Brighton: dicas sobre pontos turísticos, onde ficar e melhores restaurantes

Visitar Inglaterra  / 

Em busca de novos destinos na Inglaterra? Então nós vamos te apresentar Brighton. Uma pequena cidade litorânea, muito alegre e encantadora. Com um ambiente alternativo, é um dos destinos mais irreverentes do país.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Conheça Brighton

Brighton está localizada na costa sul da Inglaterra, a menos de 100 km de Londres. É uma cidadezinha colorida, muito diferente do que se costuma ver pela Europa. Com aproximadamente 250 mil habitantes, Brighton chega a receber mais de 7 milhões de turistas todo ano.

Apesar de estar tão perto de Londres, o tempo passa mais devagar por aqui. A cidade tem um clima de festa praticamente 24 horas por dia. Certamente você sempre escutará o som de vários tipos de música ao percorrer a rua principal da cidade, à beira mar. Ao longo de suas ruas, você também vai notar muita arte de rua e artistas expondo o seu trabalho, deixando-a ainda mais charmosa.

Aliás, você sabia que durante muito tempo Brighton acolheu uma grande comunidade hippie? Ainda hoje, inclusive, a cidade respira um ar bem descontraído e recebe eventos de diferentes tipos e tamanhos. Com um estilo único, oferece muitas opções de entretenimento para quem visita ou mora por aqui.

Turismo na Inglaterra: saiba quais são as melhores cidades e pontos turísticos para visitar.

brighton

História de Brighton

A cidade começou como uma pequena vila de pescadores, mas ganhou notoriedade em meados do século XVIII, quando o Dr. Richard Russel declarou os benefícios terapêuticos da água do mar que banha a cidade. A partir de então tornou-se destino preferido da alta sociedade inglesa.

Seu prestígio aumenta ainda mais quando o Príncipe de Gales, George, decide se mudar para a cidade e incentivar seu crescimento. Durante o período regencial, ele transforma uma simples casa litorânea no Royal Pavilion em um maravilhoso palácio, que se tornou um dos pontos turísticos mais importantes de Brighton.

No ano de 1841, com a chegada da ferrovia ligando a cidade a Londres, intensifica-se a atração de turistas para a região. A população aumenta e o lugar torna-se um importante ponto para viagens marítimas com destino a França.

Também não deixe de conhecer nossos artigos sobre o que fazer em Bristol e Bath.

Pontos turísticos em Brighton

Brighton teve grande parte de suas atrações construídas na Era Vitoriana. E, claro, é inadmissível visitá-la sem conhecer seus principais pontos turísticos. Separamos algumas das opções para você preparar o seu roteiro.

Palácio Real Royal Pavilion

É um dos destaques devido a sua personalidade única. O Royal Pavilion fica no centro da área cultural da cidade, próximo ao The Lanes e a área de North Laine.

Entre os meses de abril e setembro fica aberto das 9h30 às 17h45. Já de outubro a março funciona das 10h00 às 17h15. O preço atual é de £13,50 por adulto e £8,00 por criança e pode ser comprado online pelo site do museu.

Leia também sobre os principais castelos da Inglaterra.

The Lanes

O The Lanes é um bairro histórico constituído de vielas estreitas, repletas de lojas de roupas, livrarias, antiquários e joalherias. Próximo a ele está o North Laine, que é conhecido por sua atmosfera mais boêmia com seus brechós e marcas menos conhecidas.

Brighton Palace Pier

O Brighton Palace Pier é uma bela estrutura construída à beira da praia. Inaugurado em 1899, nos seus 524 metros de extensão abriga restaurantes, bares e um parque de diversão. Além de ser um ambiente muito animado, também tem uma paisagem maravilhosa.

brighton pier

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

Você sabia que Brighton é uma das 10 melhores praias na Inglaterra? Descubra mais sobre.

Booth Museum of Natural History

O Booth Museum of Natural History é um museu municipal de história natural da cidade de Brighton. Você vai encontrar uma belíssima coleção de pássaros britânicos, insetos, bem como fósseis, ossos e esqueletos.

A entrada é gratuita e funciona de domingo a quarta com horário diferenciado. No domingo abre das 14 horas às 17 horas e nos outros dias das 10 horas às 17 horas.

Descubra as principais atrações de Brighton aqui.

O que fazer em Brighton

Atividades para fazer é o que não faltam em Brigthon. Durante o dia você pode caminhar no calçadão à beira-mar e aproveitar para conhecer o Brighton Pier. Também pode visitar os museus, fazer compras na The Lanes e em diversas lojas espalhadas pela localidade ou sentar em algum dos bares com vista para o mar.

Leia o que já falamos sobre Museu de História Natural de Londres.

