Seja você um viajante frequente ou não, sabe que não há nada mais desconfortável do que aguardar pelo voo no portão de embarque após ter passado por exaustivas caminhadas, burocracias de passaporte e controles de segurança. Mas, veja bem: essa experiência de viagem não precisa ser enfadonha. Nesse artigo vamos descobrir como funciona uma sala VIP em aeroportos, o que esses espaços oferecem, como ter acesso e se vale a pena utilizar. Aconchegue-se e vamos lá!

Como funciona a sala vip em aeroportos?

A sala vip em aeroportos funciona como um espaço reservado nos terminais para os viajantes relaxarem antes dos voos domésticos ou internacionais. É uma experiência gostosa e que justifica chegar cedo ao aeroporto.

Essas salas, normalmente bastante grandes, traz comodidades para os viajantes desfrutarem de momentos agradáveis antes mesmo da viagem começar.

Grosso modo, tudo o que é oferecido em uma sala vip é gratuito, exceto quando explicitamente informado. Veremos detalhes nos tópicos a seguir.

O que a sala vip oferece aos viajantes?

Há diferentes categorias de sala vip em aeroportos, e cada uma delas tem autonomia para oferecer mais ou menos coisas aos seus visitantes. De maneira geral, espere por:

  • Saladas, sopas e refeições completas em embarques internacionais;
  • Snacks doces e salgados em embarques nacionais;
  • Bebidas alcoólicas, normalmente vinhos e cervejas em embarques nacionais; muitos outros destilados e drinks nos embarques internacionais;
  • Bebidas não alcoólicas como água, refrigerantes e cafés;
  • Poltronas com tomadas para carregamento de eletrônicos;
  • Poltronas reservadas e mais espaçosas, caso você precise de um repouso maior (um cochilo!);
  • Painéis para consultas de voos;
  • Wi-fi com velocidade superior;
  • Banheiros com produtos de higiene superiores, não raramente patrocinados por grandes marcas.

Fiz questão de diferenciar os embarques domésticos e internacionais, pois isso é um fato: as salas vips posicionadas em terminais que operam voos internacionais têm mais sofisticação do que aquelas situadas em terminais que operam voos domésticos.

Isso não é uma crítica e nem uma comparação, mas é evidente (e também é de se esperar) que você será muito mais “mimado” na sala vip em aeroportos quando estiver voando para fora do país.

Sala vip em aeroportos pode ter serviços tarifados à parte

Existem sala vip em aeroportos que oferecem banheiros com chuveiros, serviços de impressão, ocasionalmente até massagens podem acontecer. No entanto, por norma esses serviços são passíveis de taxa extra.

Consulte sempre o anfitrião da sala (a pessoa que o acolhe e libera o acesso) e certifique-se de que esses serviços incomuns são ou não cobrados à parte.

Como ter acesso à sala vip em aeroportos?

Existem algumas formas de ter acesso à sala vip nos aeroportos e você deve ficar atento a qual é a melhor para você na hora de montar o seu checklist de viagem.

Descobriremos em detalhes essas alternativas!

Cartões de crédito e bancos

A primeira maneira é a mais comum e também a que vai onerar menos o seu orçamento.

Hoje em dia, acessos à sala vip em aeroportos se tornaram uma grande arma dos bancos para conquistar clientes, então há alguma chance (mas nenhuma garantia) de o seu cartão de crédito já oferecer algum acesso gratuito.

Normalmente, os cartões que oferecem acessos às salas vips em aeroportos são aqueles de categoria Black (Mastercard) e Infinite (Visa), além dos cartões mais sofisticados da American Express (a partir do Platinum) e da Elo (Nanquim e Diners Club). Portadores do cartão de viagem Nomad têm acesso ao lounge da instituição no Aeroporto de Guarulhos (GRU).

Para identificar se o seu cartão de crédito oferece acesso à sala vip em aeroportos, você pode buscar na página de benefícios da bandeira.

Quem possui o benefício da sala vip em aeroportos pode incluir os familiares?

