A encantadora Paris reserva muitas surpresas para seus visitantes. A cidade Luz, palco de muitas histórias de amor de livros e filmes, tem como um de seus grandes símbolos a Pont des Arts. A Ponte dos cadeados é muito famosa e muito procurada pelos casais apaixonados.
Vamos te contar tudo sobre a Ponte dos Cadeados.
Índice do artigo
História da Ponte dos Cadeados
No lugar da atual Pont des Arts, em 1801, no reinado de Napoleão Bonaparte, existia uma passarela com alguns arcos. Essa passarela foi a primeira ponte de metal de Paris. Cinquenta anos depois, a margem esquerda que possuía dois arcos foi restaurada, passando a ter apenas um.
Em 1984, a ponte foi alinhada com a ponte Neuf, possuindo sete arcos. A partir de 2007, os cadeados começaram a ganhar a estrutura da Pont des Arts, atraindo turistas apaixonados do mundo todo.
Se você quiser conhecer mais a fundo a história, vale a pena fazer um free por Paris que começa na Hôtel de Ville, passa pela ponte e termina no Museu do Louvre.
Falando nele, não deixe de visitar o cartão-postal da cidade e saiba como comprar o ingresso para o Museu do Louvre.
O significado dos cadeados
A ponte dos Cadeados em Paris não é a primeira ponte onde casais fazem juras de amor eterno. Na verdade, a história começou na Sérvia, antes da Primeira Guerra Mundial, em uma cidade chamada Vrnjačka Banja.
Dois jovens apaixonados se encontravam na ponte da cidade para namorar, porém, eles foram separados pela Primeira Guerra Mundial.
Na Grécia, o rapaz encontrou outra amada, fazendo com que o coração de sua namorada na Sérvia ficasse partido. Com isso, as moças da cidade resolveram começar a pendurar cadeados na ponte, como símbolo de amor eterno e fidelidade.
Muitas cidades europeias seguiram a tradição, principalmente Paris.
Descubra o que fazer em Paris e aproveite a viagem ao máximo.
O que aconteceu com os cadeados?
A quantidade de cadeados na Ponte des Arts era tanta que a estrutura começou a apresentar problemas. Em 2014, uma parte do alambrado lateral cedeu. Em 2015, eles começaram a ser retirados para evitar acidentes devido ao alto risco de desabamento das grades.
A ponte, que está em uma área compreendida como Patrimônio da Humanidade, pela Unesco, era alvo de discussões entre quem queria manter a tradição dos cadeados e quem prezava pela segurança do local.
A ponte dos cadeados ganhou painéis com grafites muito coloridos e modernos, com a intenção de modificar essa “tradição” dos casais, de pendurar os cadeados na estrutura. Entretanto, ainda é comum ver algumas pessoas fazendo, mesmo com a proibição.
Em 2017, houve um leilão solidário dos cadeados. Nos lotes, existiam diversos tipos com desenhos, cores e mensagens em diferentes idiomas. O dinheiro arrecadado foi destinado a organizações que cuidavam dos refugiados.
Conheça os 10 monumentos mais visitados de Paris a não perder.
Onde fica a Pont Des Arts?
Localizada sob o Rio Sena, a Ponte dos cadeados é de fácil visibilidade. Para saber como ter acesso dos principais pontos de Paris até a ponte, não deixe de acessar Moovit.
Que tal conhecer as cidades perto de Paris? Conheça 6 destinos que parecem sair de contos de fadas.
A nova Ponte dos Cadeados
Com toda a atmosfera romântica de Paris, após os cadeados serem proibidos na Pont Des Arts, começaram a surgir na Pont de l’Archevêché, assim como em dezenas de outros pontos turísticos da cidade. A Pont de l’Archevêché, localizada na 75004 Paris, fica perto da Catedral de Notre Dame. Entretanto, os cadeados também foram sendo retirados de lá.
Os cadeados são retirados constantemente de vários pontos da cidade, inclusive da Ponte Neuf, para evitar problemas como o da Pont Des Arts.
Inclusive, se quiser tem uma vista diferente das pontes de Paris, vale a pena fazer um passeio de barco pelo Rio Sena, a experiência é incrível e você pode apreciar a cidade por outro ângulo.
Vale a pena conhecer, mesmo sem os cadeados?
Com certeza! A ponte dos cadeados, mesmo sem eles, apresenta uma bela vista, além dos encantadores grafites na estrutura. Inclusive, a prefeitura de Paris, pede: “faça uma selfie, ao invés de colocar um cadeado, para prezar a estrutura da Ponte”.
Então, vamos aderir ao Love without locks (amor sem cadeados) e registrar seu momento na Ponte dos Cadeados na cidade Luz.