Saiba como funcionam as salas VIP dos aeroportos

Dicas e Planejamento  / 

Ja se questionou sobre como funcionam as salas VIP dos aeroportos? Quem já passou horas em um aeroporto sabe o quanto isso pode ser desagradável. Atrasos nos voos, cancelamentos ou conexões demoradas são frequentes e podem causar inúmeras dores de cabeça aos viajantes.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Uma viagem que era para ser prazerosa acaba virando um pesadelo, com filas enormes, restaurantes caros e pessoas reclamando por todos os lados.

Mas, e se em meio a esse caos houvesse um refúgio? Sim, existe e são as salas VIP dos aeroportos. Se você já entrou em um aeroporto, deve tê-las visto. Também chamadas de lounges, estes espaços têm por finalidade oferecer maior conforto e comodidade aos passageiros.

Como funcionam as salas VIP dos aeroportos

Nas salas VIP dos aeroportos é possível encontrar sofás, TVs, banheiros, tomadas para carregadores e até computadores disponíveis para uso.

Isso sem mencionar as refeições ou lanches e bebida à vontade. A maioria dos lounges oferece água, suco, café, chá e refrigerante, no entanto, é possível encontrar opções com whisky, cerveja, vinhos, espumantes, licores, entre outros.

Há salas de diferentes níveis, desde as mais básicas até às mais luxuosas, para as quais o acesso é mais restrito. Os tipos de serviço oferecidos acompanham o padrão de “luxo” do espaço. É possível encontrar opções com SPA, massagem, manicure, salão de beleza e barbearia, inclusive.

Confira o que não pode levar no avião, no bagageiro e na bagagem de mão, para evitar perder tempo com os agentes de segurança do aeroporto.

Como ter acesso às salas VIP dos aeroportos

Para ter acesso a estas salas, a forma mais comum é comprando uma passagem que dê direito a elas, como as de Primeira Classe ou Classe Executiva.

Apesar disso, é possível usufruir deste serviço de outras maneiras e uma delas é através de cartões de crédito diferenciados, que concedem o benefício, como os black, infinity ou platinum.

Se você não possui o cartão e ainda assim quer ter acesso às salas VIP, você pode fazer isso por meio dos clubes de assinatura, nos quais se paga uma taxa anual e/ou por visita. As opções mais vantajosas variam de acordo com a quantidade de viagens que o cliente costuma fazer.

Com a Priority Pass, por exemplo, você tem acesso a mais de 1300 salas VIP em aeroportos ao redor do mundo e a uma grande variedade de planos de adesão. Dê uma olhada no site para conhecer os benefícios e os preços da Priority Pass.

Há, ainda, os programas de fidelidade dos cartões de crédito que também podem conceder o benefício quando se alcança um patamar alto do programa de pontos.

5 vantagens das salas VIP dos aeroportos

Para que você possa visualizar melhor como funcionam e quais os benefícios das salas VIP dos aeroportos, confira a seguir as 5 principais vantagens de se ter acesso a esses espaços.

1. Tranquilidade

Caso você seja uma pessoa que não gosta de lugares cheios ou muito movimentados, as salas VIP dos aeroportos são uma ótima opção para ter um pouco de tranquilidade durante a espera pelo voo.

Nas salas você ficará mais tranquilo para trabalhar, ver um filme, falar com familiares e o que mais você julgar necessário.

aeroporto

2. Acesso a banheiros

Sabemos que nem sempre todos os aeroportos dispõem de banheiros limpos, com boa estrutura e sem muitas pessoas usando ao mesmo tempo. Esse item é essencial, por isso, as salas VIP dos aeroportos sempre têm bons banheiros e em alguns deles é possível até tomar banho.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

3. Alimentação

Todo mundo sabe o quanto o preço das comidas é elevado nos aeroportos. Por isso, ter acesso a uma sala VIP que ofereça alimentação pode ser uma grande economia.

4. Internet

Apesar de, atualmente, muitos aeroportos terem placas que indicam WiFi grátis, nem sempre eles funcionam. Mas se você tem acesso a uma sala VIP é certeza que você poderá consumir uma internet de qualidade.

5. Tomadas

Se você precisa estar sempre conectado, seja por causa do trabalho ou da família, e necessita que seus equipamentos eletrônicos estejam sempre carregados, nas salas VIP você também terá acesso a tomadas.

Essas são apenas algumas das vantagens, existem outras. Mas, obviamente, isso não torna o acesso às salas VIP uma obrigação em todas as suas viagens. Isso vai depender do seu perfil enquanto viajante, do seu perfil de consumo, do seu orçamento e prioridades.

Conheça os erros mais comuns em viagens com crianças e como evitar.

Saiba mais sobre alguns truques e dicas

Quer uma dica? Você pode ter o acesso às salas VIP dos aeroportos graças ao seu cartão de crédito há muito tempo e estar se espremendo nos saguões até hoje à toa.

Verifique este benefício na central do cartão e, se não houver, vale a pena conversar com o gerente e solicitar a liberação. Talvez você pague uma anuidade mais cara por isso, mas os benefícios adquiridos podem valer a pena.

Além disso, você pode adquirir alguns cartões e programas para essa finalidade. No Brasil, um exemplo é o Diners Club. Outra opção é o LoungeKey, com mais de 500 salas em aeroportos do mundo inteiro.

Já o Priority Pass é o programa independente de acesso a salas VIP e lounges de aeroporto mais conhecido do mundo.

Outras dicas são:

  • Programas de fidelidade das companhias aéreas;
  • Comprar acesso ao lounge (calcule todos os gastos para garantir que a compra valerá a pena);
  • Caso precise comprar o acesso, verifique antes na internet as avaliações das salas;
  • Tentar a sorte pedindo para entrar como acompanhante junto com alguém que tenha acesso às salas VIP;
  • Certifique-se de que a sala VIP se encontra no mesmo terminal do seu voo;
  • Pesquisa pelas salas VIP nos sites dos aeroportos;
  • Sempre verifique a política de acesso de cada sala.

Cada viajante pode encontrar sua fórmula ideal para ter acesso às salas VIP dos aeroportos, ou seja, a forma que mais se adequa às suas demandas e ao seu perfil.

Então, se você gosta de conforto e tranquilidade, frequentar os lounges é uma excelente alternativa nas suas viagens. Além de relaxar, comer e beber, você ainda se livra de todo aquele caos do lado de fora.

Por isso, se o couber esse item no seu orçamento e você analisar que vale a pena, com certeza será uma experiência diferenciada para a sua lista de viagens.

Saiba também mais sobre o all-inclusive e veja como funciona nos hotéis e cruzeiros.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Evellyn Lima é brasileira e atualmente não tem endereço fixo. Resolveu viver uma vida de nômade digital. É jornalista, redatora, revisora e compartilha detalhes e surpresas das suas viagens no Instagram @ninguemcontadaviagem.