girona?

Para ir de trem a Girona, vá até a Estação de Sants e pegue o transporte 15007 Figueres e desça em Girona.

Se o seu bate e volta de Barcelona for de carro, pegue a B-10 e pegue a saída 209; siga a C-33 e AP-7 até Acceso Girona Sur/C-65. Pegue a saída 7 via AP-7. Continue em Acceso Girona Sul/C-65 e pegue a Carrer Barcelona até Ronta Sant Antoni Maria Claret em Girona.

4. Montserrat

Um clássico bate e volta de Barcelona é o passeio para Montserrat – a montanha mais importante de toda a região da Catalunha.

O destino abriga uma das mais importantes construções da Espanha: o Monastério de Montserrat, onde vivem os monges Beneditinos e também onde fica a Virgem de Montserrat – importante símbolo religioso para os catalães.

Além dos pontos turísticos, Montserrat é bem interessante para quem, como eu, gosta de fazer trilhas ou caminhadas na natureza. Recomendo muito!

  • Distância de Barcelona: 60 km;
  • Tempo médio de viagem: 55 minutos de carro e 2h de transporte público.

Principais atrações de Montserrat

Como mencionamos, a principal atração turística da região é o Monastério de Montserrat, cuja construção data o século XI. Uma dica legal é fazer a excursão guiada de meio dia a Montserrat.

Construções em meio às rochas em Montserrat, na Espanha
Em Montserrat fica localizada uma das construções mais importantes da Catalunha: o Monastério de Montserrat

Outra atração interessante é a Caverna Sagrada de Montserrat, que deu origem ao mosteiro e onde a estátua da Virgem de Montserrat (popularmente conhecida como La Moreneta) foi encontrada.

Além disso, para os amantes da arte, vale a visita na Gruta do Salnitre – que dizem ter sido a inspiração de Gaudí para a construção da Basílica da Sagrada Família.

Como chegar em Montserrat

Para ir de transporte público, vá até a Pl. Catalunya e pegue o metrô na estação Hospital de Bellvitge. Desça na Pl. Espanya e pegue o trem Manresa-Baixador. Desça em Monistrol de Montserrat e pegue um teleférico.

De carro, pegue a A-2 via C-31 e a saída 195A; siga a A-2 até B-111 e pegue a saída 570 via A-2. Por fim, pegue a BP-1103 até BP-1121.

5. Figuères

Figuères é uma cidade pequena e conhecida, principalmente, por ter sido onde o pintor surrealista Salvador Dalí nasceu. A cidade abriga o Museu Dalí, uma construção incrível que vale a visita.

Vale a pena incluir Figuères no roteiro para conhecer sua riqueza arquitetônica e histórica e bater perna no centro da cidade.

  • Distância de Barcelona: 138 km;
  • Tempo médio de viagem: 1h30 de carro e 1h12 de transporte público.

Principais atrações de Figuères

Para quem está fazendo um bate e volta de Barcelona, recomendo bastante passar pelo destino e conhecer o Teatro-Museu Dalí. No site do Get Your Guide, é possível fazer um tour a pé para conhecer a cidade e o Museu do artista a partir de 35€ por pessoa.

Teatro-Museu Dalí, em Figuères, cidade da Catalunha
A principal atração da cidade é o Teatro-Museu Dalí, imperdível para os amantes da arte

Também recomendo conhecer a Torre Galatea, um dos cartões-postais da cidade e local onde Dalí passou os últimos anos de sua vida.

Como chegar em Figuères?

Para fazer o bate e volta de carro partindo de Barcelona, pegue a B-10, depois a AP-7 até N-IIa. Pegue a saída 4 via AP-7 e dirija até Avinguda de Salvador Dalí i Domnènech/N-IIa em Figueres.

6. Tossa de Mar

Localizado na Costa Brava, o vilarejo de Tossa de Mar é um dos destinos mais incríveis que já vi – com praias belíssimas.

