Se você é fã de praia e deseja saber quais são as melhores praias da Europa, deve estar se perguntando se as praias do velho continente são realmente boas.

Apesar de muitas pessoas pensarem que na Europa as praias se resumem a pedras e água fria, a verdade é que o continente europeu possui praias belíssimas para conhecer, nadar e desfrutar não só no verão, mas também em outras épocas do ano.

Apresentamos as melhores praias da Europa e separamos algumas dicas de como visitá-las e aproveitá-las da melhor forma. Acompanhe!

Melhores praias da Europa

A Europa possui opções que vão desde praias mais movimentadas até as mais isoladas e tranquilas. Além disso, a diversidade cultural dos países europeus proporciona experiências únicas aos visitantes, que podem apreciar as praias e a cultura local ao mesmo tempo.

As praias da Europa também são verdadeiros tesouros naturais, oferecendo paisagens espetaculares e experiências inesquecíveis. Desde praias de areias brancas e águas cristalinas até falésias rochosas e enseadas isoladas, o continente europeu abriga algumas das melhores praias do mundo.

Neste artigo, exploraremos 25 das melhores praias da Europa, os motivos pelos quais são consideradas destinos imperdíveis, como visitá-las e aproveitar ao máximo sua visita.

1. Praia do Camilo, Portugal

Localizada na região do Algarve, a Praia do Camilo é famosa por sua beleza natural deslumbrante, com falésias douradas e águas cristalinas. Ela é considerada uma das melhores praias da Europa, sua paisagem encantadora atrai visitantes de todo o mundo.

Portugal possui várias praias muito bonitas, então caso esteja passando pelo país durante o verão, não deixe de incluir no seu roteiro alguma das praias de Portugal.

Como visitar a Praia do Camilo?

O acesso à praia se dá através de uma longa escadaria e para aproveitar o que ela tem de melhor é possível fazer um passeio de barco até a Ponta da Piedade com guias especializados que fazem o tour em português e em inglês.

2. Praia de Elafonissi, Grécia

Situada na ilha de Creta, a Praia de Elafonisi é conhecida por sua areia rosa e águas cristalinas. É um verdadeiro paraíso tropical e, sem dúvida, uma das melhores praias da Europa.

Vista aérea da Praia Elafonissi
A Praia de Elafonissi é um tesouro grego e encanta a todos com sua beleza única

Como visitar a Praia de Elafonissi?

Você pode aproveitar um passeio de um dia saindo de diversas cidades gregas como Rethymno, Chania e Heraklion, para conhecer a beleza da ilha e ainda realizar um passeio de barco para explorar a beleza local.

3. Praia de Cala Mariolu, Itália

Localizada na costa da Sardenha, a Praia de Cala Mariolu é famosa por suas águas azul-turquesa e formações rochosas únicas. É considerada uma das praias mais pitorescas da Europa.

Como visitar a Praia de Cala Mariolu?

Você pode visitar essa praia deslumbrante através de um passeio de barco pela costa da Sardenha com algumas paradas para banho.

4. Praia de Navagio, Grécia

Situada na ilha de Zakynthos, a Praia de Navagio é famosa por seu navio naufragado em meio à areia branca e águas cristalinas. Essa paisagem única faz com que seja uma das ilhas gregas mais fotografadas e icônicas da Europa.

Como visitar a Praia de Navagio:

Além de desfrutar da praia de águas azuladas, você ainda pode fazer passeios de barco e conhecer as cavernas azuis através de alguns passeios em grupo.

Ficar conectado na Europa nunca foi tão fácil

Com a America Chip você tem internet 4G ilimitada durante toda a viagem. Escolha entre o chip e o eSIM e aproveite a Europa com a melhor conexão a partir de USD 40.

