Ilha da Madeira em Portugal: confira nossas dicas imperdíveis

Visitar Portugal  / 

Composta por piscinas naturais, praias, jardins, montanhas e mirantes com vistas de tirar o fôlego, a terra do craque Cristiano Ronaldo é um dos principais pontos turísticos portugueses. A Ilha da Madeira em Portugal não é apenas um dos destinos mais procurados do país, mas também de viajantes do mundo que buscam paisagens únicas e espetaculares.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Com formação vulcânica, a ilha possui rochas diferenciadas, grandes montanhas e vales, águas com impressionantes tons de azul, além de uma vegetação rica que cobre o local.

A Ilha da Madeira em Portugal já foi eleita diversas vezes como “Melhor Destino Turístico Insular” da Europa e do mundo pelo World Travel Awards (WTA) e de fato encanta a todos que a visitam.

Se você tem vontade de conhecer o lugar, ou apenas curiosidade de saber como é a ilha, confira os diferentes detalhes sobre o arquipélago neste artigo.

A história da Ilha da Madeira, em Portugal

A Ilha da Madeira é uma região autônoma de Portugal, que tem como capital a cidade de Funchal. Geograficamente, trata-se de um arquipélago de ilhas, sendo duas delas habitadas: a Ilha da Madeira e o Porto Santo.

Ainda é composto por duas ilhas desabitadas que são classificadas como área de proteção ambiental, as Ilhas Desertas e Ilhas Selvagens. Veja um pouco mais sobre a história da ilha.

O surgimento da ilha

Estima-se que o aparecimento do arquipélago ocorreu há cerca de 5 milhões de anos, quando ocorreram explosões vulcânicas no ocidente do Oceano Atlântico. Erupções seguidas formaram camadas de lava, rochas e cinza das quais emergiram as ilhas.

O local ficou desabitado até 1419, quando os navegadores portugueses Tristão Vaz Teixeira, Bartolomeu Perestrelo e João Gonçalves Zarco chegaram à ilha.

Notando as potencialidades do local, assim como a importância estratégica, iniciou-se a colonização em 1425.

O desenvolvimento da ilha

Inicialmente, introduziu-se uma cultura agrícola, que deu à metrópole funchalense uma importante relevância econômica. Isso fez com que na metade do século XV, a cidade se tornasse um porto de escala obrigatória para rotas comerciais da Europa.

vista ilha da madeira

Entre os séculos XVII e XVIII, instaurou-se uma nova cultura, que proporcionou mais um impulso para economia madeireira, a produção de vinho.

Já nos séculos XIX e XX, a ilha passou a explorar o setor turístico, tornando-se uma referência para a elite europeia que era atraída pelas qualidades terapêuticas da natureza da ilha.

Em 1976, a Ilha da Madeira em Portugal passou a ser uma Região Autônoma, ganhando poder legislativo.

Visite também os Açores, em Portugal. Veja o que vale a pena conhecer no arquipélago.

As principais cidades da Ilha da Madeira em Portugal

Atualmente, a Ilha da Madeira em Portugal é um dos locais mais prósperos e com melhor qualidade de vida do país. Inúmeros turistas são atraídos pela beleza natural do local, o que contribui para economia. No arquipélago, se encontram 6 cidades e 5 vilas, totalizando em 11 concelhos (municípios).

As regiões da Madeira são divididas pelo Funchal (capital do arquipélago), Caniço, Costa Leste (Machico e Santa Cruz), Costa Oeste (Calheta, Câmara de Lobos, Ponta do Sol e Ribeira Brava), Costa Norte (Porto Moniz, Santa e São Vicente) e o Porto Santo.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

Veja a seguir, um pouco sobre as principais cidades da Ilha da Madeira em Portugal.

Calheta

O concelho de Calheta fica entre o Sul e extremo Oeste da Ilha da Madeira em Portugal. Possui o território mais extenso da região, onde vivem aproximadamente 12 mil pessoas.

A Calheta é uma vila encantadora, famosa por sua posição estratégica e por ter solos férteis, onde é produzido o famoso Vinho da Madeira e as deliciosas Bananas Madeirenses.

Câmara de Lobos

A Câmara de Lobos está situado na costa sul da Ilha da Madeira em Portugal. Possui cerca de 35 mil habitantes em uma área de 51.820 km².

