Ponte dos cadeados: saiba tudo sobre o ponto turístico de Paris

Visitar Paris  / 

A encantadora Paris reserva muitas surpresas para seus visitantes. A cidade Luz, palco de muitas histórias de amor de livros e filmes, tem como um de seus grandes símbolos a Pont des Arts. A Ponte dos cadeados é muito famosa e muito procurada pelos casais apaixonados.

Vamos te contar tudo sobre a Ponte dos Cadeados.

Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil.


Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem. Faça uma cotação online sem compromissos e confira as várias opções de seguro para a sua viagem.

FAZER COTAÇÃO »

História da Ponte dos Cadeados

No lugar da atual Pont des Arts, em 1801, no reinado de Napoleão Bonaparte, existia uma passarela com alguns arcos. Essa passarela foi a primeira ponte de metal de Paris. Cinquenta anos depois, a margem esquerda que possuía dois arcos foi restaurada, passando a ter apenas um.

Em 1984, a ponte foi alinhada com a ponte Neuf, possuindo sete arcos. A partir de 2007, os cadeados começaram a ganhar a estrutura da Pont des Arts, atraindo turistas apaixonados do mundo todo.

Veja também Passeios em Paris: diferentes formas de conhecer a cidade luz.

O significado dos cadeados

A ponte dos Cadeados em Paris não é a primeira ponte onde casais fazem juras de amor eterno. Na verdade, a história começou na Sérvia, antes da primeira Guerra Mundial, em uma cidade chamada Vrnjačka Banja.

Dois jovens apaixonados se encontravam na ponte da cidade para namorar, porém eles foram separados pela Primeira Guerra Mundial.

Na Grécia, o rapaz encontrou outra amada, fazendo com que o coração de sua namorada na Sérvia ficasse partido. Com isso, as moças da cidade resolveram começar a pendurar cadeados na ponte, como símbolo de amor eterno e fidelidade.

Muitas cidades europeias seguiram a tradição, principalmente Paris.

Descubra o que fazer em Paris e aproveite a viagem ao máximo.

O que aconteceu com os cadeados?

A quantidade de cadeados na Ponte des Arts era tanta que a estrutura começou a apresentar problemas. Em 2014, uma parte do alambrado lateral cedeu. Em 2015, eles começaram a ser retirados para evitar acidentes devido ao alto risco de desabamento das grades.

A ponte, que está em uma área compreendida como Patrimônio da Humanidade, pela UNESCO, era alvo de discussões entre quem queria manter a tradição dos cadeados e quem prezava pela segurança do local.

A ponte dos cadeados ganhou painéis com grafites muito coloridos e modernos, com a intenção de modificar essa “tradição” dos casais, de pendurar os cadeados na estrutura. Entretanto, ainda é comum ver algumas pessoas fazendo, mesmo com a proibição.

Em 2017, houve um leilão solidário dos cadeados. Nos lotes, existiam diversos tipos com desenhos, cores e mensagens em diferentes idiomas. O dinheiro arrecadado foi destinado a organizações que cuidavam dos refugiados.

Conheça os 10 monumentos mais visitados de Paris a não perder.

Localização da Pont Des Arts

Localizada sob o Rio Sena, a Ponte dos cadeados é de fácil visibilidade. Para saber como ter acesso dos principais pontos de Paris até a ponte, não deixe de acessar Moovit.

Que tal conhecer o nosso guia de turismo em Paris para conhecer tudo o que há na cidade luz.

localizacao da ponte dos cadeador

Saiba quais são os documentos obrigatórios para viajar para a Europa

Receba grátis nosso CHECKLISTcom todos os documentos obrigatórios e outras dicas para viajar para a Europa com toda segurança e conforto.

RECEBER GRÁTIS »

Que tal conhecer as cidades perto de Paris? Conheça 6 destinos que parecem sair de contos de fadas.

A nova Ponte dos Cadeados

Com toda a atmosfera romântica de Paris, após os cadeados serem proibidos na Pont Des Arts, começaram a surgir na Pont de l’Archevêché, assim como em dezenas de outros pontos turísticos da cidade. A Pont de l’Archevêché, localizada na 75004 Paris, fica perto da Catedral de Notre Dame. Entretanto, os cadeados também foram sendo retirados de lá.

Os cadeados são retirados constantemente de vários pontos da cidade, inclusive da Ponte Neuf, para evitar problemas como o da Pont Des Arts.

Vale a pena conhecer, mesmo sem os cadeados?

Com certeza! A ponte dos cadeados, mesmo sem eles, apresenta uma bela vista, além dos encantadores grafites na estrutura. Inclusive, a prefeitura de Paris, pede: “faça uma selfie, ao invés de colocar um cadeado, para prezar a estrutura da Ponte”.

Então, vamos aderir ao Love without locks (amor sem cadeados) e registrar seu momento na Ponte dos Cadeados na cidade Luz.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai viajar em breve? Tenha sempre internet no celular

    Viajar com internet é fundamental para acessar o Google Maps, para chamar um Uber, para ver o horário do transporte público ou para tirar qualquer dúvida. Nós recomendamos o chip SIMPREMIUM. Basta encomendar e você recebe em sua casa antes de viajar.

    PEDIR CHIP »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
COMPARTILHE
Autor

Yara é brasileira, tem 22 anos e estuda Farmácia. Paulista que se encantou pelo Porto, pretende chamar essa cidade de lar em breve. Totalmente apaixonada por viagens (principalmente intercâmbio) e conhecer novas culturas, adora compartilhar tudo o que vê por aí, através da escrita.