Rentcars é confiável? Veja como alugar um automóvel na Europa

Dicas e Planejamento  / 

Na hora de viajar para o exterior, alugar um carro pode facilitar bastante a road trip pela Europa. Mas qual a melhor locadora de veículos? Como alugar um carro? A Rentcars é confiável? Será a plataforma mais aconselhável para pesquisar na hora de alugar? Essas são algumas das questões que vem à mente.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Sim, a Rentcars é confiável, sendo o melhor site de comparação de preços e aluguel de veículos da América Latina. Além disso, a plataforma opera no mundo inteiro.

Confira tudo o que você precisa saber sobre a Rentcars neste post.

A Rentcars é confiável?

Conforme mencionamos no início do artigo, a Rentcars é confiável, sendo considerada a melhor plataforma comparativa de preços e locação de automóveis online. Lembramos que a Rentcars não é uma locadora de veículos, como alguns imaginam.

A Rentcars foi criada em 2009, estando presente em mais de 160 países pelo mundo afora. No Brasil, ela é líder no mercado no que se refere a emissão de reservas com as redes de locadoras internacionais. Sendo assim não há com que se preocupar.

Aluguel de carro na Europa: saiba como funciona e quanto custo alugar.

Vantagens e desvantagens da Rentcars

Vantagens

1. Atua com uma quantidade enorme de reservas. Por isso, negocia as tarifas diretamente com as locadoras de veículos e consegue oferecer na plataforma valores muito melhores.

2. Os valores mostrados no site da Rentcars serão sempre mais baixos ou iguais em comparação aos preços das locadoras, se você pesquisar individualmente cada uma.

3. Se o cliente encontrar uma diária mais em conta com as mesmas condições oferecidas pela plataforma, a RentCars cobre o valor pesquisado.

4. O pagamento da reserva pode ser feito na moeda do Brasil, evitando cobrança de IOF e outras taxas no cartão de crédito.

5. Parcelamento em até 12 vezes sem juros no cartão de crédito Visa ou Mastercard, ou com 5% de desconto no pagamento via boleto bancário.

6. O cancelamento da reserva é gratuito, não havendo cobrança de taxa. O mesmo se aplica também para alterações na reserva.

7. Sendo a Rentcars uma empresa brasileira, o atendimento ao cliente é em português. Não precisa ser bilíngue para ser atendido, o SAC da empresa é no Brasil.

8. A Rentcars possui descontos especiais. Às vezes disponibiliza cupons de desconto, gerando economia no seu orçamento.

9. A possibilidade de pesquisar em uma única plataforma as tarifas de várias locadoras diferentes, economizando tempo e otimizando seu planejamento.

Plataforma Rentcars

Desvantagens

Não é possível alugar um carro pela Rentcars sem seguro, sendo uma desvantagem para aqueles que utilizam o seguro oferecido pelo cartão de crédito.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

Passo a passo de como alugar um carro com a Rentcars

Alugar um carro pela Rentcars é confiável, simples e barato. Veja como é fácil:

1. Acesse o site da Rentcars ou use o comparador abaixo, selecione o destino e horário de retirada e devolução do automóvel e o local de residência do cliente;

Faça sua cotação no comparador da Rentcars:

2. Confira uma lista de ofertas de carros disponíveis para locação no destino que ele escolher, de acordo também com as datas selecionadas. A pesquisa mostrará as locadoras que oferecem o serviço no destino escolhido e os preços e informações de cada uma. São mais de 100 empresas, dentre as mais populares no Brasil e também no exterior, como Localiza, Alamo, Hertz, Europcar, Dollar, etc.;

3. A plataforma oferece a opção de ordenar por preços ou por recomendações, além de filtros de busca específicos, caso tenha alguma preferência em especial;

4. Escolha o modelo do automóvel e analise informações relevantes sobre segurança e conforto, tais como airbags, número de passageiros, câmbio manual/automático, tipos de freios, etc.;

5. Após a escolha do veículo, o cliente deverá ler atentamente as condições de reserva e adicionar o tipo de seguro (com ou sem coparticipação na franquia), além de complementos como GPS, dentre outros;

6. Conclua sua reserva e verifique a caixa de e-mail para obter todos os dados e comprovante do aluguel.

Documentos exigidos

Alguns requisitos são essenciais na hora de alugar um veículo:

  • Carteira de habilitação: a partir de 21 anos, se for no Brasil (abaixo dessa idade estará sujeito a uma taxa adicional);
  • Documento com foto (passaporte);
  • Cartão de crédito internacional;
  • Comprovante de reserva gerado pelo site da Rentcars (enviado por e-mail);
  • Permissão Internacional para Dirigir (conforme regulamentação do país para o qual vai viajar).

