Uma das cidades mais visitadas do mundo, a capital da França é repleta de atrações turísticas. Sua beleza também ganha o coração de grande parte dos viajantes que, a cada nova experiência, voltam para casa mais apaixonados. Porém, para aproveitar o máximo possível, é essencial ter um roteiro de Paris que ajude no planejamento.

Afinal, estamos falando de um lugar que é praticamente um museu a céu aberto, que nos surpreende em toda esquina. Confira nosso guia para conhecer Paris estando de 1 a 5 dias (ou mais) na cidade e já comece a organizar sua viagem! Preparado?

Roteiro de 1 dia em Paris

Cidade do amor, capital da moda, da gastronomia, com muita história, cultura e glamour. Sim, a Cidade Luz é tudo isso e muito mais. Mas não queira conhecer tudo de uma só vez. Paris é um destino com muitas atrações e inúmeros lugares charmosos e deve ser visitada e revisitada. Não importa o quanto você já esteve lá, sempre há algo novo para ver.

Se for sua primeira vez na capital francesa saiba que precisará de, no mínimo, um roteiro de 5 dias para conhecer Paris.

Com uma semana disponível, será possível fazer tudo mais calmamente, aproveitando melhor cada lugar, e até mesmo desfrutar das várias possibilidades de viajar para cidades nas redondezas.

Mas se tiver apenas um dia, certamente você vai querer conhecer alguns dos pontos turísticos mais famosos, não é mesmo? Então, vamos lá!

Torre Eiffel

Comece seu roteiro por Paris pela icônica torre, símbolo da França, a Torre Eiffel. O monumento é um dos mais conhecidos do mundo e faz parte do imaginário dos turistas quando se fala em Paris. Com 330 metros de altura, pode ser avistado de vários pontos da cidade.

A dica é chegar bem cedo para aproveitar melhor, antes que você se depare com uma multidão. Para subir na torre, compre ingresso antecipadamente com acesso ao segundo andar ou ao topo e, tenha em mente que vai precisar de pelo menos duas horas. Mas vale a pena, não só pela experiência, como pela espetacular vista de 360 graus de Paris!

Torre Eiffel, em Paris
Atração mais visitada da França, Torre Eiffel atrai milhões de turistas de todo o mundo. Foto: Denise Döbbeck

Depois, vá à Praça do Trocadéro, de onde se tem a melhor vista da Torre Eiffel, e prepare o celular ou a máquina fotográfica para muitos cliques.

Lembrando que outra atração é ver a torre iluminada à noite, assim que escurece, e piscando, a cada hora completa.Um verdadeiro espetáculo!

Arco do Triunfo

Siga para o outro lado do rio Sena para ver o Arco do Triunfo, outro símbolo da cidade. Pegue o ônibus número 30 (Pigalle) e aproveite o percurso para ver a cidade, a grande vantagem deste meio de transporte. Desça em Charles de Gaulle-Étoile-Kléber e você estará bem em frente ao Arco.

Champs-Élysées

Bem em frente ao Arco do Triunfo está a Champs-Élysées, uma das avenidas mais famosas e elegantes do planeta, com suas lojas de luxo, cafés e restaurantes. Caminhe com calma e faça uma pausa para comer algo e apreciar a paisagem.

Museu do Louvre

Na própria Champs-Élysées, pegue o metrô na estação Franklin Roosevelt e desça no ponto Palais Royal – Musée du Louvre. Você estará em frente ao maior museu de arte do mundo, um antigo palácio onde estão preciosidades como Monalisa, de Leonardo da Vinci, a escultura Vênus de Milo e muitos outros destaques.

Se quiser entrar no Museu do Louvre, compre o ingresso com antecedência, mas, por causa do pouco tempo disponível, uma sugestão é deixar para uma próxima oportunidade, assim não precisa ver tudo na correria e você aproveita melhor sua visita. Então, conheça a parte externa, como a arquitetura do século XVII, a grande pirâmide e a pirâmide invertida, localizada no subsolo.

Catedral de Notre Dame

Continue o passeio atravessando o rio Sena pela Pont des Arts, a antiga ponte dos cadeados. Veja o movimento de barcos e admire a paisagem. Já do outro lado, caminhe nas margens do rio até chegar à Catedral de Notre Dame, na Île de la Cité.

