Cais do Sodré: tudo sobre um dos bairros mais boêmios de Lisboa

Visitar Lisboa  / 

Sempre que alguém diz que vai a Lisboa, o Cais do Sodré é uma das dicas que não podem ficar de fora do roteiro. A capital de Portugal tem muita coisa maravilhosa para se visitar, e cada lugar tem o seu charme especial, mas o Cais do Sodré é um dos meus lugares favoritos em Lisboa.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Então vim aqui explicar pra você porque eu gosto tanto desse cantinho de Lisboa e aproveitar para dar as melhores dicas sobre o Cais do Sodré. Vamos lá?

Onde fica o Cais do Sodré

Está perfeitamente localizado na margem do rio Tejo. De muito fácil acesso, com uma estação de metro e de comboio (trem) de mesmo nome que o bairro, e com o cais de onde partem os barcos para a outra margem do rio, é quase que parada obrigatória em Lisboa.

Como chegar

De metro, apanhe a linha verde e desça na estação Cais do Sodré.

De comboio (trem), também é o mesmo nome da estação: Cais do Sodré.

De autocarro (ônibus), descendo na paragem Cais Sodré, você pode apanhar os seguintes números:

  • 735;
  • 706;
  • 758;
  • 736;
  • 781.

De elétrico pode apanhar o número 18.

De elevador, o famoso e turístico Elevador da Bica liga o Bairro Alto ao Cais do Sodré.

Veja mais pontos turísticos de Lisboa.

O que fazer lá

Atualmente é um dos bairros mais badalados de Lisboa, (o Bairro Alto que me desculpe). Portanto, se você quer curtir uma noite top, seja na balada, na rua ou em barzinho, o Cais do Sodré é o seu ponto de referência.

o que fazer em cais do sodre

Além disso, possui atrações turísticas que devem entrar na sua lista:

Mercado da Ribeira

É o mercado principal da capital desde 1892. No piso térreo estão concentradas as bancas de vendas de produtos frescos e locais. Ainda nesse piso estão localizados diversos restaurantes com comida local e bebidas, sendo um dos pontos turísticos gastronômicos mais procurados de Lisboa.

No primeiro andar tem uma sala de espetáculos e no exterior tem uma esplanada com quiosque e lugares para sentar.

Rua Nova do Carvalho

Antigamente foi uma das principais ruas de prostituição de Lisboa. Atualmente é conhecida por ser um excelente local com atrativos noturnos, contendo os melhores bares e baladas da capital. É conhecida como a rua cor-de-rosa (por ter os pavimentos pintados nessa cor).

Ribeira das Naus

Localizada entre a Praça do Comércio e o Cais do Sodré, é um local que atrai turistas e locais, sendo conhecido como uma praia urbana, ótimo spot para tomar sol e passar o tempo com os amigos.

Criamos um roteiro em Lisboa: 3, 4 e 5 dias para se encantar pela capital.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

Melhores bares e baladas no Cais do Sodré

Pensão Amor

Antigo bordel que possui uma decoração intimista e sedutora. É um bar que fica muito cheio no fim da tarde, onde as pessoas aparecem para o happy hour. Possui entrada pela rua cor-de-rosa ou rua do Alecrim.

Povo

Um local para ouvir um bom fado durante a semana e, durante os finais de semana dançar ao som de DJs convidados. Em seu menu tem petiscos tradicionais que podem ser servidos dentro do local ou em sua esplanada.

MusicBox

Uma das melhores baladas do Cais do Sodré. Um lugar para dançar até o amanhecer, com diferentes tipos de músicas e DJs convidados e atrações ao vivo.

Vestigius

Um bar de vinhos e gin, que possui uma exuberante esplanada voltada para o rio Tejo. Ideal para um fim de tarde.

Sol e Pesca

Um bar de petiscos de conserva, que antigamente era uma loja de pesca (e que mantém uma ou outra decoração dessa época). Serve diferentes tipos de tapas, para petiscar enquanto bebe uma boa cerveja.

Lisboa Card: uma boa opção para visitar museus e monumentos históricos.

Onde se hospedar no Cais do Sodré

Por ser uma região com excelente localização em Lisboa, se hospedar no Cais do Sodré é estar perto das melhores atrações noturnas, poder ir caminhando até a baixa ou Alfama e ainda estar colado nas estações com transporte para Belém, Cascais e a outra margem do rio.

Corpo Santo Lisbon Historical Hotel

Corpo Santo Lisbon Historical Hotel é  um hotel moderno, muito bem localizado que oferece serviços de excelência aos hóspedes. Em sua diária está incluído o café da manhã continental, muito elogiado pelos hóspedes. O preço da diária, para um casal em alta temporada é aproximadamente 800 reais.

LX Boutique Hotel

LX Boutique Hotel é hotel no coração do Cais do Sodré. Possui uma vista maravilhosa para o Tejo e quartos temáticos, com uma decoração divina. Inclui um pequeno almoço (café da manhã) continental em sua diária, que custa por volta dos 750 reais por casal em épocas altas.

Sunset Destination Hostel

Para quem quer economizar e não se importa de dividir quarto, ficar em um hostel é uma boa opção. O Sunset Destination Hostel é uma excelente escolha! Localizado de frente para o Tejo, possui um terraço com uma vista incrível e piscina! A diária, por pessoa, fica em torno de 150 reais em alta temporada, com café da manhã incluído.

Confira outras sugestões de onde ficar em Lisboa.

História do bairro

O Cais do Sodré possui várias versões na história para o seu nome, todas elas ligadas à família Sodré.

O bairro antigamente servia de refúgio para os marinheiros que passavam por Lisboa e, consequentemente, virou uma área com bastantes bordéis e uma forte atividade de prostituição.

Passou por muitas modificações, inclusive depois do terremoto de 1755, que afetou grande parte da capital. Ficou muito tempo “esquecido” e marginalizado, sendo ligado às atividades dos bordéis, e frequentado por pessoas que não eram bem vistas na sociedade.

historia do cais de sodre

Atualmente é um dos principais pontos de referência noturna de Lisboa, contando com uma variedade gastronômica de “dar água na boca” e com bares e baladas para todos os gostos (inclusive com festas para quem aguenta danças até de manhã).

Conheça os pontos turísticos de Portugal e descubra lugares incríveis para visitar.

Vale a pena ir ao Cais do Sodré?

Mesmo que você não fique hospedado nessa parte da cidade, vale muito a pena a visita. Além de ter esses bares e restaurantes com vistas maravilhosas, onde você pode beber um vinho, comer uma comida típica portuguesa apreciando a vista do Tejo, tem também as baladas onde você pode dançar até de manhã.

A visita ao Mercado da Ribeira é imperdível, e à rua cor-de-rosa também, mesmo que seja somente para dar uma passada e ver a arte urbana.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Julia é brasileira, formada em Turismo e mora em Portugal há 6 anos. Tirou o mestrado em Empreendedorismo na Universidade da Beira Interior e atualmente está terminando o doutorado em Gestão. Apaixonada por viagens, baladas e por fazer novas amizades, gosta de usar o tempo livre para conhecer novos países e culturas.