Viajar pela Europa é uma experiência única, isso não podemos negar. O velho continente reúne arquitetura preservada, paisagens naturais incríveis, muita cultura e gastronomia em cada um dos seus cantos. Para os amantes de fotografia, opções de lugares incríveis para fotografar é que não faltam! Nesse artigo, separamos os 10 destinos mais instagramáveis da Europa, para que você possa planejar a sua próxima viagem tendo a certeza de que escolheu um destino com belezas únicas. Vamos lá?

10 destinos mais instagramáveis da Europa

Itália, Islândia, Escócia, Suíça – esses são apenas alguns dos países que reúnem paisagens e cidades preservadas de tirar o fôlego, com visuais que certamente valem a pena serem compartilhados nas redes sociais e que você com certeza vai querer incluir no seu roteiro pela Europa.

Vamos conhecer os 10 destinos mais instagramáveis do velho continente?

1. Santorini, Grécia

Santorini, com suas casas brancas adornadas com cúpulas azuis, é certamente um desses destinos que nos fazem querer fotografar cada cantinho. Por sua beleza única, não poderia ficar de fora dessa lista.

Cada esquina desta ilha vulcânica oferece vistas deslumbrantes do mar Egeu e um dos pores do sol mais deslumbrantes do mundo. É impossível não se apaixonar pela atmosfera romântica e encantadora que permeia Santorini.

O que fazer em Santorini?

Santorini oferece uma variedade de experiências únicas, sendo um dos destinos mais famosos para os que planejam um roteiro na Grécia. Um passeio de barco ao redor da ilha revela lugares únicos, enquanto explorar as ruas estreitas de Oia e Fira, dentre outros prontos da ilha, permite descobrir lojas encantadoras e cafés pitorescos.

Vista panorâmica de Santorini, Grécia
Santorini tem um pôr do sol inesquecível e vistas deslumbrantes do mar Egeu.

Além disso, não se pode perder a oportunidade de saborear a deliciosa culinária local em um dos muitos restaurantes à beira-mar, finalizando o dia com um pôr do sol incrível que renderá belas fotos.

Antes de planejar o roteiro, não deixe de conferir quanto custa viajar para Santorini.

2. Paris, França

Paris, conhecida como a Cidade Luz, é uma das cidades mais icônicas e românticas do mundo e opção número um daqueles que realizam um roteiro na França.

Repleta de história, arte e cultura, a capital francesa cativa os visitantes com sua arquitetura deslumbrante, suas famosas avenidas arborizadas e seus monumentos emblemáticos, como a Torre Eiffel e a Catedral de Notre-Dame.

Com seus charmosos cafés, museus renomados e atmosfera vibrante, Paris é um destino imperdível e certamente um dos destinos mais instagramáveis da Europa.

O que fazer em Paris?

Decidir o que fazer em Paris pode ser uma tarefa árdua, já que a cidade oferece uma série de opções turísticas, para todos os gostos.

Uma visita à Torre Eiffel proporciona vistas panorâmicas deslumbrantes da cidade, especialmente durante o pôr do sol, quando as luzes se acendem e a cidade ganha vida.

Torre Eiffel, em Paris, um dos destinos mais instagramáveis da Europa
Paris é o lugar mais visitado da França e certamente uma das cidades mais bonitas do mundo. Foto: Letícia Rodrigues

Passear de barco ao longo do rio Sena, explorar os Jardins de Luxemburgo e caminhar pelas ruas charmosas do bairro de Montmartre são experiências que permitem aos visitantes absorver a essência única de Paris, rendendo fotos incríveis.

Além disso, a cidade abriga alguns dos museus mais famosos do mundo, como o Louvre e o Museu d’Orsay, onde se pode apreciar obras-primas da arte mundialmente conhecidas.

3. Costa Amalfitana, Itália

A Costa Amalfitana, localizada na região da Campânia, sul da Itália, é uma área costeira conhecida por sua deslumbrante beleza natural, que combina falésias com um mar azul e lindos vilarejos – sendo os mais conhecidos Positano, Amalfi e Ravello.

Em Positano, os turistas se deparam com casas coloridas situadas em encostas íngremes, enquanto Amalfi oferece uma rica história marítima e uma impressionante catedral medieval.