Até este momento, 2023, só é possível ver a igreja por fora, já que continua fechada para obras por causa do incêndio que ocorreu em 2019. A abertura está prometida para o final de 2024.

Cruzeiro pelo rio Sena

Que tal um relaxante passeio de 1 hora pelo Sena para contemplar toda a beleza da cidade?

Barco de barco pelo rio Sena, em Paris
Durante o dia ou à noite, um cruzeiro pelo rio Sena é imperdível em Paris. Foto: Denise Döbbeck

Além de ver os pontos turísticos, você terá à disposição audioguia que irá explicar a história de cada atração.

Roteiro de 2 dias em Paris

Com dois dias em Paris já é possível conhecer alguns outros pontos turísticos e ainda visitar o Museu do Louvre.

Entrada no Museu do Louvre

Comece o dia com o Louvre, pois, com um pouco mais de tempo, é possível conhecer uma parte da rica coleção do museu. Não se esqueça de comprar o ingresso com antecedência e agendar um horário.

Museu do Louvre em Paris
Um dos museus mais visitados do mundo, o Louvre conta com acervo de quase 500 mil obras. Foto: Denise Döbbeck

No museu, priorize sua visita escolhendo as coleções que gostaria de ver. E caso não consiga fazer tudo o que planejou, não se preocupe, pois o Louvre é imenso e são necessárias várias visitas para ver as obras expostas.

Île de la Cité

Depois do museu, siga em direção à Île de la Cité. Caminhe pela margem do rio e passe ao lado da linda Pont Neuf, a ponte mais antiga que cruza o Sena, que começou a ser construída em 1578.

Depois atravesse a Pont au Change, chegando à ilha. Agora você irá conhecer melhor a Île de la Cité, onde também está a Notre Dame. Faça uma pausa para almoçar ou comer algo.

Conciergerie

Primeira parada: Conciergerie. Construído às margens do rio Sena, é outro importante – e belíssimo – monumento francês. Durante a Revolução Francesa foi transformada em prisão, onde personagens importantes da história ficaram presos e foram condenados à morte. A prisioneira mais famosa é Maria Antonieta.

A visita à Conciergerie é imperdível. Lá dentro, conheça as salas medievais com os típicos arcos e a parte da prisão. O monumento, assim como outros de Paris, é Patrimônio Mundial da Unesco. Para visitar, compre o ingresso antecipadamente. Também é possível adquirir um ingresso combinado para Sainte-Chapelle e Conciergerie.

Palácio da Justiça

Pare para observar o Palácio da Justiça, que fica nas proximidades. Aqui é a sede das principais instituições jurídicas da França. O conjunto arquitetônico ocupa o espaço do medieval Palais de la Cité, antigo palácio dos reis da França, que também inclui a Saint Chapelle e a Conciergerie.

Sainte-Chapelle

Em seguida, visite a Sainte-Chapelle, conhecida por armazenar a coroa de espinhos de Cristo. De arquitetura gótica, a antiga capela real foi construída no século XIII por Luís IX e tem 15 enormes janelas de 15 metros de altura cada.

Seus vitrais coloridos retratam cenas do Antigo e do Novo Testamento e fazem uma parede de luz no interior. Não esqueça de comprar ingresso antecipadamente.

Jantar no Quartier Latin

Termine o dia com um jantar no animado Quartier Latin, bairro dos estudantes e onde fica a Universidade Sorbonne. A região é repleta de restaurantes, cafés, bares e lojas de souvenir, o que faz dela é um ótimo lugar onde comer em Paris.

Não deixe de conferir nosso guia com os melhores bares em Paris.

Roteiro de 3 dias em Paris

Aproveite seus três dias na cidade para conhecer outras atrações e passear por belos parques e ruas charmosas.

Île de Saint-Louis

Logo de manhã passeie na charmosa Île de Saint-Louis, no 4º arrondissement. Ande calmamente pelas ruazinhas com prédios históricos residenciais e vá descobrindo esta região encantadora com atmosfera de vilarejo.

Panthéon

A pé ou de ônibus (números 86 ou 89), você chega ao ponto seguinte: o Panthéon, localizado no Quartier Latin. Construído entre 1758 e 1790, o monumento originalmente foi encomendado pelo rei Luis XV para ser uma igreja, mas com o tempo passou a ser um mausoléu das personalidades da França.

