Montparnasse: a região de Paris que não pode ficar fora da sua visita

Visitar Paris  / 

Montparnasse é um quartier de Paris localizado no 14e arrondissement. Suas principais avenidas são Boulevard du Montparnasse e Boulevard Raspail. É um ótimo lugar para comer, com famosos e maravilhosos cafés e restaurantes além das melhores creperias da Cidade Luz. Conheça mais da região tão charmosa de Paris.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

História de Montparnasse

O nome foi dado pelos estudantes que vinham na colina onde hoje é Montparnasse declamar versos no século XVII. Esse nome foi dado em referência ao Monte Parnaso, residência das Musas da mitologia grega.

Durante a Revolução Francesa, muitos salões de dança e cabarés se estabeleceram em Montparnasse, aumentando a quantidade de gente que vinha conhecer a região. Você sabe qual o lema da Revolução Francesa?

Diversos artistas frequentavam Montparnasse, que era símbolo do moderno. Pablo Picasso foi um dos primeiros artistas a frequentar.

Um bairro bem frequentado

Em 1920, o bairro atingiu seu apogeu, era o coração da vida intelectual e artística de Paris. Essa atração se deu principalmente devido aos baixos aluguéis na época para os ateliers e a um ambiente com diversos cafés a preços acessíveis.

Dentre os artistas que moraram e frequentaram o bairro, destacam-se:

  • Pablo Picasso;
  • Guillaume Apollinaire;
  • Antoine Bourdelle;
  • Georges Braque;
  • Paul Cézanne;
  • Fernand Léger;
  • Pablo Gargallo;
  • Salvador Dalí;
  • Edgar Degas.

Além disso, famosos exilados políticos também moraram na região, como:

  • Lénine;
  • Léon Trotsky;
  • Porfirio Diaz;
  • Simon Petlioura.

No século XVIII, os cabarés instalados na rue de la Gaité, fora dos muros de Paris, escaparam do imposto sobre as bebidas alcoólicas o que atraiu ainda mais gente para Montparnasse.

Hoje, Montparnasse é uma região muito movimentada pelo turismo em Paris, devido aos seus cafés, restaurantes, teatros, cinemas e lojas.

Veja como se locomover em Paris.

O que fazer em Montparnasse?

Montparnasse é uma região com várias atrações. Abaixo listamos as principais.

Observatório Panorâmico da Tour

Localizada no coração de Montparnasse, perto da gare de Montparnasse, a Torre de Montparnasse pode ser vista de diversos locais de Paris.

A história da Torre de Montparnasse começou em 1934 quando a gare de Montparnasse já não dava mais vazão e precisa ser aumentada. Em 1959 começaram os estudos para a construção da Torre. Desde o início, o projeto recebeu diversas críticas.

Em 1969, o então Presidente Francês Georges Pompidou, autorizou a construção da Torre de Montparnasse com um centro comercial.

Após 4 anos de trabalho, a Torre de Montparnasse é inaugurada em 18 de Junho de 1973 e é o único arranha-céus de Paris com 59 andares atingido 210 metros de altura. Sua fachada com 7200 janelas impressiona.

Que tal aproveitar para conhecer o Mercado das Pulgas de Paris.

Vista Panorâmica de Paris

Do alto da Torre de Montparnasse você terá a mais bela vista da Torre Eiffel, além de uma linda vista panorâmica de Paris.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

Aconselho subir enquanto ainda estiver claro e esperar anoitecer lá em cima e ver a Torre Eiffel piscar, é realmente lindo.

Vista panoramica de paris

Você pode comprar seu ingresso em sites como o Get your Guide ou na hora.

Para ver a vista panorâmica, você pegará o elevador mais rápido da Europa que em 38 segundos vai te levar do térreo ao 56º andar (ou seja, 196 metros). De lá você terá que subir de escada até o terraço.

Atividades durante as férias

Se estiver visitando Paris durante as férias escolares aproveite as atrações gratuitas no terraço da Torre do bairro, como por exemplo a pista de patinação ou o trampolim. As atividades dependem da época do ano.