O nome do local teve origem no fato de que, na época em que a ilha foi descoberta, foi avistada uma quantidade significativa de lobos-marinhos. Atualmente, eles aparecem de forma ocasional apenas na costa sul do arquipélago e existe uma colônia preservada nas Ilhas Desertas.

Você pode participar de uma Observação Golfinhos e Baleias em Catamarã de Luxo. Por 25€ você pode navegar ao longo da bela baía de Funchal, aproveitar para mergulhar nas águas do Cabo Girão e procurar golfinhos e baleias. Disponível no Get Your Guide.

As atividades econômicas principais do local são a pesca, agricultura (especialmente a cultura de banana), comércio, serviços e indústria.

Funchal

Funchal é a capital do arquipélago e possui o maior centro comercial, turístico e cultural da Madeira. Na cidade é possível encontrar diversas atividades de lazer, de visitas a museus, igrejas e monumentos a passeios aos jardins, Marina, compras e programas noturnos em bares e baladas.

Existem vários passeios da ilha que saem de Funchal. Uma das opções é uma Excursão de Jipe por Penhascos e Vales da Madeira que dura quatro horas e passa por mirantes estratégicos, com vistas panorâmicas. A partir de 35,20€.

Machico

A cidade de Machico fica na costa leste da Ilha da Madeira em Portugal, a aproximadamente 22 km de Funchal. Machico possui um grande significado histórico já que ali desembarcaram Tristão Vaz Teixeira, Bartolomeu Perestrelo e João Gonçalves Zarco, em 1419, ao descobrirem a Madeira.

O local tornou-se cidade em 2 de agosto de 1996 e possui aproximadamente 20 mil habitantes. Acredita-se que um século antes da descoberta, Robert Machim e Ana d’Arfet tinham encontrado o lugar. Daí nasceu nome da cidade, como uma derivação do sobrenome Machim.

Pico Ruivo e Pico do Areeiro

Estes são os picos mais altos da Ilha da Madeira em Portugal e é possível fazer uma caminhada entre eles ou subir no alto de cada um através de trilhas. Ainda há a opção de ir de carro até um miradouro no topo.

Descubra as maravilhas de Portugal em nosso artigo. Conheça os 7 monumentos e as 7 aldeias a visitar.

Ponta do Sol

Localizada na costa sul da ilha, a Ponta do Sol possui 8.200 habitantes. É considerado o local mais quente do arquipélago, onde o sol brilha pelo maior número de horas.

Na cidade está o Paul da Serra, que é o único planalto da ilha e está em uma altitude de 1.500m.

Porto Moniz

O território de Porto Moniz só passou a fazer parte da ilha após a Segunda Guerra Mundial, quando se construiu uma estrada que liga o local ao concelho de São Vicente.

A estrada foi escavada na encosta e muitas vezes é atravessada por quedas de água que desaguam no mar. Considera-se que essa é uma das estradas mais bonitas da ilha.

Ribeira Brava

A Ribeira Brava é uma bela vila, localizada a apenas 15km da capital do arquipélago, Funchal. Trata-se de uma das cidades mais antigas da Ilha da Madeira em Portugal, fundada logo na sequência de Funchal e Machico.

Santa Cruz

A cidade fica na costa leste da ilha, a aproximadamente 18km da capital. Nela se localiza o Aeroporto Internacional da Madeira Cristiano Ronaldo, sendo uma porta de entrada para ilha.

Durante o ano todo, são realizadas exposições culturais na Casa da Cultura de Santa cruz, que mostram obras de artistas locais e outros.

Santana

Santana fica na costa norte da Ilha da Madeira em Portugal, onde vivem cerca de 9 mil pessoas. Por conta de o local ter estado muito tempo inacessível por terra ou mar, os habitantes mantiveram suas características sem sofrer influências externas.

Um exemplo deste isolamento é o estilo arquitetônico de suas casas típicas com teto coberto de colmo, conhecidas como “casinhas de Santana”. O turismo é o seu principal recurso econômico.

casas de santana na ilha da madeira

Retiros espirituais em Portugal: onde repor as energias.

São Vicente

São Vicente é conhecida por sua natureza verde e floresta abundante, cercada pela erosão em suas belas encostas.

Um dos principais símbolos de São Vicente é uma pequenina capela construída dentro de uma rocha de basalto, na foz da ribeira que atravessa a vila.

Os pontos turísticos das principais cidades da Ilha da Madeira

Conheça a seguir, alguns pontos turísticos das principais cidades da Ilha da Madeira.

