Melhores Réveillons na Europa: as cidades para passar a virada de ano

Viajar pela Europa  / 

Enquanto no Brasil é comum a virada do ano à beira do mar, na Europa curtimos o frio do inverno nessa época do ano. Passar o final de ano no velho continente é uma experiência incrível! E não faltam opções de cidades para esse momento! Por isso, neste artigo fizemos uma lista com os 10 melhores réveillons na Europa.

Vai viajar para a Europa? Saiba todos documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.


Aproveite o melhor da Europa sem qualquer preocupação.

RECEBER GRÁTIS »

Aproveite este texto para descobrir o que tem nos melhores réveillons na Europa, onde acontecem os melhores eventos e como ir.

Melhores Réveillons na Europa: algumas informações

Você que sonha em passar a virada do ano no exterior precisa saber de algumas informações importantes antes de comprar sua passagem e embarcar para uma das cidades que tem um dos melhores réveillons na Europa.

O réveillon europeu é bem diferente do brasileiro

A maioria das festas de réveillon na Europa não costuma ser tão “mirabolante” quanto no Brasil, com superproduções estilo “hollywoodiano”. Os europeus valorizam mais o natal do que o réveillon.

Mas em todas as cidades há suas peculiaridades e você deve escolher a que melhor se adeque ao seu perfil.

É proibido beber em garrafas de vidro e em latinhas nas ruas

Depois da queima de fogos, moradores e turistas costumam voltar para suas casas ou hospedagens. Porém, alguns deles continuam na rua bebendo.

Mas a maioria das cidades europeias proíbe que as pessoas bebam em garrafas de vidro ou latas nas ruas. Há policiamento nas ruas controlando. Por isso, se você quiser comemorar a virada do ano bebendo um espumante, leve-o em um recipiente plástico.

O clima

O clima da Europa é bem diferente do clima no Brasil. Em dezembro é inverno na Europa e a maioria dos termômetros registra temperaturas (bem) baixas – muitas vezes até negativas. É uma oportunidade para ver neve em algumas cidades europeias!

Portanto, esteja preparado para o frio e se programe, tanto para levar agasalhos, quanto para escolher a programação que não for passar sufoco…

Conheça as estações do ano na Europa.

Festas de rua

As festas de rua são comuns em pontos turísticos e praças da Europa. Algumas delas são gratuitas e reúnem milhares de pessoas.

Cidades que estão na lista dos melhores réveillons na Europa

Vamos listar, agora, a seleção que fizemos das cidades que têm os melhores réveillons na Europa. Paris, claro, está entre as opções mais escolhidas de turistas, incluindo os brasileiros.

Paris, França

A Cidade Luz fica ainda mais bonita e iluminada no mês de dezembro. Por isso, está entre os melhores réveillons na Europa.

Avenida Champs Elysées

melhores reveillons na europa champs elysee

Milhares de pessoas se reúnem na Avenida Champs Elysées para assistir a um espetáculo de luzes, decoração e ouvir as 12 badaladas à meia-noite.

Torre Eiffel

O ponto alto da festa está na Torre Eiffel. O monumento apresenta um show de iluminação, sem que haja a tradicional queima de fogos a que estamos acostumados.

Clubes de Montmartre

Quem gosta de prolongar a noite da virada do ano tem as opções dos clubes de Montmartre, um bairro boêmio da cidade.

Viaje sempre com internet no celular

Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia.

O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

VER PLANOS »

Cruzeiro Orsay

O Cruzeiro Orsay também é uma alternativa para você que gosta de programas diferentes. O barco, com embarque próximo ao museu d’Orsay, proporciona um cruzeiro, com jantar e DJ, pelo Rio Sena. O programa dura das 21h30 até às 2h da manhã e custa a partir de 299€.

Conheça os 10 monumentos mais visitados de Paris que você precisa visitar quando for à cidade.

Para saber como chegar aos eventos nos pontos turísticos da cidade, leia o artigo que fizemos sobre o transporte público em Paris.

No Get Your Guide encontra várias opções de pacotes para o ano novo em Paris.

Londres, Inglaterra

melhores reveillons na europa tower bridge

Londres também está, com certeza, entre os melhores réveillons na Europa. Veja algumas atrações para aproveitar a noite da virada do ano.

Rio Tâmisa

Em Londres, é tradição que moradores e turistas fiquem à beira do Rio Tâmisa para esperar o show de fogos de artifício na London Eye, roda gigante que é um dos ícones da cidade.

