Arco do Triunfo: símbolo francês que merece sua visita em Paris

Visitar Paris  / 

Vamos falar de um dos principais símbolos de Paris e da França: o Arco do Triunfo. Não tem como ir à Paris e não tirar uma foto com o Arco do Triunfo ao fundo! Além disso, vale a pena também subir no topo do Arco do Triunfo para ter um das mais belas vistas de Paris.

Vai viajar para a Europa? Saiba todos documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.


Aproveite o melhor da Europa sem qualquer preocupação.

RECEBER GRÁTIS »

A história do Arco do Triunfo

O Arco do Triunfo foi construído por ordem de Napoleão Bonaparte, após a vitória na Batalha de Austerlitz, para simbolizar a vitória militar.

Napoleão disse aos soldados franceses: “Vocês voltarão para suas casas apenas depois de passar debaixo de Arcos de Triunfos”. Assim, a partir de um decreto imperial, Napoleão mandou construir o Arco do Triunfo localizado em Paris.

Diversas cidades francesas possuem Arcos do Triunfo, apesar de o mais conhecido e o mais simbólico ser este localizado em Paris.

Veja também outras cidades da França para visitar em sua viagem.

No início, pensaram em construir o Arco do Triunfo de Paris na praça da Bastilha, porém depois foi decidido pela praça de l’Étoile, que hoje se chama praça Charles-de-Gaulle, localizada em uma das extremidades da Champs Elysées.

Sua construção começou em 15 de agosto de 1806, porém foi interrompida diversas vezes, tendo sido finalizada apenas em 1836 já sob o reinado de Louis Philippe.

historia do arco do triunfo

Cidades perto de Paris: conheça 6 destinos que parecem sair de contos de fadas.

Significado para todo um país

Desde sua inauguração, o Arco do Triunfo é visto como um dos monumentos de Paris muito simbólico para os franceses.

Além de possuir a maior bandeira da França, o Arco também possui o túmulo do soldado desconhecido da Primeira Guerra Mundial e uma chama que é reacesa todos os dias às 18h30.

Planejando sua visita ao Arco do Triunfo

Onde fica?

Localizado em uma das extremidades da Champs Elysées, o Arco do Triunfo está situado na Praça Charles de Gaulle, 75008 Paris.

Como chegar

A forma mais fácil e prática de chegar ao Arco é de metrô. A estação mais próxima é a “Charles de Gaulle Etoile” e tem as linhas 1, 2 e 6 de metrô assim como o RER A. Além disso, é possível chegar pelos ônibus 30, 31 e 341.

Veja dicas para utilizar o transporte público em Paris.

Horário de abertura ao público

É possível ver seu exterior durante todo o dia. Porém caso tenha tempo, aconselho subir ao topo do Arco e ter uma das mais belas vistas de Paris.

Os Horários para subir ao Arco são:

  • De 1 de abril a 30 de setembro: todos os dias das 10h às 23h;
  • De 1 de outubro a 31 de março: todos os dias das 10h às 22h30.

O último acesso é feito 45 minutos antes do fechamento.

Além disso, atenção para os dias que está fechada a subida ao Arco do Triunfo:

  • 1 de janeiro;
  • 1 de maio;
  • 8 de maio pela manhã;
  • 14 de julho pela manhã;
  • 11 de novembro pela manhã;
  • 25 de dezembro.

Não deixe de ler nosso guia de turismo em Paris.

Quanto custa visitar o Arco do Triunfo

O ingresso para subir custa 12€ para maiores de 25 anos.

Para pessoas entre 18 e 25 anos que não são da União Europeia o ingresso custa 9€.

Que tal visitar o Terraço do Arco do Triunfo sem pegar fila?

Além disso, o acesso é gratuito para:

  • Menores de 18 anos que estiverem com família:
  • Pessoas entre 18 e 25 anos europeus ou então não europeus mas que tenham morem legalmente na França:
  • Pessoas com deficiência e seu acompanhante.

Atenção: a subida é gratuita para todos no 1º domingo dos meses de novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março.

