Estádio do Liverpool: conheça tudo sobre esse famoso ponto turístico

Visitar Inglaterra  / 

Já ouviu falar no Anfield Stadium? E no estádio do Liverpool, esse sim não é? Bom, caso você não saiba, os dois são o mesmo lugar. Anfield Stadium é o nome oficial do estádio que abriga o famoso time inglês Liverpool FC.

Quem é muito fã do futebol da Inglaterra provavelmente já sabia dessa resposta, mas, talvez, ainda não tenha o visto ao vivo. Foi pensando nisso que resolvi reunir aqui nesse artigo várias dicas e sugestões para quem está planejando visitar esse ponto turístico tão famoso.

Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil.


Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem. Faça uma cotação online sem compromissos e confira as várias opções de seguro para a sua viagem.

FAZER COTAÇÃO »

Mesmo para quem não curte muito o esporte, esse, certamente, é um dos pontos que você deve ir quando estiver de passagem pela cidade de Liverpool. O passeio vale muito a pena!

História do estádio do Liverpool

Um dos estádios mais famosos da Europa e do mundo, o Anfield Stadium, se chama assim justamente por estar localizado no bairro de mesmo nome. Sua inauguração ocorreu em 8 de setembro do ano de 1888, antes mesmo de existir o Liverpool FC.

Tudo começou quando o então Everton FC se viu praticamente obrigado a encontrar um local onde seus torcedores pudessem assistir aos jogos, visto que eram muito barulhentos, bagunceiros e não eram bem-vindos em qualquer lugar. Com isso, John Houlding, membro da diretoria do time, comprou uma propriedade para a construção de um novo estádio.

O novo local passou a se chamar Anfield Road e tinha capacidade para receber um público de oito mil torcedores. Dois anos após a compra, já na temporada de 1890-1891, o time levantou a primeira taça na nova casa.

No ano seguinte, em 1892, houve um desentendimento dentro da diretoria e a ala “evertoniana” acabou por se separar de Houlding, o que levou ao surgimento do Liverpool FC e da mudança do Everton FC para o estádio de Goodson Park, onde joga até hoje.

Dessa forma, em 3 de junho de 1892, teve início o time que viria a ser mundialmente famoso: Liverpool FC. Você notou que o estádio do Liverpool nasceu antes mesmo do próprio time? Isso é que eu chamo de um lugar histórico!

anfield road ou estádio de liverpool

Chegando ao estádio do Liverpool

A cidade

Se você está com viagem ou férias marcadas para a Inglaterra, é bem possível que você passe pelo estádio do Liverpool. Ele fica localizado na cidade de mesmo nome, local de nascimento de outro fenômeno mundial: os Beatles. Se você curte rock e futebol inglês, não tem como deixar a cidade fora do seu roteiro.

Além de Liverpool ser uma cidade portuária lindíssima, com muitos museus e pontos turísticos interessantes, sua história e tudo o que se passou ali no último século é incrível e conta como atrativo para turistas. Não podia ser diferente, então, que um dos maiores times do mundo tivesse sua casa em cidade tão importante.

O estádio

Localizado no bairro de Anfield, o estádio de mesmo nome é tido como o mais espetacular da Inglaterra e uma espécie de templo para a história do futebol mundial. Quem sabe o tamanho da importância desse estádio pode até ficar um pouco decepcionado com o tamanho dele na vida real.

Não é um dos maiores do mundo, tem capacidade para mais ou menos 45 mil pessoas – o que não é muito para os estádios de hoje em dia. Entretanto, sua imponência histórica supera qualquer decepção que possa passar pela sua cabeça.

Mesmo após muitas reformas ao longo dos anos, atualmente, o estádio do Liverpool ainda consegue reunir elementos modernos com itens do século passado, ainda da época de sua inauguração. Detalhes que dão a oportunidade dos visitantes realmente se sentirem conectados com a história do local.

