Você já pensou em conhecer a história e tradição da Europa ao vivo? Veja como participar em feiras medievais na Europa, quando acontecem e porque você deveria conhecer, mesmo que nem seja tão fã de histórias medievais.

Feiras medievais na Europa

A Idade Média é conhecida como Idade das Trevas, mas culturalmente atrai fãs e admiradores até os dias de hoje – basta ver o sucesso de séries como Game of Thrones e da novela Deus Salve o Rei, em exibição na TV Globo.

Muitos se fascinam com as características da época e buscam se ambientar nas feiras medievais na Europa para curtir um pouco do período.

Seja pelas histórias de feiticeiros, dragões, cavalheiros, reinos, castelos, hidromel, danças típicas, roupas grandes e sistema feudal.

As feiras medievais eram eventos comuns na Europa

As feiras medievais na Europa são muito comuns, afinal, o Velho Continente é o berço da Idade Média, e buscam resgatar como eram as feiras originais da Idade Média.

Onde aconteciam as trocas comerciais, vendas de mercadorias e exposição de artesanatos feitos nos burgos e vilas, além de comidas, bebidas e entretenimento típicos.

A ideia não é fazer uma imersão histórica ou um retrato fiel das feiras medievais na Europa, mas sim promover uma atividade lúdica e divertida para que os visitantes vivenciem um período onde a tecnologia era escassa e o que predominava era o rústico.

Garotas feira medieval Santa Maria da Feira

Como são essas feiras?

Completamente o oposto dos dias de hoje!

Quem caminha por uma feira medieval tem a exata sensação de que voltou no tempo, com a vantagem de só contar com as partes boas (nada da péssima higiene, da peste negra e da Igreja ditando as regras e prejudicando a cultura e a ciência).

Onde visitar?

As feiras medievais na Europa, acontecem durante todo o ano e em toda a Europa, mas são predominantes em Portugal, Espanha e Alemanha.

Veja as principais feiras medievais fixas nesses países:

Feira medieval de Coimbra, em Portugal

Feira medieval de Coimbra

A cidade de Coimbra foi pioneira em Portugal ao receber a feira medieval através de uma parceria da câmara com a ADDAC (Associação para o Desenvolvimento e Defesa da Alta de Coimbra) e INATEL em 1992.

A ideia era criar uma atração cultural que recriasse os dias da Idade Média, com cerca de 200 figurantes vestidos como os habitantes da época e venda de produtos típicos, além de ceias medievais com comida e bebida ambientados.

Viajar com internet ilimitada no mundo todo?

Nós avaliamos as principais empresas de chip internacional e a nossa favorita é a America Chip. É a única empresa que oferece internet ilimitada e ligações pelo melhor preço. Visite o site e confira.

Ver Planos →

A festa acontece em junho

A festa acontece anualmente no mês de junho no Largo da Sé Velha em Coimbra, Portugal. Mais informações pelo site da prefeitura de Coimbra.

Mercado medieval de Óbidos

De 12 de julho a 5 de agosto de 2018 acontece o mercado medieval de Óbidos, em Portugal.

O destaque fica para o local do evento: o Castelo de Óbidos, que atualmente abriga uma pousada de luxo, junto à muralha oeste da cidade de Óbidos.

Na feira, o visitante tem acesso a espetáculos ao vivo, ceias com refeições típicas (a especialidade é porco assado no espeto), muita bebida (destaque para o vinho e hidromel).

Há também a chance de tentar escalar as muralhas usando uma armadura completa e com ajuda de uma corda.

O castelo tem origem romana, tendo sido conquistado pelos cristãos em 1148 e reformado com pompa. Quem for com trajes medievais entra de graça, enquanto os mais contidos e com roupas tradicionais pagam mais ou menos sete euros de entrada.

Conheça mais eventos que ocorrem nessa regiâo, como por exemplo a Vila Natal em Óbidos.

Feiras e mercados medievais na Espanha

As feiras e mercados medievais são tão fortes na Espanha que você pode conhecer todos eles nesse link.

Os eventos acontecem durante todo o ano, portanto dá para viajar sem medo de perder sua chance medieval! O ponto negativo é que muitos dos links estão desatualizados, sendo difícil saber quando os eventos vão ocorrer. É preciso contar com a sorte e se informar antes de marcar viagem para não se decepcionar quando chegar.

Vale frisar que muitos vilarejos e “pueblos” organizam suas feiras e mercados medievais, e com certeza vale a pena visitar qualquer um deles se estiver de passagem pela cidade.

E os destaques vão para:

Feira medieval Espanha

Feiras medievais na Alemanha

As feiras medievais na Europa também estão presentes na Alemanha, sendo as principais:

Feira medieval em Pforzheim

Famosa também pelo mercado de natal, a feira de Pforzheim é uma das mais conhecidas do país e acontece do fim de novembro ao fim de dezembro.

Espere encontrar muita música, animação e pessoas com trajes típicos.

As comidas são típicas alemãs, como repolho azedo, batatas e salsichão, e também do período medieval, como carne no espeto giratório, sempre preparadas aos modos medievais para reforçar a atmosfera.

Carne assada medieval

Licores, hidromel e quentão (chamado de Glühwein) completam a comilança da feira, que se destaca também pelas barracas de cerâmica, feltro, arte em madeira e peles animais, que lembram muito a Idade Média.

Fogueiras por todo lado ajudam a manter o pessoal aquecido.

Outras feiras tradicionais:

  • Festival medieval de Bretten, de 29 de junho a 2 de julho de 2018;
  • Feira medieval de Maulbronn, que acontece várias vezes durante o ano, sendo a próxima entre os dias 31 de março e 2 de abril de 2018.

É possível encontrar outras feiras medievais pela Europa inteira, é um evento que liga os Europeus ao seu passado recente e uma festa temática muito divertida.

Você já participou de alguma dessas festas ou gostaria de participar?

Descubra os melhores lugares para viajar na Europa.

  • Procura ingressos para as melhores atrações da Europa?

    Na Get Your Guide você encontra os melhores tours guiados, entradas para atrações turísticas e atividades únicas em todos os destinos europeus pelo melhor preço.

    VER ATRAÇÕES →
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Para entrar na Europa, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO →
  • Quer ter internet ao chegar na Europa?

    Nós indicamos o chip internacional da America Chip. Funciona em toda a Europa, tem internet ilimitada e os preços são ótimos.

    VER PLANOS →
  • Já tem um cartão de débito que funciona na Europa?

    Depois de testarmos as principais opções do mercado, a nossa escolha é Cartão Wise. É gratuito, seguro e com tarifas econômicas. O cartão Wise é entregue no Brasil e válido em toda a Europa.

    PEDIR CARTÃO →