Você está com viagem marcada ou planeja fazer isso em breve? Saiba que comprar um chip de internet na Europa pode ser uma excelente opção para garantir que você não fique sem conexão e possa aproveitar com tranquilidade o passeio. Há uma série de empresas que oferecem chip para usar na Europa, e saber qual delas melhor atende às suas necessidades de viajante é muito importante.

Saiba como funciona o chip de celular internacional na Europa, quais são os tipos de planos possíveis, como ativá-lo e muito mais. Boa leitura!

Como funciona o chip de internet Europa?

Para usar os serviços de celular na Europa, você precisa comprar um chip internacional. Esses chips funcionam da mesma forma que um cartão de celular pré-pago: você paga por um plano e ganha acesso a um pacote de serviços, dentre eles a internet.

A duração do serviço de internet varia conforme a sua viagem, e isso é determinado no momento em que você compra o chip e escolhe um plano. Além disso, você pode escolher um pacote de dados ilimitado, para conseguir navegar sem medo de extrapolar os limites do serviço e ficar sem conexão.

Qual é o melhor chip de internet para usar na Europa?

Existem várias opções de chips internacionais para você usar na Europa. Aqui, vamos listar as empresas mais conhecidas do mercado e avaliar planos, reputação e outras informações relevantes.

1. America Chip

A America Chip é uma das empresas de chip internacional mais conhecida do mercado, e oferece uma série de planos para praticamente todos os cantos do mundo. Os chips da empresa para a Europa custam a partir de USD 40, e contam com internet e acesso às principais redes sociais ilimitado.

Você também pode fazer ligações através do seu America Chip. A cobertura do chip se estende a toda a União Europeia, e é possível contratar planos que duram até 90 dias.

A America Chip no Reclame Aqui possui uma ótima reputação, além disso. De junho de 2022 até novembro do mesmo ano, a nota da empresa é 8.2, considerada ótima. Ainda, nesse período, a empresa respondeu a boa parte dos comentários recebidos na plataforma, e 83% dos clientes afirmaram que voltariam a fazer negócio com a America Chip.

2. Viaje Conectado

A Viaje Conectado é uma empresa que fornece o chip Yes Brasil. Também há chips disponíveis para vários continentes, inclusive para Europa. Para esse destino, o plano custa USD 69.99. Ao contrário da América Chip, na Viaje Conectado você consegue comprar planos que duram até um mês.

A empresa não possui perfil ativo no Reclame Aqui ou no Trustpilot, mas a Yes Brasil possui. No Reclame Aqui, a Yes Brasil está ativa há 10 anos e desde dezembro de 2019 recebeu apenas 16 reclamações, volume pequeno demais para conseguir uma média na plataforma.

Já o Facebook da Yes Brasil é bem movimentado, com mais de 170 mil seguidores e avaliação nota 4, de um total de 5.

3. O Meu Chip

A empresa O Meu Chip foi fundada em 2019, e é bem nova. Apesar disso, oferece tanto o chip quanto os serviços de telefonia para todos os destinos do mundo. É bom destacar esse fato visto que as demais empresas são revendedoras de chips, e não necessariamente uma operadora telefônica.

Para a Europa, são 5 diferentes opções de planos com dados ilimitados ou limitados, com valores a partir de USD 30. O plano mais caro custa USD 53.

A reputação no Reclame Aqui do Meu Chip é regular, com nota 6.2 no período de junho até novembro de 2022. Em um ano de cadastro da empresa na plataforma, O Meu Chip recebeu 51 reclamações.

4. Easysim 4U

Contando com dois planos diferentes para a Europa, a Easysim 4U também é bem conhecida no mercado de chips internacionais. A empresa fornece uma opção de plano com chamadas de voz e internet que custa a partir de USD 49, e outra opção com apenas internet a partir de USD 44. Todos os planos têm duração de até 30 dias.

