Torre de Belém: conheça um dos pontos turísticos mais famosos de Lisboa

Visitar Lisboa  / 

Considerada um dos monumentos mais expressivos de Portugal e o Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, a Torre de Belém é parada obrigatória para quem visita Lisboa, a capital portuguesa.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

É um dos monumentos, inclusive, que mais aponta a capital portuguesa, já que é comum que as pessoas quando pensam em Lisboa, venha na cabeça a Torre de Belém, e vice e versa.

Confira todas as dicas sobre o monumento!

Informações sobre a Torre de Belém

LOCALIZAÇÃO

Jardim da Torre de Belém, Avenida Brasília, Lisboa

COMO CHEGAR

Estação Belém do trem e do bonde de rua

HORÁRIO

Em média, o local abre às 10h e fecha às 17h30, com a última entrada às 17h, mas os horários mudam de acordo com a época do ano

TICKET

A partir de 6€

Tudo que você precisa saber antes de visitar a Torre de Belém

A torre está situada num dos lugares mais bonitos de Lisboa, mas se engana quem pensa que sempre foi assim.

Para que você entenda melhor, a Torre de Belém foi feita na margem do lado direito do rio Tejo e para onde olhasse no seu contorno, era apenas rio.

Mas, como a areia da praia de Belém foi ficando ao seu redor, com o passar do tempo, acabou que a praia se estendeu até a torre, fazendo com que a vista fosse incrível do norte ao sul.

A decoração e a estrutura da Torre de Belém “entrega” Portugal nos seus melhores anos, onde ainda era uma potência global e onde a elegância e extravagância era ressaltada até nos mínimos detalhes dos seus monumentos.

Também já compartilhamos um texto sobre o que fazer de graça em Lisboa.

História da Torre de Belém: o que representa esse monumento?

História da Torre de Belém

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

No estilo manuelino, a torre foi construída entre os anos 1514 e 1520 por Francisco de Arruda, um arquiteto e escultor de renome na época. No início, a torre representava apenas um projeto para a defesa da cidade.

Projeto foi iniciado no reinado de Manuel I

O projeto de D. João II era para se chamar Baluarte de São Vicente, já que era construído na margem direita do rio pelo Baluarte de Cascais e na margem esquerda pelo Baluarte da Caparica. Mas, o projeto só foi iniciado no reinado de Manuel I, em 1514.

A torre antes era situada em cima de muitas rochas no rio, onde o objetivo era substituir uma nau artilhada bem antiga, que na época estava ancorada no rio Tejo, de onde as frotas partiam para as Índias e, numa dessas curvas, o Brasil foi descoberto.

Torre de Belém é uma das Maravilhas de Portugal. Conheça os outros monumentos da lista.

Francisco Arruda e Diogo Boitaca foram os responsáveis

Como eu já disse, quem projetou a Torre de Belém foi o arquiteto Francisco Arruda, mas quem ficou responsável pelas obras foi Diogo Boitaca, que também estava participando das obras do Mosteiro dos Jerônimos.

E, em 1520, a torre ficou pronta, mas com os meios de ataque e defesa em evolução, ela foi perdendo sua função, sendo usado para vários outros interesses do reino, como, por exemplo:

  • Alfândega;
  • Posto de sinalização telegráfico;
  • Farol;
  • E, para finalizar, os seus paióis foram usados como masmorras para os presos políticos.

No ano de 1907 a Torre de Belém foi considerada Monumento Nacional e em 1983, considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Veja ainda quais são os pontos turísticos de Portugal que valem a pena visitar.

Onde exatamente fica o monumento?

Visitar a Torre de Belém

Como o próprio nome sugere, a Torre de belém fica no bairro de Belém, ligado ao rio Tejo, na Avenida Brasília.

Como chegar

Você consegue ir no monumento tanto de ônibus, como de carro, trem e barco. Ou melhor, você consegue chegar lá de qualquer jeito. 🙂

Pode ser útil conferir como é o transporte público em Portugal.

Custo da entrada

A entrada é paga e o bilhete é individual, custando cerca de 6€ por pessoa. As crianças de até doze anos não pagam e em todo primeiro domingo de cada mês a entrada é sem custo algum.