Tossa de Mar é ideal para fazer um bate e volta de Barcelona, já que está localizada muito próxima da capital da Catalunha. Suas paisagens são de tirar o fôlego e não é à toa: a cidade é rodeada de construções medievais à beira-mar.

  • Distância de Barcelona: 86 km;
  • Tempo médio de viagem: 1h14 de carro e 1h30 de ônibus.

Principais atrações de Tossa de Mar

Uma das principais atrações de Tossa de Mar é a Vila Vella, um vilarejo medieval fortificado na costa da Catalunha e que é considerado um monumento artístico e histórico nacional.

Outro ponto turístico bem interessante de ser explorado são as ruínas da Igreja Vella de Sant Vicenç. No maior estilo gótico, para quem gosta de arquitetura e histórica, é um lugar interessante para visitar e oferece uma vista panorâmica bem bonita.

Vista aérea da praia de Tossa de Mar, com uma construção medieval à esquerda, ideal para um bate e volta de Barcelona
Vila Vella, um vilarejo de Tossa de Mara, é considerado um monumento artístico e histórico nacional

Não podemos esquecer das belíssimas praias, não é mesmo? Recomendo muito a Platja Gran e a Platja Mar Menuda. E você ainda pode aproveitar para fazer um tour pelas cavernas marinhas de caiaque e snorkel!

Como chegar em Tossa de Mar?

Para chegar de carro, pegue a Gran Via de les Corts Catalanes/C-31, dirija na C-32 e pegue a saída 134. Siga a GI-600 até Ctra. Blanes a Sant Feliu/Av. de Ferràn Agulló/GI-682.

Para ir de ônibus, recomendo a empresa Moventis Sarfa e os bilhetes podem ser comprados no site ou na Estação Nord, em Barcelona.

7. Calafell

Localizada no alto de uma colina a 1,5 km da Costa Dourada, Calafell combina o charme de seu legado histórico com sua tradição pesqueira.

É ideal para um bate e volta de Barcelona e indicado, principalmente, para famílias e quem quer apenas relaxar curtindo um dia de sol na praia.

O centro turístico se concentra, principalmente, no antigo bairro pesqueiro, chamado La Platja ou Marina de Calafell, onde é possível encontrar restaurantes, hotéis e acomodações.

  • Distância de Barcelona: 64 km;
  • Tempo médio de viagem: 49 minutos de carro e 58 minutos de transporte público.

Principais atrações de Calafell

Entre o patrimônio monumental de Calafell é preciso destacar parte de um castelo medieval com local amuralhado, a igreja românica da Santa Creu, de época lombarda no século XI

Também vale a pena visitar o povoado ibérico de Les Toixoneres (séculos V-II a. C.), que atualmente é conhecido como Cidadela Ibérica de Calafell e que foi reconstruído e ambientado para que os visitantes possam conhecer a civilização que habitou na região há 25 séculos.

Como chegar em Calafell?

Para ir de trem, pegue o trem Sant Vicenç De Calders, saindo da Estação de Sants.

De carro, vá pela B-20 via C/ de Sepúlveda e C-31. Siga a C-32 até TV-2126. Pegue a saída 6 via C-32 e pegue a Ctra. Bellvei/C-31 até Carrer Priorat em Calafell.

8. Cadaqués

Localizado na Costa Brava, Cadaqués é um pequeno vilarejo de pescadores, considerada uma das cidades litorâneas mais bonitas da Espanha e bastante buscada por turistas. Não é à toa: as casinhas brancas construídas em cima de rochas formam um dos cenários mais bonitos que já vi!

Cadaqués fica bem próxima da divisa com a França e perto de Figuères – inclusive, vale a pena incluir os dois destinos, seguidos um do outro, no bate e volta de Barcelona.

Foi nesta cidade que Salvador Dalí decidiu viver, de 1930 a 1982. Sua casa, hoje, foi transformada em um museu. E o vilarejo não encantou somente o pintor surrealista: nomes como Miró, Picasso e García Lorca costumavam passar o verão por lá.

  • Distância de Barcelona: 170 km;
  • Tempo médio de viagem: 2h14 de carro e 2h30 de transporte público.