A noite a diversão também é garantida. Há vários shows de comédia e até karaokês, salas de cinema, casas de espetáculos e peças teatrais. Prefere algo mais agitado? Então as principais baladas de Brighton encontram-se na avenida da praia. Ademais, a cidade mais gay friendly do país possui várias opções animadas de bares e baladas LGBT.

Confira um guia completo sobre o que fazer em Londres.

Eventos

Contudo, se você quiser aproveitar sua viagem para Brighton para participar de algum dos eventos realizados na cidade é importante olhar a programação cultural.

Entre os meses de julho e agosto é realizado o Brighton and Hove Pride Festival, maior evento LGBTQ do Reino Unido.

Em maio, a cidade sedia o Fringe Festival, um evento que reúne arte, gastronomia, teatro e literatura. Há também outros festivais menores famosos que acontecem ao longo do ano, como o Musical Bingo e o The Great Escape.

Gosta de pubs? Conheça os 7 principais pubs em Londres.

Como chegar em Brighton

Para quem chega do exterior, boas alternativas são os aeroportos Heathrow e Gatwick. O primeiro fica a aproximadamente 1 hora de Brighton e o segundo a 35 minutos. De ambos existem linhas de ônibus que vão direto para a cidade.

Está saindo de Londres? A melhor opção é o trem. A viagem tem duração aproximada de uma hora e custa cerca de £29. Os locais de embarque são nas estações Victoria e London Bridge e as passagens podem ser compradas antecipadamente através do site Trainline.

Como andar em Brighton

Já em Brighton você não precisa se preocupar com transporte, já que é uma cidade pequena e você pode conhecer tudo a pé. Mas se preferir também existem outras opções bacanas como alugar bicicletas ou pegar os ônibus municipais, que vendem passes diários, semanais ou mensais.

London Pass: como funciona e quando vale a pena utilizar.

brighton

Onde se hospedar

Depois de um belo passeio pela região, é fundamental ter um lugar confortável para descansar. Há muitas alternativas na cidade e ressaltamos algumas delas.

Para conseguir as melhores vistas, o ideal é se hospedar próximo à praia. Hotéis como o The Royal Albion Seafront Hotel e o My Brighton estão entre os melhores na relação custo-benefício.

Agora, se o desejo é se hospedar próximo de várias atrações da cidade, como o Brighton Pier e o Sea Life Brighton, destacamos os hotéis Mercure Brighton Seafront e Holiday Inn Brighton.

Quer economia? Para quem viaja com orçamentos menores, uma boa opção são os albergues. Uma indicação é o YHA Brighton, que fica em um excelente ponto e possui uma boa avaliação.

O que comer em Brighton

Por ser uma antiga vila de pesca, certamente você vai encontrar aqui os melhores frutos do mar do país e com preços acessíveis. Para esse cardápio, ótimas escolhas são os restaurantes Bardsleys e Bankers, que estão entre os melhores do Reino Unido.

A cidade também é conhecida pela quantidade de restaurantes vegetarianos e veganos, grande parte deles situados na região da The Lanes. Como Brighton sempre foi uma cidade diferente, esses restaurantes foram inaugurados, inclusive, antes dos hábitos alimentares mais saudáveis virarem tendência. O supermercado Hisbe também é destaque para quem curte esse tipo de alimentação.

Há diversas casas com comidas típicas de outros países, como o restaurante italiano Buon Appetito. Outra opção são os estabelecimentos com mesas ao ar livre. E se a ideia é tomar um típico chá da tarde inglês, restaurantes em mansões antigas irão lhe atender.

Clima em Brighton

Como toda cidade inglesa, o clima de Brighton varia de fresco para frio. No verão a temperatura média é de aproximadamente 20ºC. No inverno, a temperatura média é de 2ºC. Portanto, não se esqueça dos agasalhos na hora de arrumar as malas.

Vai visitar Inglaterra? Tudo o que você precisar saber está aqui.

Custo de vida

Comparando com Londres, a cidade possui um custo de vida bem mais popular. Para se ter uma base, o preço em reais de uma refeição em média é R$60,76 e de um ingresso para o cinema é R$47,91.

Brighton atrai turistas de todas as partes do mundo. Aqui você terá a oportunidade de ter contato com pessoas de culturas bem diferentes e conhecer o melhor da arte e da cultura britânica. Além disso, é uma das cidades mais liberais da Inglaterra, certamente um destino que vai te proporcionar uma experiência única.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Andrea é uma jornalista curitibana que uniu a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Viajou por todos os cantos do Brasil e também se aventurou pelos Estados Unidos, África e Ásia. Ao lado do filho e do marido foi morar no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e divide seu tempo entre a produção de conteúdo e os passeios pelo Reino Unido.