Normalmente quem possui acesso à sala vip em aeroportos em seus cartões de crédito pode incluir familiares ou até mesmo acompanhantes, mas esse último caso não é uma regra.

Se você sabe que o seu cartão de crédito possui acesso à sala vip, consulte o aplicativo da empresa que oferece o serviço (DragonPass, LoungeKey ou Priority Pass) e verifique as regras. Esses programas, sobre os quais falaremos a respeito mais adiante, costumam detalhar se você pode levar acompanhantes e quantos.

Finalmente, uma forma de maximizar acessos à sala vip em aeroportos é obtendo cartões adicionais para familiares próximos. De modo geral, os cartões adicionais possuem os mesmos benefícios do principal, incluindo acessos às salas.

Isso significa que cada um terá sua própria cota de acessos e a viagem em família será muito mais confortável!

Pagamento direto para acesso

Você pode ter acesso à sala vip em aeroportos mediante pagamento de uma taxa. Essa taxa pode ser conferida nas próprias recepções das salas e, de modo geral, custam entre USD 32 e USD 37 por acesso.

Alternativamente, você pode consultar se o aeroporto em que você embarcará tem acessos comercializados por sites que vendem atividades.

Sala vip em aeroporto
Se você não tem direito a uma sala vip como benefício, pode recorrer ao pagamento

No GetYourGuide, por exemplo, identifiquei, entre outras, uma opção para acesso ao Plaza Premium Lounge no aeroporto de Guarulhos com o valor de USD 30,62 na data desta publicação (ante USD 32 via LoungeKey).

Observe que o pagamento avulso, por ser sempre em dólares, terá acréscimo de IOF e spread que varia de emissor para emissor.

Programas de fidelidade das companhias aéreas

As melhores companhias aéreas oferecem seus próprios programas de fidelidade com vantagens bastante interessantes. Se você tem o hábito de sempre comprar passagem aérea utilizando a mesma companhia para seus voos, vale verificar os benefícios que o aguardam! A seguir destaco uma pequena amostra.

Azul

Clientes Tudo Azul da categoria Diamante, por exemplo, têm acesso à sala Advantage VIP Lounge em Congonhas (São Paulo) e ao Lounge Azul em Viracopos (Campinas). Ambas as salas são muito confortáveis.

LATAM

O programa de fidelidade LATAM Pass é um dos maiores programas de fidelidade do mundo, e clientes que alcançam a categoria Elite têm acesso às salas vips exclusivas dessa aérea. As salas vips da LATAM são igualmente bem equipadas.

Gol Linhas Aéreas

Uma das companhias aéreas mais conhecidas, a Gol opera o programa de fidelidade Smiles. Clientes Smiles Diamante têm acesso gratuito ao Lounge GOL Smiles em São Paulo (GRU) e Rio de Janeiro (GIG).

Mensalidade em plataformas especializadas

É possível aderir a um programa de benefícios e obter vantagens para seus acessos à sala vip em aeroportos. Vamos descobrir como funcionam essas adesões e se são necessárias em todos os programas.

De antemão, sugiro que você tenha cartões de crédito que ofereçam acesso a diferentes programas. Às vezes uma sala pode ser associada ao PP e ao LoungeKey e não ao Dragon Pass. Outras podem ser credenciadas apenas pelo Dragon Pass e não pelos outros dois.

Finalmente, de modo geral, as salas associadas ao LoungeKey também estão presentes no portfólio do Priority Pass. São mais de 1.000 ao redor do mundo.

Priority Pass

O programa Priority Pass por muito tempo foi uma exclusividade da bandeira American Express. Atualmente, no entanto, é oferecido por outras emissoras como Visa e Mastercard.

Dos três grandes programas de acesso à sala vip, o Priority Pass é o único que permite adesão mediante pagamento de assinatura. Funciona da seguinte forma:

Modalidade Acessos inclusos Custo por acesso após consumo da cota Custo anual
Standard nenhum USD 35 USD 69/ano + USD 35 por acesso
Standard Plus 10 USD 35 USD 245/ano
Prestige ilimitado USD 469/ano

Em todos os casos, os acompanhantes pagam USD 35 para ter acesso à sala vip.

