Se você está planejando visitar a França, é importante saber como funciona o aluguel de carro em Paris. Essa opção de transporte traz agilidade e conforto para a sua viagem, especialmente se o seu roteiro for mais curto ou além dos limites da capital.

Para você tirar suas dúvidas, apresentamos valores, documentos, melhores sites e todas as informações que você precisa para alugar um carro com segurança na Cidade Luz.

Como alugar carro em Paris?

Se você tem receio em se aventurar no trânsito de outro país e de enfrentar a burocracia para alugar um carro no exterior, saiba que é mais simples do que parece e pode ser extremamente vantajoso para a sua viagem.

Existem diversos sites e empresas de aluguel de carro em Paris, mas vamos mostrar o passo a passo na DiscoverCars. Essa empresa é referência em aluguéis de carros online e faz um comparativo entre diferentes locadoras de confiança para garantir o melhor custo-benefício para a sua viagem.

É importante lembrar que você precisa ter uma carteira de motorista no Brasil e estar com ela em dia, além de outros requisitos que vamos pontuar ao longo deste artigo.

1. Escolha o local e a data

No primeiro filtro do site da DiscoverCars é possível selecionar o “local de levantamento”. Nesse momento, você pode escolher retirar o carro no aeroporto – assim que chegar de viagem – ou em outro ponto da cidade.

Além disso, você também pode escolher onde quer entregar o veículo: no mesmo local onde foi retirado ou em outra região mais conveniente para você.

Para essa simulação, foi escolhido o Aeroporto Charles de Gaulle para retirada e entrega do veículo no período de uma semana, 6 a 12 de março de 2023. Nesse momento, o ideal é já ter o seu roteiro planejado para ter certeza do melhor período e local para reservar seu carro.

2. Escolha o seu carro

Assim que você tiver preenchido as informações acima, basta realizar a pesquisa para o site encontrar as melhores ofertas. É possível ordenar a pesquisa por preço e avaliação.

Também estão disponíveis dez filtros para personalizar ainda mais a sua busca a partir dos itens essenciais para você. Alguns deles são:

  • Características do veículo (ar condicionado, manual/automático, elétrico, híbrido, enfim);
  • Número de lugares;
  • Extras opcionais (como cadeirinha para bebê, correntes para neve, dentre outros itens);
  • Método de pagamento (antecipado parcial ou integral);
  • Cartão de pagamento no momento do levantamento (débito ou crédito);
  • Caução reembolsável (esse valor será cobrado do cartão de crédito do condutor e devolvido no final do aluguel);
  • Fornecedor;
  • Quilometragem.

Assim que você avançar, será enviado para a página com os detalhes da reserva, onde poderá especificar se planeja atravessar a fronteira com destino a outros países da Europa. Os permitidos são Alemanha, Andorra, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, Itália, Luxemburgo, Mônaco, Noruega, Países Baixos, Portugal, Reino Unido, Suécia, Suíça e Áustria.

A taxa para a travessia da fronteira é de 55€, mas pode estar sujeita a alterações. Além disso, é necessário ter uma autorização por escrito do fornecedor nesses casos e é estritamente proibido cruzar os países fora da lista acima.

3. Extras opcionais

Na hora de finalizar sua reserva, você ainda pode incluir os extras – que também estão disponíveis no filtro na hora da busca.

Importante salientar que os acessórios costumam ser mais caros, independentemente da empresa escolhida para o aluguel de carro em Paris.

4. Confirmação de reserva

Após essa etapa concluída, será mostrado o valor total do aluguel e a quantia que deverá ser paga na finalização da reserva – menos de 15% do total – as informações do condutor, detalhes de pagamento e a confirmação da compra:

Documentos necessários para o aluguel de carro em Paris

É preciso se preparar para ter todos os documentos necessários para o seu aluguel de carro na Europa. Apesar de a papelada não ser extensa, vale ficar atento a alguns pontos e regras para alugar veículo na França, como a idade mínima, que é de 21 anos.

Checklist de documentos para alugar carro em Paris

Veja todos os documentos necessários para você alugar carro em Paris:

  • CNH original e em dia;
  • Passaporte válido;
  • PID – Permissão Internacional para Dirigir;
  • Cartão de crédito internacional.

Em alguns casos os documentos solicitados podem variar e a comprovação de retorno ou até mesmo informações de residência podem ser solicitadas. Na dúvida, informe-se com antecedência com a empresa ou leve todos os documentos impressos e digitalizados.

Precisa da PID para dirigir em Paris?

