Verona: roteiro para conhecer a cidade do amor em um dia

Visitar Itália  / 

A cidade de Romeu e Julieta recebe todos os anos milhares de turistas curiosos e apaixonados por sua história. Com uma atmosfera romântica e tranquila, a bela Verona não pode ficar de fora do seu roteiro na Itália.Vem conosco saber o que fazer em um dia na cidade.

Vai viajar para a Europa? Saiba todos documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.


Aproveite o melhor da Europa sem qualquer preocupação.

RECEBER GRÁTIS »

Verona: cidade cenário do romance de Shakespeare

Localizada na região do Vêneto, Verona é considerada um patrimônio da humanidade pela UNESCO.

Famosa por ser o cenário da história de Romeu e Julieta, a cidade também é fortemente conhecida por sua produção artesanal. Localizada a mais ou menos uma hora de distância de Veneza, Verona é banhada pelo rio Ádige, e possui por volta de 260.000 habitantes.

Com muitos monumentos que respiram história, a cidade Italiana merece um dia completo, ou até dois para poder ser bem apreciada. Quer saber os detalhes? Veja o que fazer em Verona e seus principais pontos turísticos.

Veja também como fazer um roteiro pela Itália de 7 dias.

O que fazer em Verona em 1 dia

É possível conhecer Verona em apenas um dia. Entretanto, costumo dizer que para viver a atmosfera da cidade, pelo menos dois dias seriam recomendados. Mas, com 24 horas, ou menos, você consegue conhecer os principais pontos turísticos.

Arena

Localizada na Piazza Brà, a arena de Verona, costuma lembrar visualmente o coliseu de Roma em proporções menores. Quando construída, há 2000 anos, era palco de batalhas com gladiadores e no decorrer do tempo foi cenário de diferentes situações.

verona arena

Atualmente, o anfiteatro recebe festivais e concertos, como por exemplo a Ópera de Verona. Aproveite que já está na Piazza Brà e conheça algum de seus cafés ou restaurantes. Não deixe de fotografar a imponente Porta Brà.

Castelvecchio

O museu localizado dentro do castelo contém obras impressionantes, principalmente medievais. Ligado ao castelo, a Ponte Scaligero atravessa o Rio Ádige.

Saiba tudo sobre os Museus do Vaticano, em Roma.

Torre dei Lamberti

A torre de 84 metros proporciona uma belíssima vista da cidade. Localizada entre a Piazza delle Erbe e a Piazza dei Signori, a torre possui os sinos Marangona e Rengo. O sino Marangona sinalizava incêndio enquanto o Rengo, “chamava” os cidadãos para lutas.

A torre possui mais de 200 degraus, mas possui um elevador.

Vai visitar Veneza? Veja se vale a pena fazer o passeio de gôndola.

Piazza dele Erbe e Piazza dei Signori

Localizadas uma perto da outra, vale a pena ver todos os monumentos e os prédios detalhadamente, que estão presentes nas praças.

Catedral de Verona

A catedral de Verona, ou Duomo de Verona, é dedicada à Virgem Maria. Dentro da igreja, destaca-se a Assunção de Virgem, de Tiziano.

Dentro da cidade temos mais algumas belíssimas igrejas, que possuem muitos detalhes em suas construções. Não deixe de visitar:

  • Basílica di San Zeno Maggiore
  • Igreja de Santa Anastasia (a maior igreja de Verona)
  • Igreja de São Pedro.

Saiba tudo sobre a Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Casa de Julieta

A Casa Di Giulietta, localizada na Via Capello, é um dos principais pontos turísticos da cidade. Os apaixonados pela história fictícia do casal Romeu e Julieta, podem conferir um museu localizado dentro da casa, onde terão acesso a famosa sacada de Julieta.

verona casa da julieta

Visite o Mosteiro de San Francesco al Corso, lá está o suposto túmulo de Julieta.

Teatro Romano

Através da Ponte Pietra, você pode chegar até o teatro Romano. Possui um museu arqueológico e durante a época de calor, ocorrem eventos no teatro.

Via Mazzini

As lojas da Itália fascinam os turistas. Em Verona, na Via Mazzini você pode encontrar diversas lojas. Aproveite para caminhar e também visitar mais pontos turísticos a partir dali.

Leia também o nosso roteiro de 1 dia sobre o que fazer em Milão.

Outras atrações

E ainda existem muitos lugares interessantes em Verona. Se puder passar a noite na cidade, e realizar um passeio de dois dias, melhor ainda. Se tiver oportunidade, visite também: túmulo medieval dos Scaligeri, o Jardim Giardino Giusti e o castelo de San Pietro.

Aproveite também para andar pelo máximo de ruas que encontrar, pois sempre algum detalhe vai te surpreender. Sugerimos fazer uma excursão a pé guiada por Verona para entender melhor a história e os monumentos da cidade. Para garantir a sua tour, clique aqui.

A Itália é um país com uma riqueza cultural enorme, e suas cidades, como Verona, possuem arquiteturas belíssimas. Sugerimos ainda diferentes hotéis em Verona para diferentes necessidades:

Vale a pena visitar Verona em 1 dia?

Vale a pena!

Você consegue visitar as principais atrações, principalmente se a temperatura colaborar. Entretanto, para viver a atmosfera da cidade de Romeu e Julieta, nada como poder jantar na cidade e aproveitar suas luzes noturnas.

E então? Que tal adicionar um dia ou dois para Verona no seu roteiro? Não deixe de conferir também o que fazer em Roma.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
COMPARTILHE
Autor

Yara é brasileira, tem 22 anos e estuda Farmácia. Paulista que se encantou pelo Porto, pretende chamar essa cidade de lar em breve. Totalmente apaixonada por viagens (principalmente intercâmbio) e conhecer novas culturas, adora compartilhar tudo o que vê por aí, através da escrita.