Explorar o país germânico é uma experiência fascinante que combina história, paisagens incríveis e uma cultura rica. Com um roteiro pela Alemanha, você embarca em uma jornada pelo coração da Europa, onde castelos medievais circundam cidades modernas e florestas e montanhas se misturam a vilarejos encantadores.

De Berlim, com sua história única e um estilo de vida cosmopolita, a Munique, famosa pela Oktoberfest e seus costumes tradicionais, a Alemanha tem algo de especial a oferecer para cada tipo de viajante. Confira as dicas do que fazer em roteiro de 5 a 30 dias no país!

Como fazer o roteiro pela Alemanha?

Bom, o primeiro passo para definir um roteiro na Alemanha é saber quanto tempo você terá disponível para explorar o país. Depois disso, você pode definir seus interesses pessoais, como história, cultura, natureza, gastronomia ou vida noturna, para definir quais cidades ou regiões valem mais a pena.

Você pode optar por focar nas principais cidades — Berlim, Munique, Frankfurt, Hamburgo e Colônia, por exemplo — ou explorar regiões específicas, como a Baviera, Baden-Württemberg ou o Vale do Reno.

Ao planejar seu roteiro para a Alemanha, um aspecto a considerar é o meio de transporte: você prefere dirigir ou usar transporte público? Essa escolha pode alterar bastante seu itinerário. Embora a Alemanha possua uma rede de transporte público abrangente, há regiões de difícil acesso onde o carro é a melhor opção. Sem ele, você pode acabar perdendo muito tempo em deslocamentos e gastando mais dinheiro.

Também não deixe de considerar a época do ano e o clima, afinal, há uma enorme diferença entre a Alemanha no inverno e a Alemanha no verão. Com isso em mente, você poderá planejar seu roteiro de forma mais assertiva e otimizada.

Quantos dias são suficientes para fazer um roteiro Alemanha?

Eu diria que de 10 a 14 dias são suficientes para um roteiro pela Alemanha bastante completo.

Se o foco for as principais cidades, esse período permite que você passe em média 2 dias em cada local, podendo conhecer os pontos turísticos mais importantes e um pouco da cultura local.

Caso deseje fazer um roteiro pensando em regiões específicas, poderá visitar cidades menores do entorno, explorar paisagens naturais e participar de eventos ou atividades locais.

É importante sempre considerar o tempo de deslocamento entre os locais. Portanto, se você pretende conhecer cinco cidades em dez dias, não pense que terá exatamente dois dias inteiros em cada.

Lembre-se também de levar em conta o seu ritmo de viagem. Há quem goste de dedicar mais tempo em cada destino, enquanto outros preferem um roteiro mais intenso, passando mais rápido por cada local. Avalie isso antes de definir a melhor duração da sua viagem.

Roteiro de 5 dias na Alemanha

Em um roteiro pela Alemanha de apenas 5 dias, a melhor coisa a fazer é escolher uma cidade ou região. Entendo que há viajantes que gostam de passar um dia em cada lugar, mas considerando o tempo de deslocamento, não acho que valha a pena se aventurar dessa forma.

Nesse caso, sugiro que você explore a capital alemã e seus arredores, pois é possível fazer bate e volta de Berlim para várias outras cidades.

Berlim

Meu primeiro aviso é: não espere encontrar em Berlim o estereótipo da Alemanha. Se esse é o seu objetivo, considere incluir Munique, na Baviera, em seu roteiro.

A capital alemã é culturalmente rica e diversificada, mas seu cenário é muito mais internacional e contemporâneo do que se imagina. Berlim oferece uma mistura única de atrações históricas, museus de renome mundial, bairros alternativos e uma vida noturna super alegre e dinâmica.

Além de monumentos icônicos e uma história fascinante, a cidade é um centro de inovação e criatividade, refletindo um espírito aberto e inclusivo. Recomendo que você passe pelo menos 3 dias na cidade para poder visitar os principais pontos turísticos com tranquilidade.

Durante os três dias, você pode visitar em Berlim:

  • Portão de Brandemburgo;
  • Reichstag (Parlamento Alemão);
  • Tiergarten e Coluna da Vitória;
  • Memorial do Holocausto
  • Topografia do Terror;
  • Ilha dos Museus;
  • Berliner Dom (Catedral de Berlim);
  • East Side Gallery;
  • Potsdamer Platz;
  • Alexanderplatz;
  • Hackescher Markt.

