Se tem uma coisa que vale a pena fazer quando se viaja para Europa é fazer alguns trajetos de trem. De acordo com o destino a viagem pode ser rápida e mesmo quando demorada, só a vista vale a pena. E que tal aproveitar para fazer uma viagem de trem pela Itália?
Antes de compartilhar dicas de roteiros, vamos às informações práticas: programe-se e boa viagem.
Índice do artigo
Viagem de trem pela Itália
Para viajar de trem pela Itália é necessário conhecer as operadoras e a tipologia de trem, que varia no conforto, tempo e claro, preço.
Você pode viajar com a Trenitalia ou com a Italo. A primeira é a principal companhia da Itália, é estatal e a segunda, só oferece trens de alta velocidade. Porém, na própria Trenitalia, os trens vão variar de um para o outro de acordo com o tipo. Veja!
Frecciarossa
O melhor e mais rápido, isto é, fazem o trajeto em menos tempo. Se você optar por um Frecciarossa poderá escolher entre os seguintes tipos de bilhete: executive, business, premiun e standard. Este último é o que possui o bilhete mais barato.
Frecciabianca
Bem mais lento que o frecciorsa, porém, o Frecciabianca é confortável e por um bom preço. Além disso, a oferta de trajetos é muito maior nesta modalidade de trem. O mais rápido não atende todas as cidades da Itália.
Veja nossas dicas de como economizar na Itália e aproveitar ainda mais a viagem.
Intercity
Intercity faz a viagem de trem pela Itália bem barata; atende mais de 200 cidades da Itália, porém, nem sempre são tão pontuais e com bom serviço.
Trem na Europa: tudo sobre planejamento, passagens e rotas.
Regionale
Viajar em um trem desta modalidade pode não ser muito bom. Eles só vão nas regiões vizinhas. Porém, costumam ser velhos e até sujos. Se pegar um trem regionale, tenha cuidado, principalmente, se for à noite.
Já a Italo, como falamos antes, só possui os trens de alta velocidade, com destino de ida e volta para as principais cidades italianas. Em relação, a qual trem é mais confortável, qual oferece o melhor serviço, não existe entre o da empresa estatal e da Italo.
Você sabia que Milão tem uma das estações de trem mais bonitas da Europa? Conheça as outras 10 estações da lista.
Comprar passagens para viagem de trem pela Itália
A melhor e mais barata maneira de comprar as passagens para viajar de trem pela Itália é online. Para efetuar o pagamento você pode usar cartão de crédito. Se quiser pegar um bom preço, faça a compra com bastante antecedência do dia da viagem e fique de olho nas promoções.
O seu objetivo deve ser comprar as passagens “super economy”, que são as mais baratas, depois quando acabam estas, elas vendem as economy e o preço normal, seria a base.
Com a America Chip você tem internet 4G ilimitada durante toda a viagem. Escolha entre o chip e o eSIM e aproveite a Europa com a melhor conexão a partir de USD 40.
Ver Planos →Caso ainda não tenha data para a viagem de trem pela Itália, aconselho a se inscrever na newsletter da empresa de trem e aguardar as promoções. Dá para comprar uma passagem num trem de alta velocidade por somente 9€.
Agora, se você é daquelas pessoas que preferem deixar para decidir durante a viagem onde ir, pode comprar os bilhetes diretamente na estação, em máquinas e em guichês. Em cidades pequenas, você pode se deparar com o guichê fechado para almoço, tenha mais atenção para não ficar sem bilhete.
Onde comprar passagem de trem na Europa: programe sua viagem,
Dicas para fazer viagem de trem pela Itália
Uma dica que vale ouro, não só na Itália, mas para as outras cidades da Europa é: o trem não espera passageiros e são sempre pontuais.
Chegue antes do horário
Eles fazem paradas curtíssimas entre uma estação e outra, em média dois minutos, portanto não dá para ficar de bobeira na estação.
Se você nunca pegou trem na estação em que deve embarcar, chegue pelo menos 30 minutos antes, dessa forma você fica com tempo de sobra para localizar a plataforma em que deve embarcar. Além disso, terá que ver qual é o seu vagão, que na Itália é chamado “carrozza”.
Valide seu bilhete
Observe que em algumas estações você terá que validar o seu bilhete antes de subir no trem e caso não o faça, quando fiscal passar, você receberá uma multa. Não adianta ter bilhete se ele estiver sem validar, nem tente questionar.
Nem sempre pedem o bilhete para conferir, porém, ele deve estar com você durante toda a viagem devidamente validado.
Cuidado com o tempo na hora da baldeação
Atenção a troca de trens, se for o caso. Na compra do bilhete você pode observar se haverá baldeação. Confira quanto tempo terá para fazer a troca de trens e faça o mais rápido possível para não correr o risco de perder o trem seguinte.
Fique atento ao anúncio de parada em cada estação, para saber se aquela é a sua. Normalmente, além de ser anunciado, é possível ver em telas que estão espalhadas pelos vagões.
Cidades Italianas mais bonitas: conheça o nosso Top 10.
Dicas de roteiros de viagem de trem pela Itália
Cinque Terre é um daqueles lugares na Itália que você não deve deixar de ver e a melhor maneira para conhecer as pequenas cidades é indo de trem.
Chegando em Milão, não vá direto para Roma, pegue os trens intercity, passe por Verona, Lago de Garda, Veneza e siga para Roma.
Se tiver mais tempo, 2 noites para cada um, pode fazer Milão, Veneza, Florença e Roma.
Quer mais dicas para montar seu Roteiro pela Itália? Confira o guia de 7 dias no país das maravilhas.
Duração dos principais trechos de viagem de trem pela Itália
Veja o tempo de alguns dos principais trechos de trem pela:
- Milão até Bolonha – duração de 1h02;
- Milão até Roma – duração de 2h25;
- Roma até Florença – duração de 1h31;
- Roma até Veneza – duração de 3h45;
- Florença até Nápoles – duração de 2h32;
- Florença até Milão – duração de 1h40.
Depois dessas dicas, só falta fazer o roteiro da viagem de trem pela Itália!