Costa Azul: saiba tudo sobre esse destino paradisíaco

Visitar França  / 

Também conhecida como a Riviera Francesa, a Costa Azul (em francês, Côte d’Azur) é uma das regiões mais luxuosas, sofisticadas e caras do mundo todo! De acordo com dados da Organização Mundial de Turismo, cerca de 76 milhões de turistas visitam a Costa Azul anualmente.

Vai viajar para a Europa? Saiba todos documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.


Aproveite o melhor da Europa sem qualquer preocupação.

RECEBER GRÁTIS »

O destino, que passou a ser considerado “da moda” entre o fim do século XIX e o início do XX, possui paisagens paradisíacas, mar azul, clima temperado, ruínas antigas, vida noturna agitada e uma estrada de onde é possível visualizar todo o litoral da região.

Quer saber mais sobre a Costa Azul? Então nos acompanhe neste artigo!

Onde fica a Costa Azul

A Costa Azul fica localizada em parte do litoral sul da França, no departamento dos Alpes Marítimos, e é banhada pelas águas azuis do Mar Mediterrâneo.

A Riviera Francesa vai de Menton, situada na fronteira com a Itália, até Toulon, incluindo relevantes cidades francesas, como: Cannes, Nice e Mônaco.

Como chegar à Costa Azul

É possível chegar à Costa Azul de avião, de trem ou de carro, dependendo de onde você estiver.

Se você estiver no Brasil, a maneira mais rápida para chegar à Costa Azul é de avião. Você pode pegar um voo para Nice, que possui o segundo maior aeroporto da França, perto da Promenade des Anglais, com opções de voos nacionais e internacionais.

Uma passagem de classe econômica de ida e volta saindo do Rio de Janeiro custa a partir de R$ 3.200. Para encontrar os melhores preços de passagens aéreas, sugerimos realizar sua pesquisa no buscador Kayak.

Também é possível conhecer Provence e depois ir de carro até Nice. São duas horas de viagem partindo de Aix-en-Provence, na autoestrada A8, conhecida também como “La Provençale”.

Caso você esteja em Paris, por exemplo, pode fazer o trajeto para a Costa Azul de trem de alta velocidade TGV. Em 5h30 você chega ao destino.

Dica: se está planejando viajar para a França, é importante saber que é obrigatório ter um seguro viagem. Faça uma cotação no nosso comparador de seguro viagem e descubra qual o melhor e mais barato para você.

Roteiro, cidades a conhecer e principais atrações turísticas na Costa Azul

A Costa Azul engloba diversas cidades. Algumas das mais famosas são: Nice, Cannes, Mônaco, Saint Tropez e Èze, e estas você não pode deixar de fora do seu roteiro.

Como as cidades da Riviera Francesa estão próximas umas das outras, é possível visitá-las em poucos dias na mesma viagem. Grande parte da programação é praia! Mas há também outras atrações turísticas na região, além de excursões.

Para otimizar melhor seu tempo de viagem e aproveitar as melhores atrações de cada uma das principais cidades da Costa Azul, compre seus ingressos para alguns pontos turísticos pela internet, pelo Get Your Guide.

Primeiro dia na Costa Azul: visitar Nice

Nice é uma das maiores cidades da Costa Azul e é conhecida por suas lindas praias, com perfeita cominação de itens mediterrâneos desde o século XVIII. Por isso, não deixe de conhecer suas praias.

promenade des anglais nice

Faça um passeio pela Promenade des Anglais e veja a cidade de cima, a partir do Parc de la Colline du Chateau, quando o azul do mar fica ainda mais deslumbrante.

Caminhe pelas ruas de Vieille Ville de Nice e note a mistura entre a França e a Itália. Se você gosta de cultura, visite os grandes museus, como: Matisse, Chagal e d’Art Moderne.

Segundo dia: Cannes

Se você curte cinema, não pode deixar de conhecer Cannes, cidade com muita elegância e glamour. Caminhe pela orla (La Croisette) e conheça o bairro antigo de Le Suquet.

Não deixe de visitar o Palácio dos Festivais (Palais des Festivals), onde todos os anos é apresentado o maior festival de cinema do mundo: o Festival Internacional de Cannes, e um dos principais pontos turísticos da cidade.

Terceiro dia: Mônaco

Mônaco é outra cidade da Costa Azul com maravilhosas praias e luxuosas construções, muito conhecida por suas corridas de Fórmula 1. Passeie de carro pelas ruas de Mônaco e tenha a impressão de que está em um circuito de Fórmula 1 por causa dos trajetos “familiares” das corridas.

costa azul monaco

Mônaco também é conhecida pelo cinematográfico Cassino de Monte Carlo. Ali foi filmado o filme GoldenEye (1995), com Pierce Brosnan no papel de 007.