Calheta

Esta vila da Ilha da Madeira em Portugal oferece diferentes atrativos, como a Manuelina Igreja Matriz do Espírito Santo, que contém um tabernáculo de ébano e prata doado pelo rei Dom Manuel I, em 1535.

O Centro das Artes Casa das Mudas, com uma arquitetura moderna, promove eventos culturais em um complexo que dispõe de um espaço para exposições, auditório, biblioteca, lojas, entre outros.

Outra grande atração turística da Calheta é o Porto de Recreio, que possui espaços verdes, praças, restaurantes, quiosques e instalações náuticas.

Você ainda pode visitar a famosa Praia de Areia Amarela, com areia trazida de Marrocos, e a Figueira da Foz.

Câmara de Lobos

A Câmara dos Lobos é uma pequena cidade da Ilha da Madeira em Portugal. Fica bem perto de Funchal e é possível ter vistas incríveis do local, principalmente no pôr do sol.

Na Câmara dos Lobos fica o Miradouro do Salão Ideal, de onde se avista parte da costa íngreme e o seu encontro com o mar.

Lá também está o Cabo Girão, o cabo mais alto da Europa. O cabo fica a 580 metros do mar e possui uma plataforma de vídeo de onde se tem uma vista incrível e um pouco vertiginosa para alguns.

Funchal

O centro histórico de Funchal é especialmente charmoso, com diversos restaurantes, bares e portas que viraram verdadeiras obras de arte.

Você também encontra fortes, igrejas e museus no centro da cidade. O pôr do sol com vista beira-mar é imperdível.

A cidade possui um teleférico que percorre 3km até a Freguesia do Monte, no alto de uma montanha. Lá está o Jardim do Palácio do Monte – um museu a céu aberto mantido pela Fundação Berardo. Compre seu Bilhete para o Teleférico do Jardim Botânico com antecedência, por 8,25€

Machico

Uma das principais atrações de Machico é a sua praia, chamada de Praia da Banda Além. Ela possui aproximadamente 125 metros de comprimento e mais de 70 metros de largura. Sua areia dourada não é natural da ilha, mas importada do Marrocos.

Perto da praia, também é possível fazer uma bela caminhada, apreciando a marina e o mar. Se o tempo estiver bom, é possível avistar as Ilhas Desertas.

Na região histórica da cidade, é interessante conhecer a Igreja Matriz, uma das mais antigas da Ilha da Madeira em Portugal. Ao lado da igreja, está a estátua do descobridor da ilha – Tristão Vaz Teixeira.

Ao sair da cidade, é possível visitar alguns miradouros para ter uma visão melhor da abrangência da baía do local.

Pico Ruivo e Pico do Areeiro

Ao se hospedar em Funchal, um dos passeios que pode fazer é a caminhada até o ponto mais alto da ilha, que é o Pico Ruivo. Lá você poderá contemplar uma vista de tirar o fôlego e caminhar por uma rocha vulcânica com veias de lava, picos irregulares e lindas flores.

Recomenda-se fazer a trilha acompanhado por um guia. Reserve a Caminhada do Pico Arieiro ao Pico Ruivo com Guia por 38,50€.

Ponta do Sol

O local possui diferentes características naturais, devido à sua localização e extensão. Você vai encontrar vegetação indígena, fauna rica em espécies e aves migradoras.

Também é possível visitar o cais da Ponta do Sol, a Lagoa do Lugar de Baixo e o Centro de Floricultura Subtropical.

Porto Moniz

O principal atrativo da cidade são as piscinas naturais de água salgada, formadas por rochas. Existe um grupo de piscinas públicas, chamadas de Piscinas Naturais do Cachalote, e outro de piscinas privadas, que oferecem um pouco mais de estrutura.

Outros atrativos da cidade são o Aquário da Madeira, Levada da Ribeira da Janela, Miradouro da Santa, entre outros.

Caso queira apenas fazer um tour de um dia na cidade, você pode optar por excursões, como a Excursão de 1 Dia a Porto Moniz, por 47€.

Também é possível curtir um Passeio de Jipe para conhecer as Piscinas Vulcânicas Naturais, bem como Seixal, o maior planalto em Paul da Serra, por 40€.

Ribeira Brava

A Ribeira Brava é uma cidade da Ilha da Madeira em Portugal que possui forte turismo religioso. A igreja de São Bento, que foi construída no século XV, possui incríveis painéis de influência flamenga, representando a Virgem e o Menino Jesus, São Bento e São Bernardo.

