Óbidos em Portugal: guia de turismo

Visitar Portugal  / 

Muitas pessoas já ouviram falar sobre Óbidos em Portugal, uma vila escondida por dentro das muralhas, guardando o castelo, igrejas e monumentos que parecem que ficaram congelados no tempo, impressionando os visitantes e sendo cada vez mais um chamariz turístico de Portugal.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Você conhece Óbidos? Ainda não? Preparamos um guia completo de turismo para Óbidos em Portugal, para que você não perca nenhum monumento e nenhum evento nessa vila maravilhosa. Olha só!

Saiba tudo sobre o turismo em Portugal.

Óbidos em Portugal: onde fica

Óbidos é uma Vila Portuguesa, localizada na Região Centro de Portugal. Pertence ao Distrito de Leiria e é banhada pelo Oceano Atlântico.

Como chegar:

Saindo de Lisboa: Pela A8: 100km
Saindo do Porto: Pela A1 (até Leiria) e depois pela A8.

Óbidos em Portugal: o que fazer

Além dos monumentos, a vila de Óbidos é muito famosa pelos eventos, que atraem turistas de vários lugares.

Óbidos em Portugal: monumentos para visitar

Castelo

De origem romana e fortificado pelos árabes, o Castelo de Óbidos foi conquistado pelos cristãos em 1148 e sofreu vários reparos depois disso. Foi classificado como Monumento Nacional e é um ponto turístico de parada obrigatória em Óbidos Portugal.

 

Porta da Vila

É a porta de entrada da Vila, e possui um portão duplo e o interior revestido dos famosos azulejos de Portugal. No interior da porta da Vila, encontramos a Capela de Nossa Senhora da Piedade.

 

Igreja de Santa Maria

É a igreja principal da Vila, possui um teto pintado e paredes decoradas com os azulejos pintados a mão. É uma atração a não perder.

 

Santuário do Senhor da Pedra

Todo construído em pedra, o santuário está localizado fora da parte murada de Óbidos.

 

Praça de Santa Maria

Onde estão os monumentos mais famosos da vila de Óbidos, a praça de Santa Maria está localizada perto da rua principal. Nela podemos ver o pelourinho, a Igreja de Santa Maria, Telheiro e a Casa do Pelourinho.

 

Aqueduto de Óbidos

Foi a revolução do sistema de abastecimento de água em Óbidos. Tem origem na nascente de Usseira, terminando em um chafariz na Praça de Santa Maria. Seus arcos uniformemente construídos são a atração dos turistas.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

 

Museu Municipal de Óbidos

Possui uma exposição permanente sobre a arte e a religião da Vila.

 

Muralhas

Para poder vislumbrar a vila por completo, fazer um passeio por suas muralhas é a melhor dica. São aproximadamente 2 km de caminhada.

 

Mais pontos de interesse:

  • Rua Direita;
  • Igreja de São Tiago;
  • Livraria de Santiago;
  • Galeria NovaOgiva;
  • Lagoa de Óbidos
  • Praia de Covões;
  • Praia do Bom Sucesso.

Veja mais dicas de praias em Portugal.

Eventos famosos em Óbidos

Mercado Medieval de Óbidos

Acontece em Julho, nos arredores do castelo, na muralha Oeste da Vila. Conta com comidas e bebidas típicas, shows e espetáculos ao vivo, brincadeiras que remontam à era medieval.

 

Festival Internacional do Chocolate

No início de Março ou Abril, a vila de Óbidos em Portugal fica cheia de turistas gulosos querendo participar do Festival do Chocolate. Tem vários pratos feitos com chocolate, estátuas de chocolate, a vila inteira cheira a chocolate. Se você é chocólatra, vale a pena participar desse evento, o bilhete custa aproximadamente 6,50€.

 

Vila de Natal de Óbidos Portugal

Durante todo o mês de Dezembro, a vila fica tomada pelo tema do Natal. Com vários eventos e espetáculos acontecendo durante o mês inteiro, a vila recebe turistas de todo canto. O preço para visitar a Vila de Natal é aproximadamente 7€.

 

Onde se hospedar em Óbidos

Dentro da muralha

Você pode escolher dormir dentro da vila, no centro, na parte de dentro da muralha. Se essa for a sua opção, naturalmente os preços serão um pouco mais elevados, mas você ficará ali, no centrinho, respirando a atmosfera da vila e aproveitando todo o carisma da vila de Óbidos Portugal.

Não se esqueça do seguro de viagem obrigatório para a Europa.

Fora da muralha

Se você busca uma opção mais barata e mais calma, opte por hotéis do lado de fora da muralha. Lá você vai ficar bem alojado e relativamente perto do centro.

Veja as nossas dicas para encontrar hotel barato em Portugal.

Quantos dias devo ficar em Óbidos

Para aproveitar a vila da melhor maneira possível, tente ficar pelo menos 2 dias. Assim você pode visitar todos os pontos com calma e aproveitar a harmonia da vila.

Você está como turista em Portugal e pretende ficar mais de 90 dias? Veja como funciona a extensão de visto de turismo em Portugal.

Vale a pena visitar Óbidos?

Eu só fui uma vez, na época do Festival de Chocolate, e foi em um bate e volta do Porto para Óbidos. Valeu muito a pena, o festival é bem legal e a vila é muito linda. Me arrependo de não ter ficado mais tempo.

Na minha opinião vale a pena a visita, e eu pretendo voltar lá com calma, para visitar o que não tive a oportunidade de ver. Além disso, vou tentar ir fora da época de eventos, pois a vila estava lotada de turista.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Julia é brasileira, formada em Turismo e mora em Portugal há 6 anos. Tirou o mestrado em Empreendedorismo na Universidade da Beira Interior e atualmente está terminando o doutorado em Gestão. Apaixonada por viagens, baladas e por fazer novas amizades, gosta de usar o tempo livre para conhecer novos países e culturas.