Localização

O estádio do Liverpool, por ter sido construído há muito tempo, não fica localizado tão longe do centro como alguns poderiam imaginar. Isso facilita bastante a chegada até o local.

Existem muitos meios de transporte público que passam por lá. Além disso, o estádio do Liverpool também é acessível de táxi por um preço bem razoável, ou até mesmo de carro é bem tranquilo chegar. Veja as principais formas de acesso:

  • Ônibus: linha 917 saindo em frente à estação de trem Lime Street. Essa opção te deixa em frente ao estádio.
  • Ônibus saindo do centro: as linhas 26 e 17 te deixam a menos de 5 minutos do estádio. A linha 26 passa pela estação de ônibus Liverpool ONE e a 17 na Queen Square.
  • Táxi: saindo do centro de Liverpool, um táxi até Anfield fica entre 7 e 9 libras.

Como visitar

Assim como acontece em muitos estádios ao redor do mundo, quando não há jogo, o local fica aberto para visitação do público amante do futebol. O horário para conhecer o Anfield Stadium começa de manhã, às 10h e vai apenas até às 15h da tarde, durante os sete dias da semana. Então se programe para não perder o horário de visitação!

Nos últimos 3 anos, você teve uma passagem aérea que se atrasou ou foi cancelada?

Se você passou por atraso, cancelamento ou superlotação em um dos seus voos para a Europa, solicite uma compensação de até R$ 2700 por passageiro.

REINVIDICAR »

É possível comprar os tickets para visitação tanto no site, quanto na hora, na bilheteria do estádio. Por ser a casa de um dos maiores times do mundo, existem alguns tipos de tour que podem ser feitos dentro do Anfield Stadium.

  • Preview Stadium Tour: visitação pelas instalações do estádio;
  • Liverpool FC Story: museu interativo do clube;
  • The Steven Gerrard Collection: exposição que exalta um dos maiores ídolos do clube.

Os bilhetes para todas as visitações podem ser comprados no site oficial do estádio do Liverpool.

No Get Your Guide pode ainda comprar um tour interativo de 90 minutos pelo museu e estádio do Liverpool.

Por dentro do estádio do Liverpool

Tudo lá dentro é pensado e feito para agradar aos torcedores do mundo inteiro, os quais vão visitar o estádio do Liverpool. É possível, por exemplo, sentar em um banco do século passado original.

Os visitantes também podem passar pela emoção de caminhar pelo mesmo corredor que os jogadores usam até hoje para chegar ao grandioso – e bem cuidado – gramado de Anfield. As visitações começam pela sala de imprensa, passando pelos vestiários, onde é possível ver os bancos de madeira que são os mesmos desde da inauguração do local.

Após uma voltinha pelo campo e pela arquibancada, os visitantes são direcionados para o museu do clube e, logo em seguida, para a famosa e inevitável lojinha de souvenir.

Vale muito a pena tirar muitas fotos e observar cada detalhe do passeio, você fica com a impressão de que tudo ali foi muito planejado e importante para a história do time.

Espero que você tenha gostado de conhecer um pouco mais sobre a história do estádio do Liverpool e tenha se animado para visitá-lo em um futuro próximo. Já está de viagem marcada? Então, siga minhas dicas para conhecer o Anfield Stadium do melhor jeito possível.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai viajar em breve? Tenha sempre internet no celular

    Viajar com internet é fundamental para acessar o Google Maps, para chamar um Uber, para ver o horário do transporte público ou para tirar qualquer dúvida. Nós recomendamos o chip SIMPREMIUM. Basta encomendar e você recebe em sua casa antes de viajar.

    PEDIR CHIP »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
COMPARTILHE
Autor

Alexandre Nogueira é brasileiro, jornalista e especialista em comunicação esportiva. Possui ainda pós-graduação em Jornalismo Esportivo e especialização em marketing digital. Tem prazer em dar dicas de roteiros turísticos europeus e recomendar os melhores passeios. Ama jornalismo, cinema, viajar, escrever, o futebol e o Santos, não necessariamente nessa ordem.