Na teoria, não é necessário, mas, na prática, pode ser solicitada. A PID é a Permissão Internacional para Dirigir e faz parte da Convenção de Viena, que visa facilitar o trânsito internacional e aumentar a segurança nas estradas estrangeiras.

Ela pode ser emitida online pelo site do Detran da sua cidade e enviada por correio em alguns dias, após o pagamento de uma taxa (em SP o valor é de R$ 387,86 em 2023, mas varia conforme a região do Brasil).

Chave de carro alugado em Paris
Existem diversas opções de locais para aluguel de carro, mas a reserva online costuma apresentar melhor custo-benefício

Essa permissão só é válida quando apresentada com a CNH válida e pode ser traduzida em até sete idiomas – inclusive o francês.

Normalmente apenas a CNH é aceita para o aluguel de carro em Paris, mas em alguns casos a PID pode ser solicitada pelas autoridades do país de destino ou em problemas no trânsito, como acidentes.

Portanto, na dúvida, emita a PID antes da sua viagem e vá com tranquilidade. A validade da permissão é de no máximo 3 anos ou, quando inferior a esse período, até a sua carteira de motorista nacional vencer.

Precisa de cartão de crédito internacional?

Sim, é importante ter um cartão internacional com limite suficiente para realizar a reserva do seu aluguel, habilitado para viagem no exterior. Isso pode ser feito via aplicativo ou entrando em contato com o banco para ativar o “modo viagem” conforme o período da sua.

Além disso, o pagamento deverá ser feito no cartão de crédito cujo titular seja o próprio condutor. Portanto, atente-se para esse detalhe na hora de finalizar a reserva.

Onde alugar carro em Paris?

O aluguel de carro em Paris pode ser feito por meio de comparadores, além de locadoras online e físicas, que estão espalhadas em diferentes cantos da cidade. Nos aeroportos é comum encontrar diversas opções confiáveis, mas que possivelmente terão um custo mais elevado.

Comparadores de aluguel

A melhor opção é sempre optar por comparadores de aluguel de carro, que oferecem opções para todos os estilos e avaliações de outros usuários, dando mais segurança na hora de alugar um carro em Paris. Confira algumas opções que selecionamos:

DiscoverCars

A DiscoverCars é uma das principais empresas de aluguel de automóveis que faz um comparativo online, trazendo as melhores tarifas em um processo transparente, rápido e simplificado.

Como mostramos no passo a passo acima, o site oferece diversos filtros que ajudam a personalizar a busca, tornando a pesquisa mais assertiva para a sua viagem.

RentCars

Outra opção para quem quer comparar os valores de aluguel de carro em Paris é a RentCars, que além do Brasil, atua em mais de 160 países e possui um atendimento ao cliente 7 dias por semana.

O site é parceiro das principais locadoras de automóveis do mercado, e em Paris estão disponíveis 106 lojas em 11 locadoras diferentes. Além disso, é possível parcelar o valor em até 12x no cartão, em reais (sem cobrança de IOF).

Mobility

Assim como as demais, a Mobility é outra empresa bastante confiável que reúne as principais locadoras de automóveis do mercado de forma 100% online.

Esse site oferece de carros de luxo a motorhomes e permite o parcelamento do aluguel de carro em Paris em até 10x no cartão.

Kayak

O Kayak é um buscador já conhecido de passagens aéreas, hospedagens, dentre outros, que também oferece o mesmo serviço de comparativo de aluguéis de carros, trazendo um compilado das melhores opções disponíveis na cidade.

Vale a pena fazer a sua pesquisa em cada um desses comparadores para encontrar a melhor oferta para a sua viagem.

Locadoras de veículos em Paris

Se você decidiu alugar um carro em Paris de última hora, saiba existem inúmeras empresas confiáveis nas melhores regiões da cidade, facilitando a busca do veículo.

A maioria delas se encontram nos principais aeroportos, facilitando o translado para o hotel e economizando tempo na viagem. No entanto, saiba que o custo de alugar um carro sem antecedência será maior do que se você planejar antes de sair do Brasil.

As principais locadoras de veículos em Paris e na Europa são:

  • Alamo;
  • Europcar;
  • Sixt;
  • Hertz;
  • Enterprise.

Muitas dessas locadoras permitem que você pegue o carro em um país e entregue em outro, possibilitando que você planeje uma viagem mais longa para cidades perto de Paris ou até mesmo em outras regiões, sem precisar se preocupar com a burocracia do retorno.

Qual a melhor empresa de aluguel de carro em Paris?

Difícil selecionar uma única empresa como a melhor opção de aluguel de carro em Paris, pois tudo depende do estilo de carro que você procura e os serviços que necessita.

