Melhores praias da Europa: conheça as 16 imperdíveis

Viajar pela Europa  / 

Quem viaja para a Europa de férias, geralmente está em busca de aventuras diretamente ligadas a eventos culturais, museus, teatros e etc. Porém, engana-se quem acha que no Velho Continente não existem praias maravilhosas, calor e águas cristalinas e quentes para dar um bom mergulho no mar. Preparamos uma lista com as 16 melhores praias da Europa.

Você já pode incluir no seu roteiro para pegar uma cor na sua viagem.

Vai viajar para a Europa? Saiba todos documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.


Aproveite o melhor da Europa sem qualquer preocupação.

RECEBER GRÁTIS »

As 16 melhores praias da Europa

A Europa tem praias sensacionais e por isso não é tão fácil escolher as melhores. Vamos citar 16, que valem muito a pena conhecer (algumas bem diferentes e muito interessantes). Coloque no seu roteiro de viagem, se for passar por algum dos países que possuem esse tipo de beleza natural.

Conheça algumas das melhores praias da Europa.

1. Blue Lagoon, Malta

Localizado na Ilha de Comino, essa praia é definitivamente espetacular. Apesar da pouca areia, existem muitas pedras no local, e uma água com uma cor surpreendente. Essa com certeza é uma das praias mais belas de toda a Europa. O acesso se dá apenas de barco. Para saber os horários e quais os pontos de partida, acesse o Comino Co-Op.

blue lagoon malta

2. Cala Macarelleta, Espanha

Localizada em Menorca, uma das várias ilhas da Espanha, essa é uma das melhores praias da Europa. Seu acesso é um pouco complicado, pois além de ser feito de carro, uma trilha te espera depois. Mas acredite, a paisagem vale a pena!

Não existem lugares para comer e dependendo da época do ano e horário, pode estar bem cheio, então vá logo pela manhã, se tiver a oportunidade.

3. Navagio Beach, Grécia

Localizada na ilha de Zakynthos, Navagio é conhecida por sua água cristalina e por ser a praia do Navio Encalhado. Você consegue acessar essa praia espetacular de barco. Ah, existe um mirante onde você consegue tirar espetaculares fotos, mas o acesso não é o mesmo. Ele se dá de carro, e o local possui estacionamento gratuito.

O Get your Guide possui uma excursão a Navagio, a Praia do Naufrágio, e Grutas Azuis. Não deixe de comprar o seu bilhete!

4. Spiaggia dei Conigli, Itália

Localizada em Lampedusa, a Spiaggia dei Conigli é uma das praias mais famosas da Itália e umas das melhores praias da Europa. O acesso à praia se dá por trilha, mas atente-se ao horário: no verão, a praia fica aberta das 8h30 as 19h30. A praia é uma reserva natural, e as tartarugas colocam seus ovos no período noturno.

5. Praia da Dona Ana, Algarve

A praia da Dona Ana está localizada na região de Lagos, em Algarve e, além dela, a região conta com mais praias impressionantes, como a Praia do Camilo (que é uma praia maravilhosa), Praia dos Estudantes, Praia do Batata e a Praia do Pinhão.

melhores praias da Europa dona ana

As praias de Lagos ficam movimentadíssimas no verão. Entre setembro e outubro, o tempo costuma ser bom e as praias não ficam cheias. Em Lagos, recomendamos o hostel HI Lagos- Pousada da Juventude, muito bem localizado e próximo às praias.

A praia está localizada a menos de 2 km do centro da cidade, e você consegue chegar facilmente andando ou pode acessar de carro, mas as vagas de estacionamento perto das praias são limitadas. Aproveite que está em Lagos e conheça o centro e aproveite os deliciosos restaurantes da região.

Não deixe de ler sobre como é morar no Algarve, a região mais a sul de Portugal.

6. Ses Illetes, Espanha

Localizada na ilha Formentera, sua água extremamente cristalina chama muito a atenção dos turistas. Além disso, a prática de esportes é recorrente. Você consegue acessar a praia, através de barcos, que saem de Ibiza. Se você for de carro, o valor do parque é de 6€.

7. Cala Goloritzé, Itália

Localizada na Sardenha, essa praia é magnífica. O acesso se dá via trilha ou barco. Com esse cruzeiro à Cala Goloritzé, no Get Your Guide, você terá a oportunidade de nadar com golfinhos, e conhecer três praias diferentes.