Já em Ravello os turistas se encantam com seus lindos jardins e vistas do mar, fazendo com que as três cidades figurem entre os destinos mais instagramáveis da Europa.

O que fazer na Costa Amalfitana?

Existem diversas atividades para aproveitar ao visitar a Costa Amalfitana. Uma delas é percorrer a estrada costeira, que oferece vistas panorâmicas impressionantes da costa e do mar, rendendo fotografias incríveis, bem como passeios de barco – alguns deles apenas para apreciar o pôr do sol e tirar lindas fotos.

Casas na encosta da cidade de Amalfi, na Itália
Vista da paisagem urbana de Amalfi na costa do mar Mediterrâneo.

Além disso, relaxar em uma das praias é uma maneira agradável de aproveitar o clima ensolarado e as águas azuis da região. Para os interessados na cultura local, explorar os vilarejos ao longo da costa, como Positano e Amalfi, proporciona a oportunidade de conhecer a arquitetura tradicional, experimentar a culinária local e descobrir a história da região.

4. Veneza, Itália

Outro destino que não pode ficar de fora dessa lista e do seu roteiro na Itália. Veneza, localizada no nordeste da Itália, é uma cidade única e histórica conhecida por seus canais, arquitetura renascentista e cultura rica, sendo certamente uma das cidades mais bonitas da Europa.

Construída sobre uma série de ilhas, a cidade é atravessada por canais navegáveis, tornando-se um dos destinos mais instagramáveis da Europa e do mundo. Seus palácios ornamentados, pontes antigas e praças se mesclam com os canais e tornam Veneza um lugar inesquecível.

O que fazer em Veneza?

Há uma série de lugares para incluir no seu roteiro em Veneza.

Uma visita à Praça de São Marcos é essencial, onde os visitantes podem admirar a majestosa Basílica de São Marcos e o impressionante Palácio Ducal. Um passeio de gôndola pelos canais é uma experiência clássica em Veneza, proporcionando vistas únicas da cidade a partir da água.

Além disso, explorar os bairros menos turísticos, como Cannaregio e Dorsoduro, oferece a oportunidade de conhecer a vida cotidiana dos moradores locais e descobrir tesouros escondidos, como igrejas históricas e lojas de artesanato.

Mas, sem dúvidas, o melhor a se fazer em Veneza é se perder por entre seus canais, fotografando cada cantinho desse lugar encantador.

5. Islândia

Poderíamos citar apenas um lugar da Islândia, mas fato é que todo o país merece entrar nessa lista, pois conta com paisagens incríveis que poucos outros lugares no mundo oferecem.

Vulcões ativos, geleiras imponentes, cachoeiras de tirar o fôlego, praias de areia negra e muito mais, transportando os turistas para uma terra que parece intocada e saída de um universo de fantasia.

O que fazer na Islândia?

Explorar a Islândia oferece uma variedade de atividades emocionantes para os visitantes. Uma das principais atrações é o passeio que percorre o Círculo Dourado com parada na Cratera Kerid e as Cataratas de Gullffos.

Outra cachoeira muito apreciada é a de Seljalandsfoss, que pode ser visitada a partir do passeio de um dia para a parte sul do país.

Visitar a Lagoa Azul, uma piscina geotermal de águas quentes cercada por campos de lava, é também outra experiência inesquecível. Há passeios para a Lagoa saindo de Reykjavik, a capital, com translado e tickets inclusos.

Cânion de basalto Stuðlagil, na Islândia
Cânion de basalto Stuðlagil, uma das paisagens incríveis da Islândia.

E que tal apreciar o fenômeno da Aurora Boreal? Esse é certamente o sonho de muitas pessoas e a Islândia é um dos melhores lugares para isso. Por lá, você pode realizar uma excursão para apreciar essa maravilha da natureza e tirar fotos muito bonitas.

6. Terras Altas Escocesas

As Terras Altas Escocesas, localizadas no norte do país, são uma região de beleza natural impressionante, caracterizada por montanhas imponentes, vales verdes, fiordes e lagos, sendo sem dúvidas um dos destinos mais instagramáveis na Europa.