Portanto, o melhor a fazer é reservar pelos sites comparativos, que trazem avaliações, filtros que permitem personalizar a busca, selecionar o local para buscar e entregar o veículo e tantas outras vantagens, tudo online, podendo ser feita a reserva ainda do Brasil.

Dessa forma, além de garantir o melhor preço, você tem acesso de forma prática e rápida a todos os detalhes da sua reserva, pois muitos dos sites oferecem aplicativos para você baixar no seu celular e utilizar a qualquer momento durante a viagem.

Quanto custa alugar um carro em Paris?

O valor do aluguel de carro em Paris depende de diversos fatores. Alguns deles incluem o local de retirada e entrega do veículo, o período da viagem, o modelo do carro, a quantidade de dias, os acessórios, dentre outras facilidades do automóvel.

Para ver os valores na prática, fizemos uma cotação na DiscoverCars, considerando uma viagem de 7 dias em Paris. A cotação foi feita em janeiro de 2023. Confira a tabela a seguir:

Modelo de Carro Valor para 7 dias
Citroen C5 (ou similar) R$ 1.713,81
Hyundai Tucson (ou similar) R$ 1.785,70
Peugeot 508 (ou similar) R$ 2.123,34

As taxas e valores finais podem variar conforme a locadora escolhida e o site que você escolherá para fazer a busca, no entanto, para os modelos selecionados, estão inclusos no preço final as taxas da locadora, proteção do veículo, proteção contra roubo e terceiros e km livre (ilimitado).

Quanto custa o aluguel de carros de luxo em Paris?

Se você planeja uma viagem de luxo na Cidade Luz, é possível encontrar excelentes modelos de carros para alugar na cidade, garantindo conforto e estilo para passear pelas estradas da França.

A simulação a seguir foi feita em janeiro de 2023, também de 7 dias para o mês de março de 2023, com retirada e entrega no aeroporto Charles de Gaulle, no site da DiscoverCars especificamente para carros premium e de luxo.

Modelo de Carro Valor para 7 dias
Mercedes Benz C Class (ou similar) R$ 2.956,98
Tesla Model 3 (ou similar) R$ 3.498,71
BMW 5 Series Hybrid (ou similar) R$ 3.660,36
Mercedes-Benz E-Class Aut. (ou similar) R$ 3.769,52

Vale ressaltar que as locadoras não garantem a reserva de um modelo específico. As simulações são sempre considerando um modelo de referência da categoria, mas no dia da retirada, podem estar disponíveis apenas opções similares.

Quanto custa aluguel de carro barato em Paris?

Agora, se a ideia não é ostentar, mas sim ter conforto e praticidade durante a viagem, os aluguéis mais baratos podem apresentar o melhor custo-benefício para você, com ótimas opções de locadoras e modelos.

Confira a simulação com os mesmos critérios dos carros de luxo, mas nas categorias mini e econômico no site da DiscoverCars, feita em janeiro de 2023:

Modelo de Carro Valor para 7 dias
Fiat 500 (ou similar) R$ 1.293,42
Toyota Yaris (ou similar) R$ 1.458,36
Fiat 500X (ou similar) R$ 1.536,30
Renault Twingo (ou similar) R$ 1.601,39

Outros custos ao alugar carro em Paris

É claro que você também precisa colocar na ponta do lápis os demais custos que envolvem o aluguel de carro em Paris, como combustível, estacionamentos e pedágios, caso você visite outras cidades.

Começando pelo combustível, o valor do litro da gasolina é de 1,65€, em janeiro de 2023. Importante salientar que grande parte dos veículos que circulam na capital francesa são elétricos. Dessa forma, não estranhe encontrar muito mais pontos para esse tipo de automóvel do que os famosos postos de gasolina.

Se você quer ter uma estimativa mais precisa dos custos, pode usar o site Via Michelin, que faz um cálculo bem completo, oferecendo diferentes opções de trajeto e considerando o tipo de combustível, além de incluir os pedágios na soma.

Outro site que pode ajudar nesse sentido é o da ASFA (Associação das Empresas Francesas de Autoestradas), que também faz uma simulação a partir do seu trajeto, incluindo custo de combustível e pedágios, caso você pretenda sair da cidade.

Uma das vantagens dos pedágios da França é que existem guichês próprios para pagamento em cartão, então você não precisa se preocupar em sempre ter dinheiro em espécie para essa situação. Porém, vale preparar o bolso, pois os valores podem ser bastante elevados dependendo do seu destino.