Principais atrações de Cadaqués

Fonte de inspiração para grande pintores e artistas, Cadaqués tem hoje uma intensa vida cultural, refletida em seus diversos museus e galerias de artes, entre os quais não podemos deixar de destacar, a Casa-Museu de Salvador Dalí.

Praia em Cadaqués com barcos e, ao fundo, o centro histórico
Cadaqués foi a cidade que Salvador Dalí escolheu para viver

Também recomendo conhecer a Igreja de Santa María, que, inclusive, abriga o tradicional Festival Internacional de Música.

As praias são todas belíssimas, mas recomendo, especialmente, a Playa Grande e a Playa es Pianc. Mas existem, ainda, outras atrações interessantes na cidade, como:

  • Museu Municipal de Arte;
  • Museu Perrot-Moore;
  • Far de Cala Nans;
  • Expo Dalí.

Como chegar em Cadaqués?

Para ir até Cadaqués de transporte público, recomendamos ir de ônibus, e não de trem, pois é mais demorado e há troca de trens durante o percurso.

A empresa de ônibus Moventis Sarfa faz o trajeto Barcelona-Cadaqués e no site da companhia você confere os horários e valores.

De carro, pegue a B-10 em Sant Adrià de Besòs via Carrer de Casp, Gran Via de les Corts Catalanes/C-31 e Saída 209. Siga na AP-7 e pegue a saída 4 de AP-7. Siga na N-II e C-260 até GI-614 em Cadaqués.

9. Colónia Güell

Quer mergulhar de cabeça na arquitetura da Catalunha? Então inclua no seu roteiro uma visita à Colónia Güell – um legado impressionante do arquiteto catalão Antoni Gaudí.

Construída em 1980, a Colónia Güell é um complexo de construções modernistas e foi, inclusive, considerada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. As obras lembram muito o Parque Güell, em Barcelona, isso porque ambas foram idealizadas por Eusebi Güell e os projetos são da mesma autoria, Antoni Gaudí.

O destino é imperdível e fica somente a 20 km de Barcelona. Vale a pena incluir no roteiro!

  • Distância de Barcelona: 20 km;
  • Tempo médio de viagem: 25 minutos de carro e 41 de transporte público.

Principais atrações de Colónia Güell

A principal atração da Colónia é a Igreja idealizada por Gaudí – e não finalizada por falta de recursos financeiros. Apesar disso, uma das edificações que foram terminadas foi a Cripta Güell, uma das obras mais emblemáticas de Gaudí devido à importância das soluções arquitetônicas.

Você pode garantir sua entrada na Cripta com guia de áudio no Get Your Guide a partir de 10€.

Como chegar em Colónia Güell?

De carro, siga na C-31 até a C-245, pegue a saída 607 e continue em C-245. Pegue a BV-2002 até chegar na Colónia.

Por ser muito próxima de Barcelona, é possível chegar facilmente na Colónia Güell através de transporte público. Você pode pegar o Ferrocarrils de la Generalitat de Catalunya (FGC), linhas S33, S8 ou S4.

10. Besalú

Besalú é um pequeno vilarejo localizado na província de Girona – e uma monumental exibição do mundo medieval catalão. De lá, é possível encontrar uma paisagem belíssima do Parque Natural da Zona Vulcânica de La Garrotxa.

Vista frontal da Pont Vell, principal símbolo de Besalú, uma das cidades para fazer um bate e volta de Barcelona
Os conjuntos medievais de Besalú são os mais preservados da província de Girona

Como é possível observar em inúmeros cantos, as ruas e fachadas empedradas são o principal símbolo de identidade de seu centro urbano. Besalú se destaca, portanto, pelo seu rico patrimônio medieval, que aproxima qualquer viajante de construções civis e religiosas. Vale muito o passeio!

  • Distância de Barcelona: 130 km;
  • Tempo médio de viagem: 1h36 de carro e 1h de transporte público.

