30 anos da pirâmide do Louvre: eventos de comemoração

Visitar Paris  / 

Em 2019, comemora-se os 30 anos da pirâmide do Louvre. A pirâmide do Louvre é conhecida no mundo todo e todos que vêm a Paris tiram ao menos uma foto com ela. Ela também já apareceu em diversos livros e filmes, como o Código da Vinci. E para comemorar seus 30 anos, diversas atividades estão acontecendo em Paris.

Vai viajar para a Europa? Saiba todos documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.


Aproveite o melhor da Europa sem qualquer preocupação.

RECEBER GRÁTIS »

Inaugurada em 1989, a pirâmide do Louvre é um símbolo do Museu do Louvre e também motivo de polêmicas desde o seu projeto. Símbolo da modernidade do Museu do Louvre, é vista como espaço aberto entre a cidade e as obras de arte devido a sua aparência transparente.

Veja como entrar no Museu do Louvre sem fila.

Inicialmente concebida para ser a entrada do Museu do Louvre, hoje a pirâmide é muito mais do que uma simples entrada. Ela é uma obra-de-arte em si, uma atração turística de Paris por si só e fotografada por visitantes e parisienses todos os dias.

30 anos da pirâmide do Louvre

A pirâmide do Louvre foi projetada sobre o governo do presidente francês François Mitterrand.

O arquiteto chinês-americano Ieoh Ming Pei foi escolhido para desenvolver uma grande entrada para acomodar o crescente número de visitantes do Louvre. Ela foi inaugurada em 30 de março de 1989, o ano foi escolhido por ser o bicentenário da Revolução Francesa.

piramide do louvre

A grande pirâmide do Louvre é feita de metal, com 603 losangos e 70 triângulos de vidro laminado, e está localizada no centro do pátio de Napoleão. Atualmente, é um local de passagem obrigatória de todos os visitantes de Paris que não resistem a passar por ela sem ao menos tirar uma foto.

Veja também ótimos lugares para tirar lindas fotos da Torre de Paris.

Com a pirâmide, o Museu do Louvre ganhou uma nova dimensão, sendo referência nacional e internacional. Sob a pirâmide estão: o átrio do Louvre, a bilheteira, as lojas do museu, restaurantes, e o centro comercial Carrousel du Louvre.

Curiosidades da pirâmide do Louvre

Apesar de ser linda e apreciada por muitos, nem sempre a pirâmide do Louvre foi objeto de admiração e elogios. Muitos consideram que a pirâmide “quebra” a beleza do Museu do Louvre, misturando o antigo com o moderno. Acham que a pirâmide destoa dos prédios centenários que a cercam.

Além disso, o presidente François Mitterrand recebeu diversas críticas. Insinuavam que ele estava “encarnando” um faraó ao anunciar a construção da pirâmide sem ao menos organizar uma competição.

As 5 pirâmides do Louvre

Apesar de a pirâmide que serve como entrada do Museu do Louvre ser considerada “a pirâmide do Louvre”, existem 5 pirâmides.

A maior, a principal, possui as mesmas proporções da Grande Pirâmide de Gizé. Essa escolha ressalta a importância da coleção de antiguidades egípcias presentes no museu do Louvre.

Você sabe quais são as principais obras do Louvre?

Museu do Louvre

95 toneladas de aço e 105 toneladas de alumínio suportam a estrutura da maior pirâmide do Louvre. Além disso, outras três pirâmides menores servem como poços de luz para acesso às coleções do museu. A quinta pirâmide do Louvre é a pirâmide invertida, visível do subsolo.

Eventos em comemoração aos 30 anos da pirâmide do Louvre

Para comemorar os 30 anos da pirâmide do Louvre, 30 eventos estão programados de março de 2019 a fevereiro de 2020. Dentre os eventos destacam diversas palestras, filmes, concertos, exposições, visitas guiadas, ateliês para adultos e crianças a partir de 4 anos, teatros, obras de arte, entre outros.

Abaixo destacamos alguns dos eventos comemorativos. Confira a agenda completa no site oficial do Louvre.

História da pirâmide do Louvre em 30 fotos (de 29 de março a 28 de maio de 2019)

A partir de 29 de março de 2019, uma exposição com 30 fotos retrata a história da pirâmide do Louvre nos jardins do Carrousel.

Concerto quarteto com piano

Lauma Skride no piano, Baiba Skride no violino, Lise Berthaud no alto e Harriet Krijgh no violoncelo. Dia 17 de abril de 2019, às 20 horas no auditório do Louvre.

Que tal conhecer Paris na Primavera?

Concerto da Academia de Kronberg

Jonian-Ilias Kadesha e William Hagen nos violinos; Tabea Zimmermann e Sindy Mohamed nos altos; e Ivan Karizna no violoncelo. Dia 15 de maio de 2019, às 20h no auditório do Louvre.

Outros concertos ocorrerão no auditório do Louvre nos dias 16/05/19, 22/05/19, 23/05/19, 24/05/19 e 25/05/19. Confira a programação completa.

Entrada gratuita ao Museu do Louvre aos sábados à noite

Desde janeiro de 2019, no primeiro sábado de cada mês, a entrada do Museu do Louvre é gratuita das 18h às 21h45. Além da visita gratuita sem reservação, é possível reservar diversas atividades gratuitas para esses sábados, como concertos, ateliês e outros na página Facebook do Museu do Louvre.

Veja também quais são os monumentos e museus gratuitos de Paris.

Outros eventos

  • Concerto embaixo da pirâmide do Louvre para Festa da Música no dia 21 de junho de 2019;
  • Espetáculo de Kader Attou, “Un break à Mozart” na cour Napoléon, dias 12, 13 e 14 julho;
  • Passagem do Tour de France dia 28 de julho de 2019;
  • Exposição “Royaumes oubliés. De l’empire hittite aux Araméens” de 2 de maio a 12 de agosto de 2019;
  • Exposição “Léonard de Vinci” de 24 de outubro de 2019 a 24 de fevereiro de 2020;
  • Exposição “Hommage à Pierre Soulages” de 11 de dezembro de 2019 a 9 de março de 2020.

Se você estiver em Paris nesse período, aproveite esses atividades comemorativas dos 30 anos da pirâmide do Louvre. Evite as filas na entrada do Louvre e explore o museu com um guia de áudio. Compre os tickets online, por exemplo, no Get Your Guide.

O que fazer em Paris: dicas para planejar o seu itinerário pela Cidade Luz.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
COMPARTILHE
Autor

Elaine é brasileira e mora em Paris há dois anos. Completamente apaixonada por Paris desde pequena, sempre sonhou em  morar na cidade Luz. Adora viajar, fazer novos amigos, conhecer novas culturas e descobrir cada vez mais sobre França e a cultura francesa.