Roteiro pela Itália: 7 dias no país das maravilhas

Visitar Itália  / 

Visitar a Itália é como visitar um museu a céu aberto, com cidades repletas de histórias, paisagens paradisíacas e excelente gastronomia. E se o país está nos seus planos de férias, confira o roteiro pela Itália que preparamos para você.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Neste artigo, você verá as atividades imperdíveis em uma viagem de uma semana à Itália, o que você pode priorizar, caso tenha menos tempo no país e o que você pode incluir no seu roteiro pela Itália, caso fique mais tempo e queira conhecer mais lugares.

Além disso, vamos você verá algumas sugestões de onde se hospedar no país.

Roteiro pela Itália: como começar

Primeiramente, é importante saber que, pelo menos, 10 cidades italianas famosas podem ser incluídas no seu roteiro, dependendo do tempo de viagem. São elas:

Como temos uma semana para aproveitar alguns dos principais pontos turísticos da Itália, não podemos deixar de ir à capital do país, Roma, onde tem a maioria dos pontos turísticos, famosos no mundo todo.

Outras cidades, com muitas atividades, que você não vai se arrepender de colocar no seu roteiro são: Pisa, Florença e Veneza. Otimizando bastante seu tempo, você conseguirá conhecer as quatro cidades em uma semana.

Roteiro pela Itália: como chegar ao país

Se você vai viajar do Brasil para a Itália e quer fazer o roteiro pela Itália de 7 dias, pode pegar um voo direto para Roma, com a Alitalia ou com a LATAM Airlines, ou com escalas, com a TAP Portugal, a Air Europa, a Lufthansa, ou outras companhias aéreas europeias.

A TAP, parceira do Euro Dicas Turismo, é uma das melhores companhias aéreas que voam do Brasil para a Europa. Confira as ofertas de voo da TAP para Roma.

Normalmente, os voos com escalas custam mais barato, mas, caso encontre voos mais em conta para a Alemanha ou para a França, por exemplo, talvez seja vantajoso pegar um voo interno dentro da Europa para a Itália, ou, até mesmo, ir de trem até o país.

Conheça os aeroportos da Itália.

Preço das passagens aéreas

O preço das passagens aéreas para a Itália saindo do Brasil depende de diversos fatores, como: a época do ano, a companhia aérea escolhida, se vai ou não despachar bagagens, se o voo é ou não com escalas, entre outros. Mas, normalmente, os preços variam entre R$ 2.500 e R$ 4.500.

É importante pesquisar bastante para encontrar passagens baratas. Uma dica é utilizar a ferramenta Kayak para verificar os preços dos voos de diferentes companhias em diferentes datas.

Nunca é demais lembrar: é obrigatório ter seguro de viagem para visitar a Itália. No nosso comparador de seguro viagem você pode cotar diversos planos de diversas seguradoras, de acordo com seu perfil e necessidades. Uma dica é não comprar visando somente o preço, e sim os benefícios que o plano lhe oferece.

Como se locomover na Itália: viagem de trem ou de carro?

O transporte público na Itália funciona bem. Mas veja quando é mais vantajoso viajar de carro ou de trem pelas cidades.

mapa de linhas de trem da europa

Viagem de trem

Viajar de trem pela Itália é muito gostoso. A viagem é muito bonita e você tem a vantagem de não precisar se preocupar com aluguel de carro, estradas, onde estacionar, radares, etc.

Se você viajar sozinho ou com mais uma pessoa, comprar as passagens de trem com antecedência pela internet pode sair bem mais barato do que alugar um carro. Além disso, há a facilidade de chegar mais rápido aos destinos e conhecer mais lugares.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

Viagem de carro

Viajar de carro pode ser mais vantajoso a nível de custo quando viajam mais de três pessoas. O valor do aluguel de carro na Europa varia de acordo com o período da sua viagem e do carro escolhido. Porém, normalmente o valor fica menor do que o que gastaria no trem, caso estejam mais de três pessoas.

Caso você se sinta seguro em dirigir fora do Brasil, grandes vantagens de alugar um carro na Itália ou em outro país são a liberdade e a flexibilidade de horários que você terá para conhecer todos os pontos do roteiro pela Itália, sem precisar ficar preso a horários.

Como ambos os meios de transportes oferecem vantagens e desvantagens, você deve escolher o que melhor se encaixa no seu perfil, no tipo de viagem que quer fazer e no seu orçamento e pesquisar as melhores alternativas para a data de sua viagem.