Potstam

Potsdam é uma cidade encantadora localizada a 30 minutos de trem de Berlim. Conhecida por seus palácios e jardins majestosos, é uma ótima opção para um bate e volta de 1 dia.

Saia pela manhã, almoce no bairro holandês e volte a tempo de um jantar na capital, ampliando ainda mais suas possibilidades em um roteiro enxuto na Alemanha.

Jardim e vista do Neues Palais, na cidade de Postam, na Alemanha
Em um roteiro na Alemanha é possível visitar diversos castelos, como o Neues Palais, em Potsdam.

Em um dia, é possível conhecer o Palácio de Sanssouci e o Neues Palais (Novo Palácio), além do Palácio de Cecilienhof. Aproveite também para ir até o Portão de Brandenburgo de Potsdam.

Oranienburg (Memorial e Museu de Sachsenhausen)

No seu último dia, você pode aproveitar para conhecer o Memorial e Museu de Sachsenhausen. Pegue um trem da estação central de Berlim para Oranienburg (aproximadamente 30 minutos de viagem) e depois um ônibus ou táxi até o museu.

A visita guiada dura cerca de duas horas e oferece uma compreensão profunda da vida dos prisioneiros em um dos principais campos de concentração da Alemanha. O museu inclui exposições detalhadas sobre a história do local, os experimentos médicos realizados e os diversos tipos de trabalho forçado.

Esse é um passeio bastante “pesado” e caso você não queira esse tipo de experiência, é possível conhecer outras cidades no seu último dia de roteiro na Alemanha. São elas: Hamburgo e Dresden. Ambas estão a cerca de 2 horas de trem (ICE) de Berlim e oferecem uma variedade de atividades culturais e históricas para explorar.

Roteiro de 10 dias na Alemanha

Se você tem disponível 10 dias para um roteiro na Alemanha, poderá conhecer as cidades acima, do roteiro de 5 dias, e acrescentar alguns outros locais que vão enriquecer ainda mais a sua viagem.

Esse período é suficiente para desfrutar das belezas naturais com mais tranquilidade, fazer passeios de carro ou se aventurar em experiências diferentes, e conhecer os principais pontos turísticos da Alemanha.

Munique

A capital da Baviera é uma cidade cheia de contrastes que costuma encantar turistas do mundo inteiro. Famosa por sua herança cultural, arquitetura e eventos mundialmente conhecidos, como a Oktoberfest, Munique oferece uma mistura de tradições bávaras com um toque de modernidade.

Com suas cervejarias emblemáticas, como a Hofbräuhaus, mercados de rua animados e bairros charmosos, Munique garante uma experiência acolhedora e segura, revelando o melhor da cultura e hospitalidade alemãs.

Dos seus 5 dias extras de roteiro na Alemanha, dedique ao menos dois para explorar as principais atrações de Munique:

  • Marienplatz e Neue Rathaus (Nova Prefeitura);
  • Frauenkirche;
  • Viktualienmarkt;
  • Residenz München (Residenz de Munique);
  • Hofbräuhaus;
  • Englischer Garten;
  • Schloss Nymphenburg.

Füssen

De Munique, é possível conhecer vários locais próximos que oferecem surpresas e paisagens incríveis a poucas horas de carro ou trem, em passeios de um dia.

A pequena Füssen, situada aos pés dos Alpes, é uma parada imperdível em um roteiro Alemanha, sendo a porta de entrada para o famoso Castelo de Neuschwanstein, que inspirou a Disney.

Além disso, vale a pena explorar as ruas medievais da cidade, apreciar sua arquitetura histórica, que remonta a mais de 700 anos, e desfrutar das belas vistas dos lagos e montanhas ao redor. A cidade faz parte da rota romântica e pode ser o início de uma viagem bem interessante também.

Garmisch-Partenkirchen

Garmisch-Partenkirchen é outra cidade que merece ser incluída no roteiro de quem vai até Munique. Famosa por suas paisagens de tirar o fôlego e atividades ao ar livre, é o principal destino para subir ao Zugspitze, o pico mais alto da Alemanha.