São Bento é o padroeiro da Ribeira Brava, por quem os moradores demonstram muita devoção. Em 29 de junho, é celebrada uma famosa romaria da ilha em honra de São Pedro.

Santana

Você poderá ver em alguns cartões postais da ilha suas casas típicas, em formato triangular e telhado de palha. Essas casas ficam em Santana, local que abriga uma área de Reserva Mundial da Biosfera, de acordo com a Unesco.

Você pode fazer os percursos da Biosfera que possuem mais de 120km de extensão, onde é possível contemplar a paisagem da exuberante natureza, conhecer a riqueza cultural e conviver com a população local.

O site Get Your Guide oferece uma Excursão de 1 Dia ao Leste da Ilha da Madeira e Caminhada na Levada, na qual há visitação ao topo do Pico do Arieiro, caminha pela Levada dentro da floresta de Laurissilva, observação de artesanato em vime, almoço delicioso no conhecido Grutas do Faial e visita aos chalés de Santana. Reserve por 45€.

Santa Cruz

A cidade se orgulha de seu patrimônio, formado por monumentos como a Igreja Matriz, construída pelas ordens do Rei D. Manuel I em 1533; as Capelas de nossa Senhora da Conceição e de Nossa Senhora da Piedade, do século XVII; a Igreja da Misericórdia, do século XVI; o bonito edifício da Câmara Municipal, que espelha o alto nível da arquitetura colonial, e o Forte de São Sebastião do Caniço.

A Casa de Cultura de Santa Cruz disponibiliza um espaço considerável para as artes plásticas, que valoriza os aspectos etnográficos da região.

A cidade possui um artesanato típico, que utiliza antigas técnicas e produz obras de bordado, objetos de madeira e as conhecidas colheres de pau.

São Vicente

Uma das principais atrações turísticas de São Vicente é uma pequena capela construída dentro de uma rocha de basalto, na foz da ribeira que atravessa a vila.

As grutas de São Vicente de origem vulcânica também são um grande destaque do local. Elas se formaram há 890 mil anos, através de uma erupção vulcânica que ocorreu em Paul da Serra, quando a lava foi escorrendo até o mar.

Você pode viajar ao centro da Terra com esta Excursão às Grutas Vulcânicas de São Vicente.

Prepare sua viagem para Ilha da Madeira em Portugal

A Ilha da Madeira, em Portugal, é um destino bastante procurado pelos turistas, especialmente por aqueles que gostam de entrar em contato com a natureza.

Se este é o seu perfil, não tenha dúvidas que vai adorar conhecer o destino. A cidade de Funchal, capital da Ilha, é a mais estruturada.

Portanto, se programe para usá-la como ponto de partida para explorar as belezas do arquipélago. Sugerimos que fique hospedado na cidade a maior parte do tempo, explorando as cidades ao redor.

horizonte de funchal

Para se preparar para a viagem, é importante pesquisar e selecionar os locais que deseja visitar e assim, fechar os passeios das empresas com antecedência.

Como muitos passeios envolvem ecoturismo e o deslocamento não é muito fácil, é interessante pagar por esse serviço. Também é recomendável planejar sua forma de locomoção, seja através de transporte ou alugando um carro.

Comprar as passagens com um bom tempo de antecedência, reservar hospedagem, providenciar um Seguro Viagem para Portugal e checar se o seu passaporte terá ao menos três meses de validade após a data da viagem, são algumas das providências que devem ser tomadas antes de viajar.

O custo médio por pessoa para uma viagem na Ilha da Madeira

Para calcular uma viagem para a Ilha da Madeira, simulamos os gastos por um período de 10 dias na capital Funchal, através das informações do site Quanto Custa Viajar.

O valor aproximado total da viagem é de R$ 8.250. Confira a média de gastos.

Passagem aérea R$ 4.261,72 por pessoa
Hotel 10 diárias a partir de R$ 1.069,46
Alimentação Média de gasto por dia: R$178,12 até R$285,55 10 dias x R$ 231,83 (média por dia):
R$ 2.318,35
Transporte Ticket avulso R$ 9,05 10 dias x R$ 18,09 (média 2 por dia):
R$ 180,90
Atrações 4 atrações por R$ 83,49
Passeios e atividades 2 atividades por R$ 234,96
Seguro Viagem Assist Card R$ 88,20

 

Dica: A Ilha da Madeira pertence a Portugal, portanto está na zona do euro. Existem casas de câmbio na ilha, assim como bancos, e os cartões de crédito são aceitos.

