Planejando sua viagem para a Inglaterra e pensando sobre o que fazer em Liverpool? Embora seja mundialmente conhecida como o berço dos lendários Beatles e pelo seu time de futebol, a cidade oferece uma grande variedade de atrações que merecem ser exploradas.

Neste artigo, vamos ajudar você a montar um roteiro completo de três dias em Liverpool, com imperdíveis atrações, custos e dicas de viagem para garantir uma experiência inesquecível. Vamos lá?

O que fazer em Liverpool?

Liverpool oferece uma variedade incrível de atrações, com destaque para sua rica herança arquitetônica, incluindo as magníficas catedrais da cidade. Além disso, a cidade conta com teatros, museus e galerias de primeira classe, sem mencionar uma vida noturna e cena gastronômica vibrante.

E, claro, não podemos esquecer da ligação da cidade com os Beatles, que continua atraindo fãs de todo o mundo. Mas Liverpool vai muito além dos Fab Four, oferecendo uma experiência cultural e histórica única que vale a pena explorar.

Para te ajudar a fazer o seu roteiro do que fazer em Liverpool, elaboramos um mapa da cidade com sugestões de atrações para visitar em um, dois e três dias. Em rosa, o dia 1, em amarelo, o dia 2 e, em roxo, o dia 3.

O que fazer em 1 dia em Liverpool?

Em um dia em Liverpool, você consegue conhecer as principais atrações históricas e culturais da cidade. Confira uma sugestão de roteiro para sua viagem:

  • Comece o dia visitando as docas no Royal Albert Dock, uma região culturalmente rica com uma vista deslumbrante do Rio Mersey. Explore os diversos restaurantes e museus da área;
  • Em seguida, visite a Open Eye Gallery Liverpool, uma famosa galeria de fotografia e arte contemporânea;
  • Continue sua jornada rumo ao Museu de Liverpool, inaugurado em 2011, que conta a história da cidade através de uma variedade de objetos, cenários e animais;
  • Não deixe de fazer uma parada nas proximidades do Pier de Liverpool para ver a Beatles Statue, a famosa estátua dos quatro integrantes da banda e parada obrigatória no roteiro para fãs de Beatles em Liverpool;
  • Termine o dia no Liverpool ONE, uma área de compras e lazer no centro da cidade. Explore as diversas lojas, galerias e aprecie um delicioso jantar nos restaurantes da região.

O que fazer em 2 dias em Liverpool?

Após seguir o nosso roteiro do primeiro dia, reserve o segundo dia para conhecer os principais museus de Liverpool e admirar a arquitetura da cidade. Veja abaixo um itinerário para o dia dois:

  • Inicie o dia indo até a Catedral de Liverpool e desfrute da vista panorâmica da cidade;
  • Visite a Catedral Metropolitana de Liverpool e aprecie sua arquitetura;
  • Explore o Victoria Gallery & Museum Liverpool para ver exposições de arte e história;
  • Em seguida, visite o Tate Liverpool para ver exposições de arte moderna.
  • Termine o dia no Museu Marítimo de Liverpool e aprenda sobre a história marítima da cidade.

O que fazer em 3 dias em Liverpool?

Se você tem mais um dia para curtir Liverpool e já visitou as atrações que sugerimos antes, vale a pena continuar explorando os museus de arte contemporânea e atrações turísticas da cidade.

  • Parta pela manhã para o World Museum Liverpool para ver exposições de história natural e cultural;
  • Após o passeio, visite a Biblioteca de Liverpool e encante-se com a arquitetura e obras do local;
  • Dê uma parada na região para almoçar e em seguida conheça o Walker Art Gallery para ver uma coleção incrível de arte;
  • Se for o seu último dia de visita na Inglaterra, reserve o final da tarde para pegar um trem de Liverpool para Londres.

Quantos dias são suficientes em Liverpool?

Para muitos visitantes, uma estadia de 2 a 3 dias em Liverpool é mais do que suficiente para conhecer as principais atrações turísticas, curtir música ao vivo e se deliciar com a diversidade gastronômica da cidade.

Andrea Cortes em frente a Beatles Statue em Liverpool.
Em uma viagem de 2 a 3 dias, você consegue conhecer os principais pontos turísticos de Liverpool. Foto: Andrea Côrtes

Isso só é possível porque o centro de Liverpool é compacto e as atrações turísticas mais visitadas estão localizadas a uma curta distância umas das outras, facilitando o deslocamento dos turistas.

Mas é claro, se você tiver mais tempo, não é uma má ideia passar 4 dias ou mais explorando a cidade para visitar mais museus e conhecer outros bairros que não costumam estar no roteiro dos turistas.

O que não pode deixar de conhecer em Liverpool?

O Albert Dock.