8. Elafonisi, Grécia

Localizada na ilha de Creta, Elafonisi é uma praia calma e de beleza ímpar. Não é um destino assim tão conhecido pelos turistas, mas deveria. A água é extremamente cristalina e sua areia rosa chama muito a atenção.

Você consegue acessar de carro, mas recomendamos essa excursão de um dia à Ilha de Elafonisi, saindo de Chaina, com o Get Your Guide.

9. Nissi Beach, Chipre

Localizada em Ayia Napa, a fina areia e a água quente fazem de Nissi Beach uma das melhores praias da Europa e também uma das mais badaladas da região do Chipre. Existem ótimos hotéis na região e o acesso pode ser feito de barco.

10. La Côte des Basques, França

Localizada em Biarritz, as falésias encantam os visitantes. Ideal para surfar e viajar em família, é uma praia movimentada e cheia de atrativos. Com incríveis festivais de verão, a prática de surf também é recorrente nessa praia.

biarritz praia

O acesso à praia se dá pela escadaria. Para quem vai de carro, o estacionamento próximo à praia é gratuito durante alguns meses do ano. Quando não, um pequeno valor é cobrado.

11. Praia do Camilo, Portugal

Localizada na região de Lagos, em Algarve, a praia do Camilo é com toda a certeza uma das mais bonitas de Portugal. Com tantas falésias para observar, o melhor acesso à praia é pelas famosas escadarias.

12. Brela Beach, Croácia

Brela Beach é uma das maravilhas da Croácia e uma das melhores praias da Europa. A praia fica próximo a Split, e o acesso pode se dar de ônibus ou carro. Veja no Get Your Guide as melhores excursões na região de Split.

13. Bournemouth Beach, Inglaterra

Bournemouth é uma cidade praiana na Inglaterra. Além de sua famosa Bournemouth Beach (que tem até um parque de diversões), você pode aproveitar para conhecer o centro da cidade e seus jardins. Para quem vai a partir de Londres, basta pegar um trem na estação Waterloo.

14. Praia de La Concha, Espanha

Localizada em San Sebastian, no País Basco, é uma das praias mais famosas da Espanha. Com um extenso espaço de areia, a Praia de La Concha é perfeita para passar uma tarde com a família.

Ocorre na praia a prática de surf, e existe um espaço para quem gosta de jogar futebol, vôlei e praticar outros esportes. Localizada a aproximadamente 500km de Madri e 550km de Barcelona, o acesso pode se feito de avião.

15. Praia dos Galapinhos, Portugal

Localizada em Setúbal, o acesso a essa que é umas das melhores praias da Europa é um pouco mais complicado que as citadas anteriormente. Dependendo da onde você vem, talvez tenha que pegar mais de um transporte público, além de ter que percorrer uma trilha.

O problema é a falta de sinalização, por isso é necessário muito cuidado. É uma praia que não tinha assim tanta visibilidade e por isso é uma das mais tranquilas do país. Adquira seu bilhete para o passeio em Arrábida e Praia dos Galapinhos, no Get your Guide.

16. Fig Tree Bay, Chipre

Fig Tree Bay

A praia que fica no Chipre é maravilhosa. A transparência da água chama a atenção e como tem poucas ondas, quase não tem pedras e correnteza, é excelente para passar o dia na água.

Por que são as melhores praias da Europa?

Essas praias são as melhores, pois, além de serem lindas e possuírem cada uma sua particularidade, são praias muito diferentes. É claro que existem muitas outras incríveis na Europa, além das escolhidas.

As praias citadas na nossa lista também estão localizadas em países incríveis, muito fortes historicamente e culturalmente, possibilitando que o viajante possua uma experiência completa de viagem.

Dica: é obrigatório ter seguro de viagem para visitar a Europa. Sugerimos que faça uma simulação no comparador de seguro viagem do Euro Dicas Turismo para conferir as várias opções de seguro para a sua viagem à Europa.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
COMPARTILHE
Autores

Yara é brasileira, tem 22 anos e estuda Farmácia. Paulista que se encantou pelo Porto, pretende chamar essa cidade de lar em breve. Totalmente apaixonada por viagens (principalmente intercâmbio) e conhecer novas culturas, adora compartilhar tudo o que vê por aí, através da escrita.

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.