Veja como funciona o aluguel de carro nas cidades italianas em nosso artigo.

Roteiro pela Itália de 7 dias com atrações imperdíveis

Como falamos, Roma é a capital da Itália e a cidade que possui os pontos turísticos mais cobiçados por quem pretende visitar o país pela primeira vez. E, como temos uma semana de viagem, é impossível conhecer toda a Itália nesse período.

Entretanto, uma dica para otimizar seu tempo ao máximo e visitar mais pontos turísticos é adquirir, pela internet e com antecedência, ingressos para as principais atrações e evitar as filas.

Confira, então, dicas do que visitar nas principais cidades em 7 dias, a começar por Roma.

Dia 1: Roma

Como este é o seu primeiro dia na cidade, comece seu roteiro pela Itália no Coliseu de Roma. Construído no ano de 72 d.C, o Coliseu retrata o Império Romano e é, juntamente com o Vaticano, o principal símbolo de Roma.

Em seguida, conheça o Fórum Romano e o Monte Palatino, um verdadeiro museu a céu aberto ao lado do Fórum Romano.

Você pode comprar seu ingresso para o Coliseu, Fórum Romano e Monte Palatino pelo Get Your Guide para evitar filas. Assim, ganhará mais tempo para curtir mais a cidade.

Conheça a Praça Veneza e a Fontana di Trevi, uma das fontes mais bonitas do mundo. Siga para o Panteão, o templo dos deuses romanos e uma das estruturas mais bem preservadas da Roma Antiga.

Não se esqueça de adquirir sua entrada para um tour Panteão com guia de áudio pelo site Get Your Guide.

Passe pela famosa Ponte Garibaldi, projetada pelo arquiteto Angelo Vescovali.

Dia 2: Roma

Reserve o segundo dia em Roma para conhecer o Vaticano: Museus do Vaticano, Capela Sistina e Praça e Basílica de São Pedro.

roma

Compre o ingresso antecipadamente pela internet para evitar as longas filas pelo Get Your Guide.

Chegue cedo nas atrações e termine o dia na Basílica de São Pedro. Se tiver sorte, poderá assistir a uma missa em italiano e fechar a visita com chave de ouro.

Dia 3: Roma

No terceiro e último dia em Roma, visite o centro histórico da cidade, aproveite para visitar a Praça da República, a Praça Venezia, a Via del Corso e o Castelo Santo Ângelo.

Além disso, escolha um restaurante bem recomendado e coma as deliciosas massas e pizzas italianas.

Dia 4: Florença

Acorde bem cedo e pegue um trem de Roma a Florença (cerca de 1h20 de viagem). Florença é uma cidade encantadora e você precisa inclui-la no seu roteiro pela Itália.

Um dia é pouco para conhecer a cidade, mas você pode ficar com o gostinho de “quero mais” e retornar para conhecer mais lugares em uma próxima viagem.

italia florenca

Famosa por ser cidade das artes, dos gênios e uma das cidades mais bonitas do mundo, Florença é detentora de um verdadeiro museu ao ar livre, com galerias de arte, palácios, igrejas e lindas praças!

Na cidade, visite a Galeria Uffizi. Com o principal acervo de pinturas renascentistas do mundo, é uma das galerias de arte mais importantes da terra.

Conheça, ainda, a Galeria dell’Accademia, onde está uma das esculturas mais famosas do mundo: o David, de Michelangelo.

Visite também o Palazzo Vecchio, a famosa Ponte Vecchio e a basílica medieval Santa Maria del Fiore.

Como o próximo destino do nosso roteiro pela Itália é Pisa e a cidade fica a apenas 85 quilômetros de distância de Florença (menos de uma hora de trem), uma sugestão é dormir em Florença para descansar da viagem e dos passeios e acordar bem cedo para ir para Pisa.

Dia 5: Pisa

Pegue um trem de Florença a Pisa (cerca de 50 minutos de viagem). Em Pisa, não deixe de conhecer a catedral e a Torre de Pisa. É possível subir ao topo da torre; os horários de visitação são mais longos durante o verão.

italia pisa

Como esta é a principal atração da cidade, compre seu ingresso com antecedência para otimizar tempo de viagem.

Passeie pela cidade e conheça a Praça dos Milagres (Piazza dei Miracoli). À noite, pegue um trem para Veneza (cerca de 3h30 de viagem) e durma em Veneza.

