Stratford-upon-Avon: guia de viagem à terra de Shakespeare

Visitar Inglaterra  / 

Você já ouviu falar dessa cidade com um nome difícil de pronunciar? Se a sua resposta for não, tudo bem. Mas aposto que você conhece o famoso escritor inglês, William Shakespeare, não é mesmo? Pois bem, Stratford-upon-Avon nada mais é do que a cidade onde o poeta nasceu e viveu grande parte da sua vida.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Para quem gosta dos seus livros e de história, a cidade é uma parada obrigatória em sua viagem à Inglaterra. Acompanhe nosso artigo e saiba tudo sobre a terra de Shakespeare.

Guia essencial para visitar Stratford-upon-Avon

Stratford-upon-Avon se tornou mundialmente famosa por ser o local de nascimento do poeta e dramaturgo inglês William Shakespeare. Você pode visitar a casa onde o dramaturgo nasceu e cresceu para descobrir mais sobre os seus primeiros anos de vida.

Também não deixe de visitar outros pontos especiais na história de Shakespeare como, Hall’s Croft, a casa da filha do escritor, Nash’s House e New Place, onde ele viveu seus últimos anos, a casa de Anne Hathaway, um cenário muito romântico e Mary Arden’s Farm, a casa da mãe de Shakespeare. Outra obrigação, claro, é visitar a mundialmente famosa Royal Shakespeare Company.

Mas andar por essa pitoresca e charmosa cidade também vale o passeio. Com mais de 800 anos de história, Stratford-upon-Avon possui prédios que resistiram ao passar dos anos, mas também oferece uma variedade de atrações muito interessantes.

Aproveite e leia nosso artigo sobre como viajar para a Inglaterra.

Principais pontos de interesse

Assista a um vídeo belíssimo sobre Stratford-upon-Avon.

Ao visitar a cidade você não deve deixar passar nos seguintes pontos turísticos:

Shakespeare’s Birthplace

Junto com o Royal Shakespeare Theatre, o local de nascimento de Shakespeare é o destino turístico mais popular em Stratford-upon-Avon. Desde os anos 1700, a atração recebe visitantes de todo o mundo.

A Exposição Multimídia “Vida, Amor e Legado” oferece aos visitantes a chance de mergulhar na vida de Shakespeare e descobrir suas maiores influências. Shows ao vivo interativos em toda a casa e nos jardins dão vida aos personagens mais condecorados de Shakespeare. Você pode até ser convidado a participar!

Um charmoso café aberto em 2012 serve comidas locais que podem ser apreciadas em meio a uma vista deslumbrante do local de nascimento e dos jardins, com ervas e flores que eram predominantes na época. A entrada custa £17,50 para adultos, £11,50 para crianças (3-17 anos) e as concessões (estudantes, pessoas com deficiência e pessoas acima de 60 anos)custam £16,50. Saiba mais aqui.

Anne Hathaway’s Cottage

Anne Hathaway’s Cottage fica em uma vila pitoresca a apenas 1,6 km de Stratford-Upon-Avon. O local foi a casa de infância da esposa de Shakespeare e recebe visitantes há várias gerações. Você também encontra muitos objetos e as mobílias originais do tempo de Anne.

Os jardins ao redor da casa também são um ambiente perfeito para um piquenique. Mas se você preferir, não deixe de relaxar um pouco no Garden Café.

As visitas guiadas estão disponíveis, embora você possa explorar o local por conta própria. A casa está aberta durante todo o ano e os tickets custam £12,50 para adultos e £8 para crianças. Saiba mais aqui.

Mary Arden’s House

shakespeare

Essa é a casa da infância da mãe de Shakespeare. É uma deliciosa experiência em família. Então aproveite para passar o dia nessa fazenda. Foi construída por volta de 1514. A visita tem duração de duas horas e é possível alimentar os animais, conhecer sobre os costumes da época e tomar um delicioso café.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

A entrada custa £15 para adultos, £10 para crianças e as concessões custam £14. Saiba mais aqui.

Hall’s Croft

Os hóspedes que aproveitarem o The Shakespeare Town House Ticket também tem acesso à Hall’s Croft. A admissão é £7,65 para adultos e £4,95 para crianças, com preços especiais para famílias e grupos. Saiba mais aqui.

Esse ponto turístico era a casa da família da filha mais velha de William Shakespeare, Susanna Hall, e do seu marido, o Dr. John Hall. O casal morou aqui até após a morte do escritor em 1616.