Ver Planos →

5. Praia de Zlatni Rat, Croácia

Localizada na ilha de Brac, a Praia de Zlatni Rat é famosa por sua forma distintiva de língua de areia, que se estende para o mar. Com águas cristalinas e cenário deslumbrante, essa praia atrai visitantes de todo o mundo que desejam descansar, ou praticar esportes como stand-up paddle, windsurf, ou jetski.

Como visitar a Praia de Zlatni Rat?

É possível sair de Split e pegar um barco para conhecer a Praia de Zlatni Rat, ou aproveitar o passeio que para em várias ilhas durante o dia.

6. Praia de Myrtos, Grécia

Situada na ilha de Kefalonia, a Praia de Myrtos é conhecida por suas águas azul-turquesa e cenário espetacular. Rodeada por penhascos íngremes e vegetação exuberante, essa praia é um verdadeiro paraíso.

Turista admirando a Praia de Myrtos de cima
Desfrute da incrível paisagem da praia a partir do mirante de Myrtos

Como visitar a Praia de Myrtos?

Para visitar a praia, você pode alugar um carro e dirigir até lá, o que facilita o acesso e proporciona a oportunidade de explorar outros pontos turísticos da ilha.

Além disso, existem opções de excursões de carro, ou, ainda, aproveitar passeios de barco para Myrtos que permitem admirar a praia de uma perspectiva diferente, com suas falésias imponentes, cavernas e águas cristalinas.

7. Praia de Oludeniz, Turquia

A Praia de Oludeniz é conhecida por sua beleza cênica, com águas calmas e cristalinas cercadas por montanhas. É um destino popular entre os amantes de esportes aquáticos, como mergulho e parapente.

Como visitar a Praia de Oludeniz?

Você consegue desfrutar da praia para nadar, ou aproveitar para fazer alguns passeios como voar de parapente, fazer mergulho e ainda passear de barco por Oludeniz.

8. Praia de Albufeira, Portugal

Localizada no Algarve, a Praia de Albufeira é uma das praias mais visitadas de Portugal. Com seu clima agradável, areias douradas e águas refrescantes, é um destino perfeito para famílias e viajantes em busca de sol e diversão. Além disso, a cidade de Albufeira oferece uma ampla gama de atividades, como restaurantes, bares e vida noturna animada.

Como visitar a Praia de Albufeira?

Se você gosta de golfinhos, ao visitar esta praia você tem a opção de participar de passeios exclusivos em cavernas e com direito à observação de golfinhos.

9. Praia de Palombaggia, França

Situada na Córsega, a Praia de Palombaggia é considerada uma das mais belas praias da Europa, com suas areias brancas, águas cristalinas e vegetação exuberante. É um destino popular para relaxar, tomar sol e mergulhar.

Como visitar a Praia de Palombaggia?

Para visitar a praia, você pode alugar um carro de Porto Vecchio e em 15 minutos você já estará em Palombaggia. Você também consegue chegar através passeios de barcos, sendo que alguns deles oferecem drinks inclusos.

10. Praia de Sveit Jakov, Croácia

A cidade que está localizada na costa da Croácia, em Dubrovnik, é uma verdadeira joia do Adriático. A cidade é famosa por suas muralhas medievais bem preservadas, ruas de paralelepípedos, arquitetura encantadora e por ter sido set de filmagem da série “Game of Thrones”.

Como visitar a Praia de Sveit Jakov?

Para chegar na praia é preciso descer cerca de 160 degraus desde o topo do penhasco. Ela fica localizada a cerca de 1km da cidade murada usada para as gravações da série.

Praia em Dubrovnik na Croácia
A cidade de Dubrovnik na Croácia foi set de muitas cenas de “Game of Thrones”, mas também de praias belíssimas

Uma boa opção de passeio é o passeio de barco que oferece almoço no cruzeiro e ainda passa pela cidade velha.

11. Praia de Porto Katsiki, Grécia

Situada na ilha de Lefkada, a Praia de Porto Katsiki é famosa por suas águas azul-turquesa e suas falésias dramáticas. É considerada uma das praias mais impressionantes da Grécia e atrai visitantes de todo o mundo.