O Big Ben sinaliza o início da queima de fogos. O espetáculo dura em torno de 12 minutos e é regado por muita música e animação. Chegue cedo para pegar um bom lugar e conseguir entrar, pois o local lota! A festa custa 10 euros.

Você pode chegar ao local de metrô ou de ônibus.

Outras opções

Se você não está disposto a aglomerações ou não quer comemorar ao ar livre, pode escolher um dos bares ou restaurantes da cidade.

O London Sky Bar é uma boa pedida para festejar o final de ano. Com uma vista panorâmica da capital inglesa, você pode ter a comodidade de “assistir de camarote” à belíssima queima de fogos da cidade.

O local oferece champanhe, estações de cozinha com comida do mundo todo, DJ, música ao vivo e muita animação! O preço é salgado: varia de 295,00 a 695,00 euros.

Localiza-se na Millbank Tower, 30 Millbank, Westminster, London SW1P 4QP, e você pode chegar ao local de ônibus ou de carro, via A3212. Se estiver no Big Bem, dá para ir andando mesmo. São cerca de 13 minutos a pé.

Saiba como é viajar para a Inglaterra a turismo e para morar.

Madri, Espanha

Madri é uma cidade tradicional. Veja as opções para a virada do ano na cidade.

Relógio da Puerta del Sol

Com certeza esse é o point de espanhóis e turistas no réveillon. É tradição na cidade comer 12 grãos de uva próximo ao Relógio da Puerta del Sol à meia-noite, um para cada badalada.

O local fica bem agitado e todos ficam ansiosos pelo show pirotécnico. O Relógio da Puerta del Sol fica na praça da Puerta del Sol, s/n, 28013, e você pode ir a pé (cerca de 10 minutos), saindo do centro de Madri.

Outras opções

Se você quiser um docinho de madrugada, uma sugestão é passar na Chocolatería San Ginés, que fica aberta 24 horas. Caso queira assistir a um show de dança e jantar, uma opção é Corral de la Moreria. É possível ir a pé do Relógio Puerta del Sol até esses pontos.

Você conhece a nova lei de cidadania espanhola para netos de espanhóis? Entenda tudo sobre ela.

Ilha da Madeira, Portugal

Passar o réveillon em uma ilha já é uma experiência incrível! Imagine na Ilha da Madeira! O local realiza uma grande programação para as festas de final de ano, com espetáculos musicais, eventos culturais e exposições.

Mas o que é mais incrível é que não só é um dos melhores réveillons na Europa, como no mundo todo! Na noite da virada do ano, um show pirotécnico ilumina o céu de todo o arquipélago, fazendo um espetáculo para milhares de pessoas.

Esse espetáculo de fogos entrou para o Guinness Book (Livro dos Recordes) em 2006 como o maior do mundo! Além dos fogos de artifício, as luzes iluminam o céu e decoram a ilha, mostrando uma beleza única.

Compre já os ingressos online.

Onde acontece?

A comemoração é feita em vários pontos da ilha, como a orla marítima, o anfiteatro do Funchal e o posto na Ilha do Porto Santo e tem duração de cerca de oito minutos.

O Porto de Funchal fica na Gare Marítima do Porto do Funchal, 9004-518, e é possível se locomover na ilha de ônibus. Saiba os horários do transporte e sua tarifa.

Roma, Itália

melhores reveillons na europa coliseu

Roma é considerada uma das cidades mais românticas do mundo e também está na lista dos melhores réveillons na Europa.

O show de luzes e fogos faz com que a cidade seja cada vez mais procurada por casais apaixonados que querem passar um ano novo romântico.

Eventos ao ar livre na virada do ano

Há palcos na Via dei Fori Imperiali e também nas praças Del Popolo e Del Quirinale. Além disso, são comuns, ainda, shows de música e queima de fogos de artifício atrás do Coliseu e em outros pontos da cidade.

A melhor maneira de se locomover pela cidade é por meio de transportes públicos, que são muito eficientes na Europa. É comum vermos barracas com comidas na cidade.

Vaticano

No Vaticano, acontece uma missa especial com o Papa.

Para chegar ao Vaticano, pegue a linha A do metrô de Roma e ande cerca de 10 minutos até a Praça São Pedro.

Tradição

As pessoas costumam jantar no dia 31/12 em uma cantina típica. Outra opção que impressiona os casais é o FórumImperial, que fica na Via della Salara Vecchia, 5/6.