Nenhum roteiro para Liverpool está completo sem uma visita ao Royal Albert Dock. Este complexo à beira-mar é uma combinação única de história, cultura, entretenimento e arquitetura deslumbrante.

Datada de 1840 e declarada Patrimônio Mundial da Unesco, o Albert Dock foi a primeira doca construída inteiramente em pedra e atualmente abriga algumas das principais atrações da cidade, como:

  • Museu Marítimo de Liverpool;
  • Tate Liverpool;
  • The Beatles Story;
  • Merseyside Maritime Museum.

Localizado próximo ao centro da cidade e com entrada gratuita, o Albert Dock também oferece uma grande variedade de restaurantes, lojas e galerias de arte. Além disso, os visitantes podem andar em um carrossel vitoriano e apreciar a vista do rio Mersey.

Portanto, não importa se você tem interesse na história da cidade, na cultura dos Beatles, na arte contemporânea ou em simplesmente aproveitar a vista panorâmica do rio Mersey, o Albert Dock não pode faltar no seu roteiro. E ainda vale a pena incluir o cruzeiro turístico pela região para explorar o local sob outra perspectiva.

O que fazer a noite em Liverpool?

Com pubs, baladas e restaurantes para todos os gostos, não faltam opções de o que fazer em Liverpool a noite.

Uma área que não pode deixar de ser visitada é o Baltic Triangle, conhecido por seus locais descolados em antigas fábricas, incluindo clubes, cervejarias, destilarias e bares, além do Baltic Market, que promove eventos como Oktoberfest e festas de Natal.

Frente do bar famoso em Liverpool com estátua do integrante do Beatles.
Com pubs e baladas, a vida noturna em Liverpool é bastante agitada. Foto: Andrea Côrtes

Para a comunidade LGBTQIAPN+, o Pride Quarter, localizado na Stanley Street, oferece uma atmosfera acolhedora, com clubes animados e grandes atrações de drag queens. A área é conhecida por sua atmosfera amigável e divertida, sendo um ótimo local para se divertir.

Outra área imperdível é o Ropewalks e a Seel Street, que têm vibes boêmias e atraem multidões bem vestidas à noite. Com uma variedade de bares de coquetéis a locais temáticos com dançarinos, é fácil encontrar o lugar perfeito para sua noite em Liverpool por lá.

Qual a melhor época para conhecer Liverpool?

A melhor época para visitar Liverpool é durante a primavera e o verão, especificamente entre os meses de maio e setembro. Neste período, a cidade ganha vida e as temperaturas mais amenas e agradáveis são perfeitas para passear e fazer atividades ao ar livre. Além disso, a maioria dos eventos e festivais acontecem nestes meses.

No entanto, se você prefere evitar grandes multidões e quer uma experiência mais tranquila, considerar uma visita a Liverpool durante o outono ou inverno pode ser uma opção. Apesar do clima mais frio, ainda há muitas coisas para fazer na cidade.

O que fazer em Liverpool no inverno?

Durante o inverno, a temperatura diminui e Liverpool se torna uma cidade repleta de luzes, música e alegria. Existem vários eventos e atividades que você pode incluir no seu roteiro de viagem, as principais delas são:

  • Winter Wonderland em Albert Dock: é um evento que transforma Albert Dock em um cenário mágico de inverno, com atrações como pista de patinação no gelo ao ar livre, feira de Natal com barracas de presentes e comidas tradicionais, além de iluminação festiva;
  • Mercados de Natal de Liverpool: distribuídos em diversas áreas da cidade, como em St George’s Hall Plateau e na Church Street, os mercados de Natal de Liverpool são formados por várias barracas que oferecem de tudo, desde artesanato exclusivo até iguarias saborosas;
  • Festival River of Light: é um evento anual que apresenta espetáculos de luzes e fogos de artifício ao longo do rio Mersey. É uma atração deslumbrante que atrai milhares de moradores e visitantes todos os anos.

O que fazer em Liverpool no verão?

Com temperaturas máximas atingindo até 20°C durante o dia, tem muito o que fazer em Liverpool no verão. A cidade oferece diversas atividades para você aproveitar os dias mais quentes do ano.

Além dos eventos de cinema ao ar livre e atividades aquáticas como cruzeiros pelo rio Mersey e passeios de barco, os turistas também podem aproveitar os festivais que acontecem nessa época na cidade:

  • Baltic Weekend Festival: realizado no último fim de semana do ano letivo de maio, este festival é uma mistura de vários estilos musicais;
  • African Oye Festival: é o maior festival de música e cultura que celebra a herança africana e caribenha. Ele conta com música ao vivo, dança, workshops e iguarias deliciosas;
  • Brazilica: é o único carnaval de samba do Reino Unido, que acontece todo mês de julho em Liverpool. Com bandas, apresentações de dança e deliciosas iguarias brasileiras, esta celebração tem tudo a ver com o Brasil;
  • Come As You Are: o festival do orgulho em Liverpool envolve atividades culturais, barracas, vendedores de comida e bebida. O desfile conta com uma multidão de pessoas que se orgulham da sua identidade, bandeiras com cores do arco-íris, faixas e rostos pintados em apoio a comunidade LGBTQIAPN+;
  • Beatleweek Internacional: em homenagem ao grupo de música mais famoso do mundo, os Beatles, o festival acontece em diferentes locais da cidade e é formado por inúmeras bandas tocando a cada hora.