Aviso importante

Se o aluguel do automóvel for em Portugal, o condutor deverá ter idade mínima de 25 anos. Se a idade for entre 21 a 24 anos, estarão sujeitos a taxas locais adicionais e não poderão realizar a locação de veículos nas categorias Premium, Especial, SUV, Minivan, Van, Conversível, Utilitário e Luxo, segundo o site da Rentcars.

Em Portugal, o prazo máximo para o uso da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é de 30 dias. É possível alugar um carro na Itália com o documento do Brasil, mas para dirigi-lo o usuário precisa possuir a PID.

É essencial providenciar a PID antes de viajar para qualquer destino, mesmo que tenha lido que a CNH brasileira é aceita. Mais de 130 países a exigem.

Segurança é primordial

Os automóveis disponíveis pelas locadoras seguem as normas de segurança de cada país. Sendo assim, é possível escolher veículos com dispositivos de segurança de última geração (airbags, freios e direção revisados, travas de segurança, etc.).

Confira as melhores dicas de segurança para sua viagem.

Seguro viagem

Por falar em segurança, não esqueça que o seguro viagem é obrigatório se você está de malas prontas para viajar para a Europa. Utilize o nosso comparador de seguro viagem e veja quais são os planos mais adequados ao seu destino com o melhor preço do mercado.

Basta inserir os seus dados pessoais e de viagem e veja em sua tela os planos de seguradoras renomadas no mercado e receba ainda um desconto exclusivo para pagar menos no seu seguro.

A Rentcars é confiável? Confira no site Reclame Aqui

Se ainda tiver dúvidas que a Rentcars é confiável, veja no site Reclame Aqui a reputação da empresa que está como 9.0. Todas as reclamações foram respondidas, com índice de resolução de 93,2.

Rentcars aluguel de veículos

De modo geral na Europa, as distâncias entre os países são curtas. O trajeto de Lisboa até a fronteira da Espanha, a título de curiosidade, pode ser feito em apenas 2h20 de carro.

Saiba qual a diferença entre viajar pela Europa e viajar pela União Europeia.

Rentcars é confiável? Dúvidas frequentes

O que fazer se o voo atrasar ou antecipar?

Em caso de qualquer alteração no voo (atrasos, substituição de voo, overbooking, etc.), recomenda-se comunicar à loja de retirada do veículo o mais breve possível, através do telefone presente no documento de confirmação da reserva.

Como funciona a garantia de menor preço na Rentcars?

Se o cliente fez uma reserva com a Rentcars e logo depois achou uma tarifa menor em outra plataforma de reservas online nas mesmas condições e locadora, a empresa reembolsará a diferença.

O que não está incluído na reserva?

Não estão inclusos no valor da locação os serviços opcionais quando contratados diretamente com a locadora. Tais como: proteções opcionais, assento especial para bebê, assento especial para criança, assento de elevação para criança, GPS, responsável financeiro, condutor adicional, entre outros.

O que é  a Permissão Internacional para Dirigir (PID)?

Trata-se de um documento que apresenta a tradução certificada das informações que constam na carteira de motorista em sete idiomas: inglês, alemão, árabe, português, chinês, russo e espanhol. O visitante que for dirigir no exterior tem que apresentar a Permissão junto com a CNH.

Por isso, a Permissão Internacional para Dirigir não pode ser usada em substituição à Carteira Nacional de Habilitação.

Onde a CNH brasileira é aceita?

A Carteira Nacional de Habilitação pode ser usada por até 180 dias, em vários países: Alemanha, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Espanha, França, Suécia, Suíça, Reino Unido, Grécia, Hungria, Noruega, Holanda, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Guatemala, Honduras, Costa Rica, República Dominicana, Cuba, Canadá, Estados Unidos, África do Sul, Nova Zelândia, Austrália, Marrocos, Israel, Tailândia, Rússia, China, Coreia do Sul e Indonésia.

Saiba o que não pode faltar na sua mala de viagem.