Esta área remota e intocada oferece uma oportunidade única para os visitantes se conectarem com a natureza e explorarem paisagens incríveis, incluindo cenários de séries como “Outlander”.

As Terras Altas são também o lar de uma rica herança cultural e histórica, com castelos antigos, ruínas misteriosas e uma tradição vibrante de folclore escocês.

O que fazer nas Terras Altas Escocesas?

Explorar as Terras Altas Escocesas oferece uma variedade de atividades para os visitantes, como uma excursão à Ilha de Skye e outros pontos da região, como o castelo de Eilean Donan.

O passeio sai de Inverness, a principal cidade da região, que é o principal ponto de hospedagem e merece uma visita com seus castelos, fortes e ruínas de 4 mil anos.

Se você é fã de Harry Potter, por lá também é possível fazer um passeio para apreciar a vista do Expresso de Hogwarts. O tour rende fotos incríveis, já que o trem a vapor passa por cima de uma das mais belas ferrovias do mundo, atravessando o Viaduto de Glenfinnan.

Para os amantes da natureza, fazer um cruzeiro pelo Lago Ness até o Castelo de Urquhart é uma opção. Prepare-se para ouvir as lendas e histórias do famoso monstro do Lago Ness e tirar lindas fotos do histórico castelo.

E, para os fãs de Outlander, é possível ainda fazer um passeio explorando as locações da série.

7. Lauterbrunnen, Suíça

Lauterbrunnen é uma vila localizada na região de Bernese Oberland, na Suíça, sendo um dos destinos mais bonitos dos Alpes Suíços.

Também conhecida como vale das 72 cachoeiras, já que está rodeada por 72 quedas d’água e imponentes montanhas, a vila é conhecida por sua beleza natural excepcional que parece ter saído diretamente de um conto de fadas.

Lauterbrunnen, um dos destinos mais instagramáveis na Europa
Lauterbrunnen é também conhecida como vale das 72 cachoeiras.

Poucos sabem, mas Lauterbrunnen foi responsável por inspirar Tolkien na criação de Valfenda, o vale dos Elfos no universo de Senhor dos Anéis.

Lauterbrunnen serve como ponto de partida ideal para explorar a região de montanhas nos arredores e é frequentemente considerada como a entrada para a espetacular região de Jungfrau.

O que fazer em Lauterbrunnen?

Lauterbrunnen oferece uma série de atividades para os visitantes que desejam explorar a deslumbrante paisagem dos Alpes.

Uma das atrações mais populares é o passeio de trem até Jungfraujoch, conhecido como o “Topo da Europa”, que oferece vistas panorâmicas deslumbrantes dos picos nevados dos Alpes suíços.

Além disso, os entusiastas de caminhadas podem desfrutar de uma variedade de trilhas cênicas ao redor de Lauterbrunnen, incluindo a trilha até a famosa cachoeira de Staubbach, uma das mais altas da Suíça.

Para os mais aventureiros, há oportunidades para esportes alpinos, como esqui, snowboard e paraquedismo, durante os meses de inverno e verão.

Sem dúvidas, se perder por entre esse vale e suas inúmeras cachoeiras é uma experiência única e que renderá fotos incríveis.

8. Praga, República Tcheca

Praga, a capital da República Tcheca, é uma cidade histórica e culturalmente rica, conhecida por suas belas vistas panorâmicas, arquitetura histórica e um ar romântico.

Situada nas margens do rio Vltava, Praga abriga uma série de monumentos e edifícios históricos, incluindo o Castelo de Praga, a Ponte Carlos e a Cidade Velha, que testemunham séculos de história e cultura europeia.

Com sua mistura única de estilos arquitetônicos, desde o gótico até o barroco e o renascentista, Praga é um destino fascinante para os amantes da história, da arte e, principalmente, da fotografia. Por isso, não poderia ficar de fora da nossa lista de destinos mais instagramáveis na Europa.

O que fazer em Praga?

Uma visita ao Castelo de Praga é essencial, proporcionando uma visão detalhada da história da cidade e vistas panorâmicas da paisagem urbana. Se perder por entre as ruas da Cidade Velha é um convite ao passado que lhe renderá belas fotografias.