O local ainda mantém muitos artefatos e móveis da época, além de pinturas do século XVI e XVII. Os jardins cênicos estão cercados de rosas e ervas e, durante todo o verão, algumas das peças mais célebres de Shakespeare ganham vida neste cenário encantador.

O espaço também abriga um café, que serve os visitantes com lanches e bebidas, feitos com ingredientes de origem local. A entrada custa £8,50 para adultos, £5,50 para crianças e as concessões custam £8.

Shakespeare New Place

O local foi a casa onde Shakespeare morou de 1597 até sua morte em 1616. A casa foi demolida em 1759, mas um jardim foi projetado para comemorar a importância do espaço e recebe visitantes do mundo todo. A visita demora cerca de uma hora.

A entrada custa £12,50 para adultos, £8 para crianças e as concessões custam £11,50. Saiba mais aqui.

The Royal Shakespeare Company

shakespeare stratford-upon-avon

O Royal Shakespeare Theatre foi inaugurado originalmente em 1879 e seus dois teatros – The Swan e The Shakespeare Theatre – são a alma da cidade. A RSC (Royal Shakespeare Company), com sede em Stratford-upon-Avon, é provavelmente a companhia de teatro mais famosa do mundo.

Se você não tiver tempo para assistir a uma apresentação, pode ao menos aproveitar a vista deslumbrante da Torre, fazer um tour de teatro, explorar a premiada exposição The Play’s The Thing, ou relaxar no café no The Shakespeare Theatre (ou conhecido como The Other). Também é possível tomar um drink no Restaurante Rooftop.

The Holy Trinity Church

William Shakespeare e Anne Hathaway estão enterrados aqui. Esta antiga e belíssima igreja é um espaço que deve ser visitado. Tanto o pátio quanto o próprio cemitério são de tirar o fôlego. É considerada uma das igrejas paroquiais mais belas da Inglaterra. A visitação da Igreja é gratuita, mas você precisa pagar £3 para visitar os túmulos.

É importante ficar atento aos horários de visitação, já que a igreja funciona normalmente.

Shakespeare´s Schoolroom & Guidhall

Aqui é o local onde o escritor e dramaturgo inglês foi educado. Está localizado no coração de Stratford-upon-Avon e fica a cinco minutos a pé do local de nascimento de Shakespeare. O edifício foi concluído em 1420.

Você pode explorar a infância e a juventude de Shakespeare e entender um pouco mais sobre a sua educação e inspiração que o levou a se tornar o maior dramaturgo do mundo. Os visitantes podem explorar o espaço e se sentar na mesma sala onde o escritor estudou em 1570.

A visita é muito bacana e inclui efeitos sonoros, filmes, painéis interpretativos e guias experientes com muita história para contar. Adultos pagam £8, crianças até 17 anos pagam £5 e estudantes e maiores de 60 anos pagam £6. Menores de 5 anos não pagam. Para mais informações, acesse o site oficial.

Restaurantes: onde comer

Com certeza vai dar fome depois de tanto bater perna pela cidade. E lugar para comer é o que não falta em Stratford-upon-Avon, com opções para quem quer gastar pouco, e alternativas se você está disposto a gastar algumas libras a mais. Você pode comer apenas um lanche leve e rápido, existem várias alternativas espalhadas pela cidade. Mas se preferir uma refeição também é possível encontrar muitos restaurantes.

O restaurante The Opposition, localizado a apenas um minuto do rio, tem um ambiente muito amigável e aconchegante. Muito bom para quem quer comer algo um pouco mais simples e beber uma taça de vinho antes de ir ao teatro, por exemplo. Um jantar, incluindo dois pratos, custa a partir de £15.

Se você preferir algo mais elegante então procure uma mesa no The Townhouse, com refeições a partir de £14,50, com dois pratos, das 12h Às 15h e das 17h até 19h.

Chá e café

É claro que nenhuma visita à cidade – e à Inglaterra -, deveria ficar sem uma passadinha em uma das maravilhosas casas de chá e café. Há uma enorme variedade de lugares para escolher, então tire um tempo para sentar e relaxar.

Pubs

Finalmente, aproveite para curtir os famosos pubs ingleses, que também são muito visitados em Stratford-upon-Avon. Você pode experimentar desde cervejas tradicionais em bares bem tradicionais até coquetéis contemporâneos em um ambiente moderno.

