Mercados em Madrid: os 7 principais da capital espanhola

Visitar Madrid  / 

A capital da Espanha é uma bela cidade, com temperatura agradável, elegantes avenidas, grandes parques, diversos pontos turísticos e culturais, como museus e teatros, além de famosos mercados em Madrid, locais onde residentes e turistas podem fazer compras e experimentar a gastronomia da região.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

E neste artigo você vai conhecer informações sobre os principais mercados da cidade e ver dicas do que comprar em Madrid.

Os 7 principais mercados em Madrid

A capital espanhola conta com diversos mercados, espalhados pelos distritos da cidade. E, a seguir, apresentamos para você uma lista com os 7 principais mercados de Madrid, tradições da cidade.

1. Mercado de San Miguel, o mais visitado dos mercados em Madrid

O Mercado San Miguel é um mercado coberto, construído por volta de 1916, conservando sua estrutura original de ferro do começo do século XX – é o único mercado com estrutura de ferro na cidade.

Antes de sua construção, a praça do mercado era ocupada pela igreja de San Miguel de los Octoes.

É um dos mercados em Madrid mais frequentados pelos turistas, que experimentam as delícias comercializadas ali, como: culinária local de comida típica de outras regiões da Espanha, como a Catalunha, além de iguarias, bebidas, e eventos em um ambiente elegante.

Como é bastante visitado, se quiser evitar tumulto, opte por horários alternativos, sem ser de almoço ou jantar.

Mercados em Madrid San Miguel lojas

A visita ao Mercado San Miguel é gratuita. Mas você pode comprar ingresso para uma excursão a pé em Madrid e visita guiada ao Palácio Real e conhecer a praça e o mercado. O valor é a partir de 55€ por pessoa no Get Your Guide.

Outra sugestão é fazer o passeio a pé Madrid e Mercado San Miguel, com guia de turismo oficial privado pelo centro da cidade de Madrid, terminando no mercado de San Miguel com uma bebida incluída, por a partir de 335,49€.

Localização: Plaza San Miguel, S/N, 28005 Madrid, ao lado da Plaza Mayor
Como chegar: metrô: Ópera (linhas 2 e 5) e Sol (linhas 1, 2 e 3); ônibus: linhas 3 e 148
Horário de funcionamento: de segunda a quinta e domingo: de 10h à meia-noite; sextas, sábados e vésperas de feriados: de 10h00 a 1h
Ingresso: entrada gratuita

Está interessado em saber mais informações sobre o Mercado San Miguel em Madrid? Então confira o artigo que escrevemos sobre esta atração.

2. Mercado de Chamberí

O grande Mercado de Chamberí data de 1876, mas, depois passou por uma profunda reforma em 1943. O mercado possui uma planta retangular em um único nível, no qual são distribuídas 50 barracas de comida, entre elas, bancas de verduras e frutas, muitos produtos exóticos, peixarias e banca de queijos e curados, que vale a pena conhecer!

Endereço: Calle de Alonso Cano, 10, 28010 Madrid
Como chegar: metrô: Iglesia, Alonso Cano; ônibus: 5, 12, 16, 61
Horário de funcionamento: de segunda a sexta: das 9h às 14h e das 17h às 20h; sábados: das 9h30 às 14h30
Ingresso: entrada gratuita

3. Mercado de San Antón

O Mercado San Antón também é um dos principais mercados em Madrid. Ele surgiu no  século XIX e, durante a Guerra Civil, em plena defesa de Madrid, o mercado estava funcionando.

O local tem uma evolução ao longo de diferentes épocas do século XX, juntamente com a evolução dos hábitos de vizinhança e de consumo.

No início do século XXI, a Associação de Comerciantes do Mercado de San Antón decidiu renovar o mercado, adaptando-o às exigências de demanda do novo bairro. Para isso, destrói o antigo mercado em 2007 e inicia a construção de um novo espaço.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

Em 2011, foi inaugurado o novo espaço, com barracas, restaurantes, confeitarias, bares com terraço, degustação de produtos, açougue, peixaria, delicatessen, etc., divididos em três andares.

Vale a pena dar uma olhada no site para confirmar os eventos e os restaurantes do local.

Localização: Rua Augusto Figueroa, 24, 28004 Madrid
Como chegar: metrô: Chueca (linha 5), Banco de Espanha (linha 2), Gran Vía (linha 1 e 5); ônibus: 1, 2, 3, 46, 74, 146
Horário: todos os dias, das 10h à meia-noite
Ingresso: entrada gratuita

4. Mercado de San Ildefonso

O Mercado de San Ildefonso também está na lista dos mercados mais procurados em Madrid. Ele foi criado com o espírito de um mercado de rua, inspirado em Londres ou Nova York, além de mercados tradicionais, como o do século XIX com o mesmo nome.

O local é ideal para você pode desfrutar de lazer, diversão e socialização em torno da gastronomia, no estilo de mercados de comida de rua, com barracas de gastronomia especializadas e de alta qualidade. São três andares, com barracas gastronômicas, terraços, além de espaços ao ar livre.

Se você curte música ao vivo, saiba que todas as quartas-feiras do mês, às 22h, há o “Los Acústicos de San Ildefonso”, um espaço diferente, com pequenos shows de música acústica totalmente ao vivo.