Quando ir para a Ilha da Madeira em Portugal

Entre as dicas de viagem para a Ilha da Madeira em Portugal não pode faltar qual a melhor época para conhecê-la.

Antigamente, o local era um destino de inverno, pois muitos europeus, como os suíços, iam para lá fugir do rigoroso inverno de seus países, uma vez que a temperatura na ilha não costuma ser tão baixa.

ilha da madeira

Hoje em dia, o local passou a ser movimentado durante o ano todo. Mas, considera-se que a melhor época para o visitar seja no verão, entre maio e setembro.

Neste período, a temperatura fica mais elevada, podendo passar dos 30 graus. Enquanto a temperatura do mar pode chegar a 24 graus. Isso proporciona um melhor aproveitamento das praias e piscinas da ilha.

No fim de outono e começo de inverno, o clima é um pouco mais frio, mas nada extremo. A temperatura costuma ficar entre os 17 e 20 graus.

No inverno há mais vento e chuva e não é uma boa época para quem busca as praias e piscinas naturais. Mas, ainda há trilhas e outros passeios para se fazer durante o ano todo.

Porém, caso queira curtir todas as atrações, opte pela primavera ou verão.

Turismo de aldeia em Portugal: saiba tudo e planeje sua viagem.

Como ir e como se locomover na Ilha da Madeira em Portugal

O arquipélago fica a 1.000 km de Portugal, ou duas horas de voo de Lisboa. O Aeroporto Internacional da Madeira Cristiano Ronaldo é sua porta principal de entrada e recebe aviões de companhias áreas europeias.

Ao sair do Brasil, os voos farão ao menos uma conexão, que costuma ser em Lisboa ou Madri.

A locomoção na Ilha da Madeira

A ilha da Madeira em Portugal é um pouco complexa quando falamos de locomoção, devido ao fato de que encarar suas estradas e ladeiras não é uma simples tarefa.

Apesar do carro ser a melhor opção para percorrer o local, as estradas exigem coragem dos motoristas. Desfiladeiros à beira-mar, montanhas e pistas duplas que parecem mão única são alguns dos desafios.

Aluguel de carro

As atrações da Madeira ficam espalhadas por toda a ilha e se manter apenas em uma região será difícil. A ilha possui muitas estradas, o que ajuda na hora de viajar.

Existem vias expressas e fáceis de percorrer. Porém, os cenários mais bonitos costumam ficar nas estradas secundárias, que são de mais difícil acesso.

O aluguel de carros na ilha é tranquilo e barato. Existem diferentes empresas que oferecem este serviço ainda no aeroporto. Acesse o comparador de preços RentCars e verifique as condições para locação.

Para dirigir em Portugal, inclusive na Ilha da Madeira, é necessário apenas portar a Carteira Nacional de Habilitação brasileira.

Transporte público

O transporte público na Ilha da Madeira em Portugal funciona melhor em regiões mais povoadas, como Funchal. Para locais isolados, será mais difícil encontrar um ônibus.

Para se hospedar em Funchal e visitar pontos turísticos nos arredores, o ônibus funciona bem. Em distâncias curtas também é possível usar o serviço de táxi. Não existem serviços de locomoção por aplicativos na Ilha, como

Uber. Em alguns pontos terão teleféricos que ajudam na subida e descida de montanhas, além de serem uma atração à parte.

Serviços de agências de turismo

Quem não deseja se aventurar na direção ou não quer usar o transporte público, ainda pode contar com serviços das agências de turismo, que oferecem rotas por toda a ilha.

Os passeios com veículos 4×4 são uma ótima opção e chegam a pontos que os outros carros não conseguem. Comparados ao aluguel de um carro, os passeios são mais caros, mas podem valer a pena pela comodidade. Os tours geralmente possuem o valor a partir de 15€ por pessoa.

Para fazer um passeio nos arredores de Funchal e ter uma ideia geral, os ônibus Hop on Hop off também são boas opções. Reserve por 13,50€ no Get Your Guide.

A gastronomia da Ilha da Madeira

A gastronomia do arquipélago da Madeira é composta por um misto de tradicional e contemporâneo, mesclando produtos regionais de grande qualidade, que proporcionam a elaboração de um variado menu com especialidades que vão da cozinha regional à internacional.