Ficar conectado na Europa nunca foi tão fácil

Com a America Chip você tem internet 4G ilimitada durante toda a viagem. Escolha entre o chip e o eSIM e aproveite a Europa com a melhor conexão a partir de USD 40.

Ver Planos →

Ainda, a Easysim 4U não cobre todos os países europeus, Suíça e Montenegro, por exemplo, não são cobertos pelos serviços.

Entre junho e novembro de 2022, a reputação da Easysim 4U é 4,1, nota considerada não recomendada. Nesse período, foram 123 reclamações recebidas, quase 92% respondidas pela empresa. Boa parte das reclamações são referentes ao estorno do valor pago e ao serviço de internet oferecido.

Como comprar o chip de internet ainda no Brasil?

Comprar o chip de internet na Europa ainda no Brasil é fácil, porque todo o processo é feito online.

Boa parte (se não a grande maioria) das empresas de chips de internet oferecem o produto em seus sites, possibilitando que você compre sem precisar sair de casa. Nos sites, você escolhe o seu plano, a data de ativação dos serviços, insere seu endereço para receber o chip de internet na Europa e efetua o pagamento. Tudo isso sem grandes complicações.

Inclusive, comprar o chip pelo site antes mesmo da sua viagem é o mais recomendado, porque assim você garante que não ficará sem conexão na Europa.

Para comprar pela America Chip, por exemplo, basta seguir acessar o site e seguir o passo a passo:

  • Comece escolhendo entre o chip físico ou o eSim – uma versão digital do chip disponível apenas em alguns celulares;
  • Escolha o tipo de chip desejado existem três opções disponíveis com ou sem ligação ou com ou sem internet limitada;
  • Após a escolha selecione o número de dias de viagem e se quer incluir a Suíça;
  • Na sequência basta informar a data da ativação do chip, ou seja, quando começa a viagem;
  • Escolha a forma de pagamento e informe o endereço de entrega. Pronto, agora é só esperar a chegada do chip.

Atenção, é bom se planejar com antecedência, o chip pode demorar até 10 dias úteis para chegar.

Vale a pena comprar chips de operadoras locais?

Depende do que você pretende.

Vantagens e desvantagens do chip local

Se você pretende economizar na compra de dados de internet para usar na Europa, pode valer a pena sim. Um chip local com internet limitada pode custar mais barato. Por exemplo: um chip com 10GB mensal de internet da empresa Vodafone vai custar cerca de 25 a 30 euros.

Mas você precisa estar ciente do risco de ficar sem internet e não conseguir usar redes sociais, fazer comunicações, fazer consultas no mapa ou no google, além do risco de demorar a encontrar uma loja de alguma operadora para comprar seu chip.

Vantagens e desvantagens do chip internacional

Se a sua ideia é usar a internet sem ter que se preocupar com o volume de dados utilizado e se vai ter rede ou não independentemente do país que estiver, o chip internacional é sem dúvida a melhor opção. Afinal, esses chips funcionam em toda a Europa, e você não terá problemas com conexão ou roaming quando entrar em outro território.

Mulher inserindo chip em celular.
Você consegue ativar seu chip internacional através de poucos passos simples

Há outro ponto importante a se considerar: com um chip de internet na Europa, você pode ter conexão no celular mesmo antes de chegar no seu destino. Isso garante que você não passe apertos no aeroporto, ou sofra dificuldades para se localizar ao chegar no país europeu.

Para tanto, o custo é mais elevado, variando entre US40 (para 5 dias de uso) e US75 (para 30 dias de uso). Mas é um custo a mais que vale a pena pela tranquilidade e conforto de ter internet ilimitada e funcionando o tempo todo.

Comprar o chip ou ativar o roaming do celular?

Comprar um chip de internet na Europa é sem dúvidas a melhor opção.

Quando você ativa o roaming na Europa da sua operadora brasileira de telefone, acaba pagando taxas altíssimas pelos serviços prestados. Afinal, a sua operadora brasileira utiliza os serviços de operadoras europeias, e precisa pagar por isso.