Além disso, explorar o Bairro Judeu, com suas sinagogas históricas e o antigo cemitério judeu, oferece uma compreensão mais profunda da comunidade judaica de Praga ao longo dos séculos.

Praga é um dos destinos mais instagramáveis da Europa
Praga fica às margens do rio Vltava e é uma das cidades mais românticas da Europa.

Para os interessados na cultura tcheca contemporânea, uma visita aos bairros de Žižkov ou Vinohrady proporciona uma visão da vida cotidiana na cidade, com seus cafés, galerias de arte e vida noturna animada.

Além disso, você também pode ter uma nova perspectiva da cidade ao fazer um cruzeiro turístico noturno pelas águas do rio Vltava – já imaginou? Por isso mesmo, a cidade é, definitivamente, um dos destinos mais instagramáveis na Europa.

9. Budapeste, Hungria

Budapeste, a capital húngara, é um dos destinos mais especiais para quem faz um roteiro pelo Leste Europeu, reunindo lindas paisagens, arquitetura histórica, monumentos suntuosos e um ar cosmopolitano.

Dividida pelo majestoso rio Danúbio, a cidade é composta por duas partes distintas: Buda, com suas colinas históricas e vistas deslumbrantes, e Peste, com sua agitação urbana e vida noturna animada. Os marcos arquitetônicos emblemáticos incluem o Parlamento Húngaro, a Ponte das Correntes e o imponente Bastião dos Pescadores.

Budapeste também é conhecida por sua cena gastronômica diversificada e pelos incontáveis museus, galerias de arte e apresentações culturais.

O que fazer em Budapeste?

Para quem busca um roteiro em Budapeste, a cidade oferece uma ampla variedade de atividades. Uma visita ao Castelo de Buda e ao Bastião dos Pescadores proporciona vistas panorâmicas do Danúbio e da cidade, além de uma imersão na história medieval da região e incríveis cenários para fotografias.

Como muitos outros destinos europeus, com rios que cortam as cidades, você também pode fazer um cruzeiro turístico pelo rio Danúbio para ter uma visão diferenciada de Budapeste – tanto de noite quanto de dia.

Além disso, relaxar no Széchenyi, um dos famosos banhos termais de Budapeste, é uma experiência revigorante e diferente, sendo uma das atrações mais buscadas pelos turistas na capital húngara.

Vista panorâmica de Budapeste
Budapeste é dividida pelo rio Danúbio e apresenta construções históricas imponentes.

Para os interessados na cena gastronômica local, uma visita ao Mercado Central de Budapeste oferece a oportunidade de provar uma variedade de iguarias húngaras, como o goulash e o strudel de maçã, enquanto exploram o colorido mercado de alimentos e artesanatos.

10. Lisboa, Portugal

Lisboa, a deslumbrante capital de Portugal, é uma cidade rica em história, cultura e charme. Com suas colinas pitorescas, ruas de paralelepípedos e arquitetura colorida, Lisboa oferece uma paisagem urbana que encanta os visitantes.

A cidade une cores vibrantes, cultura efervescente, azulejos tradicionais, vistas panorâmicas e outras belezas arquitetônicas que fazem da capital portuguesa um dos destinos mais instagramáveis da Europa.

O que fazer em Lisboa?

Há muito o que fazer em Lisboa, para todos os gostos. Uma das preferências dos turistas é a visita aos bairros históricos, como Alfama e Bairro Alto, com suas ruas de paralelepípedos e charmosas construções antigas.

Não deixe de visitar os monumentos históricos, como a Torre de Belém e o Castelo de São Jorge, para uma imersão na história e na arquitetura local. Caminhando por essa região você também conhecerá pontos como a Praça do Comércio, o Miradouro Santa Luzia e Elevador da Santa Justa.

Se você quiser saber sobre cada detalhe histórico desses locais, é possível fazer uma excursão guiada a pé, explorando cada esquina e cantinho dos bairros antigos de Lisboa.

Para uma experiência gastronômica autêntica, explore os mercados locais, como o Mercado da Ribeira, onde você pode saborear pratos tradicionais portugueses e experimentar os deliciosos vinhos da região. Aproveite também para relaxar em um dos muitos mirantes, chamados de miradouros, espalhados pela cidade, com vistas deslumbrantes de Lisboa e do rio Tejo.