Os peixes e mariscos da ilha são muito saborosos e suas receitas são carregadas de tradição, como os bifes de atum ou filetes de peixe-espada preto. Polvo, mariscos, caramujos e muitos outros fazem parte da culinária da Ilha da Madeira em Portugal.

Quando falamos de carnes, o principal prato é a espetada de vaca em pau de loureiro, que possui um sabor inconfundível. O cuscuz caseiro, sopa de trigo e carne de vinha-d’alhos também são receitas de destaque.

cidade de funchal

Não podemos deixar de falar sobre o bolo de caco. Que, na verdade, não é um bolo, mas um pão cozido que acompanha a espetada com manteiga ao alho.

A batata doce é usada para fazer pães e apetitosas rosquinhas. As queijadas e os rebuçados de funcho também são famosos na região.

O vinho da Madeira também pode ser considerado um destaque, contendo mais de 30 castas. Ele é bebido como aperitivo ou digestivo e combina com o tradicional bolo de mel (feito com o mel da cana).

O que vale a pena comprar em Portugal: vinho, roupa e até cosméticos.

A cultura e o povo da Ilha da Madeira em Portugal

O arquipélago é repleto de tradições culturais, que fazem parte da vivência do povo madeirense. Existem diversos ritos de cunho religioso, mas também costumes ligados à música, artesanato e até à evolução econômica da ilha.

Tradições religiosas

Uma das tradições religiosas que mais caracterizam o povo madeirense, especialmente em zonas rurais, é a celebração do Natal. As pessoas vivem este período com fervor e quinze dias antes do Natal, começam a realizar as missas do parto.

Essas missas celebram os nove meses de gestação da Virgem Maria e são uma tradição exclusiva da ilha. Durante as cerimônias, são usados instrumentos típicos como as castanholas, rajão e bumbo.

Festivais da Ilha da Madeira

Além das tradições religiosas, diversos festivais ocorrem na Ilha da Madeira em Portugal. Os principais são as Festas de Carnaval, Festa da Flor, Festival do Atlântico, Festa do Vinho, Festival do Colombo, Festival da Natureza e a Festa de Fim de Ano, na qual acontece a tradicional queima de fogos.

A queima de fogos da Festa de Fim de Ano já foi considerada o maior espetáculo pirotécnico do mundo. A ilha oferece um dos melhores Réveillons na Europa.

Informações úteis sobre a Ilha da Madeira em Portugal

IDIOMA

Português, mas grande parte das pessoas fala inglês

DDI

+351

MOEDA

Euro

FUSO HORÁRIO

GMT +0, ou seja, quatro horas a mais que o horário de Brasília

ELECTRICIDADE

220V

TOMADA

Tipo F

Curiosidades locais da Ilha da Madeira em Portugal

1. A essa altura, você já deve saber que o jogador de futebol Cristiano Ronaldo, eleito o melhor do mundo diversas vezes pela FIFA, nasceu na Ilha da Madeira. Mas, é possível que não saiba que o aeroporto local passou a chamar “Cristiano Ronaldo” oficialmente em 2016 e lá você pode encontrar uma estátua do craque.

2. Alguns familiares do jogador ainda moram na ilha, onde também se encontra o Museu CR7. O museu foi fundado em 2013, fica em Funchal e é de propriedade do jogador.

3. Outra curiosidade peculiar sobre a ilha é a origem do seu nome. Ela foi batizada como Ilha da Madeira devido à abundância de florestas e madeiras avistadas por seus descobridores.

Não esqueça: se conhecer a Ilha da Madeira em Portugal está nos seus planos, saiba que o seguro viagem é obrigatório. Recomendamos que você utilize o nosso comparador de seguro viagem. Ele apresenta planos das principais seguradoras do mercado e ainda garantimos os melhores preços aos leitores do Euro Dicas Turismo.

Se preferir, pode também utilizar o portal Seguros Promo, comparador online que nós recomendamos e utilizamos para realizar cotações aqui no Euro Dicas Turismo.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Mariele é brasileira, formada em Jornalismo e especialista em Marketing Digital. Nasceu em Minas Gerais, estudou em Portugal e hoje mora em São Paulo. Suas duas grandes paixões são: viajar e escrever. Já visitou 9 países e conhece especialmente Portugal e Itália. Todos os dias aguarda ansiosamente pela próxima viagem.