Lisboa, Portugal

Passar o réveillon em Lisboa também é uma experiência única. A cidade é ideal, principalmente, para aqueles que desejem ter um dos melhores réveillons na Europa, mas sem passar tanto frio.

É que nessa época do ano, Lisboa costuma registrar uma temperatura de cerca de 10 graus, que não é tão fria em comparação às outras cidades europeias, que chegam até a nevar nesse período.

Tradição

melhores reveillons na europa belem

É costume que lisboetas e turistas optem por passar o réveillon às margens do rio Tejo, de onde é possível ver luzes refletidas nas águas.

Com muita música ao vivo, as pessoas se reúnem na Praça do Comércio e na Torre de Belém para acompanhar a queima de fogos.

Depois da virada do ano

Depois da meia-noite, muitas pessoas que querem continuar comemorando o ano novo vão para o Bairro Alto, que é o mais boêmio da cidade.

Outras opções

As casas de fado são tradicionalíssimas em Lisboa. Uma opção é o restaurante Via de Graça, de onde é possível ver a iluminação da cidade e degustar do jantar de réveillon.

Verifique o custo de vida das cidades nos arredores de Lisboa.

Berlim, Alemanha

Com temperaturas que registram menos de zero grau, o ano novo alemão é comemorado por mais de um milhão de pessoas em grande estilo.

Portões de Brandenburgo

Com certeza, celebrar a virada do ano nos Portões de Brandenburgo é a preferência da maioria das pessoas que optam por virar o ano em Berlim.

Com festas que se estendem por mais de dois quilômetros, comida típica, bebida e queima de fogos, passar a virada do ano nos Portões de Brandenburgo é emocionante.

O endereço é Pariser Platz, 10117, e é possível chegar ao evento de carro ou de ônibus.

Outras opções

A Berliner Fernsehturm, Torre de TV de Berlim, oferece opções de coquetel e jantar para aqueles que quiserem fazer a reserva para assistir à queima de fogos das alturas.

Se você quiser mais luxo, há várias opções de cruzeiros que navegam no Rio Main no réveillon, com música eletrônica e serviço de jantar.

Outra alternativa também é a Kulturbrauerei, uma antiga fábrica de cerveja, com danceterias, bares e casas de shows.

Corrida de ano novo

A corrida de ano novo é um programa muito animado para quem gosta de esporte, de diversão e de comidas!

O que a princípio parece uma maratona, é uma grande farra para os participantes no bairro de Grunewald. O desafio é percorrer 15 quilômetros e virar panquecas no ar! Ganha quem chegar ao final em menos tempo e quem não deixar as panquecas caírem no chão.

Conheça a bandeira da Alemanha e sua história.

Bruxelas, Bélgica

São mais de 15 festas para todos os gostos que ocorrem na noite do ano novo na capital da Bélgica.

Porém, a magia está na Praça Central. O Grand Palace fica mais lindo ainda para celebrar o próximo ano. Além do espetáculo no céu, a construção encanta os visitantes.

O Grand Palace fica no seguinte endereço: 1000 Brussels, e é possível chegar ao local de ônibus ou de carro.

Zurique, Suíça

Na capital da Suíça, as águas do lago Zurique refletem o show de iluminação e fogos de artifício. São mais de 100 mil visitantes de todo o mundo que querem assistir ao espetáculo de fogos, degustar da culinária local em quiosques e bares e aproveitar a música ao vivo em vários palcos espalhados pela cidade.

O show pirotécnico dura cerca de 15 minutos, com desenhos impressionantes no céu.

É possível chegar ao local de bonde, partindo de diversos pontos da cidade. O transporte é muito seguro e eficiente.

Amsterdã, Holanda

melhores reveillons na europa amsterda

Amsterdã possui um dos melhores réveillons na Europa e no mundo! A véspera do ano novo é muito celebrada na cidade, com toneladas de fogos de artifício, muita neve e iluminação.

A festa ao ar livre é em frente ao Rijksmuseum, em Museumplein, no Museumstraat 1, 1071 XX.

Os pubs e os bares da cidade também lotam e são opções animadas para a virada do ano em alto estilo!

Saiba como é viajar para a Holanda e como encontrar passagens mais em conta para a Holanda.

Passar o réveillon na Europa é tudo de bom! Escolha entre os melhores réveillons na Europa e embarque nesse sonho!

Caso você também queira viajar para o exterior em outras datas e economizar, leia o artigo que eu fiz, que explica quais são as melhores épocas para visitar cidades europeias e poupar dinheiro.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
COMPARTILHE
Autor

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.