Paris Pass: conheça os pontos turísticos da cidade e economize.

Curiosidades sobre o Arco do Triunfo

Como dito anteriormente o Arco é um dos maiores símbolos franceses.

Além de diversos desfiles de vitórias militares terem passado embaixo do Arco, quando Hitler tomou Paris durante a Segunda Guerra Mundial, ele e suas tropas passaram por debaixo do Arco, assim como Charles de Gaulle e suas tropas, quando finalmente Paris foi libertada do domínio nazista em agosto de 1944.

Você sabe qual é o lema da Revolução Francesa?

Fenômeno Climático

Quatro vezes por ano, o sol se põe ou nasce exatamente no eixo do Arco. Diversas pessoas posicionam suas câmeras no meio da Champs Elysées para ver esse lindo espetáculo. Por volta de 10 de maio e de 1 de agosto, o sol se põe exatamente no eixo do Arco com a Champs Elysées. Além disso, por volta de 7 de fevereiro e 4 de novembro, o sol nasce exatamente na direção do meio do Arco do Triunfo.

curiosidades sobre o arco do triunfo

3 arcos alinhados

Em Paris, 3 de seus Arcos são perfeitamente alinhados: Arco do Carrossel (localizado perto da pirâmide do Louvre), Arco do Triunfo e o Arco de la Défense (arco mais moderno na região empresarial perto de Paris). Portanto, na sua visita à Paris, não deixe de observar esse lindo alinhamento.

Arco, Coluna ou Elefante?

Há muito tempo, era desejo dos governantes construir algo na praça de l’Étoile, onde hoje está localizado o famoso Arco.

Em 1758, Ribart de Chamoust propôs construir um elefante gigante nessa colina, onde no ventre do elefante teriam salas de espetáculos cuja entrada seria por uma escada em uma das patas do elefante. Além disso, a tromba do elefante seria uma fonte e suas orelhas seriam grandes auto-falantes para transmitir a música de uma orquestra localizada na cabeça do elefante. Interessante, não? Imagina o quão diferente Paris seria hoje se essa ideia tivesse ido para frente!

Quer descobrir quais são os 10 monumentos mais visitados de Paris?

Em 1798, o ministro François de Neufchâteau realizou um concurso para decidir o que iria fazer na praça de l’Étoile. Um dos participantes propôs construir uma coluna de 50 metros. Outro participante propôs construir um Arco em homenagem às grandes vitórias. Porém, nenhuma das proposições foi considerada e nada foi feito com esse concurso.

Cruzamento perfeito de 12 avenidas

Ao subir no Arco do Triunfo é possível ver as 12 avenidas que cruzam o Arco como ponteiros perfeitos de um relógio.

Esculturas

22 artistas fizeram todas as esculturas que decoram o Arco. As 4 principais esculturas do Arco do Triunfo representam 4 importantes datas para a história da França: a República, o Império (1810 e a Resistência) e a Restauração.

Além disso, esculpido no monumento, é possível ver nomes de batalhas, de generais,etc. Esses nomes foram escritos até 1895 quando se chegou a 660 nomes.

Copa do Mundo

Em 2018, quando a França ganhou a Copa do Mundo, o rosto e nome de todos os jogadores foram expostos no Arco do Triunfo através de uma projeção de luzes.

Final do Ano

No dia 31 de dezembro, um show de projeção de luzes é feito no Arco do Triunfo. Além disso é no Arco onde é realizada a contagem para o Ano Novo e os fogos de artifício enfeitam o céu!

Que tal aproveitar a viagem de final de ano e passar também o Natal em Paris? É mágico!

Você já tirou sua foto com o Arco do Triunfo?

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
COMPARTILHE
Autor

Elaine é brasileira e mora em Paris há dois anos. Completamente apaixonada por Paris desde pequena, sempre sonhou em  morar na cidade Luz. Adora viajar, fazer novos amigos, conhecer novas culturas e descobrir cada vez mais sobre França e a cultura francesa.