Topo da Zugspitze, um dos pontos mais alto na Alemanha, com pista e estação de esqui
Se você for no inverno, pode aproveitar para esquiar no topo da Alemanha

A cidade também é conhecida por suas oportunidades de esqui no inverno e trilhas para caminhadas no verão, como a trilha até o Partnach Gorge, além de sua história dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1936.

Saindo pela manhã de Munique, em um trem que leva pouco mais de uma hora, é possível conhecer o centro de Garmisch-Partenkirchen.

Rothenburg ob der Tauber

Se você alugar um carro, é possível visitar uma das cidades mais encantadoras dessa região e destino de milhares de turistas do mundo todo. Rothenburg ob der Tauber é um destino de conto de fadas também situado na famosa Rota Romântica da Alemanha.

A viagem de carro leva cerca de 3h, então dedique o dia a esse destino e passeie tranquilamente pelas ruas de paralelepípedos, muralhas e casas de enxaimel coloridas.

  • Caminhe pela muralha e por toda a cidade;
  • Vista clássica no Plönlein;
  • Museu do Natal.

Roteiro de 15 dias na Alemanha

Um roteiro na Alemanha de 15 dias considero o ideal, pois permite explorar diferentes cantos do país e ter uma visão mais abrangente da rica e diversa cultura alemã.

Nos seus 5 dias adicionais, somando as opções do roteiro de 10 dias, você pode dedicar a parte norte do país, que nem sempre se encaixa na rota dos turistas, mas com certeza vai surpreendê-lo.

A parada principal agora é Hamburgo e de lá você pode fazer passeios de um dia para outras cidades próximas de carro ou de trem. Confira as dicas para conhecer a região norte:

Hamburgo

A segunda maior cidade da Alemanha é também uma vibrante metrópole portuária que oferece uma mistura única de arquitetura, desde os armazéns de tijolos vermelhos de Speicherstadt até a impressionante Elbphilharmonie.

Edifícios de arquitetura clássica ao longo de canal em Hamburgo
Inclua no seu roteiro na Alemanha a cidade de Hamburgo e encante-se com os edifícios ao longo dos canais

Com extensas áreas verdes, canais e uma vida noturna animada, Hamburgo merece fazer parte do seu roteiro na Alemanha se você tiver mais alguns dias para explorar o país.

Você pode optar por se hospedar na cidade, explorá-la por 3 dias e conhecer outros locais nos dois dias restantes.

  • Passeio de barco no Porto de Hamburgo;
  • Elbphilharmonie;
  • Speicherstadt e Miniatur Wunderland;
  • Vida noturna na Reeperbahn;
  • Rathaus;
  • Lago Alster;
  • Museu Internacional Marítimo;
  • Planten un Blomen.

Lübeck e Wismar

Em um passeio de 1 dia é possível conhecer essas duas cidades encantadoras próximas de Hamburgo. Lübeck é uma das cidades mais bonitas da Alemanha e famosa por seu centro histórico bem preservado, que é um Patrimônio Mundial da Unesco. Wismar é outra cidade com o mesmo título, conhecida por sua arquitetura gótica em tijolos.

O ideal é fazer esse passeio de carro, mas há opções de trens que conectam as duas cidades a Hamburgo.

Lübeck

  • Holstentor;
  • Marienkirche;
  • Passeio pelo centro histórico.

Wismar

  • Marktplatz;
  • Wasserkunst;
  • Igrejas de São Nicolau e São Jorge.

Bremen

No dia que sobrar, aproveite para conhecer Bremen, uma das cidades mais antigas da Alemanha, que remonta há mais de mil anos. A cidade combina um charme medieval com uma vida urbana super bacana.

Além disso, é ideal para quem gosta de cerveja, dá até para incluir uma excursão pela cervejaria Beck’s. No centro não deixe de conhecer Marktplatz, onde estão a Rathaus e Bremen Roland. Além da Catedral de São Pedro e explorar a região de Schnoorviertel.

Com os trens de alta velocidade (ICE) o trajeto de Hamburgo é de apenas 56 min. De carro leva 1h40 e com os trens regionais, 1h30.

