Campos de lavanda na França: quando ir e onde ver

Visitar França  / 

Os campos de lavanda na França são mais um dos lindos lugares que esse país tem a nos oferecer. Se você estiver na Europa na época das lavandas não deixe de ir aos campos de lavanda na França. É um passeio imperdível.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Neste artigo, vamos falar sobre a época mais provável para ver os lindos campos de lavanda floridos, onde ver e como ir.

Quando ver os campos de lavanda na França

As imagens dos campos de lavanda na França são lindos, estar lá e poder sentir o cheiro e ver sua beleza é sensacional. Porém, não é uma atração que podemos ver durante o ano todo. Também não tem uma data certa, depende da natureza.

Mas, em geral, as lavandas florescem de meio de junho até final de agosto (verão na Europa). No entanto, em agosto já começou a colheita. Portanto, julho costuma ser a melhor época para ver os campos de lavanda na França. Além disso, há muitas festas da lavanda no mês de julho.

Veja mais dicas para curtir o mês de julho na Europa.

campos de lavanda, belezas naturais na franca

Saiba qual é a melhor época para visitar a França.

Onde ver os campos de Lavanda na França

A melhor região da França para ver os campos de lavanda é a Provence. Cultivada desde a época dos Romanos para perfumar os banheiros, a lavanda se espalhou pela Provence na Idade Média com o viés olfativo e medicinal. Mas foi no século XIX que o seu cultivo mais se desenvolveu.

Os principais lugares para ver os campos de lavanda na França são:

Le plateau de Valensole (Alpes de Haute Provence)

É o mais conhecido e também o mais visitado. Começa a ter lavanda normalmente a partir de meados de junho, sendo julho a melhor época para visitar. São 800km2 dedicados à plantação de cereais, lavanda e azeitonas.

Le Plateau de Claparèdes, Luberon (Vaucluse)

Essa região também é bem conhecida por seus campos de lavanda. Fica perto da abadia de Sénanque e, além dos campos de lavanda, você pode visitar também os pequenos vilarejos da região Lubéron. Há diversos vilarejos para visitar. Não deixe de ir conhecer o belo vilarejo Gordes.

Le plateau d’Albion (Vaucluse, Drôme)

Venha ver os campos de lavanda d’Albion e visite também o belo vilarejo Sault, localizado numa colina a 700m de altitude. Você terá uma vista magnífica dos campos de lavanda da região. A melhor época para ir é no meio de julho, quando os campos costumam estar mais floridos.

De Sault há um percurso de 5km para percorrer alguns de seus campos de lavanda. Além disso, Sault é um ponto de partida para caminhadas pelo Mont Ventoux e os Gorges de la Nesque.

Além disso, há rotas nas quais você poderá ver diversos campos de lavanda, assim como comprar produtos derivados da lavanda direto de seus produtores. As principais são:

Vercors, Diois e Drôme Provençale

Nessa região, a lavanda geralmente começa a florescer no meio de junho e vai até final de julho quando começa a colheita.

Colinas e montanhas de Drôme, Vaucluse e Alpes de Haute-Provence

Dentre os principais vilarejos para visitar destacam-se: Vaison-la-Romaine, Nyons, Buis-les-Baronnies, Orpierre e Rosans. Nessa região, a lavanda começa a florescer no final de junho e a colheita é no início de agosto.

Ventoux, Lubéron e montagne de Lure (Vaucluse, Alpes de Haute-Provence)

Esse lindo percurso passa por Carpentras, Gordes, Apt, Simiane-la-Rotonde e Banon. Nessa região, a lavanda começa a florescer no final de junho e a colheita é no início de agosto.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

De Valensole à l’arrière-pays grassois (Alpes de Haute-Provence, Alpes-Maritimes)

Essa região contém o plateau de Valensole (campo de lavanda da França mais conhecido), o pays de Digne (Mézel e Barrême), o Haut-Verdon e l’arrière-pays grassois. Nessa região, a lavanda começa a florescer no final de junho e a colheita é no início de agosto.

Como ir visitar os campos de lavanda na França

A melhor maneira de ir conhecer os campos de lavanda na França é alugando um carro.

Sugiro você pegar um trem ou avião até uma das cidades bases, como Avignon, Aix-en-Provence ou Marseille e de lá alugar um carro. Assim você poderá visitar os diversos campos de lavanda da região, assim como os lindos vilarejos no caminho.