Horário de funcionamento

A Torre de Belém é aberta para o público de terça a domingo. No caso dos horários de funcionamento, nos meses de outubro a abril, a torre funciona das 10h às 17h30, já nos meses de maio a setembro o horário de funcionamento das 10h às 18h30.

Sem contar com as segundas, a torre também não abre no dia 1º de janeiro, domingo de Páscoa, 1º de maio, 13 de junho e 25 de dezembro. O que é normal, porque praticamente nada funciona nessas datas, né?

O Oceanário de Lisboa é outra das atrações que valem mesmo a pena visitar em Lisboa.

Quanto tempo preciso para visitar?

E, em relação à visita, muitas pessoas se perguntam quanto tempo precisam para que possam visitar com calma a torre de Belém e, a resposta é depende.

Muitas pessoas separam um dia para conseguir visitar, já que vão fazer um tour longo, indo para a Torre de Belém, passando pelo Padrão dos Descobrimentos e pelo Mosteiro dos Jerônimos, fazendo uma paradinha no Jardim da Praça do Império e finalizando o dia com um pastel de Belém, ali perto.

Mas apenas para a Torre de Belém, você consegue explorar o lugar inteiro com uma manhã.

Vale a pena visitar a Torre de Belém?

A visita já vale a pena se você pensar que a torre foi considerada patrimônio mundial, mas além disso, você vai se encantar com o conjunto.

A estrutura da Torre de Belém é magnífica, a história é interessante e saber que ela já serviu para tantas coisas, faz qualquer pessoa passar por Lisboa guardando um dia para dedicar apenas para esse monumento.

Então sim, vale super a pena a visita, tanto em ver por fora e por dentro que, sinceramente, é um espetáculo à parte.

Como é o interior da Torre de Belém?

Interior da Torre de Belém

Sendo um monumento com estilo manuelino, é nítido na Torre de Belém as influências islâmicas e orientais, tanto no interior quanto no exterior contém inúmeros elementos que remetem a época das navegações e também aos descobrimentos, com cordas, nós e ameias em formato de escudos.

Cinco pavimentos

A torre possui cinco pavimentos, que indo do mais baixo ao mais alto andar, você consegue visitar vários ambientes, como:

  • Sala do governador;
  • Sala dos reis;
  • Sala das audiências;
  • Capela;
  • Terraço da torre e a mais bonita vista de Lisboa.

A estrutura da torre é relativamente simples, contando com dois elementos principais, que é a torre e a fortaleza, que também pode ser chamada de baluarte.

E o terraço é um dos muitos motivos que faz a visita à torre uma experiência única, já que depois de subir uma escadaria bem íngreme e estreita, você terá uma vista encantadora e poderá entrar nas guaritas nos cantos do terraço, que contam com o formato cilíndrico.

Visitar a Torre de Belém é viajar pela história de Portugal

Para que você consiga aproveitar a visita à torre pagando menos, a dica é comprar os ingressos para a Torre de Belém bem antes, pela internet. Isso porque você consegue economizar alguns euros e ainda não perde tanto tempo nas filas das bilheterias. Assim você chegará e já poderá entrar, sendo bem mais fácil.

Economize e compre pacotes de atrações

Ah, e comprando pela internet você consegue ver o preço de todos os programas do bairro de Belém, podendo pagar até mais barato no combo Torre de Belém + Mosteiro dos Jerônimos.

Quais os pontos a visitar primeiro?

Outra dica interessante é se você estiver em dúvida sobre qual roteiro seguir. Torre de Belém primeiro? Mosteiro? MAAT?

Na verdade, a ordem que você irá visitar não importa tanto, porque todos os pontos turísticos são bem próximos um do outro. Visite um lado e depois cruze a passarela e visite o outro, vai funcionar de todo o jeito.

Aproveite o seu passeio para Torre de Belém que transborda história e cultura. Além disso, não esqueça o celular, você irá se arrepender se não tirar nem sequer uma foto no que mais surpreende nos detalhes.

Se você está a caminho de Lisboa, veja tudo o que já falamos sobre o que fazer em Lisboa.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Erick é luso-brasileiro, aos 21 anos mudou para a Europa e dedica parte do seu tempo para ajudar outros brasileiros realizarem o sonho de viver na Europa. Mora atualmente em Portugal, trabalha com tecnologia e é fundador da Euro Dicas.