Melhor época para visitar a França: descubra a sua

Visitar França  / 

Viajar é uma das melhores coisas da vida – se não a melhor, porém para que tudo aconteça conforme planejamos é preciso um pouco de planejamento e saber qual é a melhor época. Tudo irá depender do tipo de viagem que você gostaria de fazer, quais os passeios e as atividades que pretende incorporar no seu dia a dia e, o mais importante: se gosta mais de frio ou calor.

Uma vez definido isso podemos escolher o melhor momento de fazer aquela tão sonhada viagem, por isso neste post eu irei falar sobre a melhor época para visitar a França, baseado em minha própria experiência.

Vai viajar para a Europa? Saiba todos documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.


Aproveite o melhor da Europa sem qualquer preocupação.

RECEBER GRÁTIS »

Uma coisa que devemos pensar é que a França possui clima temperado, ou seja, com as estações do ano bem definidas (diferente do Brasil, por exemplo) e isso faz toda a diferença na hora de escolher qual o período para viajar a turismo.

Melhor época para visitar a França: Inverno

22 de dezembro à 20 de março

Se você não tem medo do frio e sua ideia for fazer uma viagem mais gastronômica e cultural, o inverno pode ser um excelente período. Geralmente os brasileiros têm medo de viajar para a Europa no inverno com medo de pegar muito frio, mas a grande diferença é que a Europa está preparada para o frio, então todos os apartamentos, lojas, restaurantes, museus e espaços públicos (inclusive os transportes públicos) possuem aquecimento.

Frio mesmo você irá pegar na rua, mas viajar no frio também possui seu charme. Essa é a época perfeita para abusar dos museus e exposições, conhecer lojinhas perdidas, restaurantes estrelados e cafés aconchegantes.

paris inverno

A grande vantagem de se viajar para a França no inverno é que a quantidade de turistas costuma ser bem mais baixa do que nas outras estações, então você ficará livre das filas dos museus e espetáculos, pagará uma hospedagem muito mais em conta e poderá abusar da deliciosa culinária francesa sem um pingo de culpa, a não ser que você vá para os Alpes com a ideia de esquiar – aí os preços costumam ser bem salgados.

O que eu amo no inverno na França é tomar vinho quente (tem de monte nas ruas), me inebriar com o melhor foundue do mundo, chocolate quente e outras tantas singularidades francesas. É também no inverno que você poderá comer ostras fresquinhas, diretamente dos mercados de rua.

O mês de dezembro costuma ser especial e por menor que seja a cidade, sempre tem uma feirinha de natal, com quitutes, vinho quente e objetos de artesanato. Conhecida por ter o natal mais lindo da França, a cidade de Estrasburgo, na região da Alsácia reserva todos os finais de semana do mês de dezembro para a sua famosa marcha de natal, imperdível e só possível no inverno!

alpes franceses

O inverno também pode ser a melhor época para visitar a França: você também pode conhecer os Alpes franceses e as famosas estações de esqui, com a vista inesquecível do Mont Blanc, classificado como patrimônio da humanidade pela UNESCO. Além do mais, quem não gosta de ver neve de vez em quando? Existe algo de mágico em estar na rua e presenciar a neve cair e isso é uma coisa que somente o inverno pode te proporcionar. Não tenha medo do frio, o inverno na França é lindo! Os preços costumam ser mais baixos no inverno, porém perto do natal eles podem até dobrar.

Melhor época para visitar a França: Primavera

20 de março à 20 de junho

Sem dúvida esta é a minha estação preferida e talvez você a eleja como a melhor época para visitar a França. As temperaturas já estão mais amenas, ainda faz frio, mas não como no inverno, e caminhar nas ruas já é o passeio em si, pois as cidades costumam ficar super floridas.

Até o humor dos franceses muda, já que depois do frio o país começa a entrar em festa. É no início da primavera que começa o horário de verão, então os dias já não são mais tão curtos quanto no inverno, os parques começam a fechar mais tarde, algumas pessoas já se arriscam a fazer piquenique nas ruas e os famosos jardins de Monet, em Giverny, abrem as portas para o público.

giverny

A quantidade de turistas aumenta, mas ainda não tanto como no verão, os famosos marchés de rua ficam lotados e cheios de flores para vender e as pessoas começam a fazer dieta para se preparar para o verão. Se no inverno os franceses comem sem culpa – mesmo por uma questão de sobrevivência, agora eles começam a pensar em fazer detox, passam a comer mais salada e as refeições ficam muito mais leves.

