Você já pensou em conhecer a história e tradição da Europa ao vivo? Veja como participar em feiras medievais na Europa, quando acontecem e porque você deveria conhecer, mesmo que nem seja tão fã de histórias medievais.
Feiras medievais na Europa
A Idade Média é conhecida como Idade das Trevas, mas culturalmente atrai fãs e admiradores até os dias de hoje – basta ver o sucesso de séries como Game of Thrones e da novela Deus Salve o Rei, em exibição na TV Globo.
Muitos se fascinam com as características da época e buscam se ambientar nas feiras medievais na Europa para curtir um pouco do período.
Seja pelas histórias de feiticeiros, dragões, cavalheiros, reinos, castelos, hidromel, danças típicas, roupas grandes e sistema feudal.
As feiras medievais eram eventos comuns na Europa
As feiras medievais na Europa são muito comuns, afinal, o Velho Continente é o berço da Idade Média, e buscam resgatar como eram as feiras originais da Idade Média.
Onde aconteciam as trocas comerciais, vendas de mercadorias e exposição de artesanatos feitos nos burgos e vilas, além de comidas, bebidas e entretenimento típicos.
A ideia não é fazer uma imersão histórica ou um retrato fiel das feiras medievais na Europa, mas sim promover uma atividade lúdica e divertida para que os visitantes vivenciem um período onde a tecnologia era escassa e o que predominava era o rústico.
Como são essas feiras?
Completamente o oposto dos dias de hoje!
Quem caminha por uma feira medieval tem a exata sensação de que voltou no tempo, com a vantagem de só contar com as partes boas (nada da péssima higiene, da peste negra e da Igreja ditando as regras e prejudicando a cultura e a ciência).
Onde visitar?
As feiras medievais na Europa, acontecem durante todo o ano e em toda a Europa, mas são predominantes em Portugal, Espanha e Alemanha.
Veja as principais feiras medievais fixas nesses países:
Feira medieval de Coimbra, em Portugal
A cidade de Coimbra foi pioneira em Portugal ao receber a feira medieval através de uma parceria da câmara com a ADDAC (Associação para o Desenvolvimento e Defesa da Alta de Coimbra) e INATEL em 1992.
A ideia era criar uma atração cultural que recriasse os dias da Idade Média, com cerca de 200 figurantes vestidos como os habitantes da época e venda de produtos típicos, além de ceias medievais com comida e bebida ambientados.
A festa acontece em junho
A festa acontece anualmente no mês de junho no Largo da Sé Velha em Coimbra, Portugal. Mais informações pelo site da prefeitura de Coimbra.
Com a America Chip você tem internet 4G ilimitada durante toda a viagem. Escolha entre o chip e o eSIM e aproveite a Europa com a melhor conexão a partir de USD 40.
Ver Planos →Mercado medieval de Óbidos
De 12 de julho a 5 de agosto de 2018 acontece o mercado medieval de Óbidos, em Portugal.
O destaque fica para o local do evento: o Castelo de Óbidos, que atualmente abriga uma pousada de luxo, junto à muralha oeste da cidade de Óbidos.
Na feira, o visitante tem acesso a espetáculos ao vivo, ceias com refeições típicas (a especialidade é porco assado no espeto), muita bebida (destaque para o vinho e hidromel).
Há também a chance de tentar escalar as muralhas usando uma armadura completa e com ajuda de uma corda.
O castelo tem origem romana, tendo sido conquistado pelos cristãos em 1148 e reformado com pompa. Quem for com trajes medievais entra de graça, enquanto os mais contidos e com roupas tradicionais pagam mais ou menos sete euros de entrada.
Conheça mais eventos que ocorrem nessa regiâo, como por exemplo a Vila Natal em Óbidos.
Feiras e mercados medievais na Espanha
As feiras e mercados medievais são tão fortes na Espanha que você pode conhecer todos eles nesse link.
Os eventos acontecem durante todo o ano, portanto dá para viajar sem medo de perder sua chance medieval! O ponto negativo é que muitos dos links estão desatualizados, sendo difícil saber quando os eventos vão ocorrer. É preciso contar com a sorte e se informar antes de marcar viagem para não se decepcionar quando chegar.
Vale frisar que muitos vilarejos e “pueblos” organizam suas feiras e mercados medievais, e com certeza vale a pena visitar qualquer um deles se estiver de passagem pela cidade.
E os destaques vão para:
- Mercados e feiras medievais em Barcelona durante o ano todo;
- Mercados e feiras medievais em Cantabria, nos meses de março, abril, junho e outubro;
- Mercados e feiras medievais em Segovia, nos meses de maio, junho, julho, agosto e dezembro.
Feiras medievais na Alemanha
As feiras medievais na Europa também estão presentes na Alemanha, sendo as principais:
Feira medieval em Pforzheim
Famosa também pelo mercado de natal, a feira de Pforzheim é uma das mais conhecidas do país e acontece do fim de novembro ao fim de dezembro.
Espere encontrar muita música, animação e pessoas com trajes típicos.
As comidas são típicas alemãs, como repolho azedo, batatas e salsichão, e também do período medieval, como carne no espeto giratório, sempre preparadas aos modos medievais para reforçar a atmosfera.
Licores, hidromel e quentão (chamado de Glühwein) completam a comilança da feira, que se destaca também pelas barracas de cerâmica, feltro, arte em madeira e peles animais, que lembram muito a Idade Média.
Fogueiras por todo lado ajudam a manter o pessoal aquecido.
Outras feiras tradicionais:
- Festival medieval de Bretten, de 29 de junho a 2 de julho de 2018;
- Feira medieval de Maulbronn, que acontece várias vezes durante o ano, sendo a próxima entre os dias 31 de março e 2 de abril de 2018.
É possível encontrar outras feiras medievais pela Europa inteira, é um evento que liga os Europeus ao seu passado recente e uma festa temática muito divertida.
Você já participou de alguma dessas festas ou gostaria de participar?