Há passagens de trem a partir de 10 euros entre Paris-Marseille com a Ouigo. Além disso, há outros trens que você pode comprar também.

Saiba mais sobre como comprar passagem de trem na Europa.

Caso você decida por não alugar um carro, há também excursões. Para ajudar você, incluímos algumas ofertas da Get Your Guide, onde pode fazer a reserva online de forma simples e rápida, com bons preços e a possibilidade de cancelamento fácil.

Produtos derivados da Lavanda

A lavanda é conhecida principalmente pelo seu aroma e também para ser usada para fins medicinais.

Na Provence, você encontrará diversos produtos derivados da lavanda como, por exemplo, essências, perfumes, sabonetes, sorvetes, bolo, mel, biscoito…

Por seu viés medicinal ela é antisséptica e bactericida, além de aliviar as picadas de inseto. E em forma de infusão, a lavanda tem um efeito relaxante.

Campos de Lavanda em Provence

Festa da Lavanda

Na França, há diversas festas ao longo do ano e muitas delas são ligadas à natureza.

A Festa da Lavanda ocorre em diversas cidades, com a programação de um dia dedicado à lavanda. São palestras, vendas de produtos derivados da lavanda, caminhadas, visitas… Diversão para todos. Esta é uma boa época para visitar os campos de lavanda na França. Se tiver a oportunidade de ir, vá!

Para 2019, as datas e os locais da festa da lavanda são:

  • 23 de junho de 2019: Achères / Maisons-Laffitte;
  • 28 de junho de 2019: Martel;
  • 7 de julho de 2019: Ferrassière;
  • 13 de julho de 2019: Montélimar;
  • 14 de julho de 2019: Barjac;
  • 14 de julho de 2019: Apt;
  • 21 de julho de 2019: Valensole;
  • 27 de julho de 2019: Sainte Agnès;
  • 28 de julho de 2019: Barrême;
  • 2 de agosto de 2019: Valréas;
  • 2 de agosto de 2019: Digne les Bains;
  • 3 de agosto de 2019: Thorame-Haute;
  • 10 de agosto de 2019: Saint André de Rosans;
  • 15 de agosto de 2019: Sault;
  • 15 de agosto de 2019: Saint-Geniez;
  • 21 de agosto de 2019: Dignes les Bains.

Onde ficar quando visitar os campos de lavanda na França

A melhor opção é ficar hospedado em uma das cidades base e de lá fazer os passeios por agências ou então alugar um carro.

Algumas sugestões de lugares para ficar:

Aix-en-Provence

Aix-en-Provence é uma das mais escolhidas como cidade-base. Fundada pelos romanos em 103 a. C., já foi capital da Provence no século XII e inspiração para as obras de Cézanne.

Sugestões de hotéis em Aix-en-Provence

Marseille

Capital da Provence, Marseille é também a maior cidade da região. Por si só já merece uns 3 dias para explorar suas atrações. Mas também é utilizada como base para explorar as cidades na redondeza. Leia mais sobre Marseille.

Sugestões de hotéis em Marseille

Avignon

Cidade que foi sede do poder católico entre 1309 a 1417, abrigando 9 Papas, também é muito usada como cidade-base para quem deseja conhecer e vivenciar a Provence. Assim como Aix-en-Provence e Marseille, Avignon por si só já merece a visita.

Para a escolha da sua acomodação indicamos que pesquise no Booking, onde poderá achar diversos hotéis e casas de campo.

Sugestões de hotéis em Avignon

Sugestões de casas de campo

Outra opção é reservar no Airbnb uma casa/apartamento inteiro ou então um quarto, dependendo do seu orçamento, para visitar os campos de lavanda na França.

Dica: se está planejando viajar para a Europa, é importante saber que é obrigatório ter um seguro viagem. Faça uma cotação no nosso comparador de seguro viagem e descubra qual o melhor e mais barato para você.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Elaine é brasileira e mora em Paris há dois anos. Completamente apaixonada por Paris desde pequena, sempre sonhou em  morar na cidade Luz. Adora viajar, fazer novos amigos, conhecer novas culturas e descobrir cada vez mais sobre França e a cultura francesa.