Principais atrações de Besalú

Besalú pode ser facilmente percorrida a pé em apenas duas horas. Entre as atrações do vilarejo, destaco a Pont Vell, principal ponto turístico e símbolo do local, que foi destruída e reconstruída ao longo da história.

O Mirador Besalú possui um mirante que oferece uma vista belíssima do povoado, também vale super a pena a visita.

Outras atrações interessantes de Besalú:

  • Igreja de Sant Vincenç;
  • Zona arqueológica de la Devesa;
  • Callejuelas – bairro judeu bastante importante para a cidade.

Como chegar em Besalú?

De carro, siga a B-10 e pegue e saída 209; siga na C-33 e AP-7 até C-66. Pegue a saída 6 via AP-7 e continue em C-66 até chegar em Besalú.

Você também pode ir de trem: vá até a Estação de Sants e pegue o transporte 15007 Figueres e desça em Girona.

Vale a pena fazer um bate e volta de Barcelona?

Sim, vale muito a pena fazer um bate e volta partindo da capital da Catalunha.

As cidades próximas de Barcelona são igualmente imperdíveis: praias paradisíacas, centros históricos e monumentos medievais são apenas algumas das atrações que encontramos nos destinos que falaremos nas próximas linhas.

Além disso, um passeio nas cidades próximas não sai caro, especialmente se você estiver dividindo a experiência com outra pessoa e pode ser facilmente incluído no roteiro em Barcelona.

Ficar conectado na Europa nunca foi tão fácil

Com a America Chip você tem internet 4G ilimitada durante toda a viagem. Escolha entre o chip e o eSIM e aproveite a Europa com a melhor conexão a partir de USD 40.

Ver Planos →

Como alugar um carro para conhecer as cidades próximas de Barcelona?

Você pode alugar um carro em Barcelona nas locadoras ou nas plataformas de locação de veículos disponíveis na internet.

Para você que, assim como eu, após ler este artigo ficou com vontade de ir conhecer as cidades próximas de Barcelona, recomendo muito a DiscoverCars, um comparador que traz as melhores opções de locação, sempre com o melhor custo-benefício.

E para ver os valores na prática, simulamos uma cotação com base em uma viagem com duração de 3 dias, saindo de Barcelona e encontramos opções de carros a partir de R$87,85 por dia.

Cuidados ao programar seu bate e volta de Barcelona

Esperamos que ao final deste artigo você tenha selecionado as suas cidades preferidas para fazer um bate e volta de Barcelona.

Então, agora, vamos às dicas e cuidados para você programar o seu roteiro sem erro!

  • Demos as orientações de como chegar às cidades de maneira geral. Recomendamos que use um GPS ou aplicativo de geolocalização para traçar as rotas para os destinos em detalhe;
  • Apesar de, no geral, você não precisar se preocupar com a segurança na Espanha, vale sempre ficar atento aos seus pertences em pontos turísticos muito cheios, pode acontecer de ter algum pickpocket por perto;
  • Vai para Barcelona no verão? Então se prepare para muito calor! Não esqueça de usar roupas leves e sapatos confortáveis para caminhar – afinal, a maioria das cidades são pequenas e a melhor forma de conhecer os pontos turísticos é a pé;
  • Algumas cidades citadas são bastante procuradas por turistas durante o ano, principalmente durante o verão europeu. Por isso, na hora de programar o roteiro, vale muito a pena garantir as entradas com antecedência na Get Your Guide e evitar frustrar um passeio;
  • Como o país faz parte do Tratado de Schengen, o seguro viagem Espanha é obrigatório. Portanto, não esqueça de incluí-lo na sua checklist, recomendamos que use o Seguros Promo para cotar e comprar a proteção;
  • Para não cair na cilada do roaming internacional da sua operadora aqui do Brasil, recomendo contratar um chip internacional com internet limitada. Indico, principalmente, a America Chip;
  • Na hora de decidir como levar seu dinheiro para Europa, considere contratar um cartão da Wise, que possui as melhores tarifas para conversão de moeda.

Anotou as dicas? Então agora é só fazer as malas e se preparar para conhecer esses destinos incríveis. Boa viagem!