Como visitar a Praia de Katsiki:?

Para chegar à praia, você pode alugar um carro e desfrutar de uma pitoresca viagem de carro até o local. Lembre-se de usar calçados adequados para descer as escadas íngremes que levam à praia. Outra opção é fazer um cruzeiro que passa por Katisiki e mais duas praias: Emegrini e Angiofilli.

12. Praia de Benagil, Portugal

Localizada no Algarve, a Praia de Benagil é famosa por sua famosa caverna marinha conhecida como Algar de Benagil. Essa formação rochosa única atrai turistas interessados em explorar a caverna e aproveitar as águas tranquilas ao redor.

Caverna Benagil em Portugal
A caverna marinha da Praia de Benegil precisa estar no seu roteiro das melhores praias da Europa

Como visitar a Praia de Benagil?

Uma maneira de visitar a Praia de Benagil é participar de um passeio de caiaque, que permite que você reme pelas águas até a caverna e explore seu interior impressionante. O GetYourGuide oferece opções de passeios de caiaque pela região, proporcionando uma experiência inesquecível.

13. Praia de Luskentyre, Escócia

Localizada nas Hébridas Exteriores, a Praia de Luskentyre é conhecida por suas paisagens selvagens e intocadas. Com suas areias douradas, águas cristalinas e montanhas majestosas ao fundo, essa praia oferece um cenário de tirar o fôlego.

Como visitar a Praia de Luskentyre?

Uma forma de aproveitar a visita é alugar uma bicicleta e explorar a área, admirando a beleza natural e a tranquilidade do local.

14. Praia de Vik, Islândia

Situada na costa sul da Islândia, a Praia de Vik é famosa por suas areias negras e formações rochosas dramáticas. É um destino único, onde você pode apreciar as paisagens vulcânicas e as ondas do oceano Atlântico.

Como visitar a Praia de Vik?

Para visitar a praia, é recomendável participar de um passeio de ônibus que percorra a costa sul da Islândia, permitindo que você explore as maravilhas naturais da região.

15. Praia de Tropea, Itália

Localizada na região da Calábria, a Praia de Tropea é famosa por suas falésias brancas, águas azul-turquesa e areias douradas. Além da beleza natural, a cidade de Tropea oferece uma atmosfera encantadora, com ruas pitorescas e uma rica história cultural.

Como visitar a Praia de Tropea?

Para visitar a praia, é possível chegar de carro ou participar de passeios turísticos que incluam Tropea em seu itinerário, como o que inclui o aluguel de barco particular, capitão e comida no pacote.

16. Praia de Nissi, Chipre

A Praia de Nissi, em Ayia Napa, é conhecida por suas águas cristalinas e areias douradas. É um local popular para banhos de sol e atividades aquáticas, como jetski e para-sailing.

Como visitar a Praia de Nissi?

A melhor maneira de chegar à praia é por meio de transporte privado, aluguel de bicicletas ou táxi. Também é possível participar de passeios turísticos que incluem a Praia de Nissi em seu itinerário.

17. Praia de Es Trenc, Espanha

Situada em Mallorca, a Praia de Es Trenc é conhecida por suas águas cristalinas e suas dunas de areia branca. É uma praia preservada, onde você pode desfrutar de um ambiente tranquilo e relaxante.

Como visitar a Praia de Es Trenc?

Para visitar a praia, você pode alugar um carro e seguir até lá, aproveitando a flexibilidade para explorar outras praias e atrações da ilha. Você também pode desfrutar de um passeio de catamarã com buffet de comida, refrigerantes, sangria e vinho.

18. Praia de Sveti Stefan, Montenegro

A Praia de Sveti Stefan é um cartão postal, com uma ilha rochosa que abriga um resort de luxo. A praia é cercada por águas cristalinas e é considerada um local exclusivo e encantador.