Centro de Lisboa, um dos destinos mais instagramáveis na Europa
Arquitetura colorida, colinas e bondinhos fazem de Lisboa um destino super instagramável.

Em Lisboa estão também duas pontes mais bonitas da Europa: a Ponte Vasco da Gama e Ponte 25 de Abril. Para os amantes de fotografia, essas duas pontes certamente vão render bons cliques.

Já para os amantes da natureza, um passeio pelo Parque das Nações é imperdível, onde você pode explorar o Oceanário de Lisboa, o segundo maior aquário do mundo, e desfrutar de uma variedade de atividades ao ar livre.

À noite, mergulhe na animada vida noturna de Lisboa, com uma visita aos bares e casas de fado tradicionais, onde você pode desfrutar da música ao vivo e da cultura local.

Além disso, pela região, é possível fazer bate-voltas em visitas guiadas para locais como Sintra, Pena, Regaleira e Cascais.

Como planejar a viagem para os destinos mais instagramáveis da Europa?

Viajar para os destinos mais instagramáveis da Europa requer um bom planejamento para garantir que você aproveite ao máximo sua experiência. Aqui estão algumas dicas úteis:

Seguro Viagem

Sempre viaje com um seguro viagem para garantir cobertura em caso de emergências médicas, cancelamento de viagem ou perda de bagagem. Na Europa esse seguro é obrigatório pelo Tratado de Schengen, então não deixe de correr atrás disso!

Para facilitar, você pode realizar uma cotação no Seguros Promo, utilizando o código de desconto EUDTURISMO5 para obter 5% de desconto.

Chip internacional

Adquira um chip internacional para garantir conectividade durante toda a sua viagem e compartilhar suas fotos e momentos em tempo real. Se você quer visitar destinos mais instagramáveis na Europa, precisa estar conectado para postar suas fotos, não é mesmo?

Além de compartilhar seus momentos nas redes sociais, um chip adquirido com antecedência permitirá o acesso facilitado a mapas, informações turísticas e a aplicativos de tradução que auxiliam nas barreiras linguísticas.

Ao comprar um chip internacional antes da viagem, como os oferecidos por empresas especializadas, como a America Chip, os viajantes podem evitar as elevadas taxas de roaming das operadoras brasileiras, já tendo internet disponível assim que chegar ao destino.

Compra de ingressos antecipados:

Reserve ingressos para atrações populares com antecedência para evitar filas e garantir sua entrada. Pelo site GetYourGuide você conta com uma ampla variedade de atividades turísticas e experiências em destinos ao redor do mundo.

Com opções que vão desde passeios e excursões até ingressos para atrações populares, o site proporciona aos viajantes a facilidade de pesquisa, comparação e reserva de atividades diretamente pela plataforma.

Além disso, os usuários podem contar com avaliações e recomendações de outros viajantes para auxiliá-los na escolha das melhores opções. Com opções de cancelamento flexíveis e acesso a ingressos sem fila, o GetYourGuide visa proporcionar aos viajantes uma experiência de viagem conveniente e com menos burocracias.

Cartão Wise para levar dinheiro

Considere usar um cartão pré-pago como o Wise para levar dinheiro para sua viagem, pois oferece taxas de câmbio competitivas e é aceito em todo o mundo. Basta criar uma conta no site, solicitar o cartão e transferir o montante desejado em reais para sua conta, que será convertido rapidamente para euros quando o saldo estiver disponível.

Além de oferecer uma opção conveniente e gratuita, viajar com um cartão pré-pago proporciona maior segurança em comparação com carregar dinheiro em espécie. Caso necessite de dinheiro em espécie, é possível utilizar o cartão nos caixas eletrônicos para saque.

Essa praticidade e segurança tornam o cartão Wise uma escolha confiável para pagamentos durante sua viagem a diversos países da Europa. Para utilizar, basta solicitar o seu cartão Wise, que é entregue em todo o Brasil.

Dicas dadas, espero que aproveite as informações. Sem dúvidas, viajar pelos destinos mais instagramáveis da Europa é uma experiência única e inesquecível. Prepare sua câmera, faça suas malas e boa viagem!