Endereço: Calle de Fuencarral, 57, 28004 Madrid
Como chegar: metrô: estações próximas – Tribunal (L1 e L10) / Chueca (L5); ônibus: parada 5542 – ônibus 40 e 149 / Parada 4144 – ônibus M2
Horário: de domingo a quarta-feira: de meio-dia à meia-noite; de quinta a sábado: de meio-dia à 1h
Ingresso: entrada gratuita

5. Mercado das Pulgas

“El Rastro de Madrid” é o Mercado de Pulgas ao ar livre mais popular da capital espanhola. Trata-se de uma feira com mais de 400 anos de história, onde é possível encontrar diversos itens cotidianos, produtos curiosos e, o mais legal, um ambiente bastante animado.

O mercado fica em volta da Ribera de Curtidores, uma grande ladeira ao longo da qual ficam centenas de barracas com os objetos mais variados à venda, que vão desde roupas usadas até filmes, móveis ou artigos de decoração.

Feira El Rastro

Você pode aproveitar algumas ruas próximas à Ribera para fazer compras: como a Calle de San Cayetano, com diferentes lojas de quadros e materiais de pintura, e a Calle de Rodas, a Plaza del General Vara del Rey e a Plaza de Campillo del Mundo Nuevo, locais especializados na compra e venda de revistas, figurinhas e jogos de cartas.

Saiba mais informações sobre El Rastro em Madrid, um passeio imperdível na capital espanhola.

Endereço: Calle de la Ribera de Curtidores, 28005 Madrid
Como chegar: metrô: La Latina, linha 5; Embajadores, linha 3
Horário: domingos e feriados, das 9h às 15h
Ingresso: entrada gratuita

6. Mercado de la Paz

Inaugurado no ano de 1882, o Mercado de la Paz é um dos mercados em Madrid mais populares e um dos mais emblemáticos.

As lojas de frutas, açougues e peixarias oferecem aos visitantes produtos de alta qualidade para compras diárias em um local chique e com design moderno, além de diversos cafés e barracas tradicionais de comida.

No mercado, o cliente pode encontrar produtos e serviços em um só lugar, em um espaço aconchegante. São quase 60 estabelecimentos, onde você encontra uma excelente amostra de pequenas empresas e serviços relacionados à casa.

Endereço: Calle de Ayala, 28B, 28001 Madrid
Como chegar: metrô: Serrano; ônibus: 1, 9, 19, 51, 74, C, 5, 14, 27, 45, 150, 21, 53
Horário de funcionamento: de segunda a sexta: das 9h às 20h; sábados: das 9h às 14h30; domingos: fechado
Ingresso: entrada gratuita

7. Mercado San Fernando

O Mercado San Fernando é bastante informal, com inauguração em 1944 e obras de construção iniciadas depois da Guerra Civil.

Com uma praça central, algumas mesas e corredores simulando ruas, o local é bem agradável e não costuma lotar, uma dica de um dos mercados em Madrid para quem foge de tumulto.

O mercado oferece barracas de alimentos frescos, vinícolas, bares e confeitarias, restaurantes, artesanatos, entre outras. Uma dica é aproveitar um domingo para conhecer o Mercado San Fernando e passear pelo Mercado das Pulgas, pois as atrações ficam próximas.

Localização: Calle de Embajadores, 41, 28012 Madrid
Como chegar: metrô: Linha 5, paradas de Lavapies ou Embaixadores; Linha 3, pare de Lavapies; ônibus: M1, 118, 27, 78; trem: Atocha Renfe
Horário de funcionamento: segundas-feiras: das 9h às 15h e das 17h às 21h; de terça-feira a quinta-feira: das 9h às 21h; sextas e sábados: das 9h às 23h; domingos: das 11h às 17h
Ingresso: entrada gratuita

Confira quanto custa viajar para Madrid.

Mercados em Madrid: o que comprar na cidade?

Primeiramente, você pode aproveitar os mercados em Madrid para comprar itens de gastronomia local, produtos artesanais, de moda e presentes e lembrancinhas.

Além disso, vale a pena comprar em Madrid cosméticos e perfumes, chocolates e guloseimas, vinhos e itens de vestuário.

Confira o artigo que escrevemos com o que comprar na Espanha barato e veja o que vale a pena.

Dicas locais para visitar os mercados em Madrid

1. Planeje com antecedência a sua viagem, para conseguir encontrar melhores preços de passagens e hospedagens;

2. Não se esqueça de elaborar um roteiro, separando a programação por dia e incluindo tudo o que deseja fazer na cidade, inclusive os mercados em Madrid que pretende conhecer. Veja aqui os principais pontos turísticos de Madrid que você precisa incluir no seu roteiro;

3. Aproveite para comer nos mercados em Madrid, sempre que for incluí-los em sua programação, pois a comida é fresquinha e normalmente mais em conta do que nos restaurantes locais. Além disso, você pode aproveitar para experimentar pratos tradicionais da cidade;

4. Opte por fazer suas programações a pé ou de metrô, pois fica mais fácil chegar aos pontos turísticos dessas formas;

5. Tome cuidado com seus itens pessoais. Confira neste artigo dicas de locais seguros onde guardar dinheiro na viagem.

Planejando sua viagem a Madrid, na Espanha

Agora que você já conhece alguns dos principais mercados em Madrid, é possível que tenha se animado para viajar para a capital espanhola.

Lembramos que o seguro viagem é obrigatório para os países que fazem parte do Tratado de Schengen – a Espanha é um deles.

Recomendamos que utilize o comprador de seguro viagem do Euro Dicas Turismo para contratar a sua proteção. Em parceria com o site Seguros Promo, oferecemos os melhores planos de seguradoras renomadas no mercado, pelos menores preços. Vale a pena fazer uma cotação!

Para planejar sua viagem, não deixe de ler nosso artigo sobre hotéis em Madrid bem localizados. Buen viaje!

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.