O que fazer além do óbvio em Liverpool?

Além dos pontos turísticos mais conhecidos, Liverpool reserva experiências únicas para os visitantes que querem sair do óbvio. Em excursões como O lado negro de Liverpool e excursão fantasma histórica no cemitério de St James você explora o lado sombrio da cidade.

Em excursões de aproximadamente 1,5 horas, você irá caminhar pelas áreas vitorianas e georgianas, conhecendo mitos e lendas que cercam essas áreas e que podem surpreender até os mais céticos.

Famoso muro dos Beatles na cidade de Liverpool
Faça tours inovadores e conheça melhor a terra dos Beatles, incluindo lugares das músicas. Foto: Andrea Côrtes

Outra atividade emocionante é a oportunidade de fazer rapel a mais de 30 metros da arquibancada principal do Anfield Stadium. Esta é uma maneira única de vivenciar o estádio do Liverpool FC e suas vistas, proporcionando uma experiência inesquecível.

Quanto custa viajar para Liverpool?

Uma viagem para Liverpool com duração de 5 dias pode custar R$ 4.255,40, cerca de R$ 850 por dia (câmbio de 6 de março de 2024 / R$1 = £0,16). Com esse orçamento, é possível explorar a cidade com conforto, se hospedando em um bom hotel 3 estrelas, fazendo uma excursão por dia e experimentando a gastronomia local em restaurantes.

Mas é claro, as despesas variam conforme o estilo de cada viajante. Para você saber quanto custa viajar para Inglaterra e Liverpool, pesquisamos os valores das principais despesas de uma viagem para Liverpool em sites como Booking.com, Quanto Custa Viajar e GetYourGuide.

Item Preço médio para uma pessoa em 5 dias
Passagem ida e volta de trem de Londres para Liverpool R$ 450
Hospedagem em hotel 3 estrelas R$ 2.109
Atrações turísticas R$ 950
Transporte (passe mensal por 7 dias) R$ 138,54
Alimentação R$ 607,50
Total R$ 4.255,40

Qual o gasto diário em Liverpool?

Em média, os gastos diários em Liverpool variam de £55 a £150, incluindo alimentação, transporte e algumas atrações turísticas. O valor pode variar dependendo dos passeios escolhidos, se prefere excursões pagas ou atrações gratuitas, e o tipo de restaurantes e lazer que deseja fazer.

Quantas libras levar para Liverpool?

Ao ficar 5 dias em Liverpool, considere, levar entre £350 a £750, para aproveitar bem a sua viagem e ficar preparado para imprevistos. Uma ótima sugestão é utilizar um cartão de débito internacional, como o da Wise, que é multimoedas e oferece tarifas e taxa de câmbio vantajosas.

Além disso, considere levar uma quantia em dinheiro para despesas menores e lembranças, mas lembre-se de que, caso necessite de mais dinheiro, você pode sacar com o cartão da Wise.

O que não deixar de comer em Liverpool?

Ao visitar Liverpool, há alguns pratos tradicionais e iguarias locais que você não pode deixar de comer enquanto estiver na cidade, como o Scouse.

O Scouse é um ensopado cozido lentamente feito com carne de cordeiro ou carne bovina, batatas, cenouras e cebolas. Para experimentar esse verdadeiro ícone da gastronomia de Liverpool, você pode visitar locais tradicionais da cidade, como o The Cavern Restaurant e Maggie May’s.

A Liverpudlian Pie é outra iguaria que você não pode deixar de comer em Liverpool. Essa torta recheada com carne e vegetais e coberta com uma crosta de massa, é vendida em padarias e restaurantes como o Pieminister.

Para quem gosta de experimentar novas bebidas, vale a pena pedir o famoso Liverpool Gin. Conhecido por seus sabores únicos e de alta qualidade, este gin pode ser apreciado em vários bares e destilarias da cidade, sendo o Liverpool Gin Distillery e o The Underground Gin Society os mais bem avaliados pelo Google e TripAdvisor.

Estes são apenas alguns exemplos dos pratos mais famosos de Liverpool, mas você pode explorar os restaurantes e cafés locais para descobrir mais delícias culinárias enquanto estiver na cidade.

Onde se hospedar em Liverpool?

