Brighton é uma encantadora cidade costeira, com seu antigo píer, galerias independentes e uma grande variedade de atrações turísticas, atraindo visitantes de todas as partes do mundo. Se você planeja visitar a cidade em sua próxima viagem à Inglaterra, descubra o que fazer em Brighton em 1 a 5 dias. Vamos lá?

O que fazer em Brighton?

Há muito o que fazer em Brighton! Localizada na costa sul do país e conhecida por suas praias, arquitetura única e atmosfera vibrante, ela é considerada uma das cidades mais bonitas da Inglaterra.

Assim como você pode observar no mapa a seguir, as suas principais atrações turísticas estão localizadas em uma área bastante acessível. Isso não só facilita o deslocamento, como também faz com que a sua experiência na cidade seja mais agradável.

Para ajudar você a planejar bem a sua viagem à Brighton, montei uma sugestão de roteiro de 5 dias na cidade, com dicas de passeios e excursões. Acompanhe!

O que fazer em 1 dia em Brighton?

Com estadia de um dia em Brighton, você consegue conhecer os pontos turísticos mais famosos. Veja algumas dicas de como aproveitar esse curto período na cidade:

  • Comece o dia caminhando pela orla de Brighton Beach, uma das atrações mais populares da cidade;
  • Em seguida, siga para o Brighton Pier, um dos principais marcos de Brighton. Caminhe até o final do píer, onde você encontrará fliperamas, parques de diversões e lojas de peixe e batatas fritas;
  • À medida que o sol se põe, suba no Brighton i360, uma torre de observação à beira-mar que oferece vistas panorâmicas de Brighton e do mar;
  • Termine o seu dia com um jantar em um dos restaurantes do The Lanes.

O que fazer em 2 dias em Brighton?

Se você planeja ficar mais um dias na cidade, recomendo que você faça o roteiro do dia 1 com calma e continue com este tour:

  • Inicie o seu tour visitando o Royal Pavilion, também conhecido como Pavilhão de Brighton. Este palácio real exibe o melhor da arquitetura e design extravagantes da realeza de Brighton;
  • Faça um piquenique no espaço verde do Queen’s Park, admirando suas belas exposições florais;
  • Explore os mistérios da antiga ferrovia West Hill Lift Rail, uma atração que remonta a história industrial da cidade;
  • Reserve o final da tarde para fazer compras no Churchill Square Shopping Centre;
  • Aproveite o final do dia em um pub da cidade.

O que fazer em 3 dias em Brighton?

Para o terceiro ainda há muito o que fazer.

  • Reserve o início da manhã para passear pelas vielas do bairro The Lanes e encante-se com as antigas passarelas de pescadores, agora repletas de joalheiros e antiquários;
  • Almoce no calçadão de Brighton e aproveite uma vista deslumbrante do mar e uma refeição relaxante à beira-mar;
  • Se estiver viajando com crianças (ou mesmo se não estiver), uma parada no Sea Life Brighton é imperdível;
  • Por último, mas não menos importante, uma visita ao Museu e Galeria de Arte de Brighton é uma maneira maravilhosa de concluir seu dia em Brighton.

O que fazer em 4 dias em Brighton?

Para quem planeja ficar mais dias em Brighton, indico seguir o roteiro acima e reservar o quarto dia para fazer um bate e volta de Brighton para outras cidades vizinhas com atrações incríveis. No GetYourGuide, você encontra passeios de um dia saindo de Brighton que são imperdíveis:

O que fazer em 5 dias em Brighton?

Para o último dia na cidade, o melhor é aproveitar para curtir o charme de Brighton.

  • Comece seu dia com um delicioso café em uma das diversas cafeterias charmosas de Brighton;
  • Após o café, embarque em um passeio de bicicleta pelo Caminho Undercliff. Ele tem duração de meia hora e oferece vistas deslumbrantes do mar;
  • Termine a sua viagem por Brighton fazendo compras no Open Market.

Quantos dias são suficientes em Brighton?

3 dias inteiros são suficientes para ter uma experiência completa em Brighton. Localizada no litoral sul da Inglaterra, a cidade conta com praias deslumbrantes, arquitetura única e história que remonta à era romana.

Portanto, ao planejar um roteiro de três dias em Brighton, você pode conhecer com calma alguns dos principais pontos turísticos da cidade, como o Brighton Pier, Royal Pavilion e o Sea Life Brighton.

