Place des Vosges: tudo sobre a praça planejada mais antiga de Paris

Visitar Paris  / 

A Place des Vosges é a praça planejada mais antiga de Paris e uma das mais bonitas da cidade!

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Neste artigo, vamos falar onde fica essa praça, como ir até o local e o que fazer ali. Você verá, ainda, algumas dicas e curiosidades sobre a Place des Vosges.

Sobre a Place des Vosges

place des vosges fonte

A praça é pequena (tem 127 x 140 metros) e possui imóveis residenciais com tijolos vermelhos e tetos pontudos. Todos os edifícios são simétricos, menos os Pavilhões do Rei e da Rainha, que são protegidos pela Lei de Proteção dos Monumentos Nacionais.

No meio da praça, há um belo jardim cheio de tílias com fontes e uma estátua de Luís XIII. Em volta da Place des Vosges, você encontra galerias de arte, restaurantes, cafés e sorveterias.

A Place des Vosges não é famosa só porque é a praça planejada mais antiga de Paris e uma das mais pitorescas da cidade, mas também é conhecida por receber personalidades políticas e artísticas.

Conheça quais são os 10 monumentos mais visitados de Paris.

Quando a Place des Vosges foi construída

A praça começou a ser construída durante o reinado de Henrique IV. Em 1606, foram erguidos os pavilhões “du Roi” (do rei) e “de la Reine” (da rainha), um em cada lado da praça e um de frente para o outro.

Porém, esses pavilhões nunca foram habitados pela realeza. Os outros imóveis da praça tiveram que ser construídos no mesmo modelo. Por isso a simetria que oferece tanta beleza à praça.

Em 1612, a construção da famosa praça foi concluída.

Onde fica a Place des Vosges

A place des Vosges fica no bairro do Marais, no coração histórico de Paris. Antigamente, o bairro era uma área pantanosa, mas agora é um dos distritos mais modernos de Paris!

É que após a construção da Place des Vosges, essa zona passou a atrair classes mais altas da sociedade, que ali estabeleceram suas residências e palacetes extravagantes.

Como ir à Place des Vosges

place des vosges placa

A praça fica próxima à Praça da Bastilha e a melhor maneira para chegar ao local é de metrô: Saint-Paul (linha 1), Bastille (linha 5) ou Chemin Vert (linha 8).

O que fazer na Place des Vosges

Algumas residências da alta sociedade foram transformadas em museus e você pode conhecê-los, como é o caso do Museu Cognacq-Jay, o Museu Carnavalet, o Museu Picasso e a Casa de Victor Hugo.

Todos possuem entrada gratuita, exceto o Museu de Picasso, que custa 12,50€ por adulto. Para sua comodidade, você pode adquirir seu ingresso pelo site Get Your Guide.

Além dos museus, você pode aproveitar as diversas as galerias de arte, as lojas, os restaurantes, os cafés e os salões de chá ao redor da praça, que ficam no térreo dos pavilhões. Você pode curtir, também, os agradáveis jardins da Place des Vosges!

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

Veja também o que fazer em Paris.

Curiosidades sobre a Place des Vosges

place des vosges estatua

Veja algumas curiosidades sobre a Place des Vosges:

1. No início da Revolução, o nome da praça mudou de Place Royale (Praça Real) para Place des Fédérés (Praça dos Federados). Mais tarde, Napoleão colocou o nome dessa praça de Vosges para homenagear a região montanhosa de Vosges, que fica no sudeste da França.

2. Luís XIII e Ana da Áustria casaram nesta praça.

3. A praça era o lugar preferido dos aristocratas no século XVII. Era moda morar no local.

4. Mesmo o Cardeal Richelieu, ministro do rei, proibindo os duelos, a praça era o local favorito dos nobres que desejavam acertar suas diferenças com seus rivais.

5. O Conde François de Montmorency-Boutteville duelou debaixo das janelas de Richelieu, que morava na Place des Vosges, e foi preso e decapitado na praça de Grève, atualmente praça do Hôtel de Ville.

6. A arquitetura da praça é a mesma exibida nos filmes de mosqueteiros.

7. A estátua de bronze de Luís XIII em um cavalo foi destruída e fundida durante a Revolução. Ela ficava no centro da praça e há uma de mármore, desde 1825, no local.

8. Victor Hugo, autor de “O Corcunda de Notre Dame”, morou, entre 1832 e 1848, no número 6 da Place des Vosges com sua mulher e quatro filhos.

Dicas para visitar

place des vosges predios

Veja algumas dicas para visitar a praça:

  • Inicie sua caminhada pelas as arcadas, olhe as vitrines ao redor da praça e aproveite os restaurantes e os cafés da região;
  • Um dos mais luxuosos e renomados restaurantes de Paris, o Le Pavillon de la Reine, com 3 estrelas Michelin, fica no número 9 da Place des Vosges desde 1986. Sua entrada é discreta e disfarça o interior com luxuosas e decoradas salas;
  • O luxuoso hotel Le Pavillon de la Reine fica no número 28 dessa praça e possui diárias a partir de 356€ (de acordo com o informado no site, em novembro de 2018);
  • O jardim da Place des Vosges é convidativo e muitas pessoas aproveitam o clima agradável para fazer piquenique e tomar banho de sol nos seus gramados;
  • Conheça o local onde Victor Hugo morou. O organizado apartamento exibe a vida do escritor: sua história antes, durante e depois do exílio. O local está decorado e mobiliado e oferece visitação gratuita.

Se você gosta de hospedagens diferentes, conheça a lista que fizemos com os 10 hotéis mais originais da Europa!

Confira o artigo que fizemos sobre o Natal em Paris, com dicas de lugares para você visitar nessa época do ano e não deixe de ler, também, em que cidades estão os melhores réveillons da Europa.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.