7 Mercados em Barcelona que você precisa conhecer

Visitar Barcelona  / 

Além das praias e atrações turísticas maravilhosas, você também deve incluir pelo menos dos incríveis mercados em Barcelona no seu roteiro de viagem pela cidade espanhola. Repletos de boa comida, artesanato e cultura, esses mercados dão um charme todo especial às maravilhosas ruas da cidade.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Acompanhe o artigo a seguir e confira uma lista com sete mercados imperdíveis para você conhecer. Vamos lá?

Mercados em Barcelona são verdadeiras atrações turísticas

Quem viaja para Barcelona certamente inclui na lista diversas atrações famosas como as casas de Gaudí e a Igreja Sagrada Família, por exemplo. Também não pode perder uma bela caminhada pela Barceloneta e uma parada especial nos restaurantes da cidade.

Mas se você também quer respirar ares locais da Espanha, certamente vale dar uma passada em alguns dos muitos mercados em Barcelona.

1. Mercat Del Encants

Conhecido simplesmente como Encants, é considerado o melhor mercado de pulgas de Barcelona e um dos mais antigos da Espanha. É o lugar perfeito para quem gosta de economizar e comprar nos autênticos mercados locais. Lá você encontra:

  • 78 lojas, que vendem vários produtos, como tecidos e roupas, itens de decoração, eletrodomésticos, brinquedos, artesanato e brechós de livros;
  • 156 bancas (elas recebem o nome de “parades” em catalão e “puestos” em espanhol);
  • 40 locais para subastas (leilões), a marca registrada da feirinha;
  • 1 restaurante, 2 bares e 6 banquinhas de comida e bebida.

O aspecto da feira pode parecer um pouco bagunçado, mas vale a pena garimpar para encontrar algo interessante em um dos principais mercados em Barcelona.

Nome: Mercat Del Encants

Localização: Carrer de los Castillejos, 158, 08013

Horário: segunda, quarta, sexta e sábado, de 9h às 20h

Como chegar: É possível chegar de trem (linhas R1, R2 e R7), metrô (linhas L1 e L2) ou ônibus (linhas 7, 92, B20, H12 e V21). Veja a localização no mapa.

Confira aqui os pontos turísticos de Barcelona que você não pode perder.

melhores mercados em Barcelona

2. Mercat de Sant Antoni

Projetado pelo arquiteto Antoni Rovira i Trias em 1882, o Mercat de Sant Antoni original foi construído com ferro fundido, seguindo a tendência modernista da época, e foi completamente restaurado em 2018.

Durante a reforma, foi encontrado uma parte da muralha do século XIV, e uma parte da Via Augusta, estrada que ligava Barcino (nome original de Barcelona) e Roma. Após a reforma, foi instalado o supermercado Lidl no subsolo.

O Mercat conta com três espaços comerciais, e um deles é o Mercat Dominical, uma grande feira de troca e venda de artigos de segunda mão, aberta aos domingos. Se você ama colecionar tesouros como moedas e filmes antigos, livros clássicos, discos de vinil, etc, esse cantinho é parada obrigatória entre os mercados de Barcelona.

Localização: Carrer del Comte d’Urgell, 1, 08011

Horário: segunda à sábado de 8h às 20h, domingo, de 8h às 15h

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

Como chegar: A estação de metrô mais próxima é a Sant Antoni na linha 2 (roxa). De ônibus há várias linhas na rota Tamarit / Sant Antoni: 24, 37, 41, 55, 120, V11. Veja a localização no mapa.

Aproveite e confira nosso roteiro de 3 dias do que fazer em Barcelona.

3. La Boqueria

Localizado em Las Ramblas, uma das ruas mais famosas e agitadas de Barcelona, esse é um dos mercados em Barcelona mais visitados pelos turistas. No La Boqueria, é possível encontrar frutas exóticas, frutos secos, jamón, embutidos, queijos, chocolates e doces. Tudo fresco e da maior qualidade. Um verdadeiro passeio gastronômico!

No Get Your Guide você pode comprar ingressos para um tour guiado pelo centro de Barcelona, e explorar o que há de melhor em Street Food pelo La Boqueria.

Se você não aguenta esperar até chegar lá e quer dar uma espiada no lugar, a prefeitura da cidade te deixa fazer um tour virtual pelo mercado.

Localização: Las Ramblas, 91, 08001

Horário: segunda a sábado, de 08h às 20:30

Como chegar: Metrô: Liceu (Linha Verde, L3); Ônibus: La Rambla / La Boqueria: 59, 91, V13. Veja o local no mapa.

Conheça também os 7 principais mercados em Madrid.

4. Mercat de Santa Caterina

Se você estiver na Plaça Nova e olhar para a Catedral de Barcelona, basta seguir à esquerda e você logo verá o telhado colorido do Mercat de Santa Catarina. Inaugurado em 1845, ele foi o primeiro mercado coberto da cidade. Porém, já não resta muito mais da obra original – somente as portas – pois todo o lugar foi renovado após uma reforma realizada em 2005.

Assim como no Mercat de la Boqueria, algumas bancas oferecem produtos prontos, como sucos de frutas. Há também várias opções de bares e restaurantes dentro do mercado em Barcelona

No portal Get Your Guide você pode adquirir o Barcelona Card, que dá direito a entrada gratuita em 25 museus e acesso ao transporte público.