Carro abastecendo em Paris
É possível encontrar estações autônomas em Paris para abastecer o veículo.

Para quem vai ficar pela cidade e arredores, precisa incluir no pacote de gastos os estacionamentos. Na França, dificilmente você conseguirá estacionar de graça, com exceção de domingos e feriados em horários específicos.

Como você já pode imaginar, o tráfego é intenso na cidade e estacionar pode se tornar um grande problema se você não se organizar ou tiver paciência. Existem parquímetros por todos os cantos ou estacionamentos subterrâneos, mas os valores variam conforme a região da cidade.

Nas áreas mais centrais, a hora costuma ser mais cara, em torno de 6€. Por outro lado, ao se afastar do centro, os valores caem para 4€. Nas máquinas automáticas o valor é mais acessível, sendo possível encontrar pontos em que a hora custa €.

O Parclick é um comparador de estacionamentos que traz opções disponíveis perto de você, com avaliações de usuários e valores por hora, facilitando para quem precisa desse serviço durante a estadia em Paris.

Dicas para alugar carro em Paris

Antes de decidir sobre o aluguel de carro em Paris, vale criar um roteiro detalhado da sua viagem para escolher a melhor opção de carro – se será um compacto, de luxo ou econômico. Além disso, não esqueça de um acessório importante na hora de pegar a estrada: o GPS.

Muitas locadoras oferecem como extra opcional, com um custo bem alto, que nem sempre cabe no orçamento. Nesse caso, a melhor opção é comprar um chip internacional no Brasil para garantir o acesso ao GPS do celular durante a viagem.

Também existe a opção de usar o GPS sem internet no celular, ajudando na economia de dados móveis do seu plano.

Outro fator importante é aprender como o trânsito funciona, especialmente as placas de sinalização. Isso pode ajudar a evitar problemas e acidentes ou que você se perca na cidade.

Por fim, mas não menos importante, não esqueça do seguro viagem Paris, que é obrigatório, mesmo que você adquira o seguro do aluguel de carro. Muitos planos oferecem a cobertura de seguro fiança e assistência jurídica, que pode ser útil quando você considera alugar um carro no exterior.

Esse seguro prevê o adiantamento de um valor caso seja necessário cobrir custos com fiança, que podem ocorrer em casos de acidentes de trânsito, por exemplo. Informe-se com a sua seguradora sobre as possibilidades e previna-se!

Vale a pena alugar carro em Paris?

A resposta para essa pergunta depende de alguns fatores, como a quantidade de dias que você pretende ficar em Paris, qual seu roteiro e orçamento, com quem está viajando, dentre outros aspectos que podem afetar essa decisão.

O carro é uma ótima opção para quem busca conforto e agilidade e não quer se preocupar com horários, com compra de bilhetes e linhas de metrô – e se você não está familiarizado com esse tipo de transporte, pode ser de fato um problema se aventurar pela primeira vez.

Na minha opinião, tudo depende do seu perfil e do seu roteiro. O carro não costuma ser tão prático para circular dentro da cidade, pois o trânsito é bastante intenso e ainda é preciso considerar o custo e o tempo para encontrar um estacionamento – e durante as suas férias você definitivamente não quer se estressar com esse tipo de coisa, certo?

Portanto, se você pretende alugar um carro em Paris, o ideal é verificar se o hotel possui estacionamento, para você não se preocupar com isso no período da noite, por exemplo. Afinal, um pernoite em um estacionamento privado pode ser bem salgado.

O transporte público em Paris funciona bem e pode oferecer o melhor custo-benefício para quem tem um roteiro mais curto e focado na capital ou até mesmo para quem viaja com crianças. Além disso, se você pretende sair de Paris rumo a outro país mais distante – com bastante bagagem e sem muito tempo sobrando – os trens ou a via aérea podem ser as melhores escolhas, pela rapidez e economia.

Por outro lado, se você planeja ficar 7 dias ou mais e quer conhecer outras cidades da França para fazer um bate e volta de Paris, vale muito a pena apostar no aluguel de carro. Além da praticidade de chegar na cidade e não depender de transfer para o hotel, otimiza seu tempo de deslocamento e permite que você explore regiões que nem sempre o transporte público tem acesso com tanta facilidade.

Melhor ainda se você viajar com outras pessoas que possam dividir o valor do aluguel com você e até mesmo revezar a condução. Assim, todos podem usufruir da roadtrip sem pesar tanto no bolso e aproveitar as belas paisagens que o interior da França tem para oferecer. Com certeza será uma viagem inesquecível!

Anotou as dicas? Então, bon voyage!