Santuário de Fátima: conheça o local mais sagrado de Portugal

Visitar Portugal  / 

Repleto de festas, cultos e templos. Não é à toa que o Santuário de Fátima em Portugal é muito famoso. Para você que deseja conhecê-lo, não perca esse artigo. Aqui você vai descobrir tudo sobre esse local que atrai milhares de turistas todos os meses do ano.

Vai viajar para a Europa? Saiba todos documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.


Aproveite o melhor da Europa sem qualquer preocupação.

RECEBER GRÁTIS »

Com muita energia, boas vibrações e fé, Portugal já é, por si só, um dos destinos de turismo religiosos mais visitados. Roteiro de templos, a fé se mistura com histórias fantásticas, atraindo os olhares de quem vai ao país conhecer locais sagrados, renovar a fé e/ou pagar promessas.

E nesse reduto religioso, o Santuário de Fátima se destaca como um dos principais destinos de peregrinação de todo o mundo! A cidade é visitada por inúmeros peregrinos ao longo de todo o ano.

Conhecendo o Santuário de Fátima

O Santuário de Fátima é um santuário mariano dedicado a Nossa Senhora de Fátima e um dos mais importantes do mundo. Recebe todos os anos milhares de peregrinos e visitantes de todo o mundo.

No local, aconteceram as aparições de Fátima, no ano de 1917. Diversos Papas já visitaram o Santuário, inclusive o Papa Francisco, no Centenário das Aparições.

Veja aqui como você pode assistir à missa do papa no Vaticano.

conhecendo o santuario de fatima

Roteiro de visita a Fátima

É possível conhecer a cidade de Fátima e o Santuário de Fátima em menos de um dia, por isso, pode entrar no seu roteiro de subida para a cidade do Porto, de descida para a capital Lisboa ou então para quem também quer visitar a vila de Nazaré – praia com as ondas gigantes e diversas competições de surf.

Pode ser útil consultar o nosso roteiro de 5 dias em Portugal, para fazer turismo.

Como chegar ao Santuário de Fátima

A pequena cidade portuguesa de Fátima fica a 127 km da capital do país, Lisboa, e a 195 km da cidade do Porto, no Norte do país. Para chegar até Fátima é possível pegar um trem (Comboios Portugal), ônibus (autocarro), ir de excursão ou então alugar um carro.

Aluguel de carro é uma boa opção

O aluguel de carros tem um valor bem acessível, mas as autoestradas possuem pedágios pagos na hora e após a passagem (Scuts), por isso, se for alugar um carro pegue com Via Verde já incluso.

Os transportes públicos em Portugal funcionam super bem, são limpos e pontuais, então opções de deslocamento não faltam. Se optar ir de carro passeando pelo país, vindo de Lisboa, pegue a rodovia A1, a viagem dura cerca de 1 hora e 30 minutos.

Você também pode optar por excursões turísticas de um dia em Fátima, assim você pode ir com um grupo de pessoas interessadas no mesmo assunto e acompanho por um guia turístico, que pode explicar cada detalhe do Santuário.

como chegar ao santuario de fatima

Quem vai de ônibus

Coletivos da Rede Nacional de Expressos partem diariamente de Lisboa (1h30 de viagem), do Porto (2 horas de viagem) ou de Coimbra (1 hora de viagem). A estação final fica a 10 minutinhos andando do local.

O ônibus intermunicipal é o meio de transporte mais escolhido pelos turistas que vão ao Santuário.

Quem vai de trem

Se quiser fazer um passeio diferente, uma boa opção pode ser o trem. Porém, a estação mais próxima de Fátima fica em Leiria, a 23km do Santuário, aproximadamente 30 minutos de carro.

Viaje sempre com internet no celular

Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia.

O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

VER PLANOS »

E quem vem do Porto?

Já para quem desce do Porto, a melhor opção também é pela A1 e a viagem dura cerca de 2h. As estradas são ótimas, há pouquíssimo trânsito e existe opções de estacionamento gratuitos.