Sua cripta abriga túmulos de Voltaire, Jean Jacques Russeau, Alexandre Dumas, entre outros.

No centro do Panthéon há o Pêndulo de Foucault, um experimento do físico francês que demonstra a rotação da Terra. Compre seu ingresso com antecedência e evite filas.

Jardim de Luxemburgo

Quer descansar um pouco e apreciar a paisagem? Vá para o Jardim de Luxemburgo, que fica bem perto do Panthéon e é um dos parques mais apreciados de Paris.

Lago com fonte no Jardim de Luxemburgo, em Paris
Um dos parques mais bonitos da cidade, Jardim de Luxemburgo atrai adultos e crianças. Foto: Denise Döbbeck

Projetado em 1612, o parque tem 25 hectares e conta com plantas, flores, orquidário, estátuas, a Fonte de Médici, o Palácio de Luxemburgo (antiga residência real) e um lago onde a diversão das crianças é brincar com barquinhos à vela com bandeiras de países.

Saint-Germain-des-Prés

Depois, saia para caminhar pelo sofisticado bairro do jardim, Saint-Germain-des-Prés, no 6º arrondissement. No percurso, o que não faltam são cafés, restaurantes e lojas. Faça uma pausa para o almoço.

Les Invalides

Se você gosta de história e de guerras, esta visita é imperdível! O majestoso complexo com a cúpula dourada foi construído no século XVII para servir como hospital para os feridos do exército francês que combateram na guerra.

Sua função inicial continua, porém, o monumento também é sede do Museu das Armas que, com uma rica coleção, conta a história militar da França. Além disso, logo abaixo da cúpula, encontra-se o túmulo de Napoleão Bonaparte. Compre seu ingresso para o Museu das Armas e faça uma imersão na história francesa.

Pont Alexandre III

Depois de visitar o museu, pegue o metrô (linha 13) ou caminhe por cerca de 20 minutos até a Pont Alexandre III, considerada uma das mais elegantes pontes de Paris, repleta de esculturas e decoração dourada. Observe que deste local é possível ver a Torre Eiffel!

Place de la Concorde

Caminhe até a Place de la Concorde, praça famosa pelo obelisco egípcio de mais de 3 mil anos e duas grandes fontes.

Jardin des Tuileries

Continue o passeio pelo Jardin des Tuileries, entre o Louvre e a Place de la Concorde. É outro lugar para caminhar ou relaxar, sentando-se nos bancos para ver a paisagem.

Jantar no barco em passeio pelo Sena

Depois de tantas atividades, chegou a hora de descansar em grande estilo. Termine o dia com um jantar a bordo de um cruzeiro pelo rio Sena. Sua passagem por Paris será ainda mais inesquecível!

Roteiro de 4 dias em Paris

Em uma estadia de quatro dias em Paris é possível separar um tempo para visitar os arredores da cidade. Veja esta sugestão de programação:

Palácio de Versalhes

Dedique este dia para conhecer o Palácio de Versalhes em excursão com tour guiado. A visita à Versalhes, um dos monumentos mais famosos do mundo, e seu impressionante jardim, é um bate e volta imperdível para quem vai para a capital francesa.

Marais

No retorno a Paris, uma sugestão é caminhar pelo Marais, no 4º arrondissement, antigo reduto da comunidade judaica. O bairro tem uma infinidade de museus, galeria de arte, lojas e restaurantes. Você pode aproveitar para conhecer o Centro Pompidou, um dos museus de arte moderna mais importantes da Europa.

Gosta de falafel? Aqui é o lugar ideal para comer este tipo de comida.

Roteiro de 5 dias em Paris

Você tem quase uma semana para ficar na cidade? Prepare-se para flanar! Caminhe bastante, veja o que Paris tem de melhor.

Basílica de Sacré-Coeur

Conheça a Basílica de Sacré-Coeur, segundo monumento religioso mais visitado de Paris, depois da Catedral de Notre Dame (quando estava aberta ao público). Construída no estilo romano-bizantino e toda na cor branca, a igreja fica a 130 metros de altura, no topo de Montmartre, o bairro mais boêmio e artístico da cidade. Além da beleza da basílica, prepare-se para a vista panorâmica de Paris.

