Seja para postar fotos nas redes sociais, pesquisar pelos melhores restaurantes nas redondezas, chamar um carro ou guiar-se pelo GPS, possuir uma boa internet na sua viagem à Europa é essencial. Há diversas opções disponíveis para viajantes, e muita gente ainda não sabe o que é o eSIM. Essa tecnologia permite que você acesse a internet no seu aparelho de forma mais prática e econômica, o que pode ser bastante proveitoso em uma viagem.
Conheça os benefícios desse chip de celular virtual a seguir.
Índice do artigo
O que é eSIM?
O eSIM constitui uma tecnologia de chip virtual para celular.
Funciona da seguinte maneira: em vez de comprar o cartão, que é colocado no aparelho por uma pequena bandeja, você compra um código QR.
Esse código é escaneado pelo aparelho, e o novo número é então conectado a uma estrutura interna da placa mãe do celular.
Diferença entre o SIM Card e o eSIM
O eSIM traz alguns benefícios para o uso do celular, especialmente se comparado ao SIM Card. Em primeiro lugar, o espaço físico no interior do aparelho que antes seria dedicado ao SIM card pode, com a popularização do eSIM, proporcionar ao celular novas funcionalidades.
O desenvolvimento dessa tecnologia também permite que a chamada “internet das coisas” torne-se cada vez mais uma realidade. Nela, objetos cotidianos, como os eletrodomésticos, seriam capazes de receber e transmitir dados. Por enquanto, a tecnologia pode ser utilizada em relógios, computadores e tablets compatíveis a ela.
Por fim, o eSIM consome menos plástico e é mais sustentável para o planeta, oferecendo a mesma experiência de uso de internet no celular para seus usuários.
Como funciona o chip virtual eSIM?
Da mesma forma que um SIM Card.
A diferença está no modo como ele é integrado ao aparelho celular: a partir de um código QR, e não de um objeto que deve ser depositado na bandeja do eletrônico.
Outra diferença é que ele pode ser conectado a outros objetos que sejam compatíveis a ele, expandindo a possibilidade de utilizar a internet das coisas.
Aparelhos compatíveis com o eSIM
Por enquanto, não são todos os aparelhos que oferecem compatibilidade com a tecnologia do eSIM, e mesmo aqueles que oferecem esse recurso devem ser desbloqueados para poderem ser conectados.
Confira uma lista de agosto de 2023 com alguns dos modelos em que o eSIM pode ser empregado:
Usar o eSIM é seguro?
Sim.
O uso do eSIM é bastante seguro, já que, a cada dispositivo em que ele é instalado, é criado um link criptografado. Por isso, o chip de internet para a Europa virtual está protegido de clonagens, invasões e adulterações.
A tecnologia, na verdade, pode trazer mais segurança para o seu aparelho, já que dificulta o repasse do celular em caso de roubo, já que seus dados estarão no smartphone.
É seguro fornecer o IMEI do celular?
Sim.
Ao adquirir um chip para uso nos Estados Unidos, é necessário informar o IMEI do seu dispositivo durante a compra, conforme requisito das operadoras americanas para concluir a transação. Em alguns casos um código EID também pode ser solicitado.
Para acessar a informação é simples, no iPhone fazer acessar o celular e digitar o código *#06#. Já no Android, você deve ir em Sobre o telefone, Informação de status e encontrará a Informação IMEI e EID.
Planos eSIM para Europa
Confira alguns planos de eSIM disponíveis para a Europa, que costumam incluir todos os países, com exceção da Suíça, que conta com valores especiais.
Operadora | America Chip | Best Buy Sim | Viaje Conectado |
Internet | 4G/5G ilimitada | 4G/5G ilimitada | 1GB por dia |
Ligações | Não | Não | Não |
Planos para outros destinos
Não é só para na Europa que você pode utilizar a tecnologia do eSIM na hora de viajar. Em geral, as operadoras também oferecem planos para destinos como Estados Unidos, México e Canadá; América do Sul, Central e Caribe e Mundi, que conta com mais de 200 países ao redor do mundo.
Quanto custa o eSIM para a Europa?
A partir de USD 90 para um período de 30 dias.
Esse foi a valor encontrado em uma cotação em três diferentes operadoras: America Chip, Best Buy Sim e Viaje Conectado.
O valor total ainda conta com uma taxa de ativação e, em alguns casos, um imposto, que pode variar de acordo com o país escolhido.
Confira, na tabela, os preços respectivos aos planos em três diferentes operadoras para o serviço de internet na Europa durante um mês.
Operadora | America Chip | Best Buy Sim | Viaje Conectado |
Taxa de ativação | USD 6 | USD 6 | USD 5 |
Imposto | — | — | USD 5 (simulação para Portugal) |
Preço final | USD 86,45 | USD 86,45 | USD 79,53 |
Em quais países europeus é possível usar o chip virtual eSIM?
Em qualquer país.
Em alguns casos, como a Suíça, pode ser cobrada uma taxa extra, de R$ 10. Em outros, pode haver uma diferença na cobrança de impostos. A cobertura do eSIM, no entanto, é válida para toda a União Europeia.
Onde comprar o chip eSIM para viajar?
Existem diversas operadoras com eSIM, mas algumas são especializadas em chips para viagens. Entre elas, as mais recomendadas são:
Como ativar o chip virtual eSIM?
Instalar o eSIM no seu celular inclui um breve passo a passo. Não é tão simples quanto colocar o cartão no aparelho, mas também nada complexo. Confira as instruções para iPhone:
- Instale o eSIM algumas horas antes da viagem: cheque se seu telefone está conectado ao WiFi ou aos dados móveis;
- Vá em Ajustes > Celular/Rede Móvel > Adicionar Plano Celular;
- Leia o código QR e espere finalizar a leitura;
- Selecione a etiqueta do seu novo plano como secundário;
- Nomeie como desejar, de forma que fique reconhecível para você;
- Selecione a linha do eSIM como Principal para continuar a usar iMessage e Apple ID. Selecione ainda essa linha como o seu plano de dados;
- Pronto! Tudo certo para utilizar o eSIM na sua viagem para a Europa.
Vantagens e desvantagens do eSIM
A tecnologia eSIM apresenta suas vantagens e desvantagens. Entre os pontos positivos, estão:
- A opção de ter mais de uma operadora configurada no eSIM;
- A configuração pode ser feita de forma 100% remota;
- Maior segurança aos usuários;
- Utilização em aparelhos como relógios, automóveis, máquinas agrícolas e sensores.
Mas não é só de fatores positivos que o eSIM é feito. Confira algumas das desvantagens da tecnologia:
- Maior dificuldade para trocar de aparelho;
- Pouca disponibilidade de aparelhos compatíveis com a tecnologia;
- Caso seu aparelho deixe de funcionar, você terá de entrar em contato com a operadora para conseguir transferir o número para outro aparelho, que também deve ser compatível com a tecnologia.
eSIM ou chip físico? Confira nossa comparação e saiba qual é a opção mais recomendada.
Vale a pena usar o eSIM para viajar?
Sim.
Caso você possua um aparelho celular compatível com a tecnologia do eSIM, essa pode ser uma boa opção para a sua viagem à Europa. Isso porque é mais prática e segura. Você pode comprar o chip internacional pela internet e habilitá-lo no seu telefone antes de viajar, evitando filas no aeroporto.
Além da praticidade, essa também pode ser uma opção mais econômica, com planos a partir de R$ 40.
Agora que você já conhece essa tecnologia, prepare-se para tirar lindas fotos com sua internet ilimitada na Europa. Boa viagem!