Consequentemente, você precisa pagar por essas taxas. Ativando o roaming internacional, você sofre dois grandes riscos: o de utilizar toda a internet e ficar totalmente sem conexão e o de continuar usando a internet às custas de altíssimas taxas de serviço.

Se você tem um chip de internet na Europa, já irá contratar um pacote com serviços fechados, e garante que não pagará taxa extra alguma pela internet consumida.

Existe chip para usar na Europa com internet ilimitada?

Sim, existe.

Algumas empresas de chip de internet na Europa oferecem apenas planos com internet limitada, como a Viaje Conectado. Porém, outras empresas como a America Chip oferecem opções de internet ilimitada em terras europeias.

Existem duas opções de planos com internet ilimitada: o chip de internet na Europa com apenas internet e o chip com internet e ligações.

Também há planos com internet ilimitada na Easy Sim 4U, com a diferença de haver limite na franquia de dados. Após você consumir a franquia de 4G de internet, a velocidade do seu plano é reduzida pela metade, mas sem que você perca totalmente a conexão.

Onde comprar um chip para usar na Europa?

Você pode comprar seu chip de internet na Europa através dos sites oficiais das empresas que fornecem esse serviço.

Recomendamos o site da America Chip, que possui opções com melhor custo-benefício e com algumas vantagens sobre as demais empresas, como a possibilidade de manter seu mesmo número de WhatsApp e continuar usando a internet sem redução ou corte desse serviço.

Como ativar o chip de celular internacional na Europa?

A ativação é feita no momento da compra, já que você escolhe o dia de início e de fim do plano ao contratá-lo, o que é feito conforme seu tempo de viagem. Ao comprar seu chip de internet na Europa, você também escolhe a data da ativação do serviço, a partir da qual você já pode utilizar sua internet sem problemas.

No vídeo da America Chip é possível conferir o passo a passo:

Vale lembrar que recomendamos que você escolha a data de ativação do seu chip de internet na Europa pensando também no processo da sua viagem, no período que passará no aeroporto, nas conexões que fará até chegar ao seu destino. Isso é necessário para que você tenha internet disponível para fazer consultas urgentes caso necessário.

Dá para ativar o chip ainda no Brasil?

Sim, dá. Isso é possível se você selecionar a ativação do seu chip de celular internacional na Europa um dia ou uns dias antes do início da sua viagem. Fazendo isso, você garante que terá conexão antes de chegar ao seu destino e no aeroporto, por exemplo.

O WhatsApp muda depois de instalar o chip?

Não. O número do WhatsApp só muda se você optar pela mudança dentro do aplicativo de mensagem. Independente do chip escolhido, você pode manter o seu número do Brasil durante toda a viagem.

Como fazer recarga do chip internet na Europa?

Não é possível recarregar o chip de internet na Europa. Todas as empresas oferecem pacotes de dados já fechados, por um período limitado. Por isso, é extremamente importante que você tenha atenção ao comprar seu chip, para evitar que seus serviços acabem no meio da sua viagem.

Isso é possível apenas na Viaje Conectado, mas para viagens para os Estados Unidos e se você já tiver adquirido um plano de 30 dias. O serviço não está disponível para a Europa.

Vale a pena comprar um chip de internet na Europa?

Sim, vale muito a pena, sobretudo se você for passar bastante tempo ou pretende visitar vários países europeus. Também vale a pena comprar um chip de internet na Europa no quesito custo-benefício, visto que você consegue contratar planos de internet ilimitada por preços justos.

Também há o grande benefício de poder viajar já com a segurança da conexão, sem precisar chegar ao seu destino e procurar uma loja que venda um chip local. Outro ponto que merece destaque é garantir ter assistência em português caso aconteça algum imprevisto ou dificuldade com os serviços do chip de celular internacional na Europa que você comprou.

Antes de viajar, analise bem qual plano melhor atende ao seu destino e às suas necessidades. Assim, é garantia da sua viagem acontecer sem intercorrências ou sufocos. Boa viagem!