Roteiro de 30 dias na Alemanha

Um roteiro de 30 dias na Alemanha oferece tempo de sobra e as possibilidades são inúmeras. Além das sugestões do roteiro anterior de 15 dias, você pode optar por conhecer outras regiões, explorar as principais cidades que ficaram de fora ou até mesmo espaçar seu roteiro e fazer tudo em um ritmo bem mais lento.

Confira algumas sugestões para completar o seu roteiro na Alemanha.

Stuttgart

A capital de Baden-Württemberg é conhecida por suas indústrias automobilísticas, mas também oferece belos parques, jardins e uma das bibliotecas mais bonitas do mundo!

Em Stuttgart, vale ficar pelo menos 2 dias, o que é suficiente para passear pela cidade e conhecer os principais pontos turísticos. Não deixe de conhecer a surpreendente Stadtbibliothek, a Biblioteca pública local com sua arquitetura incrível.

Biblioteca de Stuttgart toda branco com estantes de livros em vários andares
A Biblioteca de Stuttgart é uma das mais bonitas da Europa e tem um ar futurista

Na cidade também está o Museu Mercedes-Benz que conta um pouco da história da marca e, inclusive, apresenta alguns carros de Fórmula 1. Mesmo que você não goste do esporte, vale a pena conhecer.

Heidelberg

Também no estado de Baden-Württemberg, Heidelberg é uma cidade charmosa conhecida por sua universidade histórica e pelas ruínas do castelo no topo da colina, que garantem uma vista panorâmica da cidade e do rio Neckar.

Fique 2 dias para conhecer a cidade com calma, visitar o castelo e outros locais de interesse da cidade. Claro, não deixe de conhecer Königstuhl e Castelo de Heidelberg, além da Heiliggeistkirche, a catedral da cidade.

Floresta Negra (Freiburg, Triberg, Gengenbach e Baden-Baden)

A Floresta Negra é uma das regiões mais conhecidas e frequentemente entra no roteiro Alemanha de muitos visitantes, especialmente durante o inverno. A região montanhosa é famosa pelas florestas de pinheiros, vales e vilas pitorescas, além da tradição dos relógios cuckoo.

A região oferece várias atividades ao ar livre, como caminhada e esqui, além de ser bastante procurada por suas águas termais e spas. Um bate e volta é possível de diversas cidades próximas, mas se você quiser conhecer bem a região e as principais cidades, sugiro ficar pelo menos 4 dias.

Entre os locais para conhecer estão: Freiburg, Triberg, Gengenbach e Baden-Baden. Se você optar por viajar durante o verão na Europa, pode trocar Baden-Baden pelo distrito de Titisee, conhecido por seu lago natural de mesmo nome.

Colônia

Outra na lista das mais antigas da Alemanha, mas com um ar super atual e moderno, Colônia é um importante centro cultural do país. O ponto alto do passeio é a imponente Catedral (Kölner Dom), Patrimônio Mundial da Unesco e um dos exemplos mais impressionantes da arquitetura gótica.

A cidade também é conhecida pelo seu Carnaval, um dos mais animados da Alemanha. Então, se tiver a chance de encaixar essa data no seu roteiro, vale a pena a experiência!

Também não deixe de provar a cerveja local, a Kölsch, em um dos tantos bares da cidade, e se tiver um tempinho sobrando, faça um cruzeiro pelo rio Reno para ter uma visão única da cidade. Confira o que fazer em 4 dias em Colônia:

  • Kölner Dom (Catedral de Colônia);
  • Hohenzollernbrücke;
  • Museu do Chocolate da Lindt;
  • Museu Romano-Germânico;
  • Museu Ludwig;
  • Flora e Jardim Botânico de Colônia;
  • Altstadt.

Düsseldorf

Com os seus últimos 3 dias de roteiro na Alemanha, você pode aproveitar para conhecer a capital da Renânia do Norte-Vestfália, Düsseldorf.

Acredite ou não, a cidade é referência na indústria da moda e tem uma cena cultural super bacana. Não deixe de fazer um passeio pela Königsallee, apelidada de “Kö” pelos locais, que é uma das avenidas de compras mais elegantes da Alemanha, cheia de marcas de luxo, lojas de designer e cafés chiques.