Dia 6: Veneza

Em Veneza, acorde bem cedo e aproveite o clima romântico de para fazer o famoso passeio de gôndola pelos canais venezianos; com certeza vale muito a pena!

italia veneza

Com Get Your Guide, você pode admirar a bela Veneza em um passeio particular de gôndola.

Visite a Ponte de Rialto, a ponte em arco mais famosa e antiga sobre o Grande Canal, e o mercado de Rialto, um famoso mercado de rua, com muito comércio, frutas e legumes.

Conheça a igreja Santa Maria della Salute e finalize o dia em um dos maravilhosos restaurantes, ou simplesmente coma uma pizza tradicional na cidade.

Dia 7: Veneza

No seu último dia do seu roteiro pela Itália, conheça a Piazza San Marco, a praça mais importante de Veneza, e a Basílica San Marco. Suba no Campanile, o campanário de Veneza e tenha uma vista incrível da cidade!

Conheça também a Ponte dos Suspiros, situada próxima à Piazza San Marco. Caminhe pelas ruas e finalize seu passeio com um delicioso e tradicional gelato italiano.

Descubra a melhor época para viajar para a Itália.

Roteiro pela Itália: atividades para quem fica mais ou menos tempo no país

Se você for ficar menos de uma semana na Itália, nossa sugestão é ficar por Roma e conhecer as principais e imperdíveis atividades da cidade, como: o Coliseu, o Vaticano, o Panteão, a Praça Venezia, a Fontana Di Trevi, entre outros que citamos.

Agora, caso você consiga ficar mais tempo no país, seu roteiro pela Itália pode ser maior, conhecendo as famosas cidades de:

  • Milão (e pontos turísticos, como: Castello Sforzesco, Galleria Vittorio Emanuele II, Parque Sempione, Arco da Paz, entre outros);
  • Nápoles (e provar as deliciosas e tradicionais pizzas napolitanas);
  • Bolonha (e visitar pontos como a Piazza Maggiore, os três Palazzos e a Torre Degli Asinelli, por exemplo);
  • Gênova (e conhecer pontos como: Catedral de Gênova, Piazza De Ferrari e a Via Garibaldi), entre outras atividades.

Caso insira Milão, norte do país, no seu roteiro pela Itália (que vale muito a pena), uma dica é comprar sua passagem aérea direto para a cidade e depois ir descendo até Roma.

Pacotes de viagem para Itália

Se você prefere comprar pacotes de viagem, já com passagens aéreas, hospedagem, traslados e tours, também temos alternativas.

A Logitravel é uma agência online de turismo, fundada na Espanha em 2004. No Brasil, a Logitravel é conhecida por ser uma das principais agências de turismo para reservas de cruzeiros, mas também oferece pacotes de viagem e com excelentes preços.

Vale a pena conferir as ofertas da Logitravel para Itália, que incluem:

  • Rota pela Grande Itália, de Milão a Nápoles, de carro, 16 dias;
  • Rota Napolitana e Costa Amalfitana, de carro, 9 dias;
  • Rota pela Toscana mais autêntica, de carro, 11 dias;
  • Milão, Veneza, Roma, de trem, 11 dias;
  • Roma, Sicília e Norte da Itália, de ônibus, 19 dias;
  • Veneza, Florença e Roma, de ônibus, 8 dias.

Os pacotes incluem passagens aéreas, traslados, hospedagem, refeições, passeios e alguns até guia turístico. Vale a pena conferir no site oficial da Logitravel!

Roteiro pela Itália: o que comer no país

A Itália é famosa por sua deliciosa gastronomia e, principalmente, por suas conhecidas massas e pizzas. Então, além desses pratos, não deixe de provar também:

  • Tiramisu;
  • Risotto alla milanese;
  • Polenta;
  • Ossobuco;
  • Panna Cotta, entre outros pratos e sobremesas italianos.

napoles na italia o comer

No TripAdvisor, você pode verificar quais são os melhores restaurantes em cada cidade, de acordo com sua especialidade.

Roteiro pela Itália: onde se hospedar

Para fazer o roteiro pela Itália sugerido, você deve se hospedar em três cidades: Roma, Florença e Veneza. Veja algumas sugestões de hospedagens nessas cidades.

Roma

Florença

Veneza

Observação: as acomodações foram pesquisadas em junho de 2019 para um casal se hospedar de um sábado para um domingo de outubro de 2019.

Como você viu, não faltam programações no seu roteiro pela Itália. Programe sua viagem e boas férias!

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autores

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.