30 anos da pirâmide do Louvre: eventos de comemoração

Visitar Paris  / 

Em 2019, comemora-se os 30 anos da pirâmide do Louvre. A pirâmide do Louvre é conhecida no mundo todo e todos que vêm a Paris tiram ao menos uma foto com ela. Ela também já apareceu em diversos livros e filmes, como o Código da Vinci. E para comemorar seus 30 anos, diversas atividades estão acontecendo em Paris.

Inaugurada em 1989, a pirâmide do Louvre é um símbolo do Museu do Louvre e também motivo de polêmicas desde o seu projeto. Símbolo da modernidade do Museu do Louvre, é vista como espaço aberto entre a cidade e as obras de arte devido a sua aparência transparente.

Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil.


Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem. Faça uma cotação online sem compromissos e confira as várias opções de seguro para a sua viagem.

FAZER COTAÇÃO »

Veja como entrar no Museu do Louvre sem fila.

Inicialmente concebida para ser a entrada do Museu do Louvre, hoje a pirâmide é muito mais do que uma simples entrada. Ela é uma obra-de-arte em si, uma atração turística de Paris por si só e fotografada por visitantes e parisienses todos os dias.

30 anos da pirâmide do Louvre

A pirâmide do Louvre foi projetada sobre o governo do presidente francês François Mitterrand.

O arquiteto chinês-americano Ieoh Ming Pei foi escolhido para desenvolver uma grande entrada para acomodar o crescente número de visitantes do Louvre. Ela foi inaugurada em 30 de março de 1989, o ano foi escolhido por ser o bicentenário da Revolução Francesa.

piramide do louvre

A grande pirâmide do Louvre é feita de metal, com 603 losangos e 70 triângulos de vidro laminado, e está localizada no centro do pátio de Napoleão. Atualmente, é um local de passagem obrigatória de todos os visitantes de Paris que não resistem a passar por ela sem ao menos tirar uma foto.

Veja também ótimos lugares para tirar lindas fotos da Torre de Paris.

Com a pirâmide, o Museu do Louvre ganhou uma nova dimensão, sendo referência nacional e internacional. Sob a pirâmide estão: o átrio do Louvre, a bilheteira, as lojas do museu, restaurantes, e o centro comercial Carrousel du Louvre.

Curiosidades da pirâmide do Louvre

Apesar de ser linda e apreciada por muitos, nem sempre a pirâmide do Louvre foi objeto de admiração e elogios. Muitos consideram que a pirâmide “quebra” a beleza do Museu do Louvre, misturando o antigo com o moderno. Acham que a pirâmide destoa dos prédios centenários que a cercam.

Além disso, o presidente François Mitterrand recebeu diversas críticas. Insinuavam que ele estava “encarnando” um faraó ao anunciar a construção da pirâmide sem ao menos organizar uma competição.

As 5 pirâmides do Louvre

Apesar de a pirâmide que serve como entrada do Museu do Louvre ser considerada “a pirâmide do Louvre”, existem 5 pirâmides.

A maior, a principal, possui as mesmas proporções da Grande Pirâmide de Gizé. Essa escolha ressalta a importância da coleção de antiguidades egípcias presentes no museu do Louvre.

Você sabe quais são as principais obras do Louvre?

Museu do Louvre

95 toneladas de aço e 105 toneladas de alumínio suportam a estrutura da maior pirâmide do Louvre. Além disso, outras três pirâmides menores servem como poços de luz para acesso às coleções do museu. A quinta pirâmide do Louvre é a pirâmide invertida, visível do subsolo.

Saiba quais são os documentos obrigatórios para viajar para a Europa

Receba grátis nosso CHECKLISTcom todos os documentos obrigatórios e outras dicas para viajar para a Europa com toda segurança e conforto.

RECEBER GRÁTIS »

Eventos em comemoração aos 30 anos da pirâmide do Louvre

Para comemorar os 30 anos da pirâmide do Louvre, 30 eventos estão programados de março de 2019 a fevereiro de 2020. Dentre os eventos destacam diversas palestras, filmes, concertos, exposições, visitas guiadas, ateliês para adultos e crianças a partir de 4 anos, teatros, obras de arte, entre outros.

Abaixo destacamos alguns dos eventos comemorativos. Confira a agenda completa no site oficial do Louvre.

História da pirâmide do Louvre em 30 fotos (de 29 de março a 28 de maio de 2019)

A partir de 29 de março de 2019, uma exposição com 30 fotos retrata a história da pirâmide do Louvre nos jardins do Carrousel.

Concerto quarteto com piano

Lauma Skride no piano, Baiba Skride no violino, Lise Berthaud no alto e Harriet Krijgh no violoncelo. Dia 17 de abril de 2019, às 20 horas no auditório do Louvre.

Que tal conhecer Paris na Primavera?

Concerto da Academia de Kronberg

Jonian-Ilias Kadesha e William Hagen nos violinos; Tabea Zimmermann e Sindy Mohamed nos altos; e Ivan Karizna no violoncelo. Dia 15 de maio de 2019, às 20h no auditório do Louvre.

Outros concertos ocorrerão no auditório do Louvre nos dias 16/05/19, 22/05/19, 23/05/19, 24/05/19 e 25/05/19. Confira a programação completa.

Entrada gratuita ao Museu do Louvre aos sábados à noite

Desde janeiro de 2019, no primeiro sábado de cada mês, a entrada do Museu do Louvre é gratuita das 18h às 21h45. Além da visita gratuita sem reservação, é possível reservar diversas atividades gratuitas para esses sábados, como concertos, ateliês e outros na página Facebook do Museu do Louvre.

Veja também quais são os monumentos e museus gratuitos de Paris.

Outros eventos

  • Concerto embaixo da pirâmide do Louvre para Festa da Música no dia 21 de junho de 2019;
  • Espetáculo de Kader Attou, “Un break à Mozart” na cour Napoléon, dias 12, 13 e 14 julho;
  • Passagem do Tour de France dia 28 de julho de 2019;
  • Exposição “Royaumes oubliés. De l’empire hittite aux Araméens” de 2 de maio a 12 de agosto de 2019;
  • Exposição “Léonard de Vinci” de 24 de outubro de 2019 a 24 de fevereiro de 2020;
  • Exposição “Hommage à Pierre Soulages” de 11 de dezembro de 2019 a 9 de março de 2020.

Se você estiver em Paris nesse período, aproveite esses atividades comemorativas dos 30 anos da pirâmide do Louvre. Evite as filas na entrada do Louvre e explore o museu com um guia de áudio. Compre os tickets online, por exemplo, no Get Your Guide.

O que fazer em Paris: dicas para planejar o seu itinerário pela Cidade Luz.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai viajar em breve? Tenha sempre internet no celular

    Viajar com internet é fundamental para acessar o Google Maps, para chamar um Uber, para ver o horário do transporte público ou para tirar qualquer dúvida. Nós recomendamos o chip SIMPREMIUM. Basta encomendar e você recebe em sua casa antes de viajar.

    PEDIR CHIP »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
COMPARTILHE
Autor

Elaine é brasileira e mora em Paris há dois anos. Completamente apaixonada por Paris desde pequena, sempre sonhou em  morar na cidade Luz. Adora viajar, fazer novos amigos, conhecer novas culturas e descobrir cada vez mais sobre França e a cultura francesa.