Para chegar ao local, é possível ir tanto de ônibus como de metrô. E depois ainda é preciso enfrentar uma escadaria com quase 200 degraus. Mas calma! Se não quiser subir a pé, utilize o funicular, que fica próximo à saída do metrô Anvers.

Place du Tertre

Perto da basílica está a Place du Tertre, uma praça histórica com muitos cafés e restaurantes. Lá você também vai encontrar uma exposição permanente de artistas que pintam ao ar livre.

Galeria Lafayette

Pegue o metrô (linha 12) no ponto Abesses, desça em Trinité – d’Estienne d’Orves e ande até a Galeria Lafayette, a mais sofisticada loja de departamento de Paris. Veja a bela cúpula e suba até o último andar. No rooftop, uma surpresa: outra vista panorâmica da cidade!

Ópera Garnier

Procura um programa especial para seu último dia? Uma sugestão é assistir a um espetáculo na Ópera Garnier, a Ópera Nacional de Paris. Verifique a programação da Ópera Garnier de acordo com a época que você estará em Paris e reserve seu ingresso para garantir lugar.

Mais de 5 dias em Paris

Quem ficar mais de 5 dias em Paris, terá a oportunidade de conhecer melhor a cidade e se apaixonar verdadeiramente. Também terá tempo suficiente para fazer bate e volta para cidades nas redondezas, visitando outras localidades da França, um país encantador.

Então, inclua estes outros pontos e atividades em seu roteiro por Paris:

  • Visite o Moulin Rouge;
  • Conheça outros museus da cidade como: Museu d’Orsay, Carnavalet, Centro Pompidou, Orangerie, Museu Rodin, Museu Picasso;
  • Visite o Grand Palais e o Petit Palais;
  • Conheça a Igreja de la Madeleine;
  • Caminhe calmamente pelos bairros parisienses;
  • Conheça a Praça da Bastilha;
  • Desfrute do Canal St Martin.

Além disso, você pode aproveitar usa estadia na cidade para conhecer a Disneyland Paris, é possível fazer um bate e volta para curtir o parque.

Planejando seu roteiro em Paris

Agora que você já conhece os principais pontos turísticos de Paris, é hora de começar a planejar seu roteiro. Confira algumas dicas importantes:

Escolha a hospedagem com base no tempo que vai ficar na cidade

Quando estiver programando sua viagem a Paris, fique atento ao tempo que vai permanecer na cidade e qual tipo de hospedagem vale mais a pena. Paris é uma cidade cara e, na verdade, é bem difícil encontrar algo mais acessível dependendo da época do ano e da antecedência com que você começa a procurar.

Se forem poucos dias, um hotel pode ser o ideal, já que não haverá muito tempo para se organizar com compras de supermercado, por exemplo. Mas se for ficar por volta de uma semana já vale a pena se hospedar em um Airbnb, não só pelo conforto como pelo valor. A dica é: pesquise com antecedência onde ficar em Paris.

Escolha o melhor transporte para o período

O transporte público de Paris é vasto e eficiente, com linhas bem conectadas de ônibus e metrô. Embora o metrô seja mais rápido, o ônibus tem o atrativo de poder ver a cidade enquanto chega no seu destino, o que é ótimo!

Por outro lado, se sua estadia for curta e você permanecer apenas um ou dois dias na cidade, uma ideia é utilizar o ônibus hop-on hop-off, que passa pelos principais pontos turísticos. Desta forma, é possível tanto ficar sentado e conferir tudo do alto como descer onde quiser, caminhar e depois embarcar novamente.

Já para fazer bate a volta para outras cidades, há opção dos trens. No entanto, se você gosta da liberdade de horário e de fazer paradas intermediárias pelo caminho, nada melhor do que alugar um carro em Paris e assim ter mais conforto para viajar em família.

Programe os passeios com antecedência

Paris é uma das cidades mais visitadas do mundo, está sempre cheia, independente da época do ano. Ou seja, é imprescindível que você faça um planejamento das atrações que pretende ir e compre os ingressos com antecedência.