Como visitar a Praia de Sveti Stefan?

Para visitar a praia, você pode se hospedar no resort ou fazer uma visita guiada à ilha, que geralmente inclui tempo livre para desfrutar da praia.

Vista aérea de Sveti Stefan, Montenegro
Para quem busca uma praia com resort de luxo, Sveti Stefan é uma boa opção

Caso você não queira dirigir, também pode aproveitar um tour privado que faz um bate e volta saindo da cidade de Kotor e passa por paisagens deslumbrantes nas cidades de Sveti Stefan e Budva.

19. Praia de Durdle Door, Reino Unido

Localizada na costa jurássica de Dorset, a Praia de Durdle Door é famosa por sua icônica formação rochosa em arco, que emerge do mar. É um local impressionante, com vistas panorâmicas e trilhas cênicas.

Como visitar a Praia de Durdle Door?

Para visitar a praia, você pode estacionar em um dos estacionamentos próximos e seguir a trilha que leva à praia. É importante estar preparado para a caminhada, pois envolve algumas descidas íngremes e degraus. No entanto, a recompensa é uma praia deslumbrante e uma vista espetacular da Durdle Door.

Praia de Durdle Door, dia de verão
Para a visita à Durdle Door, é importante estar preparado para as caminhadas em terrenos íngremes (mas a vista vale a pena!)

Caso você não queira se arriscar dirigindo pela mão inglesa, também pode aproveitar para se juntar a uma excursão saindo de Bournemouth.

20. Praia de Stiniva, Croácia

Localizada na ilha de Vis, a Praia de Stiniva é um verdadeiro refúgio escondido. É famosa por sua enseada estreita, cercada por penhascos íngremes e águas cristalinas.

Como visitar a Praia de Stiniva?

O acesso à praia é um pouco desafiador, pois envolve uma caminhada íngreme pelo desfiladeiro. No entanto, o esforço vale a pena quando você chega à praia e é recebido por um cenário deslumbrante. Para visitar a Praia de Stiniva, você pode alugar um barco ou participar de passeios organizados que incluem essa parada em seu itinerário.

21. Praia da Marinha, Portugal

Situada no Algarve, a Praia da Marinha é considerada uma das mais belas praias de Portugal. É conhecida por suas falésias de calcário dourado, formações rochosas impressionantes e águas cristalinas – nada mal para uma das melhores praias da Europa, concorda?

Praia da Marinha no Algarve, Portugal, uma das melhores praias da Europa
A Praia da Marinha é considerada uma das mais belas de Portugal e definitivamente vale colocá-la no roteiro

Como visitar a Praia da Marinha?

Você pode visitar a praia por conta própria, aproveitando o estacionamento disponível nas proximidades, ou participar de passeios de barco que passam pela região e permitem que você aprecie a beleza da praia de outro ângulo.

22. Praia de Côte des Basques, França

Localizada em Biarritz, a Praia de Côte des Basques é famosa por suas ondas perfeitas para o surfe. É um destino popular para surfistas de todo o mundo. Além disso, a praia oferece um cenário deslumbrante, com falésias e uma atmosfera descontraída.

Como visitar a Praia de Côte des Basques?

Para visitar a praia, você pode caminhar a partir do centro de Biarritz ou usar o transporte público.

23. Praia de Zrce, Croácia

Situada na ilha de Pag, a Praia de Zrce é conhecida como a “Ibiza da Croácia”. É um destino popular para festas e vida noturna, com vários clubes e eventos de música eletrônica. Durante o verão, a praia ganha vida com festas que duram a noite toda.

Como visitar a Praia de Zrce?

Para visitar a praia, você pode pegar um táxi aquático de Novalja, cidade próxima, ou caminhar a partir de alguns dos resorts nas proximidades. Você pode aproveitar para fazer passeios de stand-up ou até mesmo saltar de bumgee jumping.