O mais alto restaurante panorâmico de Paris

Aproveite a sua visita para experimentar o mais alto restaurante panorâmico de Paris: “Le Ciel de Paris”. Caso você não queira almoçar ou jantar, pode aproveitar o bar panorâmico mais alto da Europa “360 café” enquanto aprecia a mais bela vista da Torre Eiffel, um dos monumentos mais visitados de Paris.

Está aberto todos os dias por ano. Das 9:30 às 22:30 de domingo a quinta e das 9:30 às 23:00 de sexta a sábado. Porém, a última subida do elevador ocorre 30 minutos antes de fechar.

Shopping

Além das diversas lojas espalhadas pelo bairro, o Centro Comercial da Torre de Montparnasse merece sua visita. Ele possui, por exemplo, uma das lojas da Galerie Lafayettes.

Confira a lista das 10 ruas de Paris que você deve conhecer.

Cafés, restaurantes e creperias

Na Boulevard há diversos cafés e restaurantes, dentre eles os famosos cafés La Coupole, Le Dôme e La Rotonde.

Além disso, ela é conhecida como a região das melhores creperias de Paris. Isso se deve à estação de trem no bairro, onde chegavam diversos trens da Bretanha, fazendo de Montparnasse um local onde muitos Bretões se instalaram.

cafes, restaurantes e creperias em montparnasse

Fête de la Bretagne

Se você estiver em Paris em maio aproveite a “Fête de la Bretagne”. São vários dias de música, danças e produtos típicos da Bretanha além da sua deliciosa culinária.

Le Marché Parisien de la Création

Todos os domingos das 10h às 19h na Boulevard Edgar Quinet, os amantes de arte podem ter contato com diversos artistas e ver suas criações dentre pinturas, esculturas, fotografia, cerâmica, etc.

Paris no Youtube: Top 10 vídeos para morrer de amores pela Cidade Luz.

Cemitério de Montparnasse

Possui 35.000 túmulos dentre eles os de Charles Baudelaire, Jean-Paul Sartre, Simone de Beauvoir, Samuel Beckett, Guy de Maupassant, Sainte-Beuve e Serge Gainsbourg.

Teatros e Cinemas

Na região há diversos cinemas e teatros como: Théâtre Montparnasse, Bobino, Théâtre de la Gaîté-Montparnasse, Théâtre Rive Gauche e Théâtre d’Edgar.

Falando em Cinemas e teatros, não deixe de visitar os presentes na Champs-Élysées.

Fondation Cartier

Instalada em Paris desde 1994, a Fondation Cartier está localizada num prédio projetado pelo arquiteto Jean Nouvel. Como um espaço criativo para artistas e um ponto de encontro da arte e do público em geral, a Fundação Cartier para Arte Contemporânea visa promover a criação contemporânea e disseminar seu conhecimento.

Todos os anos, a Fundação Cartier organiza exposições temáticas ou pessoais. Além disso, também organiza as Nomadic Nights, um encontro onde os artistas criam ligações entre as artes visuais e outros modos de expressão da criação contemporânea.

Está aberta de terças a domingo das 11h às 20h. O ingresso para as exposições podem ser comprados no local ou pelo site.

Observatoire de Paris

O observatório de Paris também está localizado nessa região. Fundado em 1667, o Observatório de Paris é o maior centro nacional de pesquisa em astronomia.

Paris Pass: conheça os pontos turísticos da cidade e economize.

Onde se hospedar

Devido à facilidade dos transportes públicos, à diversidade de seu cafés, restaurantes abertos até tarde da noite e aos seus teatros, o bairro é uma ótima opção na escolha do local de seu hotel ou Airbnb.

Caso deseje reservar um hotel em Montparnasse, faça uma pesquisa no Booking.

Algumas sugestões de hotéis são:

Vale a pena Visitar Montparnasse?

Com certeza vale a pena ir conhecer essa região super movimentada de Paris, e também ir visitar o Observatório Panorâmico da Tour e se maravilhar com a bela vista panorâmica de Paris.

Aproveite para conhecer tudo sobre a França!

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
COMPARTILHE
Autor

Elaine é brasileira e mora em Paris há dois anos. Completamente apaixonada por Paris desde pequena, sempre sonhou em  morar na cidade Luz. Adora viajar, fazer novos amigos, conhecer novas culturas e descobrir cada vez mais sobre França e a cultura francesa.