Desta forma, você economiza tempo, o bem mais precioso durante uma viagem, já que não precisará ficar esperando nas intermináveis filas. Inclua no seu planejamento o site Get You Guide, por exemplo, no qual você pode adquirir tanto ingressos para atrações como passeios e excursões guiadas.

Outra dica é: se você for ficar vários dias e pretende visitar muitos pontos turísticas, uma forma de economizar é adquirindo o Paris Pass. O cartão está disponível para 2, 3, 4 e 6 dias e dá acesso a mais de 80 atrações, sendo que para algumas delas tem a vantagem de furar a fila.

Uma observação é que o cartão para 4 e 6 dias inclui o Paris Museum Pass, que dá acesso a 50 museus da cidade.

Fique conectado durante a viagem

Ter internet durante a viagem deixou de ser luxo, agora é necessidade. Afinal, nada melhor do que poder pesquisar horários das atrações, confirmar endereços e como chegar em cada lugar sem depender de Wi-Fi do hotel ou de restaurante. A liberdade de utilizar o celular a qualquer momento simplesmente não tem preço.

E para ter esta praticidade, é possível comprar o chip ainda estando no Brasil. A America Chip, por exemplo, oferece chip internacional com internet ilimitada para a Europa por um valor a partir de USD 40.

Antecedência é a chave para uma boa viagem

Quando começar a idealizar seu roteiro para Paris, leve em conta que grande parte da programação exige antecedência. Passado o período de pandemia, as pessoas voltaram a viajar como nunca. Além disso, ainda há uma guerra acontecendo agora em 2023.

O resultado é que os valores de passagens, hotéis e alimentação subiram vertiginosamente. Mas, para os voos, há algumas dicas certeiras para tentar economizar e encontrar o melhor preço de passagens aéreas.

E mais um detalhe para sua viagem: a capital francesa é uma cidade plana, ou seja, um convite à caminhada! Não é à toa que tanto se fala em flanar por Paris, andar sem rumo, se perder e, aos poucos, ir descobrindo cada canto.

Mas para isso você precisa de um sapato confortável. Nada de levar salto alto para caminhar o dia todo ou aquele sapato que você acabou de comprar.

O que saber antes de viajar para Paris

Agora vamos às dicas práticas para viajar para Paris:

Seguro viagem é obrigatório

Uma providência essencial antes de qualquer viagem para o exterior é o seguro viagem. Além de trazer tranquilidade caso aconteça algum imprevisto, o seguro é obrigatório para entrar na Europa. Então, nem pense duas vezes. Há empresas como o Seguros Promo que oferece o que você procura, pelo melhor custo benefício.

Documentação e visto

Viajar para outro país requer uma série de providências e, uma delas, é ter em mãos a documentação necessária como:

  • Passaporte com validade de pelo menos três meses após a data de retorno prevista;
  • Apólice do seguro viagem Paris;
  • Comprovante de reserva de hospedagem (hotel ou airbnb) ou carta-convite (se for ficar na casa de alguém);
  • Passagem aérea de ida e volta;
  • Cartão de crédito internacional ou comprovante que mostre que você tem condições financeiras para se sustentar no país durante sua permanência.

Lembrando que até agora brasileiros não precisam de visto para entrar na Europa e podem permanecer no continente por até 90 dias. Porém, esta regra vai mudar.

A partir de 2024, todos os brasileiros (e outros não-europeus) que quiserem viajar para qualquer um dos 27 países-membros do Espaço Schengen a turismo por até 90 dias precisarão solicitar o Etias – Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem.

Trata-se de uma autorização de viagem eletrônica criada pela Comissão Europeia com o objetivo de restringir a imigração ilegal e aumentar a segurança do bloco em relação ao terrorismo. A autorização poderá ser solicitada online e o viajante deverá preencher um formulário.

Levar dinheiro

Como já citado, Paris está sempre lotada de turistas e isto significa que há muitos batedores de carteira também. Por isso, tenha cuidado e não leve todo seu dinheiro em notas. Dê preferência a um cartão de débito que funciona na Europa.

O Cartão Wise, por exemplo, é gratuito e possibilita fazer compras internacionais com tarifas econômicas e sem custo de transação. Com ele você pode pagar, enviar e receber dinheiro na moeda local.

Bom, com este roteiro completo de Paris, você está pronto para embarcar e curtir as merecidas férias! Bon voyage!