Esse é o programa menos interessante de todos. A não ser que seu cartão ofereça o Priority Pass (PP), não vejo razão para aderir a ele por conta própria. As salas vips que compõem a gama do PP podem ser encontradas também nos outros dois concorrentes, o que já exclui qualquer “aura de exclusividade” ou prioridade.

LoungeKey

Por muito tempo, o LoungeKey foi associado aos cartões Mastercard, mas hoje também é oferecido em cartões da bandeira Visa e categoria Infinite. Diferente do Priority Pass, não é necessário se associar ao programa para acessar suas salas vips.

Se seu cartão de crédito não oferecer acessos cortesia, você pode pagar pelo uso individual das salas (USD 35).

Dragon Pass

O programa Dragon Pass (site apenas em inglês) ainda é bastante associado aos cartões Visa Infinite. Diferente do Priority Pass e tal qual o LoungeKey, não é necessário se associar ao programa para acessar suas salas vips.

Se seu cartão de crédito Visa não oferecer acessos cortesia, você pode pagar pelo uso individual das salas (USD 32).

Voando de executiva ou primeira classe

Caso você opte por um assento na classe executiva ou vai viajar de primeira classe, espere pelo melhor, seja na terra ou no ar. Diversas companhias aéreas atribuem acesso gratuito às salas vips para passageiros que desembolsam mais pelo conforto.

No Brasil, a LATAM oferece mimos aos clientes de primeira classe. Se estiver viajando para Paris, por exemplo, a Air France só não estende um tapete vermelho para os viajantes da categoria La Première, pois seria muito brega. Fora isso, você tem sala VIP e até Porsche híbrido que te leva da sala à aeronave.

entrada da sala vip de companhia aérea premium
Se você viajar de primeira classe ou business, saiba que algumas companhias aéreas oferecem sala vip

Se você for de executiva com a Delta Airlines, é possível acessar os lounges da LATAM (já que a companhia não opera salas próprias no Brasil).

Finalmente, se você tem o hábito de voar em classes executivas ou primeira classe, acessos às salas vips em aeroportos não são necessariamente uma preocupação, o seu cartão provavelmente já oferece essa cortesia.

Através do seguro viagem

Algumas operadoras de seguro viagem oferecem acessos a salas vips em aeroportos em determinadas condições. Se você for voar para o Velho Continente, por exemplo, de repente, vale a pena contratar um seguro viagem Europa que ofereça a cobertura.

A Universal Assistance, por exemplo, trabalha com um plano chamado VIP Delay. Neste caso, na hipótese de o seu voo sofrer atraso igual ou superior a 60 minutos, você terá direito a desfrutar de uma sala vip em mais de 500 aeroportos ao redor do mundo.

A Assist Card, por sua vez, fornece acesso às salas W Premium Lounge 5th Avenue e W Premium Lounge, ambas no aeroporto de Guarulhos (GRU), em São Paulo. Os acessos à sala VIP oferecidos pela seguradora são válidos para os planos 250 mil e 1 milhão.

Observe que há diferença entre as duas seguradoras. Enquanto a primeira oferece acesso em caso de atrasos, a segunda garante a cortesia independente de voos atrasados. Ambas são opções interessantes.

Vai viajar para o continente europeu? Saiba quais são os melhores aeroportos da Europa.

Quanto custa a sala vip em aeroportos?

A partir de USD 30.

Mas saiba que os valores variam muito pouco entre um aeroporto e outro. Na verdade, os valores costumam flutuar entre as operadoras (Priority Pass, LoungeKey e Dragon Pass) e não entre as salas. Vejamos uma síntese desses preços!

