A Place des Vosges é a praça planejada mais antiga de Paris e uma das mais bonitas da cidade!

Neste artigo, vamos falar onde fica essa praça, como ir até o local e o que fazer ali. Você verá, ainda, algumas dicas e curiosidades sobre a Place des Vosges.

Sobre a Place des Vosges

A praça é pequena (tem 127 x 140 metros) e possui imóveis residenciais com tijolos vermelhos e tetos pontudos. Todos os edifícios são simétricos, menos os Pavilhões do Rei e da Rainha, que são protegidos pela Lei de Proteção dos Monumentos Nacionais.

No meio da praça, há um belo jardim cheio de tílias com fontes e uma estátua de Luís XIII. Em volta da Place des Vosges, você encontra galerias de arte, restaurantes, cafés e sorveterias.

place des vosges fonte

A Place des Vosges não é famosa só porque é a praça planejada mais antiga de Paris e uma das mais pitorescas da cidade, mas também é conhecida por receber personalidades políticas e artísticas.

Conheça quais são os 10 monumentos mais visitados de Paris.

Quando a Place des Vosges foi construída

A praça começou a ser construída durante o reinado de Henrique IV. Em 1606, foram erguidos os pavilhões “du Roi” (do rei) e “de la Reine” (da rainha), um em cada lado da praça e um de frente para o outro.

Porém, esses pavilhões nunca foram habitados pela realeza. Os outros imóveis da praça tiveram que ser construídos no mesmo modelo. Por isso a simetria que oferece tanta beleza à praça.

Em 1612, a construção da famosa praça foi concluída.

Onde fica a Place des Vosges

A place des Vosges fica no bairro do Marais, no coração histórico de Paris. Antigamente, o bairro era uma área pantanosa, mas agora é um dos distritos mais modernos de Paris!

place des vosges predios

É que após a construção da Place des Vosges, essa zona passou a atrair classes mais altas da sociedade, que ali estabeleceram suas residências e palacetes extravagantes.

Como ir à Place des Vosges

A praça fica próxima à Praça da Bastilha e a melhor maneira para chegar ao local é de metrô: Saint-Paul (linha 1), Bastille (linha 5) ou Chemin Vert (linha 8).

O que fazer na Place des Vosges

Algumas residências da alta sociedade foram transformadas em museus e você pode conhecê-los, como é o caso do Museu Cognacq-Jay, o Museu Carnavalet, o Museu Picasso e a Casa de Victor Hugo.

Todos possuem entrada gratuita, exceto o Museu de Picasso, que custa 12,50€ por adulto.

place des vosges placa

Além dos museus, você pode aproveitar as diversas as galerias de arte, as lojas, os restaurantes, os cafés e os salões de chá ao redor da praça, que ficam no térreo dos pavilhões. Você pode curtir, também, os agradáveis jardins da Place des Vosges!

Veja também o que fazer em Paris.

Curiosidades sobre a Place des Vosges

Veja algumas curiosidades sobre a Place des Vosges:

1. No início da Revolução, o nome da praça mudou de Place Royale (Praça Real) para Place des Fédérés (Praça dos Federados). Mais tarde, Napoleão colocou o nome dessa praça de Vosges para homenagear a região montanhosa de Vosges, que fica no sudeste da França.

2. Luís XIII e Ana da Áustria casaram nesta praça.

3. A praça era o lugar preferido dos aristocratas no século XVII. Era moda morar no local.

4. Mesmo o Cardeal Richelieu, ministro do rei, proibindo os duelos, a praça era o local favorito dos nobres que desejavam acertar suas diferenças com seus rivais.

place des vosges estatua

5. O Conde François de Montmorency-Boutteville duelou debaixo das janelas de Richelieu, que morava na Place des Vosges, e foi preso e decapitado na praça de Grève, atualmente praça do Hôtel de Ville.

6. A arquitetura da praça é a mesma exibida nos filmes de mosqueteiros.

7. A estátua de bronze de Luís XIII em um cavalo foi destruída e fundida durante a Revolução. Ela ficava no centro da praça e há uma de mármore, desde 1825, no local.

8. Victor Hugo, autor de “O Corcunda de Notre Dame”, morou, entre 1832 e 1848, no número 6 da Place des Vosges com sua mulher e quatro filhos.

Dicas para visitar

Veja algumas dicas para visitar a praça:

  • Inicie sua caminhada pelas as arcadas, olhe as vitrines ao redor da praça e aproveite os restaurantes e os cafés da região;
  • Um dos mais luxuosos e renomados restaurantes de Paris, o Le Pavillon de la Reine, com 3 estrelas Michelin, fica no número 9 da Place des Vosges desde 1986. Sua entrada é discreta e disfarça o interior com luxuosas e decoradas salas;
  • O luxuoso hotel Le Pavillon de la Reine fica no número 28 dessa praça e possui diárias a partir de 356€ (de acordo com o informado no site, em novembro de 2018);
  • O jardim da Place des Vosges é convidativo e muitas pessoas aproveitam o clima agradável para fazer piquenique e tomar banho de sol nos seus gramados;
  • Conheça o local onde Victor Hugo morou. O organizado apartamento exibe a vida do escritor: sua história antes, durante e depois do exílio. O local está decorado e mobiliado e oferece visitação gratuita.

Se você gosta de hospedagens diferentes, conheça a lista que fizemos com os 10 hotéis mais originais da Europa!

Confira o artigo que fizemos sobre o Natal em Paris, com dicas de lugares para você visitar nessa época do ano e não deixe de ler, também, em que cidades estão os melhores réveillons da Europa.