Igrejas da Alemanha: visite as 5 mais bonitas do país

Visitar Alemanha  / 

De viagem marcada para a Alemanha? Que tal conhecer as igrejas da Alemanha e se surpreender com a beleza e a história de cada uma delas? Vem comigo que vou listar as mais bonitas!

Vai viajar para a Europa? Saiba todos documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.


Aproveite o melhor da Europa sem qualquer preocupação.

RECEBER GRÁTIS »

Localizado a oeste da Europa, a Alemanha é considerada uma peça chave da região. Fazendo fronteira com países como França, Bélgica e Suíça, possui uma herança cultural e religiosa bastante rica.

Alemanha: trajetória de altos e baixos

Para a maioria das pessoas, a história da Alemanha se resume ao nazismo e a recuperação do país após o holocausto. Embora esta seja uma das marcas mais definitivas de sua existência, o país possui uma trajetória ainda mais intensa.

Habitada há milhares de anos, a região passou por períodos de separação, até se tornar o que é hoje. Para os mais jovens, é fácil lembrar do muro de Berlim, que dividia a Alemanha entre oriental e ocidental. Antes disso, durante a Segunda Guerra Mundial, a morte de milhares de judeus marcou o local para sempre.

Já durante a construção do país, nos séculos XIV e XV, outros conflitos foram decisivos. A reforma protestante entrou em conflito com a comunidade católica local. Embora Martinho Lutero tenha se tornado uma figura importante, a maior parte da população segue devota ao catolicismo, estabelecido no país desde o século V. Essa longa trajetória cristã permitiu ao país contar com muitas igrejas e construções sacras impressionantes.

Que tal conhecer Frankfurt? Veja o que fazer em dois dias na cidade alemã.

A riqueza do catolicismo e as igrejas da Alemanha

Atualmente com 27 dioceses, a Alemanha é considerada a igreja católica mais rica do mundo. Estima-se que um terço da população siga oficialmente a religião.

Introduzido no país pelo império romano, o cristianismo foi difundido com a ajuda de missionários ingleses, escoceses e irlandeses. Dentre estes missionários estava inclusive São Bonifácio, que dedicou parte de sua vida a apresentar o evangelho em território alemão.

Os estados da Baviera e Saarland formam a maior concentração de católicos, hoje em dia. No país existe uma lei de apoio tanto à religião católica quanto para a protestante. Assim, as crianças recebem educação religiosa em sala de aula, com professores e tutores aprovados pelas igrejas. Essa prática tem permitido que a população permaneça mais envolvida na fé do que outros países.

Conheça Stuttgart: roteiro completo para visitar a cidade alemã.

Por que fazer turismo na Alemanha

Visitar locais religiosos na Alemanha é como vivenciar a história da construção do país. Além de igrejas e catedrais suntuosas, museus e rotas chamam atenção por contar com locais importantes para os cristãos.

Uma das mais visitadas no país é a rota que leva o nome do Papa Bento XVI. The Benedict Trail passa por abadias, monastérios e conventos na região onde Joseph Ratzinger nasceu. O passeio é descrito como muito espiritual, contando com passagens por lagos e até mesmo visita a uma árvore plantada por Bento no mesmo local onde o Papa João Paulo II também esteve.

Turismo na Alemanha: roteiro completo e dicas para visitar o país.

O top 5 das igrejas da Alemanha

Como as opções são muitas, é sempre interessante saber os locais mais imperdíveis para uma viagem. Veja o que você precisa visitar ao fazer turismo religioso na Alemanha.

5. Igreja de Santa Maria de Victoria Kirche

Chamada de Asamkirche, a Igreja de Santa Maria de Victoria Kirche abre nossa lista das mais bonitas igrejas da Alemanha. A igreja fica na cidade de Ingolstadt, ao sul do país, na alta Baviera, e fica às margens do Rio Danúbio. 

Seu interior é incrivelmente detalhado. Com certeza vale a pena conhecer e ver ao vivo toda a sua beleza.

4. Igreja de São Nicolau, em Berlim

Originalmente chamada de St. Nikolaikirche, é a igreja mais antiga da cidade de Berlim. Sua construção começou no ano de 1230, com sua base em pedras que remontam ao império romano. Sobreviveu não apenas ao tempo, mas também aos bombardeios da Segunda Guerra Mundial, tendo passado por várias reformas ao longo de seus 800 anos.

igreja de sao nicolau

Com duas cúpulas impressionantes, a igreja não recebe mais missas ou celebrações religiosas. A estrutura costuma ser utilizada para concertos e apresentações. Para visitá-la, é preciso pagar uma taxa simbólica, em torno de 5 euros.

Muro de Berlim: história e visita ao símbolo da Guerra Fria.

3. Catedral de Colônia, em Colônia

Com um estilo gótico, esta catedral está localizada na cidade de Colônia. É a quinta igreja mais alta do mundo e impressiona por seus detalhes. A construção iniciou no século XIII e até hoje é considerado o mais visitado ponto de turismo religioso na Alemanha.

catedral de colonia

Para os cristãos, além da fachada única, a Catedral possui um significado especial. Estão lá os supostos ossos dos Três Reis Magos. O local abriga também a Cruz de Gero, considerada uma das mais antigas representações do Cristo crucificado. É, por isso, uma das igrejas da Alemanha que não deve perder.

Explore a grande Catedral de Colónia. Compre os bilhetes com antecedência na Get Your Guide.

2. Catedral de Ulm, em Ulm

Também seguindo o estilo gótico, a Catedral de Ulm é a mais alta do mundo, com mais de 160 metros de altura. Começou a ser construída em meados de 1300 e demorou mais de 500 anos para ficar pronta. É, na verdade, apenas uma igreja, já que não possui um bispo, mas se tornou mais conhecida como catedral mesmo.

catedral de ulm

Aplicativos de viagem gratuitos: conheça os 15 melhores.

1. Catedral de Aachen, em Aachen

Mais antiga do norte da Europa, esta catedral foi erguida a pedido do imperador romano Carlos Magno, que lá está enterrado. A construção começou por volta do ano de 790. Misturando o estilo bizantino, gótico e barroco, foi reconhecida pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.

catedral de aachen igrejas da alemanha

Além das igrejas grandiosas, quem procura pelo turismo religioso na Alemanha encontra ainda comunidades com estilo medieval, museus e memoriais de temática espiritual. Um destino imperdível que reúne fé e história.

Vai visitar a Alemanha? Então você precisa contratar um Seguro Viagem Europa, é obrigatório. Faça sua cotação online e garantimos o menor preço.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
COMPARTILHE
Autor

Ana Bárbara é autora e editora no Euro Dicas Turismo. Formada em jornalismo, é apaixonada por viagens e gosta de usar o tempo livre para conhecer novos lugares, livros, filmes e pessoas.