Qual a melhor época para fazer o roteiro Alemanha?

A primavera (abril a junho) e o outono (setembro a novembro) são ideais para quem prefere temperaturas amenas e quer evitar as multidões de turistas ou economizar nas passagens.

O verão é a época mais movimentada, mas perfeita para atividades ao ar livre, como caminhadas e passeios de barco, além de ser a temporada dos festivais de música. Eu super indico para quem quer fugir do frio e ver um lado mais vivo e animado dos alemães. No entanto, prepare-se para os preços mais altos, tanto das passagens quanto das acomodações.

Vista aérea de praça em Berlim durante o Natal
Os mercados de Natal tomam conta das cidades de novembro até o início de janeiro, tornando essa uma das melhores épocas para um roteiro na Alemanha.

Já o inverno — e aqui depende muito, mas geralmente o frio intenso começa em dezembro e vai até marçotraz temperaturas abaixo de 0 °C, especialmente em janeiro e fevereiro (fica a dica para quem quer ver neve).

Para mim, a grande vantagem de visitar nessa época (novembro e dezembro) é poder vivenciar a atmosfera natalina das cidades com seus Mercados de Natal, que são realmente encantadores. Se você gosta de esportes de inverno, a Alemanha também oferece várias opções de esqui nas regiões alpinas.

Nos meses de janeiro a março as passagens aéreas e acomodações tendem a ser mais baratas, com exceção, claro, do período de festas de fim de ano.

Então, escolha a época que melhor se alinha aos seus gostos e ao seu orçamento!

Planejando seu roteiro para Alemanha

Agora que você já sabe para onde ir, é hora de planejar os detalhes do seu roteiro para a Alemanha.

É importante definir a hospedagem, escolher o tipo de transporte e verificar se você vai precisar de uma Permissão Internacional para Dirigir (PID). Também é essencial comprar os ingressos das atrações com antecedência e garantir um chip internacional para se manter conectado! Confira as dicas:

Escolha a hospedagem com base no tempo que vai ficar na cidade

Na hora de escolher a hospedagem, não tenha em mente apenas o valor, mas pense naquela que melhor se adapta ao tempo que você pretende passar em cada cidade.

Para estadias mais curtas a melhor opção é escolher um local próximo aos principais pontos turísticos para otimizar seu tempo e facilitar a locomoção. Em estadias mais longas, vale considerar um Airbnb ou local que lhe permita cozinhar, por exemplo, pois você pode economizar com a comida e ficar mais confortável em um espaço maior.

Escolha o melhor transporte para o período

O transporte é outro ponto super importante no seu roteiro na Alemanha. Se você pretende ficar um período maior que 5 dias e quer incluir bate-voltas, alugar um carro pode ser a melhor opção.

Para estadias curtas em cidades grandes, os ônibus hop-on hop-off são práticos e dão conta do recado. O transporte público na Alemanha também é ótimo e oferece trens de longa distância, bondinhos e ônibus dentro das cidades, sendo uma opção bastante abrangente e econômica, permitindo que você explore diferentes regiões.

Programe os passeios com antecedência

Outra dica é definir quanto antes os passeios e comprar os ingressos com antecedência. Plataformas como o GetYourGuide oferecem inúmeras experiências com guias, mas é preciso reservar para garantir seu lugar.

Os sites oficiais de alguns pontos turísticos também oferecem tickets antecipados e é preciso ficar atento às atrações que só permitem a compra no local. Nesses casos, o melhor é se programar e chegar cedo para evitar filas.

Fique conectado durante a viagem

Por fim, mas não menos importante: chip internacional. Recomendo que você adquira o seu antes mesmo de sair do Brasil. A America Chip é parceira do Euro Dicas e uma excelente opção, oferecendo planos que funcionam na Alemanha e em outros países europeus a preços justos.

Isso vai facilitar o uso de mapas, aplicativos de transporte e outras ferramentas úteis durante a sua viagem. Sem contar na praticidade de chegar na Alemanha e já ter acesso imediato à internet e poder fazer contato com a sua família e amigos.

Agora é hora de fazer as malas e esperar pelas férias. Espero que este roteiro pela Alemanha ajude você a ter uma viagem segura e inesquecível. Bis zum nächsten Mal!