Não deixe de fora de seu roteiro em Mônaco o bairro de La Rocher, a única parte da cidade que manteve a arquitetura antiga da cidade, no cume de um rochedo à beira-mar. No local, você pode visitar o Palácio do Príncipe, a catedral e o Museu Oceanográfico.

Confira as melhores praias da Europa.

Quarto dia: Saint-Tropez

Também conhecida como a Ibiza francesa, Saint-Tropez oferece diversas festas nas praias, principalmente na de Pampelonne, uma das mais bonitas da ilha. Por isso, não deixe de conhecer essa e outras belas praias da região. Em algumas delas, é preciso pagar para entrar, mas vale a pena!

Explore a cidade, visite os museus, faça a trilha litorânea, conheça o comércio e experimente os restaurantes típicos da Provence, com o melhor da gastronomia da França.

À tardinha, você pode ir a um bar ou a uma das diversas boates à beira-mar, que oferecem festas durante o dia todo e ficam bem cheias, principalmente no verão. Esse destino é ideal para jovens e pessoas animadas; se você é uma delas, não deixe de inseri-lo no seu roteiro.

O que fazer na França: veja o que não pode perder no país.

Quinto dia: Èze

No seu último dia na Costa Azul, visite as praias com águas cristalinas e caminhe pelas ruas curtas e estreitas. Suba até o Jardin Exotique d’Èze, onde tem a Perfumaria Fragonard e as ruínas de castelos.

Não deixe de ir ao Jardim Exótico, principal atração turística da cidade. O caminho até ele também é outra atração. O trajeto é dividido entre a Grande Corniche, a Moyenne Cornique e a Basse Corniche. As estradas são repletas de curvas e de paisagens vertiginosas. Por isso, é importante não se distrair e tomar bastante cuidado.

Caso fique mais tempo, conheça outras cidades da Riviera Francesa, como Antibes, Villefranche-sur-mer, Menton, St. Paul de Vence, entre outras.

O que e onde comer na Costa Azul

Nada melhor do que experimentar os pratos e os ingredientes típicos da região para onde viajamos. E na Costa Azul você pode provar vinhos rosés típicos da região, tempero de tomilho, manjerona e alecrim, azeite de oliva, além de pratos com tomates, abobrinhas, anchovas, pimentões e alho.

Veja alguns pratos que você pode degustar na Costa Azul:

  • Tapenade: creme de azeitonas pretas de Nice, alho, azeite, anchova e alcaparra com um pedaço de pão;
  • Aioli: prato completo composto por legumes cozidos ao vapor (cenoura, aboborinha, batatas e alho poró), bacalhau, ovos e creme de alho, batata e azeite;
  • Daube Niçoise: carne de boi, cenouras e temperos cozidos por mais de três horas junto um litro de vinho tinto. O prato pode ser servido com batatas ao vapor ou macarrão;
  • Sopa ao Pistou: sopa feita com muitos legumes, como: tomates, vagens, aboborinhas, batatas, além de feijão branco. O Pistou, versão francesa do Pesto italiano, é adicionado aos legumes.

Comida francesa: conheça os principais pratos e especialidades.

visitar cannes

Confira alguns restaurantes muito recomendados e bem avaliados pelos usuários do TripAdvisor.

Onde se hospedar na Costa Azul

Como vimos, é possível conhecer várias cidades em poucos dias, porque elas ficam perto umas das outras. Mas para fazer mais programações durante a sua viagem, recomendamos que fique hospedado em Nice, onde tem um aeroporto para você chegar diretamente nesta cidade, além de uma boa estrutura e serviços. A localização de Nice é estratégica, no meio do caminho das outras cidades!

Dessa forma, você vai evitar gastos em diferentes hotéis e não precisará se preocupar com suas malas ou hospedagens em várias cidades, apenas, e se quiser, alugar um carro, para conhecer melhor a Riviera Francesa e explorar a costa.

Veja algumas opções de hospedagem em Nice.

Observação: as hospedagens foram pesquisadas em julho de 2019 para um casal ficar uma diária de um sábado para um domingo de novembro de 2019. 

Se você gosta de se hospedar em lugares diferentes, confira a nossa lista dos hotéis mais originais da Europa.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
COMPARTILHE
Autor

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.