Além disso, esses dias extras permitem que você conheça as praias, a vida noturna da cidade e até faça alguns passeios de um dia para lugares próximos, como Seven Sisters e Beachy Head.

O que não pode deixar de conhecer em Brighton?

O Royal Pavilion é algo que você simplesmente não pode deixar de conhecer em Brighton. Esse monumento histórico e cultural da cidade tem uma arquitetura única, com picos e torres que mais parecem pertencer à Índia.

O Royal Pavilion é uma das principais atrações do que fazer em Brighton
O Royal Pavilion é um dos principais monumentos da cidade e merece a sua visita.

O palácio real foi construído no início do século XIX pelo arquiteto John Nash como residência de verão do príncipe Regente George IV, posteriormente rei George IV. Ao visitar as suas instalações, você consegue perceber parte da riqueza e do estilo de vida opulento da época.

Para conhecer o Royal Pavilion, basta ir até o centro da cidade, onde o palácio está localizado. Você pode comprar o ingresso com antecedência ou no local, mas para evitar filas vale se planejar.

O que fazer a noite em Brighton?

Tem muito o que fazer em Brighton à noite. A cidade ganha vida ao anoitecer e tem opções de entretenimento para todos os gostos e bolsos, que vão desde uma caminhada na orla marítima até se divertir em pubs movimentados.

Em Brighton, você encontrará uma grande variedade de pubs com estilos variados e cheios de personalidade. Muitos deles contam com jardins espaçosos, ideais para quem prefere apreciar uma boa bebida ao ar livre.

Para quem prefere terminar o dia em uma balada, Brighton tem boates que tocam reggae, funk e jazz na maioria das noites da semana. E também oferecem coquetéis feitos pelos melhores mixologistas da região.

Por outro lado, se você procura um programa mais tranquilo, fazer um passeio noturno pela praia ou pelo calçadão à beira-mar é uma ótima opção. A vista das luzes da cidade e o som de alguns artistas de rua criam um cenário agradável e relaxante.

Qual a melhor época para conhecer Brighton?

A melhor época para conhecer Brighton é durante o verão, entre os meses de maio e setembro. Nesse período, o clima é ótimo, com mais horas de sol do que a maioria dos destinos da Inglaterra.

Banhistas aproveitando um dia de sol na cidade de Brighton.
Planeje a sua visita para Brighton no verão para aproveitar a praia e as atrações da cidade.

Também é quando ocorre a alta temporada de festivais em Brighton. As temperaturas médias ficam em torno de 20°C e você tem a oportunidade de aproveitar melhor as praias, as festas locais e as atividades ao ar livre.

O que fazer em Brighton no verão?

O verão é a melhor época para visitar Brighton, já que a cidade oferece diversas opções de atividades ao ar livre e festivais, como:

  • Brighton Pier: o píer de Brighton é um dos principais pontos turísticos da cidade no verão. Nele, você pode apreciar as vistas panorâmicas para o mar, comer em bons restaurantes e ir ao parque de diversões;
  • Passeios de barco: passear de barco pela costa e admirar as vistas da cidade a partir do mar é outra atividade comum em Brighton durante o verão;
  • Brighton Fringe Festival: este é o maior festival de artes da Inglaterra que acontece entre os meses de maio e junho. Nele, você pode conferir apresentações teatrais, musicais, comédia, dança e artes visuais em vários locais da cidade;
  • Brighton Festival: é um evento que convida artistas conceituados de todo o mundo para se apresentarem. Durante as primeiras três semanas de maio, a cidade fica repleta de apresentações de teatro, música, dança, arte e literatura, além de eventos ao ar livre;
  • Brighton Food & Drink Festival: durante o verão, também acontecem diversos eventos gastronômicos em Brighton. É comum encontrar festivais de comida de rua, degustações, workshops culinários e até competições de chefs.

O que fazer em Brighton no inverno?