O que visitar em Fátima

A cidade de Fátima é pequena, mas possui uma ótima estrutura para seus visitantes, com uma grande opção de hotéis.

Pontos turísticos de Portugal: top 30 lugares incríveis para visitar.

Basílica de Nossa Senhora de Fátima (Capelinha das Aparições)

Esse é o local histórico no qual Nossa Senhora teria aparecido aos pastorinhos. Consagrada em 1953, toda em estilo barroco, a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima é uma das principais atrações da cidade.

A árvore que se encontrava no local, infelizmente, não pode ser mais vista. Muitos fiéis arrancavam seus galhos ao visitar o local, o que acabou fazendo com que ela acabasse destruída.

Atualmente, no local da antiga árvore tem uma grande imagem de Nossa Senhora de Fátima. É por ali que são vistas as mais fortes manifestações de fé e por onde muitas pessoas caminham de joelhos enquanto rezam o terço.

O novo templo remonta a 1973, porém, com uma construção grandiosa e moderna, que abriga cerca de 8.000 fiéis sentados. No altar da Basílica fica um fragmento de mármore do túmulo do Apóstolo Pedro.

Museu – O Milagre De Fátima

Local onde é possível conhecer mais profundamente a história das aparições de Nossa Senhora aos pastorinhos. O museu é interativo e fica logo ao lado do Santuário.

Casa dos pastorinhos

Está localizada a, aproximadamente, 2km do Santuário. As casas, que estão intactas e preservadas, fazem parte de uma rota reúne 14 capelinhas em memória a Paixão de Cristo e uma 15ª relacionada à Ressurreição. Esse trajeto é o mesmo que os pastorinhos faziam da aldeia de Aljustrel à Cova da Iria, onde hoje é o Santuário de Fátima.

Procissão das velas

No dia 13 dos meses, principalmente em maio e outubro, muitos peregrinos fazem fazem vigílias noturnas, rezando o terço à luz de velas. Essa é uma tradição para relembrar as datas das aparições e é uma atração que costuma lotar a cidade.

Basílica da Santíssima Trindade

Essa é a mais recente das atrações do Santuário, construída para receber os milhares de fiéis que chegam ao Santuário de Fátima.

basilica da santissima trindade

Foi inaugurada em 2007 para dar suporte à Basílica Nossa Senhora do Rosário de Fátima que já não estava mais suportando a quantidade de peregrinos.

Conheça também o Cristo Rei, em Lisboa.

Melhor época do ano para visitar o Santuário de Fátima

É possível visitar o Santuário de Fátima o ano inteiro. Entretanto, nos meses de julho e agosto as temperaturas podem subir bastante e chegar próximas dos 40º graus.

Os meses mais frescos para visitar são entre março a maio, durante a primavera. Ou no outono, entre o final de setembro até novembro. No inverno, as temperaturas caem bastante e é uma época mais chuvosa em Portugal.

Veja também como é o clima em Portugal.

Missas

Para quem sonha em assistir uma missa no Santuário de Fátima pode escolher um horário. Todos os dias há confissões, reza do terço e missas.

As missas na igreja principal, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, acontecem às 7h30 e às 18h30. Ainda há missas em italiano e em espanhol. Confira a programação completa no site do Santuário.

Entrada

A entrada no Santuário de Fátima é gratuita. Mas há diversas opções de lembranças, rosários, água benta, imagens de Fátima para comprar de recordação.

Eventos importantes do Santuário de Fátima

As datas mais importantes do Santuário de Fátima em Portugal são nos dias 13 de maio (dia das primeiras aparições) e em 13 de outubro (data das últimas aparições de Fátima para os pastorinhos Lúcia, Francisco e Jacinta). Além dessas duas datas, todo dia 13 é marcado por muitas orações e visitas de peregrinos.

Não deixe de ler também sobre os principais pontos turísticos de Portugal.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
COMPARTILHE
Autor

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.