Posso visitar outros países com o veículo alugado? Aluguei em Portugal e decidi ir até a Espanha, por exemplo

É proibida a circulação de veículos alugados fora do território de retirada do automóvel sem a prévia autorização da locadora. Verifique antecipadamente com a locadora quais são as regras aplicáveis à travessia de fronteiras.

Como viajar de carro para alguns países do Leste Europeu?

Se a viagem a bordo de um automóvel alugado for pela Europa Central, é necessário pagar o Cross Border Fee (taxa para cruzar a fronteira, em tradução livre) e adquirir os Vignettes, o pedágio para uso das estradas.

O que é o Cross Border Fee?

Melhor do que explicar, vamos dar um exemplo. Levar um veículo alugado na Áustria para alguns países da Europa Central pode ocasionar uma taxa adicional  das locadoras. Neste caso, seria o Cross Border Fee.

Essa taxa oscila de locadora para locadora e varia também de acordo com os países do itinerário da viagem. Os países estão separados pelas seguintes zonas:

Zona 1: Andorra, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Gibraltar, Grã-Bretanha, Irlanda, Itália, Liechtenstein, Luxemburgo, Mônaco, Holanda, Noruega, Portugal, São Marino, Suécia, Suíça, Espanha e Vaticano;

Zona 2: Croácia, República Checa, Estônia, Hungria, Letônia, Lituânia, Polônia, Eslováquia e Eslovênia;

Zona 3: Todos os países que não estão na zona 1 ou 2.

Dependendo do modelo e marca escolhido, só é possível trafegar na Zona 1. Alguns modelos e marcas podem trafegar na Zona 2, desde que tenha o Cross Border Fee.

Sendo assim, informe a locadora com antecedência a respeito do trajeto que será feito para obter um esclarecimento melhor a respeito das taxas e zonas permitidas. Em média, o Cross Border Fee custa 35€.

Viagem de carro em Portugal

Vou fazer uma road trip por Portugal, o que devo saber?

Se o aluguel do veículo for em Portugal, não deixe de alugar um Via Verde para passar nos pedágios (chamados de portagens em Portugal). Assim, o viajante evita qualquer transtorno com os pedágios, podendo circular direto, sendo cobrado depois no cartão de crédito.

Portugal de carro: confira nossa sugestão de roteiro de 15 dias, dicas e mais.

Agora você já sabe que a Rentcars é confiável, mas há muitos aspetos a ter em conta na sua reserva.

Cuidados a ter

Legislação e cobrança de infrações

Informe-se sobre a legislação de trânsito nos países europeus, pois cada país tem suas próprias leis de trânsito. Algumas leis são semelhantes às do Brasil e outras são completamente diferentes.

Na Espanha, por exemplo, o uso de óculos de sol em dias ensolarados é obrigatório. Na Alemanha, a cobrança de uma multa ocorre no momento da infração.

Fiscalização, pedágios e demais valores

Diversos países usam a direção na mão inglesa, com o volante na direita e circulação pela esquerda.

Com relação ao pedágio, alguns países adotam sistemas parecidos com os do Brasil. Mas, em países como Espanha, França e Itália, a cobrança é por quilômetro percorrido.

Na Suíça, um cartão deve ser adquirido no local e fixado no para-brisa para não ter problemas com a fiscalização.

O pedágio da Polônia pode ser pago com os cartões VISA, Mastercard, Maestro.

O valor total de pedágios de Lisboa ao Porto é de 22,05€ (ref. 2018) apenas o trecho. Pode soar caro, porém as estradas são de excelente qualidade.

Nas rodovias da Europa, o limite de velocidade oscila de 90 a 130 km/h. Na Alemanha existem rodovias com trechos sem limite de velocidade, as autobahns. O limite de velocidade nas autoestradas de Portugal é de 120 km/h.

Dê preferência para alugar um automóvel com quilometragem livre e seguro. Tem taxa adicional (Cross Border Fee) se a viagem de carro for para República Tcheca, Polônia, Eslováquia e Hungria.

Confira a lista de requisitos para visitar a Europa e boa viagem!

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Jornalista, vive no Brasil e ama Portugal, tem passagens pela África, Europa e América do Norte/Sul. Além da paixão por viagens, também adora animais e apoia projetos de conservação de vida selvagem na África do Sul e Brasil.