Apesar das baixas temperaturas, há muito o que fazer em Brighton no inverno. Além de explorar a cidade, você pode aproveitar alguns eventos e atividades que acontecem apenas nessa época do ano:

  • Royal Pavilion Ice Rink: a pista de patinação no gelo no Royal Pavilion é uma das principais atrações de inverno de Brighton e oferece diversão para toda a família;
  • Mercado de Natal: durante a temporada de Natal, você pode encontrar mercados temáticos com produtos artesanais, comidas e bebidas típicas da época feitas por produtores locais;
  • Burning the Clocks: essa é uma celebração única que acontece em Brighton no inverno. Nela, as pessoas desfilam pelas ruas da cidade com lanternas e relógios artesanais, que são queimados em uma grande fogueira na praia;
  • Artists Open Houses: no inverno, artistas de Brighton e Hove abrem suas casas e estúdios para expor suas obras ao público. Durante o evento, os visitantes podem comprar as pinturas e esculturas.

O que fazer além do óbvio em Brighton

Para quem procura uma experiência emocionante, recomendo o 360 Tower Walking Experience. Nessa atividade, você caminha ao ar livre no topo do pod Brighton i360 e pode desfrutar das vistas deslumbrantes da cidade a 138 metros de altura.

Grupo de ciclistas pedalando próximo da praia.
Explorar a costa de Brighton de bicicleta é uma boa atividade para fazer no verão.

Explorar a costa de Brighton em uma eBike é outra dica de programa bacana para sair do roteiro convencional. Nele, você tem a oportunidade de explorar as praias da cidade e admirar as vistas panorâmicas do oceano.

No entanto, se você prefere uma atividade mais tranquila, uma excursão guiada a pé por Brighton pode ser a melhor escolha para conhecer os pontos importantes da cidade, como Brighton Palace Pier, Kemptown, North Laine, St Nicholas’ Church, Boyce’s Street e o Prince Albert Street.

Quanto custa viajar para Brighton?

Uma viagem de 5 dias para Brighton pode custar, em média, R$ 9.070 por pessoa, sem considerar as passagens aéreas de ida e volta para o Brasil.

Brighton costuma ter preços mais razoáveis que outras cidades da Inglaterra, sobretudo Londres. Com esse orçamento, você consegue se hospedar em um hotel confortável, fazer excursões nas principais atrações da cidade e frequentar os restaurantes locais. Mas é claro, esse valor varia conforme as suas preferências de viagem.

Para você ter uma estimativa de quanto custa viajar para Brighton, veja uma lista com os preços médios dos principais custos:

Item Preço médio para uma pessoa em 5 dias
Hospedagem em hotel 3 estrelas (5 noites) R$ 6.223
Atrações turísticas R$ 837
Transporte R$ 160 (£25, ticket para 7 dias de transporte)
Alimentação R$ 1.850
Total R$ 9.070

Qual o gasto diário em Brighton?

Reserve no mínimo £89, cerca de R$570, para custear os seus gastos diários em Brighton.

Com esse valor será possível pagar suas refeições nos restaurantes, comprar ingressos para as atrações turísticas e se locomover pela cidade. Mas recomendo que você leve um valor a mais para possíveis emergências e compra de souvenirs.

Quantas libras levar para Brighton?

Considere levar £623 por pessoa para uma viagem de 7 dias para Brighton.

Uma boa sugestão é comprar uma pequena quantia de libras em espécie e o restante guardar em um cartão de débito internacional, como o da Wise. Esse cartão é aceito em diversos estabelecimentos comerciais na Europa, permitindo saques e oferecendo câmbio com tarifas econômicas.

O que não deixar de comer em Brighton?

Em Brighton, não deixe de experimentar os pratos típicos da região, como o tradicional peixe com batatas fritas, encontrado em muitos restaurantes à beira-mar. Para quem prefere uma opção mais requintada, a cidade oferece excelentes restaurantes de frutos do mar.

Um dos destaques é o The Salt Room, inaugurado em 2015 e que se tornou um dos restaurantes mais populares da cidade. Além de seu elegante interior com tijolos expostos, o mezanino com fachada de vidro oferece vistas deslumbrantes do Canal da Mancha e da Torre i360.

Prato de peixe com batatas servido na praia.
O peixe com batatas fritas é um prato popular em Brighton e muito saboroso.

Não deixe de provar as tábuas de queijos locais, como o famoso Blue Cheese de Brighton, que também valem a pena serem provadas. Essas iguarias estão nos menus de vários restaurantes e pubs da cidade, como o The Better Half em Hove ou o Hove Place.