Operadora/Comercializadora Aeroporto Valor a partir de 
Priority Pass Mais de 600 USD 35 por acesso + assinatura
LoungeKey Mais de 600 USD 32
Dragon Pass Mais de 600 USD 35
Sala vip no Aeroporto de Guarulhos Guarulhos (GRU) USD 30,62
Sala vip no Aeroporto de Sharm el-Sheikh (Egito) Sharm el-Sheikh (SSH) USD 85
Sala vip na Ilha de Man (Reino Unido) Ilha de Man (IOM) USD 25,88
Sala vip em Edimburgo (Escócia) Edimburgo (EDI) USD 42,15
Ficar conectado na Europa nunca foi tão fácil

Com a America Chip você tem internet 4G ilimitada durante toda a viagem. Escolha entre o chip e o eSIM e aproveite a Europa com a melhor conexão a partir de USD 40.

Ver Planos →

Como descobrir quais são as salas vip em um aeroporto?

Você pode buscar nos sites e aplicativos do Priority Pass, LoungeKey ou Dragon Pass quais são as salas vips disponíveis nos aeroportos pelos quais você vai passar. Pelos aplicativos dos programas, você consegue ver quais são as comodidades oferecidas, regras de acesso, horários e serviços cobrados à parte.

Adicionalmente, é possível buscar nos sites dos aeroportos pelos quais você irá passar, mas essa alternativa está sujeita a erros e desatualizações.

Feito isso, recomendo que você busque a sala pelo método acima utilizando o Lounge Buddy. Por meio desse site, você não apenas identifica salas vips em aeroportos ao redor do mundo como também confere reviews legítimos (e úteis) das salas espalhadas pelo planeta!

Placa Vip Lounge
Sala vip é um excelente acréscimo à viagem: conforto, snacks e bebidas fazem o passeio começar antes

Pelo Lounge Buddy você pode descobrir se as bebidas são de qualidade, se os pratos à la carte são variados, se os snacks são frescos e muito mais. Esteja você pagando acesso avulso ou utilizando cortesias dos bancos, valorize seu dinheiro frequentando bons lugares.

Vale a pena utilizar a sala vip em aeroportos?

Sim, vale a pena utilizar a sala vip em aeroportos. E vale ainda mais se você tiver acessos de cortesia ofertados pelo seu banco. Como antecipei, hoje em dia essa é uma grande isca para atrair clientes para as instituições, então há chances de você já ter ou poder ter acessos.

Com os valores inflacionados em aeroportos, onde uma garrafa de água com gás não sai por menos de R$ 9 e um pão de queijo custa R$ 15, ter snacks e bebidas à vontade enquanto aguarda seu voo é um benefício e tanto.

Para mim, a viagem começa no aeroporto. Em especial, nas salas vips. Tomar um vinho ou bebericar um drink gelado enquanto ajusta os últimos detalhes do roteiro das férias (ou enquanto lê e-mails do trabalho!) é prazeroso. A experiência no aeroporto não precisa ser ruim.

Dica extra: vá atrás da sua instituição financeira

Há instituições financeiras bastante sólidas que oferecem cartões de crédito gratuitos com acessos à sala vip em aeroportos. Algumas dessas instituições ofertam seus cartões mediante investimentos bastante seguros (como o Tesouro Direto, por exemplo) a partir de R$ 5 mil.

Você pode investir, ganhar dinheiro e ainda desfrutar de bons benefícios de cartão de crédito sem gastar um centavo sequer.

Tenho conta em diversas instituições financeiras e faço questão de manter relacionamento com aquelas que oferecem mais (nada de ter banco de estimação). Coloque seu dinheiro para trabalhar por você e garanta vantagens em viagem que vão mudar a forma como você encara os saguões dos aeroportos!

Os acessos individuais têm preços salgados. Embora as salas sejam confortáveis, gastar o equivalente a R$ 180 para ter acesso a poltronas e snacks não me parece exatamente um bom negócio. Insisto: faça valer o dinheiro que você tem aplicado nos bancos e reivindique um cartão que ofereça acessos grátis.

Espero que as dicas desse artigo tenham ajudado e que você desfrute de salas vips mundo afora!