24. Praia de Balos, Grécia

Localizada na ilha de Creta, a Praia de Balos é um verdadeiro paraíso de águas cristalinas e paisagens deslumbrantes. Com suas areias brancas e águas em tons de azul e verde, a praia de Balos é um destino imperdível na Europa.

Turista na Praia de Balos, na Grécia, uma das melhores praias da Europa
Balos é um paraíso de águas cristalinas e, por isso, é considerada uma das melhores praias da Europa

Como visitar a Praia de Balos?

Você pode visitá-la por meio de um passeio de barco saindo de Chania ou alugar um carro e percorrer uma estrada sinuosa até o ponto de acesso à praia. Uma opção mais aventureira é fazer uma trilha a pé para chegar a Balos, aproveitando as vistas panorâmicas durante o percurso.

25. Santa Eulària des Riu, Ibiza, Espanha

Localizada na costa leste da Espanha, a cidade de Ibiza é conhecida por suas praias deslumbrantes e sua animada cena noturna. As praias de Ibiza são famosas por suas águas cristalinas e areias brancas, proporcionando um cenário perfeito para relaxar e aproveitar o sol – também por isso, considerada uma das melhores praias da Europa.

Praia de Ibiza na Espanha
Ibiza é um dos destinos favoritos de quem gosta de praias lindas, diversão e boas festas.

Além disso, a ilha é conhecida como o epicentro da música eletrônica, com renomadas discotecas e festas que atraem amantes da música de todo o mundo. No entanto, Ibiza também oferece uma atmosfera tranquila em algumas de suas praias mais isoladas, onde você pode desfrutar de um ambiente mais calmo e contemplativo.

Como visitar a Praia de Santa Eulària des Riu?

Você pode chegar até a praia de carro, barco, ou ônibus, afinal o transporte público local é bem eficiente, mas uma recomendação que deixamos é o de utilizar os serviços do Get Your Guide.

Eles oferecem uma variedade de passeios e excursões que podem incluir visitas a várias praias, proporcionando uma experiência organizada e conveniente. Uma recomendação interessante é o passeio de barco e parasailing com bebidas.

Qual a melhor época para visitar as praias da Europa?

Geralmente, a temporada de verão é considerada a época ideal para aproveitar as praias europeias, quando as temperaturas são mais altas e o clima é propício para atividades aquáticas e banhos de sol. Porém, a melhor época para visitar as praias da Europa depende do destino específico e das preferências individuais.

A temporada de verão na Europa vai de junho a setembro, com os meses de julho e agosto sendo os mais movimentados, considerada a alta temporada no continente. Durante esse período, as praias estão mais animadas, com uma atmosfera vibrante e diversas opções de entretenimento, como bares de praia, esportes aquáticos e eventos locais.

No entanto, é importante levar em consideração que as praias mais populares podem ficar lotadas durante os meses de verão, principalmente nos destinos turísticos mais famosos. Se você prefere evitar grandes multidões, pode considerar visitar as praias na primavera (abril a junho) ou no outono (setembro a outubro), quando as temperaturas ainda estão agradáveis, mas os destinos são menos lotados.

Outro fator a ser considerado é o clima específico de cada destino. Algumas regiões da Europa têm climas mais suaves e podem ser agradáveis para visitar mesmo fora da temporada de verão. Por exemplo, as praias do sul da Espanha, Grécia e Portugal podem oferecer condições agradáveis de praia até o final do outono.

Confira também nosso guia imperdível com 7 destinos de verão na Europa.

Como aproveitar as praias na Europa?

Para aproveitar as praias da Europa ao máximo, é importante não esquecer de comprar um bom protetor solar, óculos de sol, roupas leves e um chapéu. Não se engane, queimaduras e insolação também acontecem no velho continente.