Localização: Av. de Francesc Cambó, 16, 08003

Horário: segunda de 7:30h às 14h. Terça, quarta e sábado de 7:30h às 15:30h. Quinta e sexta de 7:30h às 20:30 h.

Como chegar: perto da catedral de Barcelona, mas já no bairro de Sant Pere, Santa Caterina i La Ribera. Veja a localização no mapa. Metrô: estação Jaume I na linha 4 (amarela).

mercados em Barcelona para visitar

5. Mercat de La Llibertat

Construído em 1888 e projetado pelo arquiteto Pasqual i Tintorer, o mercado ocupa um elegante prédio modernista e é considerado o mais importante do tradicional distrito de Gràcia. Se você tem interesse em conhecer um mercado utilizado pelos moradores de Barcelona e se sentir como um local, dê uma passadinha pelo Mercat de la Llibertat.

Localização: Plaça de la Llibertat, 27, 08012

Horário: segunda a sexta de 8h a 20:30h e aos sábados de 8h às 15h

Como chegar: Veja a localização no mapa. A estação de metrô mais próxima é a Fontana na linha 3 (verde).

Veja também os parques de Barcelona e divirta-se na cidade.

6. Mercat de la Barceloneta

Localizado em um bairro de pescadores, e construído em 1884, o mercado já viu muitos episódios da história da Espanha, e sofreu com os bombardeios durante a Guerra Civil Espanhola. O mercado, localizado no bairro Barceloneta, foi reformado integralmente entre 2005 e 2007 com o projeto premiado de modernização do arquiteto Josep Miàs.

O mercado não é muito grande, mas possui bancas dos mais variados tipos, incluindo as de pescado, muito tradicionais no bairro. É melhor visitá-lo de manhã, quando todas as bancas estão abertas.

Localização: Plaça Poeta Bosca, 1, 08003

Horário: segunda à sábado de 8h às 15h

Como chegar: A estação de metrô mais próxima é a Barceloneta na linha 4 (amarela). Veja a localização no mapa.

7. Mercat del Art de la Plaça de Sant Josep Oriol

Aos sábados e domingos, pintores e vários outros artistas se reúnem na Plaça de Sant Josep Oriol, no Bairro Gótico, um dos mais belos de Barcelona.

Eles ficam boa parte do dia lá com cavaletes montados e amostras de arte para vender. Há pinturas incrivelmente lindas retratando partes da cidade e da Catalunha. Se você quer levar para casa ou presentear os amigos com maravilhosas pinturas inspiradas na paisagem catalã, esse é o seu lugar. Tem um passeio de bicicleta pelo Bairro Gótico e Vila Olímpia pela Get your Guide que pode valer muito a pena se você gosta de pedalar.

Localização: Plaça de Sant Josep Oriol, 08002

Horário: sábados de 11h às 20:30h e aos domingos de 10h às 15h

Como chegar: Metrô: Liceu, (Linha Verde, L3). Ônibus: La Rambla / Liceu: 59, V13. Veja a localização no mapa.

O que comprar em Barcelona?

Agora que você já sabe tudo sobre os sete principais mercados em Barcelona, já tem em mente o que vai comprar por lá? Há de um tudo: de experiências gastronômicas exóticas, peças de arte, artesanato, livros, roupas, até relíquias à venda nos mercados de rua.

Rica em beleza, opções de lazer, cultura e passeios, a cidade tem opções para todos os gostos. Ainda não decidiu tudo o que vai fazer em sua viagem? Veja nossa lista com 10 programas divertidos para fazer em Barcelona.

Outra dica: o transporte público na Europa é bem barato, mas se você preferir mais comodidade para se locomover quando quiser, também é possível alugar um veículo. Veja nosso artigo sobre aluguel de carro na Espanha.

Dicas especiais

Barcelona é uma cidade belíssima. Além das atrações turísticas imperdíveis, simplesmente andar pelas ruas da cidade já é um passeio à parte. Se puder, a principal dica aqui é aproveitar para conhecer tudo com calma.

Preste atenção na arte e cultura em cada esquina, escute a música e se encante com o que há de melhor em Barcelona. Também não deixe de experimentar uma bela comida típica e tomar uma deliciosa sangria.

E lembre-se, sempre, de tomar cuidado com bolsas, carteiras e documentos.

Descubra aqui quanto custa viajar para Barcelona.

Não esqueça do Seguro Viagem

Agora que você já sabe tudo sobre os mercados em Barcelona, é importante não esquecer o seguro viagem internacional. Além de obrigatório para garantir sua entrada na Europa, o seguro viagem garante que você tenha atendimento médico-hospitalar enquanto estiver fora do Brasil. Assim como dá assistência em caso de extravio de bagagem, atraso ou cancelamento de voo, por exemplo.

Para fazer a cotação do seu seguro de forma personalizada, recomendamos que você utilize o nosso comparador de seguro viagem. Ele apresenta planos das principais seguradoras do mercado e ainda garantimos os melhores preços aos leitores.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Andrea é uma jornalista curitibana que uniu a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Viajou por todos os cantos do Brasil e também se aventurou pelos Estados Unidos, África e Ásia. Ao lado do filho e do marido foi morar no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e divide seu tempo entre a produção de conteúdo e os passeios pelo Reino Unido.