O centro da cidade é uma das regiões mais procuradas pelos viajantes, por ser próximo das principais atrações e com várias opções de hotéis. Mas Liverpool tem outros bairros seguros e atrativos para diferentes perfis de viajantes.

  • Centro da cidade: melhor lugar para turistas de primeira viagem se hospedarem. Essa região está próxima dos principais museus da cidade, lojas e restaurantes;
  • Ropewalks: esse bairro é uma boa pedida para quem deseja se hospedar em um local com vida noturna agitada, por possuir vários bares, pubs e clubes, além de abrigar uma das maiores Chinatowns da Europa;
  • Baltic Triangle: o antigo distrito industrial, situado entre as docas e Ropewalks, é uma região para viajantes criativos. Ao se hospedar nessa área você terá acesso a galerias, bares descolados e restaurantes peculiares;
  • Allerton: melhor região para famílias se hospedarem. Esse subúrbio verde fica a três milhas ao sul do centro da cidade. Esse bairro é seguro e onde três dos Beatles cresceram;
  • Albert Docks: melhor lugar em Liverpool para quem viaja com orçamento limitado, com localização perfeita, com o centro da cidade, o Baltic Triangle e os Ropewalks a uma curta distância a pé.

Evite áreas com grandes conjuntos habitacionais, como Toxteth, Edge Hill, Wavertree e Aigburth, pois infelizmente esses lugares têm altas taxas de crime. Se você está preocupado com a segurança, é melhor ficar no centro da cidade ou perto do Princess Dock, pois são as áreas mais seguras de Liverpool.

Em locais com muitas pessoas, como esses, é normalmente seguro em relação a crimes violentos, mas fique atento a carteiristas e ladrões que podem se aproveitar da aglomeração para cometer furtos. Para garantir sua segurança em qualquer lugar, é importante não exibir objetos de valor e evitar carregar grandes quantidades de dinheiro.

Qual o melhor transporte para conhecer Liverpool?

As suas próprias pernas!

Apesar de ter uma extensa rede de ônibus que cobre a cidade e seus arredores, Liverpool é compacta e fácil de percorrer a pé. Por isso, é possível conhecer todos os pontos turísticos do seu roteiro de o que fazer em Liverpool caminhando quando estiver no centro.

Mas claro, se você preferir uma experiência mais confortável, vale a pena reservar um passeio de ônibus turístico hop-on hop-off. Esses ônibus são uma ótima maneira de ver as principais atrações de Liverpool, com calma e sem precisar caminhar muito.

Para fazer bate e volta nas cidades próximas de Liverpool, como Birkenhead, Warrington e Widnes, a melhor opção é alugar um carro para se locomover no seu próprio ritmo e viajar com conforto.

Como se planejar para visitar Liverpool?

Agora que você sabe o que fazer em Liverpool, é preciso começar o planejamento da sua viagem para poder aproveitá-la ao máximo com segurança, tranquilidade e conforto. Para ajudar, trouxemos algumas dicas:

Seguro viagem

Embora o seguro viagem não seja requisito obrigatório na Inglaterra, é importante considerar a aquisição de um seguro para sua viagem à Liverpool. Este tipo de serviço oferece cobertura para despesas médicas, cancelamentos de viagem e perda de bagagem, garantindo sua tranquilidade em caso de imprevistos.

Para contratar o seguro viagem com melhor custo-benefício, recomendamos o comparador do Seguros Promo. A plataforma reúne planos de inúmeras seguradoras e permite que você pesquise, compare e contrate o seguro ideal para a sua viagem.

Chip internacional

A contratação do chip internacional para seu celular antes de viajar para Liverpool é essencial. Isso garantirá que você tenha internet enquanto estiver na cidade, acesse aplicativos, redes sociais, mapas e permaneça em contato com sua família e amigos.

A America Chip é uma empresa especializada que oferece chip internacional para Europa com planos a partir de USD40. Através dele, você já sai do Brasil com seu chip e tem acesso a internet de alta velocidade e ilimitada.

Cartão Wise

A escolha de um cartão de débito internacional também deve ser incluída no planejamento da sua viagem para Liverpool. Afinal, essa é a maneira mais prática, segura e econômica de fazer transações financeiras no exterior.

O Cartão Wise é a melhor opção nesses casos, pois permite que você guarde saldo, faça pagamentos e saques em 40 moedas diferentes, incluindo Libra Esterlina. Além disso, possui taxas de câmbio econômicas e cartão virtual que pode ser usado no exterior.

Agora você já sabe o que fazer em Liverpool em 1, 2 ou 3 dias! Comece a planejar sua viagem para uma das cidades mais bonitas da Inglaterra e aproveite tudo o que o lugar conhecido como o berço dos Beatles tem para oferecer. Até a próxima.