O gostoso da primavera é que podemos pegar temperaturas mais altas durante o dia, mas as noites ainda são frescas, então você não terá problemas em lidar com o calorão para dormir, como costuma acontecer no verão. A primavera deixa qualquer lugar do mundo mais lindo e não seria diferente na França, que sempre teve a tradição de enfeitar suas ruas e jardins com flores.

primavera paris

Uma estação realmente especial! Os preços começam a ficar mais caros no final da estação, no mês de junho, por isso é sempre imprescindível planejar antes.

Melhor época para visitar a França: Verão

21 de junho à 22 de setembro

O verão na França já começa com uma grande festa que invade o país inteiro, a super conhecida Fête de la Musique. Por menor que seja a cidade, as ruas se enchem de gente e de bandas locais, de diferentes gêneros e gostos a partir das 18h e vira a madrugada, não importa qual dia da semana é.

Engana-se quem pensa que na França não faz calor, pois em algumas cidades no verão as temperaturas podem beirar os quarenta graus. Os dias ficam mais longos e costuma escurecer por volta das 21h, o que faz as pessoas passarem naturalmente mais tempo nas ruas, tomando um drink com os amigos em algum bar e restaurante ou fazendo um piquenique nos parques e praças.

Se é no inverno que acontecem as exposições mais importantes, no verão a oferta diminui consideravelmente, pois as pessoas estão muito mais interessadas em aproveitar o tempo ao ar livre. Por isso existem inúmeros festivais de música ao ar livre, para todos os gostos, desde pop até ópera, passando por sessões de cinema e teatro.

Diferente do Brasil, que possui um verão bastante úmido, na França chove pouco, o que pode ser bom para fazer turismo, por causa disso os parques ficam abertos até tarde e as pessoas costumam fazer mais esporte, inclusive os aquáticos.

verao franca

As grandes capitais costumam ficar mais vazias no mês de agosto, pois é o mês que os franceses saem de férias e, ou vão para outro país ou para as praias do sul da França, por exemplo Biarritz ou Nice. Por causa disso não é difícil ver restaurantes e lojas de portas fechadas durante o mês inteiro.

Se você gosta de calor, quer conhecer as praias do sul da França, vivenciar o período mais festivo do ano e ir em shows e espetáculos ao ar livre, essa talvez seja a melhor época para você visitar a França, só não se esqueça de reservar os hotéis e passeios com antecedência, pois este é o período que o país recebe mais turistas e tudo fica mais caro, inclusive as passagens aéreas.

Conheça os requisitos para visitar a Europa.

Melhor época para visitar a França: Outono

23 de setembro à 21 de dezembro

Esta é a estação do ano que mais deixa a França com cara de Europa e velho continente. As árvores ficam amareladas, folhas caem no chão e tudo fica mais romântico e mais molhado também, já que costuma chover muito. Logo no início do outono é o período que fica mais caro, tanto para se hospedar, quanto para comprar as passagens aéreas, pois as temperaturas estão mais amenas e não chove tanto. Depois, vai ficando cada vez mais frio e em alguns lugares pode chegar até a nevar.

outono franca

A programação cultural em ambientes fechados se intensifica e as exposições vão se tornando mais interessantes, porém os parques começam a fechar mais cedo e as pessoas ficam menos tempo nas ruas. É tempo de acolhimento e as pessoas costumam ficar mais fechadas, mas é uma estação linda e singular.

Em dezembro, quase todas as cidades da França fazem seus famosos marchés de Noël (feirinhas de rua natalinas), que costumam atrair não somente os turistas, mas os franceses também. Em Lyon, a terceira maior cidade da França, logo no começo de dezembro começa a famosa Fête des Lumières, que ilumina a cidade inteira durante um final de semana inteiro, atraindo turistas do mundo inteiro. Uma das coisas mais lindas que já vi na minha vida!

Resumindo, a França é um país democrático, possui cidades e passeios para todos os gostos. Impossível não se encantar por este país de cores, cheiros e sabores. Talvez depois dessas dicas você possa escolher a melhor época para visitar a França! Bon voyage!

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
COMPARTILHE
Autor

Gabriela é brasileira, jornalista e vive na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada pelo país desde sempre, foi na França que ela se encontrou e aproveita este espaço para dar dicas e contar histórias e curiosidades sobre este país que vive no imaginário de muita gente. Com um gosto particular por cultura e viagens, ela é nômade digital e nunca mais pretende deixar de ser.