Transporte

Stratford-upon-Avon é realmente muito pequena e por isso a melhor maneira de conhecer a pitoresca cidade de Shakespeare é…. andando! Os principais pontos turísticos ficam muito próximos uns dos outros e com a ajuda de um mapa, que pode ser adquirido no centro de turismo, você consegue localizar tudo facilmente.

Além do mais, ao andar é possível encontrar não apenas os lugares mais famosos como também achar joias escondidas no meio da cidade. Caso você queira também existe a opção de participar de um tour guiado, com duração de duas horas. O custo é de £6 por adulto, £3 para abaixo de 16 anos e menores de 8 anos de idade não pagam.

Mas se você preferir também pode usar os ônibus de turismo que vão te levar aos pontos turísticos mais importantes. O sistema Hop-On-Hop-Off custa a partir de £14,50 e tem 11 paradas. Você pode parar em qualquer ponto pelo tempo que desejar e subir no próximo ônibus disponível. Saiba mais aqui.

Distância de Londres

A cidade de Stratford-upon-Avon está localizada a 2h30 de Londres, cerca de 180 km da capital inglesa. Infelizmente, no entanto, a maneira mais fácil de chegar até lá pode ser mesmo de carro. Mas é claro que existem algumas opções, basta ver o que fica mais fácil e barato:

Trem

Você pode pegar um trem na estação London Marylebone, no centro de Londres, através da companhia Chiltern Railways. O terminal tem conexão com a estação de metrô na área de Marylebone, na cidade de Westminster. A viagem demora cerca de duas horas, até menos se você mudar de trem na cidade de Leamington Spa. Os trens saem a cada duas horas. A cidade de Shakespeare está a menos de uma hora das estações de trem de Birmingham Moor Street e Snow Hill, com a London Midland. Funcionam de hora em hora.

Ônibus

Outra opção é o ônibus de viagem – National Express Coaches, que conectam Stratford-upon-Avon a Londres, Coventry e Bristol. Embora os tickets sejam mais baratos, as viagens são bem mais longas.

Caminho de Shakespeare

É claro que existem conexões de ônibus e uma estação de trem, mas elas não saem diretamente de Londres. Ou se você preferir também ir de bicicleta pelos 235 km do Caminho de Shakespeare (Shakespeare’s Way), que tem início no famoso teatro Shakespeare´s Globe, em Londres. Esse trajeto, composto por trilhas e estradas menores, foi planejado para seguir da maneira mais fiel possível a rota que o escritor possivelmente deve ter feito durante os seus anos mais produtivos.

Onde estacionar o carro

Se você vai de carro e não quiser gastar todas as suas libras em estacionamento, fique atento a essas dicas. Uma opção é utilizar o sistema Park and Ride. A ideia é que você estacione a um valor bem acessível e pegue o ônibus até o centro da cidade. Os tickets do estacionamento variam de £1 e £3 e a passagem de ônibus custa £1 para crianças e £2 para adultos.

Informações sobre Stratford-upon-Avon

Para mais informações e detalhes, você pode acessar o site oficial da cidade.

Você pode adquirir o Full Story Ticket e tem o direito de visitar os cinco pontos turísticos administrados pelo Shakespeare´s Birthplace TrustShakespeare´s birthplace, Mary Arden´s Farm, Anne Hathaway´s Cottage, Shakespeare´s New Place e Hall´s Croft – por um ano, sem limite de visitação. O custo é de £22,50 por adulto, £14,50 criança e £21 para concessões.

  • Crianças menores de três anos não pagam;
  • Crianças pagantes: idade entre 3 e 17 anos;
  • Concessão: adultos acima de 60 anos, estudantes e pessoas com deficiência física;
  • Passe para família/grupos: 2 adultos e até 4 crianças abaixo de 17 anos.

Além de todas as referências ao escritor Shakespeare, a Stratford-upon-Avon também é uma cidade encantadora, com alguns edifícios gloriosos, belas caminhadas e, claro, bons pubs.

Aproveite e conheça outros pontos turísticos da Inglaterra que nós já falamos aqui:

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Andrea é uma jornalista curitibana que uniu a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Viajou por todos os cantos do Brasil e também se aventurou pelos Estados Unidos, África e Ásia. Ao lado do filho e do marido foi morar no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e divide seu tempo entre a produção de conteúdo e os passeios pelo Reino Unido.