E quanto às sobremesas, não deixe de provar as maçãs Knobby Russet, conhecidas pelo seu sabor excepcional e aparência peculiar. Outra delícia local é o Brighton Rock, um doce de menta típico das cidades litorâneas britânicas que gruda nos dentes.

Onde se hospedar em Brighton?

Depende da experiência que você deseja ter.

O Brighton City Centre é uma das melhores regiões para turistas se hospedarem. Por ser um bairro central, ele possui uma grande variedade de hotéis e hostels e fica próximo das principais atrações da cidade, como o Brighton Pier, Royal Pavillion e Brighton Beach.

Pier de Brighton no verão.
Hospede-se no centro da cidade e tenha fácil acesso as principais atrações. Foto: Andrea Côrtes

Para quem viaja com a família ou quer se hospedar em uma região mais tranquila, recomendo ficar em Hove. Esse bairro está localizado a oeste do centro e é ótimo para quem deseja fazer passeios no calçadão à beira-mar e se divertir com a família.

Por outro lado, se você quer aproveitar a vida noturna de Brighton, hospede-se em Kemptown. O bairro é repleto de ótimos bares e pubs com atrações variadas, também costuma ser bastante frequentado por moradores locais e turistas.

É importante lembrar que Brighton é uma cidade perto de Londres para ir de trem, sendo ótima para fazer um bate e volta até a capital inglesa.

Qual o melhor transporte em Brighton?

Os seus próprios pés!

Caminhar é, sem dúvida nenhuma, a melhor opção para se locomover em Brighton. O motivo é simples: a cidade é pequena e você pode chegar facilmente na maioria das atrações a pé, principalmente se ficar hospedado em algum lugar próximo do centro.

O transporte público também é uma boa pedida para se locomover em Brighton. Além do preço da passagem ser acessível, as rotas de ônibus e bondes são eficientes e passam pelos pontos turísticos mais emblemáticos da cidade.

Ônibus na rua da cidade de Brighton.
O transporte em Brighton é eficiente e com rotas para as principais atrações da cidade.

Mas se você busca praticidade, a minha recomendação é contratar um serviço de hop-on hop-off para explorar Brighton. Esses ônibus turísticos circulam pelas principais atrações e geralmente oferecem explicações em áudio durante o passeio.

Embora não recomende alugar um carro para se locomover em Brighton, contar com um veículo próprio é algo que você deve considerar se planeja fazer bate e volta para lugares próximos, como Seven Sisters ou Beachy Head.

Como se planejar para visitar Brighton?

Além de saber o que fazer em Brighton, você precisa de um bom planejamento para ter uma experiência incrível nessa cidade costeira do sul da Inglaterra. Por isso, trouxe algumas dicas bacanas para você organizar a sua viagem:

Contrate um seguro viagem

A Inglaterra não faz parte do Tratado de Schengen e não exige um seguro viagem para os turistas que visitam o país. No entanto, a contratação de um plano com cobertura para despesas médicas e hospitalares é altamente recomendada para uma viagem segura e tranquila.

Ao contratar um seguro viagem, você terá acesso a assistência médica em caso de doença ou acidente e suporte em caso de extravio de bagagem, cancelamento de voo, entre outros imprevistos que podem ocorrer durante a sua estadia no país.

A plataforma do Seguros Promo reúne uma grande variedade de planos de diferentes seguradoras renomadas. Nela, você pode comparar e contratar planos de seguro viagem que atendam às suas necessidades e orçamento em poucos instantes.

É importante lembrar que os turistas internacionais também precisam solicitar o ETA Inglaterra para visitar o país. No entanto, essa exigência ainda não é obrigatória para os brasileiros.

Garanta o acesso a internet

A contratação de um chip de internet internacional é a próxima etapa do planejamento da sua viagem à Brighton. Através dele, você poderá acessar mapas, aplicativos e até comprar passagens no transporte público sem depender do Wi-Fi de lugares públicos.

Além disso, ao ter acesso a internet durante a sua viagem à Brighton, você economiza em taxas de roaming internacional e fica mais fácil manter o contato com seus amigos e familiares.

Na America Chip você encontra planos de chip internacional para a Inglaterra a partir de USD 40. Eles podem ser contratados ainda no Brasil e possuem internet ilimitada e em alta velocidade.

Espero que essas dicas sobre o que fazer em Brighton ajudem você a planejar sua viagem! Aproveite as belezas dessa cidade costeira e divirta-se muito.