Além disso, temos outras recomendações:

  1. Desfrute das atividades aquáticas: as praias europeias oferecem uma variedade de atividades aquáticas emocionantes, como mergulho, snorkel, surfe, stand-up paddle e jet ski. Verifique se há escolas ou empresas locais que oferecem aluguel de equipamentos e aulas para iniciantes;
  2. Explore a culinária local: muitas praias europeias têm uma ampla seleção de restaurantes e bares à beira-mar, onde você pode desfrutar de pratos locais deliciosos e refrescantes. Experimente pratos de frutos do mar frescos, saladas refrescantes e bebidas geladas enquanto aprecia a vista para o mar;
  3. Aproveite as paisagens naturais: além de se bronzear na praia, aproveite a oportunidade para explorar as paisagens naturais deslumbrantes ao redor. Faça caminhadas costeiras, visite mirantes para apreciar vistas panorâmicas ou faça passeios de barco para explorar cavernas marinhas e ilhas próximas.

Como visitar as melhores praias da Europa?

Para visitar as melhores praias da Europa, é importante planejar cuidadosamente sua viagem. Por isso, algumas considerações importantes podem tornar sua viagem mais agradável e tranquila.

Alugar carro pode facilitar o passeio

Para aproveitar ao máximo as praias europeias, considerar alugar um carro pode ser uma ótima opção. Ter um veículo facilita o deslocamento entre diferentes praias e permite explorar áreas mais remotas. Isso proporciona flexibilidade e liberdade para definir seu próprio itinerário, parar em praias menos conhecidas e desfrutar da paisagem ao longo do caminho.

Além disso, o aluguel de carro permite que você transporte com facilidade todo o equipamento de praia necessário, como guarda-sol, cadeiras e equipamentos para atividades aquáticas. Para isso, recomendamos a DiscoverCars, um comparador que permite analisar aluguéis de carro de diferentes locadoras em um único lugar e com um excelente custo-benefício.

Ainda, é importante estar ciente das regras de trânsito do país que você está visitando e se familiarizar com as leis de estacionamento e verificar também se no país onde você deseja conduzir é necessário ter uma Permissão Internacional para Dirigir (PID).

Por fim, algumas praias podem ter estacionamento limitado ou cobrar taxas para estacionar nas proximidades. Certifique-se de pesquisar com antecedência e estar preparado para essas possibilidades.

O seguro viagem é obrigatório

Outra consideração importante é garantir que você tenha um seguro viagem Europa adequado ao visitar as praias da Europa. Embora não seja obrigatório em todos os países, ele é obrigatório para aqueles que fazem parte do Espaço Schengen, por isso é altamente recomendável ter um seguro que cubra despesas médicas, cancelamento de viagem e perda de bagagem.

Este seguro te fornecerá tranquilidade em caso de emergências médicas ou imprevistos durante sua estadia nas praias europeias. Para tal, recomendamos o Seguros Promo, um comparador de seguro viagem que oferece planos no excelente custo-benefício.

Leve o cartão Wise

Ao viajar para a Europa, é sempre útil ter um cartão Wise em mãos. Ele permite que você faça transações financeiras internacionais de forma rápida, conveniente e com taxas de câmbio justas.

É uma opção conveniente para evitar taxas excessivas ao trocar dinheiro ou fazer pagamentos em diferentes moedas durante sua viagem às praias europeias e o melhor de tudo é que você consegue pedir o seu cartão ainda estando no Brasil.

Vale a pena conhecer as melhores praias da Europa?

Com toda a certeza! Com sua beleza natural deslumbrante, águas cristalinas, areias douradas e uma infinidade de atividades para desfrutar, as praias europeias oferecem uma experiência inesquecível.

Seja você um amante de sol, sombra e água fresca, ou uma pessoa entusiasta de esportes aquáticos em busca de adrenalina, ou um explorador cultural em busca de paisagens deslumbrantes, histórias e trilhas, as melhores praias da Europa conseguem agradar a todos.

Anotou as dicas? Então, boa viagem!